Caldeirão da Bolsa

OT - Mundo Automóvel

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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 2/7/2024 20:37

Bear, o ponto é precisamente que circunscrever as situações é tendencialmente incorrecto. A bateria até pode não pegar fogo mas um curto-circuito no circuito eléctrico (ou uma deficiência nalgum componente) pode causar um incêndio. Incluindo também que há componentes que são específicos do ICE. E não se trata apenas de serem específicos mas da combinação. Ao circunscrever a cenários muito específicos (e ainda para mais sem números) incorres no risco de falsear o resultado / forçar a conclusão. O facto é que os veículos ICE também incendeiam e também incendencia sem estar em circulação/andamento. Portanto, o que interessa saber é o que acontece no todo (e não circunscrever a cenários/situações específicas). Basicamente era esse o ponto do post.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por BearManBull » 2/7/2024 20:29

MarcoAntonio Escreveu:Não é virtualmente impossível e acontece. Se o termo combustão expontânea se refere especificamente à bateria (não deveria ser um critério para uma comparação justa) convém pelo menos dizer que um veículo ICE também tem baterias, tem motores de arranque (o solenoide de um motor de arranque pode causar um incendio, para citar um exemplo), podem ocorrer curtos-circuitos, tem um material combustível dentro do tanque, etc. Não é virtualmente impossível. É raro. Também se pode argumentar que é raro num eléctrico. Um veículo não eléctrico entrar em combustão sem estar em trânsito (condução / em funcionamento) não é a primeira vez. Não vou quantificar - simplesmente porque quero estar a atirar números para o ar - mas falar em "virtualmente impossível" não me parece adequado de todo para o contexto da discussão.

Cada tipo de veículos tem o seu risco de incêndio. No fim do dia, o que interessa saber é a probabilidade de incêndio no seu todo, nos diversos contextos e nos riscos inerentes ou daí derivantes.



Ok é o que dizes é correcto, mas as baterias chumbo ácido ICE são consideradas extremamente seguras. São inclusivamente usadas na industria da aviação.

Aquitens um relatório em que em 40 anos não têm nenhum caso de incidentes de combustão espontânea de baterias convencionais.

Isto é como em tudo, algum dia há um acidente num edifício publico com mortes e depois é correr atrás do prejuízo.
Editado pela última vez por BearManBull em 2/7/2024 20:39, num total de 1 vez.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por BearManBull » 2/7/2024 20:25

tami Escreveu:Isto. Segundo li,


Segundo li onde?

Na imagem não parece nada isso.

É diferente entre ser-se um especialista ou não se ser um mancebo e comer gelados com a testa.

Se tens tanta confiança nos EVs compra e gasta o dinheiro como queiras quero lá saber. Agora andar a usar subsídios com dinheiro dos outros contribuintes é crime (pelo menos eticamente).
Editado pela última vez por BearManBull em 2/7/2024 20:33, num total de 1 vez.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por tami » 2/7/2024 19:26

m-m Escreveu:A causa mais frequente de incêndio nos camiões é o bloqueio dos travões nos atrelados, principalmente em AE nas zonas com mais declive e no Verão.

Se o camião está bastante carregado, o condutor não tiver atenção em travar com o motor e está tempo quente, a probabilidade de os calços pegarem fogo é bastante grande. Pela quantidade de veículos transportados, podemos apontar para perto das 20 ton.

A foto publicada é compatível com este cenário.


Isto. Segundo li, alegadamente de acordo com o condutor, terá começado nos travões do camião. Caro Bear, da mesma maneira que tu especulaste uma razão para o incendio, eu comentei com a informação que tinha. Percebo que sejas especialista no tema - como aliás és em todos os temas debatidos no fórum - e como sempre a razão esteja do teu lado. :clap:
 
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 2/7/2024 19:15

Não é virtualmente impossível e acontece. Se o termo combustão expontânea se refere especificamente à bateria (não deveria ser um critério para uma comparação justa) convém pelo menos dizer que um veículo ICE também tem baterias, tem motores de arranque (o solenoide de um motor de arranque pode causar um incendio, para citar um exemplo), podem ocorrer curtos-circuitos, tem um material combustível dentro do tanque, etc. Não é virtualmente impossível. É raro. Também se pode argumentar que é raro num eléctrico. Um veículo não eléctrico entrar em combustão sem estar em trânsito (condução / em funcionamento) não é a primeira vez. Não vou quantificar - simplesmente porque não quero estar a atirar números para o ar - mas falar em "virtualmente impossível" não me parece adequado de todo para o contexto da discussão.

