Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
Lusitanus Escreveu:Carrancho_ Escreveu:No Canal de TV de Kiev estavam a passar no direto que Mariupol foi alvo de ataque com armas químicas.
A ânsia das tropas russas em alcançar um determinado objetivo, como seja controlar completamente Mariupol (algo que infelizmente vai acabar por acontecer), ou ganhar a batalha (que se aproxima) pelo controle da região de Donbass, ou o desespero motivado por esse objetivo não ser alcançado, pode fazer com que os russos utilizem armas químicas. Receio que tal já tenha acontecido ou acabe por acontecer ...
Entretanto, as negociações entre a Ucrânia e a Rússia passaram para segundo plano. O foco de ambos os lados do conflito, agressor e agredido, está agora na batalha feroz, que se aproxima, pela região de Donbass. Só depois dessa batalha é que se negociará a sério. As condições da negociação serão ditadas pelo desfecho dessa batalha.
A Russia fará de tudo para controlar o sul e assim impedir qualquer acesso exterior à região, podendo (querendo) assim tentar ocultar as chacinas feitas.
Para além disso, será esse o triunfo que apresentará perante o seu povo... "...uma Rússia maior, mais justa, capaz de irradicar os nazis e capaz de enfrentar o mundo contra tudo...."
Após isso, certamente irá considerar qualquer ataque da Ucrânia a esse novo território, como um ataque à Russia!!!
Triste povo o Russo, onde o único pensamento que têm é aquele que o governo lhes permite ter.
- Registado: 7/4/2007 17:13
Carrancho_ Escreveu:No Canal de TV de Kiev estavam a passar no direto que Mariupol foi alvo de ataque com armas químicas.
A ânsia das tropas russas em alcançar um determinado objetivo, como seja controlar completamente Mariupol (algo que infelizmente vai acabar por acontecer), ou ganhar a batalha (que se aproxima) pelo controle da região de Donbass, ou o desespero motivado por esse objetivo não ser alcançado, pode fazer com que os russos utilizem armas químicas. Receio que tal já tenha acontecido ou acabe por acontecer ...
Entretanto, as negociações entre a Ucrânia e a Rússia passaram para segundo plano. O foco de ambos os lados do conflito, agressor e agredido, está agora na batalha feroz, que se aproxima, pela região de Donbass. Só depois dessa batalha é que se negociará a sério. As condições da negociação serão ditadas pelo desfecho dessa batalha.

pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
- Registado: 10/2/2006 23:18
No Canal de TV de Kiev estavam a passar no direto que Mariupol foi alvo de ataque com armas químicas.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Supostamente...
e...
Onde está "o carniceiro de Bucha"? A história do tenente-coronel russo que o mundo procura
Chama-se Azatbek Omubekov, tem cerca de 40 anos e já foi condecorado pelo exército russo por mérito. Liderou o batalhão que ocupou a região de Bucha durante cerca de um mês. Moscovo diz que saiu de território ucraniano
O site ucraniano InformNapalm garante ter encontrado a identidade do tenente-coronel russo que estava à frente do batalhão que ocupou a cidade de Bucha, nos arredores de Kiev, durante cerca de um mês. A página, que indica ser mantida por um grupo de voluntários internacionais, partilhou no Telegram o nome, as fotos, o email e a morada de Azatbek Omubekov, líder do 64º batalhão do exército russo, que esteve na localidade onde foram denunciados massacres cometidos contra civis.
A página InformNapalm publica regularmente conteúdos sobre a atividade das tropas do Kremlin em território ucraniano. Os autores afirmam ter chegado até Omubekov graças ao uso de software open source, ou seja, ferramentas informáticas de uso livre de direitos de autor e que podem ser usadas pelos internautas.
Azatbek Omubekov terá cerca de 40 anos - os ativistas não referem uma data de nascimento específica - e pertence à unidade do exército da Federação Russa na região de Khabarovsk, no leste do país. Em 2014, o tenente-coronel recebeu uma medalha de mérito das mãos do vice-ministro da Defesa russo, Dmitry Bulkagov. O momento de entrega da medalha constituía esta quarta-feira uma das poucas fotos disponíveis de Azatbek Omubekov nas redes sociais e em várias publicações internacionais.
