Tarifa Bi-horária da EDP vai acabar
Re: A Fraude da Liberalização
Gonanto Escreveu:Acho que esta história da liberalização da energia é uma fraude!
Em finais de Outubro do ano passado, após levar com a segunda penalização por me manter nos serviços regulados, resolvi analisar as alternativas e mudar.
No gás optei pela GoldEnergy. Tudo foi tratado por telefone e rapidamente. No entanto o tempo foi passando e nada de nada. Nas reclamações sobre o andamento do processo a resposta é que estava tudo a andar, já era cliente, em breve receberia uma carta, ... Acabo de receber a primeira factura com débitos desde início de Novembro.
Já na electricidade a história é outra.
Optei pela Iberdrola. Depois de conseguir o contacto telefónico, em que ficaram apenas com o meu nome e telefone, disseram-me que me contactariam dentro de 2 a 4 semanas!!! - 2 a 4 semanas para ganhar um cliente?!!!
Reclamei por telefone para a Iberdrola e por mail para a Iberdrola Portugal, a Iberdrola Espanha e a ERSE. Já reclamei várias vezes. A resposta é que o processo está demorado!
Já passaram quase 3 meses e continuo à espera. Nos simuladores da ERSE e da DECO onde a Iberdrola aparecia como a melhor alternativa, desapareceu.
Resolvi reverificar as outras alternativas. Conclusão a melhor alternativa à EDP Universal é a EDP Comercial! É que a EDP Comercial tem desconto em relação à EDP Universal, perdão, é que a EDP Universal penaliza quem lá está, o desconto de uma é a penalização de outra!
Digam-me lá se não tinha sido mais práctico para todos dizer já que a EDP ficava livre para pôr o tarifário que quisesse já! em vez de esperar por 2015 e arranjarem esta trapalhada toda. Somos obrigados a mudar de contrato dentro da mesma empresa para não sermos penalizados com +2% ou +3% por trimestre para a partir de 2015 ser tarifário sem qualquer regulação. E na electricidade não se pode fazer como nos combustíveis escolher a bomba low cost do hiper.
Áh, mas há alternativas à EDP! Há, mas é só para troika ver.
E agora digam lá se isto tudo não é uma fraude? Ou será que é preciso chegar a 2015 para o afirmar, quando a EDP tiver perto de 100% dos clientes domésticos e com tarifários livres (à chinesa, não?).
Gonanto
Nota: para clientes não domésticos a história poderá ser diferente
Sempre tivemos um jeito próprio para interpretar o mercado livre. O problema é que para esse livre, está por trás um monopólio.
Depois temos um Sr. Mexia, que diz que está tudo bem, 99,99999% dos Tugas tem o problema resolvido da intempérie do dia 19/01, e que tudo o resto é folclore. Geradores e falta de corrente, é tanga, nunca aconteceu. Pois...se faltasse em casa dele!!!!!
Somos nós, não há nada a reclamar. É Tugalândia no seu explendor de mercado livre.
Chamo-lhe MonoLiberelização....
Teta, mais teta, esta malta só procura as maiores tetas para se agarrar....
Cumprimentos
A Fraude da Liberalização
Acho que esta história da liberalização da energia é uma fraude!
Em finais de Outubro do ano passado, após levar com a segunda penalização por me manter nos serviços regulados, resolvi analisar as alternativas e mudar.
No gás optei pela GoldEnergy. Tudo foi tratado por telefone e rapidamente. No entanto o tempo foi passando e nada de nada. Nas reclamações sobre o andamento do processo a resposta é que estava tudo a andar, já era cliente, em breve receberia uma carta, ... Acabo de receber a primeira factura com débitos desde início de Novembro.