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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por BearManBull » 2/7/2024 19:11

Um ICE em combustão espontânea?

Em acidente é outra história. Um ICE estacionado sem ninguém tocar nele é virtualmente impossível.

Saiu há uns tempos uma noticia de um hibrido entrar em combustão espontânea justamente por defeito de fabrico nos componentes da bateria.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Crissssx » 2/7/2024 18:23

BearManBull Escreveu:Na imagem claramente que o fogo é na parte superior. Notar-se que o camião circula numa autoestrada com declives reduzidos.

Estes veículos deviam ser proibidos em garagens publicas. É uma bomba relógio para uma tragédia.


Quantos conheces que tenham ardido? Eu a gasoleo conheço muitos eletricos até so momento não me cruzei com nenhum , mas pronto tu tens que ter razão...
 
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por BearManBull » 2/7/2024 17:36

Na imagem claramente que o fogo é na parte superior. Notar-se que o camião circula numa autoestrada com declives reduzidos.

Estes veículos deviam ser proibidos em garagens publicas. É uma bomba relógio para uma tragédia.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por m-m » 2/7/2024 16:52

A causa mais frequente de incêndio nos camiões é o bloqueio dos travões nos atrelados, principalmente em AE nas zonas com mais declive e no Verão.

Se o camião está bastante carregado, o condutor não tiver atenção em travar com o motor e está tempo quente, a probabilidade de os calços pegarem fogo é bastante grande. Pela quantidade de veículos transportados, podemos apontar para perto das 20 ton.

A foto publicada é compatível com este cenário.
 
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por BearManBull » 2/7/2024 15:59

Sim foi o camião... :wall:
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 2/7/2024 15:58

As imagens disponíveis sugerem que foi a carga do camião e não o camião em si. Que tenha conhecimento, não foi divulgada a causa, mas parece ter tido origem na carga, que também pelo que se percebe das imagens eram veículos Tesla (100% eléctricos). Não consigo vislumbrar outros veículos, é razoável dizer que a causa foi provavelmente um veículo eléctrico (possivelmente a bateria) mas claro que com mais certeza só saberemos depois.

Quanto à possibilidade de incêndio, esta discussão já ocorreu por aí (se bem me recordo, a opinião das análises/estudos tende para o lado de os veículos eléctricos não terem uma probabilidade claramente maior de se incendiarem; no entanto, quando se incendiam, tender a ser mais difícil controlar o incêncio - mas mesmo isto depende do contexto). Enfim, posso tentar repescar a informação, não é propriamente uma questão inteiramente pacífica. Os veículos convencionais também se incendeiam. Um incêndio de um eléctrico pode ser particularmente "espectacular" devido às reacções que se podem dar nas baterias.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Crissssx » 2/7/2024 15:56

BearManBull Escreveu:
Crissssx Escreveu:há velhos do restelo que querem a toda a força mostrar que estão corretos .


Quem quiser comprar que compre não imponham é agendas a quem não quer comprar. E principalmente de usar dinheiro dos contribuintes para implementar agendas ou sobre taxar quem usa ICEs.


E então por isso colocas uma noticia , que provalmente até nem foi nenhum eletrico que se incendiou e sim o camião ?
Seja que situação for , podia acontecer com qualquer veiculo ?ou só vês disto desde a chegada dos elétricos ?
 
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por BearManBull » 2/7/2024 15:53

tami Escreveu: O veiculo que provocou o incendio era a gasóleo,
:lol:

fake comments?! :roll:
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por BearManBull » 2/7/2024 15:51

Crissssx Escreveu:há velhos do restelo que querem a toda a força mostrar que estão corretos .


Quem quiser comprar que compre não imponham é agendas a quem não quer comprar. E principalmente de usar dinheiro dos contribuintes para implementar agendas ou sobre taxar quem usa ICEs.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por tami » 2/7/2024 15:25



E? O veiculo que provocou o incendio era a gasóleo, defendes que se acabe com essa "tecnologia"?
 
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por Crissssx » 2/7/2024 14:47

há velhos do restelo que querem a toda a força mostrar que estão corretos .
 