Mas existe outra foto que chama igualmente a atenção. Em novembro de 2021, antes do seu destacamento para território ucraniano, o tenente-coronel recebeu a benção de um padre da igreja ortodoxa russa. A instituição tem sido criticada por não condenar a invasão da Ucrânia pela Rússia de Vladimir Putin. Críticos do patriarca de Moscovo, Cirilo I, dizem que não fez o suficiente para se distanciar do Kremlin. A "Economist", por exemplo, escreve que a Igreja Ortodoxa russa encara a invasão da Ucrânia como uma "guerra sagrada".
De acordo com o "Times of London", Azatbek Omubekov terá dito que "a História demonstra que lutamos grande parte das nossas batalhas com as nossas almas" e que "as armas não eram o mais importante," já que "com a benção de Deus" poderiam atingir os mesmos objetivos "que os seus antepassados."
https://cnnportugal.iol.pt/guerra/ucrania/onde-esta-o-carniceiro-de-bucha-o-tenente-coronel-que-o-mundo-procura/20220406/624de36c0cf2c7ea0f23dc3a
e...
Chechenos acusados de atrocidades querem cercar Kiev. "Tarefa dada pelo nosso querido presidente Vladimir Putin"
Em múltiplas cidades da Ucrânia aumentam os relatos de que algumas das maiores atrocidades poderão ter o dedo dos chechenos.
A Guarda Nacional da Chechénia é uma organização paramilitar, apoiada pela Rússia e ao longo dos anos tem sido acusada de crimes brutais com uma total indiferença pela vida humana. O líder da Chechénia, Kadirov, foi promovido a tenente general e disse que as ofensivas russas vão continuar em várias cidades, incluindo Kiev.
https://cnnportugal.iol.pt/videos/chechenos-acusados-de-atrocidades-querem-cercar-kiev-tarefa-dada-pelo-nosso-querido-presidente-vladimir-putin/6254894a0cf2f9a86e9dec58
"Estavam muitas vezes embriagados e disparavam contra nós". Mais de 5600 crimes de guerra na Ucrânia sob investigação
Nas cidades em redor de Kiev está em curso uma dolorosa operação de remoção de escombros e de cadáveres. A procuradora-geral da Ucrânia afirma que foram localizados até agora mais de 1200 corpos. Estão a ser investigados nesta altura mais de 5600 crimes de guerra.
https://cnnportugal.iol.pt/videos/estavam-muitas-vezes-embriagados-e-disparavam-contra-nos-mais-de-5600-crimes-de-guerra-na-ucrania-sob-investigacao/62547de10cf2ea4f0a442757
Abraço,
Pepe
Querer é poder.
Pepe
Querer é poder.
Em Mariupol dizem que "são 10 vezes mais russos, têm aviões e navios mas continuam a destruir os seus equipamentos":
Noutros pontos:
Captura espetacular de destruição de paiol de munições:
Coluna destruída em Donetsk:
Noutros pontos:
Captura espetacular de destruição de paiol de munições:
Coluna destruída em Donetsk:
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Carrancho_ Escreveu:
Certamente não lutavam todos os dias, mas para resultarem 25000 mortes teve de haver muita chapada nesses 3 meses. É difícil comparar, tem de se contextualizar as realidades, mas isso é válido para ambos os lados, matar 25000 homens naquele tempo também era bem mais difícil que nos dias de hoje.
Tenho muitas reservas em relação aos números de mortos, as fontes de informação das batalhas dessa época (e não só) não são de grande confiança no que diz respeito à dimensão das forças envolvidas e baixas, depende muito de quem conta a história.
Nesse caso quem contou a história foi o Agostinho De Gavy de Mendonça, o livro está disponível na internet.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Carrancho_ Escreveu:Portanto, não só obrigam os professores dos territórios "libertados" irem sem saber para a guerra como depois lhes violam as mulheres e matam os filhos. Ah grandes libertadores!!!
Todas as guerras têm atrocidades inimagináveis e inadmissíveis.
Infelizmente todas se tornam ainda pior quando não existe nenhum respeito pelos civis e desprotegidos.
Oxalá seja possível condenar muitos deles, mas mesmo assim em nada isso reduzirá a dor de milhões de pessoas.
- Registado: 7/4/2007 17:13
mais_um Escreveu:Carrancho_ Escreveu:PMP69 Escreveu:
Acrescento, para mim a resistência mais heroica a um cerco "Batalha de Dien Bien Phu" na Indochina.
Pedro
Acho que o Cerco de Mazagão teve uma resistência mais heroica.