Optei pela Iberdrola. Depois de conseguir o contacto telefónico, em que ficaram apenas com o meu nome e telefone, disseram-me que me contactariam dentro de 2 a 4 semanas!!! - 2 a 4 semanas para ganhar um cliente?!!!
Reclamei por telefone para a Iberdrola e por mail para a Iberdrola Portugal, a Iberdrola Espanha e a ERSE. Já reclamei várias vezes. A resposta é que o processo está demorado!
Já passaram quase 3 meses e continuo à espera. Nos simuladores da ERSE e da DECO onde a Iberdrola aparecia como a melhor alternativa, desapareceu.
Resolvi reverificar as outras alternativas. Conclusão a melhor alternativa à EDP Universal é a EDP Comercial! É que a EDP Comercial tem desconto em relação à EDP Universal, perdão, é que a EDP Universal penaliza quem lá está, o desconto de uma é a penalização de outra!
Digam-me lá se não tinha sido mais práctico para todos dizer já que a EDP ficava livre para pôr o tarifário que quisesse já! em vez de esperar por 2015 e arranjarem esta trapalhada toda. Somos obrigados a mudar de contrato dentro da mesma empresa para não sermos penalizados com +2% ou +3% por trimestre para a partir de 2015 ser tarifário sem qualquer regulação. E na electricidade não se pode fazer como nos combustíveis escolher a bomba low cost do hiper.
E agora digam lá se isto tudo não é uma fraude? Ou será que é preciso chegar a 2015 para o afirmar, quando a EDP tiver perto de 100% dos clientes domésticos e com tarifários livres (à chinesa, não?).
Gonanto
Gonanto
- Registado: 8/11/2002 12:04
AutoMech Escreveu:Elias Escreveu:Sim, tens razão, não tive em conta o desfasamento.
De qualquer forma os 80% parecem-me algo desajustados da realidade (isto com base em testes que fiz ligando vários aparelhos em simultâneo).
Só para descodificar o que tu e o Atomez estão a falar, significa que seriam, não os 6.900W em simultâneo mas sim 80% disso ou seja 5.520W simultaneamente ?
teoricamente sim, mas como referi acima, já em muitas ocasiões tive bem mais de 80% de carga e o disjuntor não disparou. Por isso referi que os 80% me parecem uma aproximação imprecisa (quiçá algo defensiva).
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:Sim, tens razão, não tive em conta o desfasamento.
De qualquer forma os 80% parecem-me algo desajustados da realidade (isto com base em testes que fiz ligando vários aparelhos em simultâneo).
Só para descodificar o que tu e o Atomez estão a falar, significa que seriam, não os 6.900W em simultâneo mas sim 80% disso ou seja 5.520W simultaneamente ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Elias Escreveu:vstrom Escreveu:De grosso modo, com 6,9KVA podes ter em funcionamento simultâneo vários equipamentos em que a potência consumida por estes não ultrapasse cerca de 5,5KW.
Isto não está correcto.
1 kVA = 1 kW (porque potência = tensão vezes corrente).
Logo se a potência instalada é de 6,9 kVA, podes ligar em simultâneo aparelhos que consumam 6900 W ou 6,9 kW.
No link que coloquei aparece 1kva=1kvw, mas nos 5,5kw que referi considerei um factor de potência (cos fi) de 0,8 como referido pelo Atomez.
As informações contidas neste "post" não devem ser consideradas como uma recomendação de investimento.
"Don't wait for it to happen. Don't even want it to happen. Just watch what does happen." (Jim Malone - The Untouchables, 1987)