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por BearManBull » 2/7/2024 13:11

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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 19/6/2024 22:24

A abrandamento que se tem discutido tem ocorrido quer nos Estados Unidos quer na Europa, já agora.

Why Americans are not buying more EVs

President Biden wants to increase adoption, but his tariffs on Chinese imports could reduce competition and increase costs


Clint and Rachel Wells had reasons to consider buying an electric vehicle when it came to replacing one of their cars. But they had even more reasons to stick with petrol.

The couple live in Normal, Illinois, which has enjoyed an economic boost from the electric vehicle assembly plant opened there by upstart electric-car maker Rivian. EVs are a step forward from “using dead dinosaurs” to power cars, Clint Wells says, and he wants to support that.

But the couple decided to “get what was affordable” — in their case, a petrol-engined Honda Accord costing $19,000 after trade-in.

An EV priced at $25,000 would have been tempting, but only five new electric models costing less than $40,000 have come on to the US market in 2024. The hometown champion’s focus on luxury vehicles — its cheapest model is currently the $69,000 R1T — made it a non-starter.

“It’s just not accessible to us at this point in our life,” Rachel Wells says.

The Wells are among the millions of Americans opting to continue buying combustion-engine cars over electric vehicles, despite President Joe Biden’s ambitious target of having EVs make up half of all new cars sold in the US by 2030. Last year, the proportion was 9.5 per cent.

High sticker prices for cars on the forecourt, and high interest rates that are pushing up monthly lease payments, have combined with concerns over driving range and charging infrastructure to chill buyers’ enthusiasm — even among those who consider themselves green.

While EV technology is still improving and the popularity of electric cars is still increasing, sales growth has slowed. Many carmakers are rethinking manufacturing plans, cutting the numbers of EVs they had planned to produce for the US market in favour of combustion-engined and hybrid cars.

Electric vehicles have also found themselves at the intersection of two competing Biden administration priorities: tackling climate change and protecting American jobs.

Biden has pledged to lower US greenhouse gas emissions to 50-52 per cent below 2005 levels by 2030, with widespread EV adoption a significant part of that ambition.

But he wants to achieve it without recourse to imports from China, the world’s biggest producer of EVs and a dominant player in many of the raw materials that go into them. Washington has set out an industrial policy that hits Chinese manufacturers of cars, batteries and other components with punitive tariffs and restricts federal tax incentives for consumers buying their products.

The idea is to allow the US to develop its own supply chains, but analysts say such protectionism will result in higher EV prices for US consumers in the meantime. That could stall sales and result in the US remaining behind China and Europe in adoption of EVs, putting at risk not only the Biden administration’s targets but also the global uptake of EVs. The World Resources Institute says between 75 and 95 per cent of new passenger vehicles sold by 2030 need to be electric if Paris agreement goals are to be met.

“There is no question that this slows down EV adoption in the US,” says Everett Eissenstat, a former senior US Trade Representative official who served both Republican and Democratic administrations.

“We are just not producing the EVs the consumers want at a price point they want.”

(...)



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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 17/6/2024 23:58

Mudanças nos apoios à compra de elétricos deixam setor automóvel nervoso

A indicação dada pelo novo Governo de que irá alterar o modelo de apoios à aquisição de veículos elétricos apanhou de surpresa o setor e gerou
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Re: Mundo Automóvel

por MarcoAntonio » 13/6/2024 14:41

Fabricantes auto europeias desvalorizam com receios das tarifas da UE à China

O executivo comunitário anunciou que, provisoriamente, as importações de veículos elétricos da BYD passarão a ser taxadas em 17,4%, da Geely em 20% e da SAIC em 38,1%.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por BearManBull » 12/6/2024 11:07

Quando o Trump impos tarifas à UE pelos subsídios à Airbus diziam que era um destruidor do comercio internacional... :?
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 12/6/2024 10:39

Bruxelas vai aumentar tarifas sobre veículos elétricos chineses já em julho

União Europeia vai endurecer as tarifas aplicadas sobre as importações de veículos elétricos chineses, em resposta aos subsídios dados por Pequim. Ideia passa por subir a taxas atuais de 10% para um valor próximo de 25% a partir de julho. Alemanha teme retaliação por parte da China.
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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 5/6/2024 17:43

China’s plan to sell cheap EVs to the rest of the world

The resurrection of a car plant in Brazil’s poor north-east stands as a symbol of China’s global advance — and the west’s retreat.