Na minha opinião não é possível comparar o heroísmo de cercos com realidades tecnológicas e contextos diferentes.
Um cerco até a idade média não colocava os defensores com necessidade de estarem a combater 24 horas por dia já que estavam resguardados atrás de muralhas, passavam dias sem combater.
No caso dos actuais cercos, a situação é totalmente diferente, mesmo o cerco de Leninegrado não tem nada a ver com o cerco de Mariupol, em Leninegrado nunca se combateu dentro da cidade havia abastecimento pelo lago, em condições adversas é certo mas existia.
Na realidade Mariupol já caiu, neste momento há duas bolsas de resistência, que vão lutar até morrer porque os russos não vão fazer prisioneiros.
Certamente não lutavam todos os dias, mas para resultarem 25000 mortes teve de haver muita chapada nesses 3 meses. É difícil comparar, tem de se contextualizar as realidades, mas isso é válido para ambos os lados, matar 25000 homens naquele tempo também era bem mais difícil que nos dias de hoje.
Quanto às chamadas, uma que me marcou recentemente (penso que foi publicada no sábado), é de uma Avó pró russa dos territórios ucranianos já ocupados antes desta invasão, que relata a um militar originário do mesmo sitio (não se percebe a relação entre eles) mas que está a combater pela russia para os lados de Kherson, em que num choro desesperado diz que não sabe o que se passa nem o que fazer, que receberam os soldados russos (penso que chechenos) com bolos mas que eles bebiam, violavam as mulheres, matavam crianças e não sabia dos seus meninos, que já não sabia o que pensar nem para onde fugir, que viu com os próprios olhos toda a atrocidade...
Portanto, não só obrigam os professores dos territórios "libertados" irem sem saber para a guerra como depois lhes violam as mulheres e matam os filhos. Ah grandes libertadores!!!
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
PMP69 Escreveu:
Não se deixem enganar, apesar de ter uma boa dose política, para se chegar a General, tem que se ter muita formação e experiência. E quase todos tiveram muito envolvidos na Nato, que lhes deu um conhecimento muito aprofundado das forças russas
Quando digo que eles não sabem não é por demérito, é porque não têm que saber, não faz parte do trabalho deles saber a lista e características de todos os equipamentos militares ao cimo da terra.

Por exemplo, o actual CEME de Portugal vem da arma da Engenharia, toda a sua formação base e serviço é dessa área, pedir que ele saiba as características dos misseis russos é um disparate, ou de alguma forma no seu percurso militar esteve envolvido nesse tema e teve que estudar ou então esquece.
Por isso é que um Estado-maior tem oficiais de várias especialidades, no final o Chefe de Estado-maior apenas toma decisões em função do menu que lhe apresentam.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Fonte das gravações : Security Service of Ukraine
"Se existem civis mata-os a todos". Gravações revelam conversas entre tropas russas que confirmam crimes
A CNN teve acesso a conversas entre soldados russos nas quais é possível perceber que a prática de ataques contra civis aconteceu na Ucrânia. Numa das conversas intercetadas fala-se da violação de uma jovem de apenas 16 anos.
Noutro ponto verifica-se o desgaste e a falta de condições das tropas, com um dos soldados a confessar ter comido um cão porque não tinha mais nada.
https://cnnportugal.iol.pt/videos/se-existem-civis-mata-os-a-todos-gravacoes-revelam-conversas-entre-tropas-russas-que-confirmam-crimes/625326320cf2ea4f0a43f00e
Alemanha capta transmissões de rádio que revelam russos discutindo morte de civis ucranianos
Fonte diz que afirmação foi feita pelo serviço de inteligência estrangeira da Alemanha a um comitê parlamentar nesta quarta-feira (6)
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/alemanha-capta-transmissoes-de-radio-que-revelam-russos-discutindo-morte-de-civis-ucranianos/
Abraço,
Pepe
Querer é poder.
Pepe
Querer é poder.
Temas: mensagens interceptadas, contornar a censura e o mistério das emissoras de números.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
mais_um Escreveu:p3droPT Escreveu:Mas uma pessoa no nivel militar que ele alcançou não conhecerá com algum detalhe o equipamento militar utilizado/comprado/fabricado pelos diferentes estados? Refiro-me aquela questão de utilização ou não de um determinado tipo de misseis.
