Análises e carteiras nas bolsas
Re: Análises e carteiras nas bolsas
Avaliação Atualizada (14/12/2024)
Carteira Norte-Americana (U.S. Market Timing)
A carteira teve uma descida de 4,46% em relação a 06/12/2024 (de +2,37% para -2,09%), mantendo-se abaixo do índice de referência (SPX). A diferença em relação ao SPX aumentou 3,77%.
Em 06/12/2024, a carteira estava 4,24% abaixo do SPX (SPX: +6,61%). Em 14/12/2024, está 8,01% abaixo do SPX (SPX: +5,92%).
O ativo que mais subiu desde 06/12/2024 foi o COMM (Commscope Holding Company), com uma variação de preço de +8,10%, subindo de $5,31 para $5,74.
O ativo que mais desceu desde 06/12/2024 foi o AMSC (American Superconductor Corporation), com uma variação de preço de -17,22%, caindo de $31,20 para $25,83.
A CLOV reagiu bem à linha de suporte, enquanto a AMSC desceu, mas ainda está próxima da linha. Neste momento, estou a pensar manter as ações até ao final do ano e depois fazer uma avaliação, mas não me comprometo com isso. Mais tarde, posso decidir vender as que estiverem a descer mais e reforçar as outras, mas por enquanto continuo a acreditar em todas. As desvalorizações não me incomodam muito, desde que não prejudiquem demasiado o resultado da carteira e continue a acreditar nelas.
A COMM, por exemplo, desceu -43,01% desde 6 de novembro, mas agora está a descer apenas -20,17%, e quem sabe se no próximo ano não vai estar a subir mais de 100%. Foi para tentar ter valorizações desse género que escolhi estas ações. Já sabia que eram voláteis, e essa foi também uma das razões porque as escolhi.
No entanto, há uma ação que não escolhi para a carteira, mas podia facilmente ter escolhido, que é a TSLA. Escolhi a TSLA para a lista das cunhas, e ela atingiu o objetivo da cunha e continua a subir, mas optei por não a ter na carteira. Mas acredito que pelo menos algumas das ações que escolhi ainda vão justificar as razões de as ter escolhido.
Esta semana, estava a contar que as ações descessem, mas também que o Nasdaq descesse. Fechei a posição longa no Nasdaq que tinha através do TQQQ e abri uma posição curta através do SQQQ, mas o Nasdaq foi o único índice dos EUA a subir +0,76% esta semana. O NYA desceu -1,88%, o Russell -2,45%, o Dow Jones -1,82% e o SPX -0,64%. Parece que escolhi o índice errado para o short, mas ainda acho que o Nasdaq pode descer abaixo do mínimo de quarta feira. Não estou muito confiante, porque é difícil estar confiante quando ele foi o único que não desceu, mas ainda acredito. Uso alguns indicadores de timing específicos para índices, e eles fazem-me pensar que pode descer. Só depois de o Nasdaq descer, e se descer, é que vou estar mais focado na subida.
A COMM, por exemplo, desceu -43,01% desde 6 de novembro, mas agora está a descer apenas -20,17%, e quem sabe se no próximo ano não vai estar a subir mais de 100%. Foi para tentar ter valorizações desse género que escolhi estas ações. Já sabia que eram voláteis, e essa foi também uma das razões porque as escolhi.
No entanto, há uma ação que não escolhi para a carteira, mas podia facilmente ter escolhido, que é a TSLA. Escolhi a TSLA para a lista das cunhas, e ela atingiu o objetivo da cunha e continua a subir, mas optei por não a ter na carteira. Mas acredito que pelo menos algumas das ações que escolhi ainda vão justificar as razões de as ter escolhido.
Esta semana, estava a contar que as ações descessem, mas também que o Nasdaq descesse. Fechei a posição longa no Nasdaq que tinha através do TQQQ e abri uma posição curta através do SQQQ, mas o Nasdaq foi o único índice dos EUA a subir +0,76% esta semana. O NYA desceu -1,88%, o Russell -2,45%, o Dow Jones -1,82% e o SPX -0,64%. Parece que escolhi o índice errado para o short, mas ainda acho que o Nasdaq pode descer abaixo do mínimo de quarta feira. Não estou muito confiante, porque é difícil estar confiante quando ele foi o único que não desceu, mas ainda acredito. Uso alguns indicadores de timing específicos para índices, e eles fazem-me pensar que pode descer. Só depois de o Nasdaq descer, e se descer, é que vou estar mais focado na subida.
São estes os possíveis suportes que vi nas duas ações
Bem, mudei de ideias. Não vou fechar.
As duas estão proximo de possiveis suportes e vou arriscar pelo menos mais um dia.
As duas estão proximo de possiveis suportes e vou arriscar pelo menos mais um dia.
Vou fechar as duas ações com pior resultado.
previsor Escreveu:A EGL está num ponto importante. Se não descer amanhã, será a primeira vez desde maio que não desce depois de abrir acima da linha de resistência descendente como provavelmente vai abrir amanha.
Confirmou-se.
Ela já tinha dado sinais de que o comportamento estava a mudar. Há dias também fiz esta nota.
previsor Escreveu:Ontem foi a primeira vez, desde maio de 2024, que a Mota-Engil subiu no dia seguinte após ter descido quando estava acima da linha de resistência descendente.
A EDPR também reagiu bem hoje numa zona importante, mas o mais importante é que consiga fechar o ano acima de 10,02, de preferência o mais acima possível.
