Obrigações - Porto SAD
Re: OBRIGAÇÕES - PORTO SAD
BS_Stocks Escreveu:Ruca75 Escreveu:Good Money:
Razão para ir: taxa de juro
Razão para não ir: Péssima situação financeira (falência técnica)
Concordo totalmente com estas razões.
Temos no entanto o seguinte:
o Porto este ano corre o risco de ficar sem os milhões da Liga dos Campeões (ir à pré-eliminatório não é sinal de conseguir chegar aos grupos). Caso não consigam a já débil situação financeira ficará ainda mais complicada ...
Noutra perspectiva, parece-me quase certo que vão vender 2 ou 3 jogadores (Fernando, Mangala e Jackson) o que a confirmar-se iria permitir encaixar muitos milhões de euros ...
O que vai acontecer este ano é pouco relevante. O reembolso ocorre em 2017 e a pergunta que se põe é se a SAD nessa altura conseguirá ter capacidade de financiamento para pagar este reembolso. Os clubes têm sobrevivido à custa do rollover da dívida: para cada reembolso há uma nova emissão. Isto não é sustentável a prazo, é certo e sabido.
Relativamente à taxa oferecida, será que alguém pode considerar 6.75% bons dada a situação de falência, que ainda é pior dada a falta de um plano de recuperação?
Numa óptica de relação retorno/risco, os CTPM parecem ser bem melhores do que investir em SADs.
In the absence of data, anyone's opinion is valid.
- Registado: 19/8/2009 17:46
Ruca75 Escreveu:Good Money:
Concordo totalmente com estas razões.
Temos no entanto o seguinte:
o Porto este ano corre o risco de ficar sem os milhões da Liga dos Campeões (ir à pré-eliminatório não é sinal de conseguir chegar aos grupos). Caso não consigam a já débil situação financeira ficará ainda mais complicada ...
Noutra perspectiva, parece-me quase certo que vão vender 2 ou 3 jogadores (Fernando, Mangala e Jackson) o que a confirmar-se iria permitir encaixar muitos milhões de euros ...
Good Money:
- Registado: 20/5/2014 7:21
Tiago:
Eu diria mais , o risco de ficar com todas as obrigações pedidas é grande, caso o pedido de subscrição seja feito no primeiro dia ou primeiros dias.
As obrigações são atribuídas do seguinte modo:
1 ) 200* € 5 = € 1.000 a cada pessoa desde que tenha pedido 200 obrigações ou a quantia que pediu se inferior.
2) As restantes será atribuídas atendendo ao momento de subscrição (1º dia, 2º dia etc...)
Abraço
Eu diria mais , o risco de ficar com todas as obrigações pedidas é grande, caso o pedido de subscrição seja feito no primeiro dia ou primeiros dias.
As obrigações são atribuídas do seguinte modo:
1 ) 200* € 5 = € 1.000 a cada pessoa desde que tenha pedido 200 obrigações ou a quantia que pediu se inferior.
2) As restantes será atribuídas atendendo ao momento de subscrição (1º dia, 2º dia etc...)
Abraço
- Registado: 20/5/2014 7:21
Razões para ir ou não ir?
- Registado: 9/11/2012 16:27
Cuidado com o mecanismo de rateio, que é completamente diferente do praticado nas emissões mais antigas. Não peçam 8 ou 10x mais obrigações do que o desejado porque correm o risco de ficar com a maioria delas
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
w00zy Escreveu:pcm79 Escreveu:O que eu gostaria de saber é quanto efetivamente recebemos de juros... depois de descontar comissões, irs, selos, etc...
No BCP tem um simulador
http://ind.millenniumbcp.pt/pt/Particul ... 42017.aspx
Informação útil para os cliente BCP. O único banco que mostra tudo às claras?
- Registado: 24/2/2014 22:44
pcm79 Escreveu:O que eu gostaria de saber é quanto efetivamente recebemos de juros... depois de descontar comissões, irs, selos, etc...
No BCP tem um simulador
http://ind.millenniumbcp.pt/pt/Particul ... 42017.aspx
deco.proteste Escreveu:A FC Porto SAD irá emitir obrigações no montante de 15 milhões de euros, com maturidade a junho de 2017. A taxa de juro anual das obrigações é de 6,75% ao ano e os cupões serão pagos de forma semestral. Esta emissão surge numa altura em que uma emissão de 10 milhões de euros irá vencer (6 de junho). A nova emissão terá um valor nominal de 5 euros e o investimento mínimo é de 20 títulos (total de 100 euros investidos). O período de subscrição decorre entre 21 de maio e 3 de junho e as ordens entretanto dadas poderão ser revogadas até 30 de maio.