Pelo que tenho visto de entrevistas, tenho sérias duvidas sobre os conhecimentos dos generais superiores (portugueses e não só) sobre os vários tipos de equipamentos utilizados até nas suas próprias forças armadas. Era capaz de apostar que o actual CEME do Exercito não sabe o calibre do canhão dos nossos Leopard
Não se deixem enganar, apesar de ter uma boa dose política, para se chegar a General, tem que se ter muita formação e experiência. E quase todos tiveram muito envolvidos na Nato, que lhes deu um conhecimento muito aprofundado das forças russas
Os Generais também têm preferências ideologias, e a maior parte deles não é isento nos seus comentários. Se recuarmos no tempo tivemos o Rosa Coutinho, Kaúlza de Arriaga ....
Dos que são intitulados de Putinistas, tenho algum conhecimento do Gen. Raul Cunha, e tratasse de uma pessoa com muita formação, quer teórica, quer prática (têm o curso de Comando, Operações Especiais e Paraquedista), além de ter estado na ex-Jugoslávia e ter tido cargos de destaque na Nato.
Pedro
p3droPT Escreveu:Mas uma pessoa no nivel militar que ele alcançou não conhecerá com algum detalhe o equipamento militar utilizado/comprado/fabricado pelos diferentes estados? Refiro-me aquela questão de utilização ou não de um determinado tipo de misseis.
Pelo que tenho visto de entrevistas, tenho sérias duvidas sobre os conhecimentos dos generais superiores (portugueses e não só) sobre os vários tipos de equipamentos utilizados até nas suas próprias forças armadas. Era capaz de apostar que o actual CEME do Exercito não sabe o calibre do canhão dos nossos Leopard

PMP69 Escreveu:Carrancho_ Escreveu:PMP69 Escreveu:
Acrescento, para mim a resistência mais heroica a um cerco "Batalha de Dien Bien Phu" na Indochina.
Pedro
Até mais do que a resistência, o que me impressionou foi o facto de elementos da Legião Estrangeira, que se voluntariaram para saltar em Dien Bien Phu, quando as suas posições eram constantemente fustigadas pela artilharia vietnamita, e sabendo que era muito difícil sobreviver ao salto e praticamente impossível aquele inferno, mas mesmo assim fizeram-no (cerca de 20% dos militares voltaram para casa e depois de terem estado em cativeiro).
Pedro
Ok, de qualquer forma Mazagão é outro nível porque:
1- A regente do reino já tinha declarado que a praça de Mazagão era para abandonar;
2- Os portugueses não estavam nada convencidos disso
3- O Xerife Mohamed qualquer coisa reuniu perto de 150 000 homens para cercar Mazagão
4- Nessa altura habitavam a Praça pouco mais de 2500 portugueses
5- O responsável por Mazagão responde, ao ultimato dos mouros para os portuguese entregarem a praça, que estava à sua espera e que não faltaria alimento aos portugueses pois tinham muita fruta dentro de muralhas (romãs)
6- O sentimento patriótico no reino reuniu um reforço de 20000 homens
7- A praça resistiu a 3 meses de certo do qual resultou a ,morte de 25 000 mouros e 150 portugueses
8- Era para abandonar mas quando nos fizeram o ultimato ficamos, lutamos, ganhamos e só saímos de lá dois séculos depois. Quando a praça foi abandonada, por mar, para ir fundar Mazagão (Amapá) na Amazónia, ainda assim os portugueses armadilharam as portas da fortaleza.
Ainda que a nossa superioridade tecnológica fosse na altura evidente em terra não tínhamos a vantagem que conseguíamos no mar. Esta foi uma História de resistência desproporcional e heroica que devia ser mais conhecidas dos portugueses.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
"The last battle"
The 36th marine brigade earlier posted on Facebook warning that after 47 days of defending the city, the unit had been surrounded by the Russian army, and was facing "hand-to-hand combat".
The post - which Mr Orlov labelled a fake - promised Ukrainians its soldiers "did everything possible and impossible" to stop the Russian advance.
"Today will probably be the last battle, as the ammunition is running out... it's death for some of us and captivity for the rest," it said.
It also complained about a lack of support from other parts of the Ukrainian military, with aid promised which never came.
The post said the marines have been pushed back to the Azovmash factory in the city. It is believed there is also fighting inside the Azovstal industrial zone, which is on the coast.
