Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

IRS 2009 mais e menos valias

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por nunofaustino » 17/2/2009 20:55

sherek_JNEG Escreveu:Bom dia
Não sei alguem me sabe responder mas eu irei receber um prémio em dinheiro relativo ao jogo do Expresso a minha duvida é se tenho que declarar esse valor no irs como mais valias ou não.
Obrigado

Já foram pagos os impostos referentes a esse prémio? Normalmente há uma taxa liberatória de 35% desses prémio que pode ser paga por quem recebe o prémio ou pela entidade que paga o prémio. Vê no regulamento e pergunta a quem te deu o prémio :).

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Pijama » 17/2/2009 20:42

Caros Forenses,

Afinal de contas o que são mais e menos valias? É apenas quando vendemos acções mais caras ou mais baratas do que compramos?

Já agora, comprei acções e vendi acções em 2008, terei de as mencionar no anexo G do IRS? O anexo G1 é apenas para quem tem acções à mais de 1 ano? Não compreendo como terei de preencher o campo 8 do anexo B. Titular é o nome da acção (tipo Galp Energia)? A Realização é o valor da transação de venda? A aquisição é o valor da compra das acções? Despesas e encargos inclui as comissões de guarda de títulos. E na situação de comprado acções em Novembro de 2008 e ainda as ter na minha posse? Estou apenas a referir-me ao PSI20.

Peço desculpa pelo questionário mas sou um verdadeiro leigo na matéria, Agradeço imenso a quem me puder ajudar.

Cumprimentos

Registado: 6/6/2008 10:17

por sherek_JNEG » 17/2/2009 13:29

Bom dia
Não sei alguem me sabe responder mas eu irei receber um prémio em dinheiro relativo ao jogo do Expresso a minha duvida é se tenho que declarar esse valor no irs como mais valias ou não.
Obrigado

Registado: 29/11/2007 13:19

por mlra » 16/2/2009 21:38

Boas Marco.

O mais correcto é enviares uma declaração de substituição por cada ano que devias ter declarado e não o fizeste. Quanto á deste ano só tens é de envia-lá correctamente na altura certa (neste caso será 2ª fase a partir de 16Abril se a memória não me falha)

Cumps

Registado: 24/12/2007 12:02

Parece-me uma situacao muito...

por bboniek33 » 16/2/2009 21:37

..."venerea"... Cuidado !
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

IRS 2009 mais e menos valias

por MarcoCoutinho » 16/2/2009 21:32

Boas, desde 2005 que me dedico ao mercado accionista mas só este ano é que li que afinal tinha que ter declarado todas as minhas mais e menos valias desde que me iniciei na bolsa.
Gostaria por isso de saber se este ano ao fazer a declaração das mais valias vou ser alvo de algumas sanções pelo facto de não ter declarado nada nos anos anteriores. E o que posso fazer para corrigir a minha situação de irregularidade sendo o menos "castigado" possível.

Obrigado

Registado: 16/2/2009 21:17

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Esquinas3, Google [Bot], mjcsreis, PacoNasssa e 90 visitantes