Caldeirão da Bolsa

off-topic: Ponte sobre o tejo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Jiboia Cega » 30/4/2008 1:43

Camisa Roxa Escreveu:quantas pontes atravessam o Tâmisa e o Sena? 2?


Não vás tão longe. E entre Gaia e o Porto?


Camisa Roxa Escreveu:
já o TGV por exemplo: trata-se de um projecto já assumidamente deficitário logo ao nível da exploração, quanto mais falar em recuperação do investimento inicial! esse sim é 1 projecto desnecessário e desastroso para o país que pagaremos todos ad eternum!


Não digas isso, pá! Então tu até vais ter estação à porta! :lol:
Agora a sério, não esquecer que o petróleo não dura sempre e se reparares bem, a maioria dos países europeus tem projectos ambiciosos a nível da alta velocidade. Outros estão até completos.

Abraço
Jibóia
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1694
Registado: 21/3/2006 10:46
Localização: Madrid

por Camisa Roxa » 29/4/2008 14:16

petar Escreveu:São conceitos de pontes totalmente diferentes a todos os niveis.


é evidente...

o que está aqui em causa é a necessidade ou não desse bem pelos privados que são na prática os utilizadores da ponte

se existir essa necessidade, o Estado não terá de gastar dinheiro na ponte: concessiona a construção e exploração da ponte a privados e serão os utilizadores da ponte que pagarão o seu custo e manutenção

por isso e desde que o Estado não pague a ponte acho que não há problema nenhum em fazer-se mais quantas pontes os utilizadores exigirem (e pagarem)

já o TGV por exemplo: trata-se de um projecto já assumidamente deficitário logo ao nível da exploração, quanto mais falar em recuperação do investimento inicial! esse sim é 1 projecto desnecessário e desastroso para o país que pagaremos todos ad eternum!
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2475
Registado: 5/11/2002 11:27
Localização: Leiria

por petar » 29/4/2008 13:07

Camisa Roxa Escreveu:quantas pontes atravessam o Tâmisa e o Sena? 2?

Camisa,
São conceitos de pontes totalmente diferentes a todos os niveis.
"The market can stay irrational longer than you can stay solvent." - Keynes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 456
Registado: 5/11/2002 17:43
Localização: 1

por mfsr1980 » 29/4/2008 12:56

Estes Socialistas são COMPLETAMENTE DOIDOS !!
 
Mensagens: 2033
Registado: 3/5/2007 13:55
Localização: LISBOA

por Camisa Roxa » 29/4/2008 12:47

quantas pontes atravessam o Tâmisa e o Sena? 2?
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2475
Registado: 5/11/2002 11:27
Localização: Leiria

off-topic: Ponte sobre o tejo

por petar » 29/4/2008 12:39


INOVAR PARA... POR JACK SOIFER
Atravessar o Tejo
Porque gastar 3 mil milhões para
atravessar o Tejo, se custa 300 com
novas tecnologias?
As grandes capitais como Paris e
Londres têm transporte integrado
com minibus a biogás nos subúrbios
até o metro no centro, com o mesmo
cartão. Têm grandes parques
junto às estações de comboio e metro;
portagens se o automóvel entra
na cidade.
Muitos engenheiros afirmam que
a ponte Vasco da Gama tem capacidade
até 2030 ou mais. Falta um túnel
para comboios! É a mais simples
e barata solução. Não altera a vista
nem o habitat das aves. O de Estocolmo,
para o metro, e o do Canal da
Mancha para comboio de passageiros
e veículos mostrou ser o melhor.
Hoje é pré-construído à beira-rio em
módulos estanques, rebocados, localizados
a GPS e afundados numa semi-
vala pré-dragada no rio, similar
aos de Boston e Baltimore.
Um terramoto danificaria a ponte
planeada, como em S. Francisco; um
tunel modulado usa um tipo de airbag
que fecha o módulo afectado
sem danificar o resto do túnel.
As fôrmas estão prontas, a tecnologia
usada. Se querem quatro vias,
faz-se dois tuneis. Enquanto a ponte
limita a uma dúzia os possíveis concorrentes
e permite todo o tipo de
lóbi, o tunel, após o projecto, pode
abrir-se para oitenta concorrentes,
todos locais. Usa 100% de materiais
fabricados por cá, por empresas de
cá, com empregados de cá.
A quem interessa gastar 3 mil milhões
em vez de 300? Quem vai pagar
30 dos 40 mil milhões em obras
faraónicas? Em portagens, tarifas e
impostos, um milhão de contribuintes
terão que pagar, cada um, mais 5
mil euros por ano em 6 anos para
satisfazer o lóbi de uma dúzia de
empreiteiras? Inovar é usar um
tunel para atravessar o Tejo.
jackfer@sapo.
"The market can stay irrational longer than you can stay solvent." - Keynes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 456
Registado: 5/11/2002 17:43
Localização: 1


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: latbal, PAULOJOAO, Phil2014, smog63 e 68 visitantes