Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 5/9/2024 7:57

Vamos ver se hoje é dia verde, Até parece que a Mota vai ter redução de lucros. Não é o caso, serão crescentes e terão um b´nus de 90 milhões via venda da operação na Polónia. Portanto, deixem-se de música. Não me obriguem a largar a posição na Martifer, essa filha da Mota.

Registado: 31/5/2014 23:07

por SalvaFP » 5/9/2024 7:50

Julgo muitas empresas do psi deveriam privilegiar o abatimento de divida e recompra de ações em vez de pagaram dividendos generosos..

Registado: 3/7/2023 13:03

por SalvaFP » 5/9/2024 7:42

E uma construtora...
Acho que devia ter já encarado a redução da divida como prioridade...
Não sei qual será o valor justo, mas certo é que todos os que foram comprar ações a 3 e a 4 e 5 euros não quiseram comprar no ac a 1,5 !!
A grande lista de obras que teve nunca se refletiu nos lucros, mas será uma garantia...julgo que o dividendo que pagou o ano passado não será sustentável..
Deverá andar entre os 2 e 2,5 eur

por Crissssx » 4/9/2024 23:32

Àlvaro Escreveu:HSJC, as pequenas posições não são declaradas e muitas pequenas fazem uma grande, por isso não sabemos. Agora é aguentar porque quando virar a coisa acontece com a mesma violência. A história das margens é uma história, suege sempre uma justificação e queando começam a surgir analistas a dar palpites p´blicos para as causas é porque algo pode mudar no curto prazo. :shock:
Os analistas do CaixaBI têm a mesma informação que as do Carregosa e, no entanto, o target é acima de 6 euros. É paleio para justificar a queda que resulta de posições curtas. Até quando? Não sabemos. Para mim inesperado abaixo de 3, porque 30 cêntimos de dividendo vejo como possível. Se não estou em erro as operações na Polónia deve estar a entrar no próxio semestre, são 90 milhões.... estes tipos estão mas é a lançar o pânico para entrar.

Engana-te a ti mas não passes ilusões aos outros .

Registado: 22/2/2019 14:19

por Àlvaro » 4/9/2024 22:22

HSJC, as pequenas posições não são declaradas e muitas pequenas fazem uma grande, por isso não sabemos. Agora é aguentar porque quando virar a coisa acontece com a mesma violência. A história das margens é uma história, suege sempre uma justificação e queando começam a surgir analistas a dar palpites p´blicos para as causas é porque algo pode mudar no curto prazo. :shock:
Os analistas do CaixaBI têm a mesma informação que as do Carregosa e, no entanto, o target é acima de 6 euros. É paleio para justificar a queda que resulta de posições curtas. Até quando? Não sabemos. Para mim inesperado abaixo de 3, porque 30 cêntimos de dividendo vejo como possível. Se não estou em erro as operações na Polónia deve estar a entrar no próxio semestre, são 90 milhões.... estes tipos estão mas é a lançar o pânico para entrar.

por HSJC » 4/9/2024 21:37

Qual a percentagem da posicao a descoberto e representa que quantidade de ações?

Obrigado

Registado: 20/6/2022 9:55

por afcapitao » 4/9/2024 20:14

Uma explicação do analista do Banco Carregosa:

https://imprensadehoje.com/mota-engil-a ... 97776.html

Registado: 8/3/2012 17:31

por bruno8526 » 4/9/2024 20:03

SalvaFP Escreveu:fez um aumento capital não totalmente subscrito a 1.5 eur,( tal era o desinteresse na ação ) depois foi quase a 6 euros...parecia uma tecnológica !!

Agora vem para se calhar um valor mais justo !!
è uma construtora..

E qual consideras o valor justo?
valor de marcado igual ao Ebidta, lucro em 2023 de 113 ME, e tudo indica que em 2024 ainda apresentará melhores resultados.
nao sou o maior conhecedor do mota-engil e do setor, mas analisando os resultados considero que esta sub-avaliada. Considero que a reduçao da divida deveria ser uma prioridade da empresa, nem que para isso reduzisse o dividendo, mas é a minha opniao

Registado: 29/12/2016 23:06

por SalvaFP » 4/9/2024 19:07

fez um aumento capital não totalmente subscrito a 1.5 eur,( tal era o desinteresse na ação ) depois foi quase a 6 euros...parecia uma tecnológica !!