Some experts expressed scepticism about the post, suggesting that the Facebook page could have been hacked by Russian operatives. But others are sure that it is authentic.
https://www.bbc.com/news/world-europe-61068650
Carrancho_ Escreveu:PMP69 Escreveu:
Pedro
Até mais do que a resistência, o que me impressionou foi o facto de elementos da Legião Estrangeira, que se voluntariaram para saltar em Dien Bien Phu, quando as suas posições eram constantemente fustigadas pela artilharia vietnamita, e sabendo que era muito difícil sobreviver ao salto e praticamente impossível aquele inferno, mas mesmo assim fizeram-no (cerca de 20% dos militares voltaram para casa e depois de terem estado em cativeiro).
Pedro
Carrancho_ Escreveu:PMP69 Escreveu:
Pedro
Na minha opinião não é possível comparar o heroísmo de cercos com realidades tecnológicas e contextos diferentes.
Um cerco até a idade média não colocava os defensores com necessidade de estarem a combater 24 horas por dia já que estavam resguardados atrás de muralhas, passavam dias sem combater.
No caso dos actuais cercos, a situação é totalmente diferente, mesmo o cerco de Leninegrado não tem nada a ver com o cerco de Mariupol, em Leninegrado nunca se combateu dentro da cidade havia abastecimento pelo lago, em condições adversas é certo mas existia.
Na realidade Mariupol já caiu, neste momento há duas bolsas de resistência, que vão lutar até morrer porque os russos não vão fazer prisioneiros.
PMP69 Escreveu:
Pedro
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
p3droPT Escreveu:Opcard Escreveu:40 dias cercados .
“Hoje provavelmente será a última batalha, pois nossa munição estao acabando. (…) Será morte para alguns de nós e cativeiro para outros”, escreveu no Facebook a 36ª brigada da marinha nacional, que integra as forças armadas ucranianas. "Estamos desaparecendo lentamente", acrescentou o comunicado.
“Não sabemos o que vai acontecer, mas realmente pedimos que se lembrem (de nós) com uma palavra gentil”, pediu a brigada “aos ucranianos”. “Durante mais de um mês, lutamos sem reabastecer munições, sem comida, sem água”, fazendo “o possível e o impossível”, voltou a dizer esta unidade.
Cerca de “metade” dos membros desta brigada estão feridos, segundo o comunicado de imprensa.
É realmente impressionante aguentarem todo este periodo completamente cercados. Se se considera heróica a resistencia ucraniana no geral e no norte que travaram avanços sobre Kiev, sobre Mariupol é daqueles cercos que vai ficar para a história, como ficou o de Sao Petersburgo e o de Stalingrado durante a 2ª Guerra Mundial.
Mais, continuaram a resistir mesmo tendo o seu presidente assumido publicamente (para aí há uns 15 dias) que não seria possível aguentar Mariupol.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
p3droPT Escreveu:Opcard Escreveu:40 dias cercados .
“Hoje provavelmente será a última batalha, pois nossa munição estao acabando. (…) Será morte para alguns de nós e cativeiro para outros”, escreveu no Facebook a 36ª brigada da marinha nacional, que integra as forças armadas ucranianas. "Estamos desaparecendo lentamente", acrescentou o comunicado.
“Não sabemos o que vai acontecer, mas realmente pedimos que se lembrem (de nós) com uma palavra gentil”, pediu a brigada “aos ucranianos”. “Durante mais de um mês, lutamos sem reabastecer munições, sem comida, sem água”, fazendo “o possível e o impossível”, voltou a dizer esta unidade.
Cerca de “metade” dos membros desta brigada estão feridos, segundo o comunicado de imprensa.
É realmente impressionante aguentarem todo este periodo completamente cercados. Se se considera heróica a resistencia ucraniana no geral e no norte que travaram avanços sobre Kiev, sobre Mariupol é daqueles cercos que vai ficar para a história, como ficou o de Sao Petersburgo e o de Stalingrado durante a 2ª Guerra Mundial.
Neste momento, é impossível serem reabastecidos, quer por terra, ar ou mar, mas também não têm outra alternativa a lutar até á morte, pois não acredito que sejam "poupados" pelos russos.
Quando os ucranianos conseguirem substituir as unidades afectas à defesas de Kiev por reservistas, vão conseguir avançar para leste, mas Mariupol não aguenta essa tempo todo.
Pedro
Opcard Escreveu:40 dias cercados .