BYD, the Shenzhen-based conglomerate, has taken over an old Ford factory in Camaçari, which was abandoned by the American automaker nearly a century after Henry Ford first set up operations in Brazil.

When Luiz Inácio Lula da Silva, Brazil’s president, visited China last year, he met BYD’s billionaire founder and chair Wang Chuanfu. After that meeting, BYD picked the country for its first carmaking hub outside of Asia.

Under a $1bn-plus investment plan, BYD intends to start producing electric and hybrid automobiles this year at the site in Bahia state, which will also manufacture bus and truck chassis and process battery materials.

The new Brazil plant is no outlier — it falls into a wave of corporate Chinese investment in electric vehicle manufacturing supply chains in the world’s most important developing economies.

The inadvertent result of rising protectionism in the US and Europe could be to drive many emerging markets into China’s hands.

Last month, Joe Biden issued a new broadside against Beijing’s deep financial support of Chinese industry as he unveiled sweeping new tariffs on a range of cleantech products — most notably, a 100 per cent tariff on electric vehicles. “It’s not competition. It’s cheating. And we’ve seen the damage here in America,” Biden said.

The measures were partly aimed at boosting Biden’s chances in his presidential battle with Donald Trump. But the tariffs, paired with rising restrictions on Chinese investment on American soil, will have immense impact on the global auto market, in effect shutting China’s world-leading EV makers out of the world’s biggest economy.

The EU’s own anti-subsidy investigation into Chinese electric cars is expected to conclude next week as Brussels tries to protect European carmakers by stemming the flow of low-cost Chinese electric vehicles into the bloc.

Government officials, executives and experts say that the series of new cleantech tariffs issued by Washington and Brussels is forcing China’s leading players to sharpen their focus on markets in the rest of the world.

This, they argue, will lead to Chinese dominance across the world’s most important emerging markets, including south-east Asia, Latin America and the Middle East, and the remaining western economies that are less protectionist than the US and Europe.

“That is the part that seems to be lost in this whole discussion of ‘can we raise some tariffs and slow down the Chinese advance’? That’s only defending your homeland. That’s leaving everything else open,” says Bill Russo, the former head of Chrysler in Asia and founder of Automobility, a Shanghai consultancy.

“Those markets are in play and China is aggressively going after those markets.”

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Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 22/5/2024 17:13

Atualizado com os dados de Abril, confirmando a tendência dos últimos meses.

A venda de (puros) eléctricos estagnada ou em baixa, contrastando com a alta dos híbridos.

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(fonte dos dados: acea)
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Re: Mundo Automóvel

por yaya » 15/5/2024 0:38

MarcoAntonio Escreveu:Em jovem, era um fervoroso adepto e seguidor da Formula 1. As décadas de 70-90 marcaram provavelmente uma ou duas gerações (há quem fale da era de ouro da F1). E um dos ícones dessa fase do desporto automóvel foi, incontornavelmente, Ayrton Senna.

Faz amanhã 30 anos que Ayrton Senna faleceu, infelizmente, à vista de toda a gente. Um episódio terrível e uma perda grande para o desporto automóvel. Todo aquele fim de semana foi um pesadelo, de resto, com o falecimento de Ratzenberger também.

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Se digo era, foi porque, em larga medida, este episódio me marcou negativamente e contribuiu para o meu desinteresse posterior. Não porque fosse um adepto fervoroso de Ayrton Senna em si. Gostava mesmo era do espetáculo do desporto e apreciava vários pilotos em simultâneo, Senna incluído. Mas por assistir ao acidente em direto e ao que depois se lhe seguiu...


Esse Mclaren de Senna e Prost ficou mesmo para a história
O recorde que detinham foi ultrapassado precisamente o ano passado

2023 RedBull Honda RBPTH001, Max e Pérez ganham 21 das 22 corridas (95,45%)
1988 McLaren Honda RA168E 1.5 V6 turbo, Senna e Prost ganham 15 das 16 corridas (93,75%)
2016 Mercedes PU106C Hybrid, Hamilton e Rosberg ganham 19 de 21 corridas (90,48%)
2002 Ferrari, Schumacher e Barrichelo ganham 15 de 17 corridas (88,24%)

Ainda nenhuma equipa conseguiu ganhar todas as corridas numa época
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