Agora vem para se calhar um valor mais justo !!
è uma construtora..

por Àlvaro » 4/9/2024 18:44

Jj, enquanto a Mota não fizer o que fez o CTT as posições curtas brincam a desvalorizar a empresa. Só um programa de compras de ações os põe a fiar fininho. Hoje quase estive a largar a minha segunda posição para reforçar na Mota, mas há que ser racional e esperar. Isto é um bluff alimentado pela pressão feita sobre o capital chinês. Querem estímulos e Xi quer outra coisa. No que vai dar? Não sabemos, mas quanto vejo cotações como a Tesla dá me vontade de rir, tal é a brincadeira.

por xxx JJ xxx » 4/9/2024 17:59

.
Editado pela última vez por xxx JJ xxx em 9/9/2024 16:38, num total de 1 vez.

Registado: 17/5/2024 5:03

por Opcard33 » 4/9/2024 17:30

Muito dos negócios da Mota estão em África e o comportamento da China pode afectar os seus negócios .

Em 2016 a China emprestou a África um total de 28 000 milhões em 2023 nao passou dos 4 000 milhões e apenas 2 países tem os favores Angola e A. do Sul o resto nada , em África os chineses ficam com 1/3 dos contratos .

Registado: 9/9/2013 15:13

por AAA_ » 4/9/2024 17:09

Reentrei a 2.81.
Pode descer mais mas como está muito barata e não ligo à AT vou esperar por ela nos mil milhões de market cap.
Tenho tempo. Pode ser daqui a 3 meses como daqui a 3 anos.

Registado: 21/10/2010 13:08

por MarcoAntonio » 4/9/2024 16:55

Fotografia da Mota após mais uma sessão atribulada.

Imagem

Big picture:

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por xxx JJ xxx » 4/9/2024 16:20

.
Editado pela última vez por xxx JJ xxx em 9/9/2024 16:37, num total de 1 vez.

Registado: 17/5/2024 5:03

por trend=friend » 4/9/2024 16:08

Vamos ver se recupera mais um pouco até ao fecho, porque não é grande sinal ter ido só dos 2,70 aos 2,80 quando o SP500 está a fazer uma subida simpática.

Está a ser shortada até mais não, diria que vamos ver mais de 1% de posições curtas em breve.

E se o SP regressa às quedas já na sexta com o emprego, não sei se assim os 2,70 aguentam… era bom fechar perto dos 2,90
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Opcard33 » 4/9/2024 15:41

Mota é das ações mais interessantes da nossa bolsa basta ter os tempos certos de entrada e saída , que tempos são esses quando esteve perto dos 6 deixei de acreditar que iria mais acima , pelo contrário quando andou abaixo de 1,5 era de comprar e guardar

Desta vez não as vou esperar a 1,5 , espere-as a2,7 uma pequena posição só para estar atento , se começo a acumular talvez .

Registado: 9/9/2013 15:13

por JUKIMSUNG » 4/9/2024 14:27

Até nem se está a aguentar mal.

Registado: 7/3/2007 19:42

por afcapitao » 4/9/2024 13:59

Tx9262 Escreveu:Nao creio.
Os resultados estão absorvidos há dias, o movimento teria sido antecipado, e não refletido agora.
A ME está claramente melhor agora do que 1 ou 10 anos atrás, na maioria das rubricas. A divida é o que é, existe e é gerida, o aumento das taxas de juro tem reflexo brutal nos resultados mas não mata a atividade!
Mas o que importa realçar é que os encargos financeiros estão refletidos nas contas e a empresa é rentável (muito ou pouco isso é relativo!)
Acredito sim num movimento de curto prazo técnico, à espera que os indicadores estabeleçam o rumo para norte.
Existiam certamente uns milhoes de ações com stop apertadissimo na barreira 2.90-3.00. Ao quebrar foi só limpar...
Se fica por aqui e se os 2.70 aguentam? Começo a ter dúvidas... :|