"Don't wait for it to happen. Don't even want it to happen. Just watch what does happen." (Jim Malone - The Untouchables, 1987)

No total um factor de potência de 80% pode parecer muito, mas olha que não é... E chama-se factor de potência, não factor de perda, porque na verdade as cargas capacitivas e indutivas não produzem perdas...apenas armazenam energia que devolvem de volta à rede...
Muitos aparelhos tem factores de potência baixos (fontes de alimentação de PC's, lâmpadas fluorescentes, etc..). No caso doméstico não faz muita diferença, porque a EDP não penaliza isto.. Já no caso industrial, a história é outra

- Registado: 29/4/2009 13:31
Grande Categoria.
Percebendo o que muitos dizem, devo afirmar a minha prefereencia pelos incumbentes. Mesmo que fique um pouco mais caro beneficia-se aa partida de uma Experieencia Maior, uma estrutura jaa montada e o conhecimento mais elaborado das caracteriisticas do mercado que servem.
Portanto para mim: fico com o incumbente.
Portanto para mim: fico com o incumbente.

- Registado: 22/4/2003 23:12
É o fator usado por default. Se fores comprar uma UPS é o mesmo.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
Elias Escreveu:1 kVA = 1 kW (porque potência = tensão vezes corrente)
Isso só é válido para a corrente contínua.
Em corrente alterna é preciso considerar o desfasamento entre e tensão e a corrente provocada por cargas capacitivas ou indutivas. Como motore elétricos (de frigoríficos e máquinas de lavar por exº), lâmpadas fluorescentes, PCs e outras coisas.
Por isso considera-se um fator de perda de 80% em c.a.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
vstrom Escreveu:De grosso modo, com 6,9KVA podes ter em funcionamento simultâneo vários equipamentos em que a potência consumida por estes não ultrapasse cerca de 5,5KW.
Isto não está correcto.
1 kVA = 1 kW (porque potência = tensão vezes corrente).
Logo se a potência instalada é de 6,9 kVA, podes ligar em simultâneo aparelhos que consumam 6900 W ou 6,9 kW.
marcoj Escreveu:Acho que não me fiz entender bem..eu queria era saber se a potencia que tenho contratada atualmente ( 6.9) não é excessiva...mas nesse link não consigo fazer essa simulação..quanto ás tarifas também já pedi para mudar para a edp livre
Boas, a potência contratada, tem que ver com o consumo instantâneo, ou seja com os equipamentos eléctricos que podes ter ligados em simultâneo e com o que a tua instalação eléctrica aguenta. De grosso modo, com 6,9KVA podes ter em funcionamento simultâneo vários equipamentos em que a potência consumida por estes não ultrapasse cerca de 5,5KW.
https://www.edp.pt/PT/PARTICULARES/BEMVINDOAEDP/Pages/PotenciaRecomendada.aspx
As informações contidas neste "post" não devem ser consideradas como uma recomendação de investimento.

Acho que não me fiz entender bem..eu queria era saber se a potencia que tenho contratada atualmente ( 6.9) não é excessiva...mas nesse link não consigo fazer essa simulação..quanto ás tarifas também já pedi para mudar para a edp livre
- Registado: 28/7/2006 15:24
Deixo aqui o quadro actualizado com os preços em vigor.
A Iberdrola anuncia revisão das tarifas a 1 de Março.
A GALP e a tarifa regulada deverão mudar a 31 de Março.
Neste momento sou utilizador da EDP 5D bi-horário.
A Iberdrola anuncia revisão das tarifas a 1 de Março.
A GALP e a tarifa regulada deverão mudar a 31 de Março.
Neste momento sou utilizador da EDP 5D bi-horário.
- Anexos
-
- precos electricidade 4.PNG (17.25 KiB) Visualizado 4558 vezes
boa tarde..
alguem consegue fazer a simulação da potencia a contratar no site da erse..eu não consigo realizar o paaso 3.
...http://www.erse.pt/pt/electricidade/sim ... RSEkw.html
alguem consegue fazer a simulação da potencia a contratar no site da erse..eu não consigo realizar o paaso 3.
...http://www.erse.pt/pt/electricidade/sim ... RSEkw.html
- Registado: 28/7/2006 15:24
tonirai Escreveu:Atomez Escreveu:Pois é, isso é típico de políticos que dizem sem mais nem menos "a partir de 1 de janeiro é assim" sem fazerem a mínima ideia do que isso implica...
A ligação entre os sistemas informáticos da EDP, ERSE e outros ainda não funciona em condições. Provavelmente vai levar meses a estar operacional.
Penso não estar enganado ao afirmar que os políticos disseram isso... tipo 6 meses a 1 ano antes!!
(Se é ou não tempo suficiente para as adaptações necessárias, não sei... mas deves saber, pois lidas com serviços informáticos).
De qualquer forma, se depois o cliente se queixa da demora ao telefone, e em 5 minutos em linha lhe fazem a transferência "à la pata", ora bem... punha-se os formulários online a sair por uma impressora do lado deles, e alguém a tratar em 5 minutos de cada um![]()
Uns 100 mil processos online (bitaite meu) a 5 min cada um, dá umas 333 horas de processamento, que 10 funcionários "telefonistas" aviariam em 3 ou 4 dias
Talvez, mas o que é certo é que o sistema não foi preparado a tempo.
O que aconteceu foi que no final do ano muita gente pensou que tinha de mudar para o mercado livre e se não o fizesse que lhe cortavam a eletricidade (o que não é verdade, como se sabe). Então nos últimos dias do ano centenas de milhar quiseram mudar e o sistema crashou.
A coisa é mais complicada do que parece porque os dados dos clientes têm de ser transferidos para o fornecedor que escolherem e para uma base de dados da ERSE que têm sistemas muito diferentes e têm de ser adaptados para terem dados consistentes entre si.
Se a coisa fosse feito com tempo e dimensionado para a procura não devia haver problema, mas isto é Portugal não é a Google nem a Amazon

Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
Atomez Escreveu:Pois é, isso é típico de políticos que dizem sem mais nem menos "a partir de 1 de janeiro é assim" sem fazerem a mínima ideia do que isso implica...
A ligação entre os sistemas informáticos da EDP, ERSE e outros ainda não funciona em condições. Provavelmente vai levar meses a estar operacional.
Penso não estar enganado ao afirmar que os políticos disseram isso... tipo 6 meses a 1 ano antes!!
(Se é ou não tempo suficiente para as adaptações necessárias, não sei... mas deves saber, pois lidas com serviços informáticos).
De qualquer forma, se depois o cliente se queixa da demora ao telefone, e em 5 minutos em linha lhe fazem a transferência "à la pata", ora bem... punha-se os formulários online a sair por uma impressora do lado deles, e alguém a tratar em 5 minutos de cada um

Uns 100 mil processos online (bitaite meu) a 5 min cada um, dá umas 333 horas de processamento, que 10 funcionários "telefonistas" aviariam em 3 ou 4 dias

tonirai Escreveu:Mau... uma coisa é dizerem que as adesões online estão atrasadas (estão em sistema, mas em espera), outra é não terem nenhum registo!
Terei de lhes ligar também - lembrei-me de confirmar antes com vocês, para ver se era "mal geral".
Não deixa de ser um típico mau serviço... propor adesões online, sem tomar as medidas adequadas para garantir o avanço das mesmas... enfim.
Pois é, isso é típico de políticos que dizem sem mais nem menos "a partir de 1 de janeiro é assim" sem fazerem a mínima ideia do que isso implica...
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
mais_um Escreveu:Tenho que investigar, fiz o pedido online no fim de Dezembro e até agora nada.
Pois, como eu... está mesmo mau para as adesões online!
É que nem ficámos com um nº de registo/processo, ao fazer a adesão online...
vitorhenriques Escreveu:mais_um Escreveu:Liguei para a linha comercial da EDP (808535353) e informara-me que devido ao elevado nº de pedidos efectuados via online o processo está demorado.
Acabei por fazer o pedido via telefone.
Boas,
Comigo foi o mesmo fiz a adesão online no final de Dezembro, voltei a ligar já em 20 de Janeiro, e não tinha nrnhum registo, fiz a adesão por telefone e até à data não recebi nada.
vamos ver.
Mau... uma coisa é dizerem que as adesões online estão atrasadas (estão em sistema, mas em espera), outra é não terem nenhum registo!
Terei de lhes ligar também - lembrei-me de confirmar antes com vocês, para ver se era "mal geral".
Não deixa de ser um típico mau serviço... propor adesões online, sem tomar as medidas adequadas para garantir o avanço das mesmas... enfim.
Obrigado a todos!
mais_um Escreveu:Liguei para a linha comercial da EDP (808535353) e informara-me que devido ao elevado nº de pedidos efectuados via online o processo está demorado.
Boas,
Comigo foi o mesmo fiz a adesão online no final de Dezembro, voltei a ligar já em 20 de Janeiro, e não tinha nrnhum registo, fiz a adesão por telefone e até à data não recebi nada.
vamos ver.
Abraço
Henri
Henri
- Registado: 19/5/2006 14:10
Liguei para a linha comercial da EDP (808535353) e informara-me que devido ao elevado nº de pedidos efectuados via online o processo está demorado.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Tenho que investigar, fiz o pedido online no fim de Dezembro e até agora nada.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
AutoMech Escreveu:Elias, quando é que foi ? É que eu segui exactamente os mesmos passos que tu e falei com eles, salvo erro, na segunda feira da semana passada. Já recebi as facturas de acerto mas ainda não recebi qualquer contrato.
O meu pedido foi apresentado no início de Janeiro (dia 8).
As facturas de acerto chegaram passada uma semana, mas o novo contrato demorou umas duas semanas e meia.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: boavista, CORTIÇA, Dc team, Google [Bot], iniciado1, OCTAMA, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, Tiago2006, trilhos2006 e 110 visitantes