Mais uma SAD deficitária
À imagem de outras sociedades anónimas desportivas (SAD), também as contas da FC Porto SAD não estão famosas: prejuízos recorrentes, pontualmente compensados por vendas de passes de jogadores de futebol a valores muito elevados, e capitais próprios negativos. O que significa que se trata de uma empresa em situação de falência técnica: o valor contabilístico dos ativos não chega para cobrir todas as dívidas (atualmente situadas nos 213 milhões de euros). E a não se vislumbram melhorias, pois os custos operacionais recorrentes (ou seja, excluindo passes de jogadores) superam os proveitos operacionais recorrentes.
Risco enorme
A rentabilidade anual oferecida não é negligenciável (TAEL de 4,4%), mas o risco financeiro destas obrigações é muito elevado. Ainda que o peso social dos clubes de futebol seja, para muitos, uma garantia que não irão entrar em incumprimento, para nós tal não é suficiente.
Ainda que o peso social dos clubes possa ser visto com um aspeto positivo e que não sejam considerados como uma empresa tradicional, que não suportariam manter-se muito tempo com capitais próprios negativos, preferimos focarmo-nos nos aspetos fundamentais por uma situação destas não é sustentável a longo prazo. Daí não recomendarmos investir nestas obrigações.
O nosso conselho é que invista em Certificados do Tesouro Poupança Mais, que tem um rendimento líquido anual mínimo de 3,03% (TAEL) a cinco anos. Com a possibilidade de ser superior, se o PIB de Portugal progredir: acréscimo à taxa de juro base de 80% da percentagem de subida do PIB nos dois últimos anos de vigência dos CTPM.
Se aceita mais risco e um rendimento variável, pode ainda investir no fundo ETF iShares Euro Corporate Bond Large Cap UCITS ETF, que investe em obrigações de empresas com boa qualidade creditícia.
Prospeto de oferta pública de subscrição FC PORTO SAD 2014-2017
- Anexos
-
Simulador_ObrigacoesFCP2014-2017.xlsx
- (50.45 KiB) Transferido 226 Vezes
Editado pela última vez por ricardmag em 21/5/2014 9:04, num total de 2 vezes.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
O que eu gostaria de saber é quanto efetivamente recebemos de juros... depois de descontar comissões, irs, selos, etc... 

- Registado: 24/2/2014 22:44
Tenho ideia que esta http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/mais_de_7_mil_investidores_compraram_obrigacoes_da_porto_sad.html é que foi a ultima.
Mas eram 30 milhões e agora são "só" 15.
Mas eram 30 milhões e agora são "só" 15.
Obrigações FC Porto SAD 2011-2014
Subscrição de obrigações da F. C. Porto SAD supera 10 vezes a oferta
Obrigações FC Porto SAD 2012-2015
Mais de 7 mil investidores compraram obrigações da Porto SAD
Subscrição de obrigações da F. C. Porto SAD supera 10 vezes a oferta
Obrigações FC Porto SAD 2012-2015
Mais de 7 mil investidores compraram obrigações da Porto SAD
Editado pela última vez por ricardmag em 20/5/2014 14:53, num total de 1 vez.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Alguem me sabe dizer em quanto é que a procura excedeu a oferta nas duas ultimas emissoes?
obrigado
obrigado
a CGD, BES e o BCP os principais ( pelo que sei).
Sei com o BIG tb se pode mas tem comissao de guarda de "titulos"
Sei com o BIG tb se pode mas tem comissao de guarda de "titulos"
Vários bancos, nomeadamente Invest (apesar de não ser um dos responsáveis pela operação), BCP, BES, etc.
- Registado: 22/12/2013 23:04
Obrigações - Porto SAD
Bom dia,
Alguém me sabe indicar onde se podem subscrever as obrigações do F.C. Porto que serão lançadas amanhã?
Será algum banco o responsável pela comercialização das mesmas?
Obrigado
Alguém me sabe indicar onde se podem subscrever as obrigações do F.C. Porto que serão lançadas amanhã?
Será algum banco o responsável pela comercialização das mesmas?
Obrigado
- Registado: 11/11/2008 0:58
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, CORTIÇA, danielme1962, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Jonas74, OCTAMA e 236 visitantes