Parece que não deixou de estar pressionada durante estes dias. Estava convencido do mesmo, que o mercado já tinha digerido, mas a vela de hoje prova que estava errado.
Em termos fundamentais, compreendo que seja difícil confiar numa empresa que se sustenta à conta de resultados não recorrentes.
Há grandes melhorias no VN, a empresa ganhou uma grande dimensão nos últimos anos. Fiz alguns posts anteriores justificando a minha posição bullish. Mas devo aceitar o facto de o mercado ser soberano e a empresa, neste semestre, não ter evoluiu como eu esperava.
O facto de o anúncio de obras não se traduzir em subidas da cotação penso que se deve à necessidade de um aumento de capex, que pressiona as contas, num contexto em que os juros permanecem altos.
A estes valores a minha expectativa era que a FM estivesse a entrar fortíssimo, uma vez que deu esse sinal a 3.50€. Mas não está a comprar.
Aguardemos
Editado pela última vez por afcapitao em 4/9/2024 15:14, num total de 1 vez.

por jorgemvm » 4/9/2024 13:29

supostamente o FED vai cortar taxas de juro nos próximos dias e antecipa-se que o dólar vá sofrer com isso, há quem lhe chame o início do descalabro americano. Aconselho que assistam ao canal de YouTube Redacted.
Dado que parte dos negócios são em USD$ talvez seja isso... o que limita igualmente as perspetivas de rápida recuperação, a ver vamos! Como parte interessada e com pm 2.06€ dava-me todo o jeito que o caminho fosse para norte

Registado: 26/8/2016 16:16

por Tx9262 » 4/9/2024 12:35

afcapitao Escreveu:Diria que o que está em causa são os resultados. Os 22M de mais valias a sustentaram o crescimento do RL.
Certezas não tenho, obviamente. Mas depois de reler o relatório, penso que esta foi uma manobra com resultados não recorrentes. Além disso, atendendo à distribuição dividendos de 2023, esta baseou-se nos resultados recorrentes. Logo parece-me difícil haver distribuições extraordinárias que aqui foram referidas.
E a autonomia financeira baixou ligeiramente.

Nao creio.
Os resultados estão absorvidos há dias, o movimento teria sido antecipado, e não refletido agora.
A ME está claramente melhor agora do que 1 ou 10 anos atrás, na maioria das rubricas. A divida é o que é, existe e é gerida, o aumento das taxas de juro tem reflexo brutal nos resultados mas não mata a atividade!
Mas o que importa realçar é que os encargos financeiros estão refletidos nas contas e a empresa é rentável (muito ou pouco isso é relativo!)
Acredito sim num movimento de curto prazo técnico, à espera que os indicadores estabeleçam o rumo para norte.
Existiam certamente uns milhoes de ações com stop apertadissimo na barreira 2.90-3.00. Ao quebrar foi só limpar...
Se fica por aqui e se os 2.70 aguentam? Começo a ter dúvidas... :|

Registado: 13/4/2024 0:05

por STRESSZERO » 4/9/2024 12:22

Boas

Short-selling!!

Bons negócios!

Registado: 16/9/2011 9:25

por afcapitao » 4/9/2024 12:11

Diria que o que está em causa são os resultados. Os 22M de mais valias a sustentaram o crescimento do RL.
Certezas não tenho, obviamente. Mas depois de reler o relatório, penso que esta foi uma manobra com resultados não recorrentes. Além disso, atendendo à distribuição dividendos de 2023, esta baseou-se nos resultados recorrentes. Logo parece-me difícil haver distribuições extraordinárias que aqui foram referidas.
E a autonomia financeira baixou ligeiramente.

por Tx9262 » 4/9/2024 12:07

Crissssx Escreveu:alguém se desfez , resta saber o motivo .
Engraçado que neste caso não aparecerem noticias .

Álvaro estás aí ?
Compraste mais ?

Motivo?
Noticias?
Mercado a trabalhar, muitos stop a disparar!
Não vejo mais do que isso...

Registado: 13/4/2024 0:05

por Crissssx » 4/9/2024 11:44

alguém se desfez , resta saber o motivo .
Engraçado que neste caso não aparecerem noticias .

Álvaro estás aí ?
Compraste mais ?

Registado: 22/2/2019 14:19

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, darkreflection, fosgass2020, Gold Stock, Google [Bot], HFCA, iniciado1, latbal, m-m, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, trilhos2006 e 277 visitantes