40 dias cercados .
- Registado: 14/3/2009 0:19
Relatos dos jornalistas que estiveram no terreno :
Uma crueldade, um massacre, um horror...
"No espaço de três quilómetros foram recolhidos 25 corpos de civis". Pedro Mourinho descreve atrocidades em Kiev
Desde o início da guerra na Ucrânia que a TVI e a CNN Portugal têm enviado vários jornalistas para o terreno. Foi o caso de Pedro Mourinho e Nuno Quá, que passaram 24 dias fora de Portugal, grande parte deles em Kiev, cidade que vive agora mais livre, depois de as tropas russas terem modificado a estratégia.
De regresso a Portugal, Pedro Mourinho contou no Jornal das 8 como viveu os dias no cenário de guerra, onde viu coisas bastante impactantes.
https://cnnportugal.iol.pt/videos/no-espaco-de-tres-quilometros-foram-recolhidos-25-corpos-de-civis-pedro-mourinho-descreve-atrocidades-em-kiev/625343810cf26256cd1ddeb0
"Dor, dor pelas crianças, pela Ucrânia". Os russos já saíram de Sumy, mas o trauma não está esquecido
A região de Sumy voltou a estar debaixo do controlo ucraniano, depois de semanas de ocupação russa. A TVI/CNN Portugal esteve em Trostyanets, perto da fronteira com a Rússia.
Uma cidade completamente destruída, e que até fim de março esteve ocupada pelo exército russo.
Uma reportagem dos enviados especiais Carla Rodrigues e João Franco.
https://cnnportugal.iol.pt/videos/dor-dor-pelas-criancas-pela-ucrania-os-russos-ja-sairam-de-sumy-mas-o-trauma-nao-esta-esquecido/62532fb70cf2f9a86e9db73a
https://cnnportugal.iol.pt/videos/na-regiao-de-sumi-uma-vila-ocupada-pelas-forcas-russas-ficou-reduzida-a-nada/6252bbed0cf2ea4f0a43dff3
"Era muito bom". Avó conta a história de um menino de 14 anos que perdeu a vida numa cidade ocupada pelos russos
No norte de Kiev, em Vorzel, a TVI/CNN Portugal encontrou histórias de horror e de morte, como a de um rapaz de 14 anos que foi abatido a tiro. A pacata cidade foi a base de 200 soldados russos durante várias semanas, enquanto o exército tentava entrar na capital ucraniana.
Reportagem dos enviados especiais Lurdes Baeta e Miguel Bretiano.
https://cnnportugal.iol.pt/videos/era-muito-bom-avo-conta-a-historia-de-um-menino-de-14-anos-que-perdeu-a-vida-numa-cidade-ocupada-pelos-russos/62532baa0cf2ea367d3567ff
Vidas destruídas, cidades arrasadas: assim tem sido o rasto deixado pela Rússia na Ucrânia
Os enviados especiais da CNN Portugal Lurdes Baeta e Miguel Bretiano voltaram a Irpin, nos arredores de Kiev, onde o exército ucraniano destruiu uma ponte para evitar que os russos pudessem seguir por ali até à capital.
Em Bucha, a CNN Portugal acompanhou a investigação aos crimes de guerra que terão sido cometidos na cidade. As imagens podem impressionar os espetadores mais sensíveis.
https://cnnportugal.iol.pt/videos/vidas-destruidas-cidades-arrasadas-assim-tem-sido-o-rasto-deixado-pela-russia-na-ucrania/6252a5590cf2ea4f0a43dcfd
Uma crueldade, um massacre, um horror...
Abraço,
Pepe
Querer é poder.
Pepe
Querer é poder.
Lusitanus Escreveu:Afeganistão: Rússia é o primeiro país a reconhecer novo governo talibã. Com elogios
Lavrov elogiou a capacidade dos talibãs manterem o "Estado à tona" apesar da "falta de experiência" e da "pressão política dos EUA e dos seus aliados".
https://www.dn.pt/internacional/afegani ... 58772.html
Os interesses sobrepõem-se a tudo o resto ...
A seguir deve mandar construir a praça dos grandes libertadores em Moscovo, com as estátuas dele, de Mao Ze Dong, Hitler, Pol Pot, Leopoldo II ...
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], IX Hispana, Jonas74, Manchini888, MR32, OCTAMA, Pmart 1, SalvaFP e 221 visitantes