Concordo com a análise da Mota Engil. A empresa parece estar num excelente ponto de entrada, até para um longo. Tanto do ponto vista fundamental como técnico. Os sinais estão todos lá. A ver vamos.
- Registado: 20/11/2015 17:22
Vou abrir a minha primeira posição short desde o início das carteiras. Não vou sair das ações, por isso vou estar longo e curto ao mesmo tempo. Vou arriscar um pouco, porque é contra a tendência e não tenho uma justificação muito sólida, porque tenho dúvidas, mas acho que o Nasdaq pode descer um ou mais dias e voltar para onde fechou na quarta feira.
Se correr bem, talvez consiga diminuir um pouco a diferença para os índices de referência. Se correr mal, provavelmente vou agravar a diferença.
Se correr bem, talvez consiga diminuir um pouco a diferença para os índices de referência. Se correr mal, provavelmente vou agravar a diferença.
A EDPR fechou a 9,99. Ainda acho que ela vai dar a volta à situação e subir, mas é como disse, a primeira vez desde 2014 que desce abaixo da abertura do último ano positivo.
Em 2020, ela subiu 118%, de 10,04 para 21,96, mas nos últimos 4 anos anulou todo o ganho que conseguiu nesse ano, já considerando os dividendos.
A EGL está num ponto importante. Se não descer amanhã, será a primeira vez desde maio que não desce depois de abrir acima da linha de resistência descendente como provavelmente vai abrir amanha. Nas últimas 5 vezes, desceu sempre. Mesmo que desça, vou continuar acreditar que vai subir até ao objetivo da cunha, mas este é um ponto relevante, considerando o histórico.
Em 2020, ela subiu 118%, de 10,04 para 21,96, mas nos últimos 4 anos anulou todo o ganho que conseguiu nesse ano, já considerando os dividendos.
A EGL está num ponto importante. Se não descer amanhã, será a primeira vez desde maio que não desce depois de abrir acima da linha de resistência descendente como provavelmente vai abrir amanha. Nas últimas 5 vezes, desceu sempre. Mesmo que desça, vou continuar acreditar que vai subir até ao objetivo da cunha, mas este é um ponto relevante, considerando o histórico.
Comprei 46 unidades da COMM a 5,54. Já tinha 264 a 6,42 e agora tenho 310 a um preço médio de 6,29. Também comprei 53 unidades da CLOV a 3,17. Já tinha 386 a 4,33 e agora tenho 439 a 4,19.
Valores de referência para acompanhar:
PSI
Fecho do ano de 2023: 6396.48
Fecho de novembro: 6418.34
Fecho do trimestre abril a junho: 6480.06
Se fizer menos de 6396.48, o PSI fecha o ano negativo.
Se fizer menos de 6418.34, o PSI desce este mês.
Acho que pode fechar acima do valor de novembro e próximo do fecho do trimestre abril a junho para tapar o gap que fiz referência no fim de semana.
EDPR
Abertura do ano de 2020: 10.02
Desde 2014, a EDPR nunca desceu abaixo da abertura do último ano positivo. O último ano positivo foi 2020 e abriu a 10.02.
Para manter esse padrão, não pode descer abaixo de 10.02.
O minimo atual deste ano é 10.04 feito ontem.
Se a EDPR fizer menos de 10,02, isso não quer dizer que depois não possa voltar a subir. Por exemplo, desde 2009, o SPX já desceu abaixo da abertura de um ano anterior positivo e voltou a subir. No entanto, desde 2009, o SPX nunca fechou abaixo da abertura de um ano anterior positivo. O preço de fecho tem mais importância. Seria um mau sinal fechar o ano abaixo de 10,02.
PSI
Fecho do ano de 2023: 6396.48
Fecho de novembro: 6418.34
Fecho do trimestre abril a junho: 6480.06
Se fizer menos de 6396.48, o PSI fecha o ano negativo.
Se fizer menos de 6418.34, o PSI desce este mês.
Acho que pode fechar acima do valor de novembro e próximo do fecho do trimestre abril a junho para tapar o gap que fiz referência no fim de semana.
EDPR
Abertura do ano de 2020: 10.02
Desde 2014, a EDPR nunca desceu abaixo da abertura do último ano positivo. O último ano positivo foi 2020 e abriu a 10.02.
Para manter esse padrão, não pode descer abaixo de 10.02.
O minimo atual deste ano é 10.04 feito ontem.
Se a EDPR fizer menos de 10,02, isso não quer dizer que depois não possa voltar a subir. Por exemplo, desde 2009, o SPX já desceu abaixo da abertura de um ano anterior positivo e voltou a subir. No entanto, desde 2009, o SPX nunca fechou abaixo da abertura de um ano anterior positivo. O preço de fecho tem mais importância. Seria um mau sinal fechar o ano abaixo de 10,02.
Editado pela última vez por previsor em 10/12/2024 17:50, num total de 1 vez.
Todas as posições abertas estão no vermelho, mas acredito que um dia todas estarão no verde.
Vou reduzir algumas quantidades das ações que tenho e comprar mais uma ação europeia fora de Portugal.
Saí totalmente da posição do TQQQ. Fechei metade na abertura e a outra metade foi fechada com o stop. No entanto, vou comprar novamente e também adicionar a SMCI.
Vou reduzir as quantidades dos ativos. O motivo para reduzir os ETPs é porque acho que os índices podem descer. Não muito, mas vou tentar fazer algum timing. Já no caso das ações, o motivo é porque estou a pensar comprar mais uma ação e ao mesmo tempo quero diminuir o montante investido em ações.
Em julho, o PSI abriu com um gap up trimestral de 1,42%, subiu e deixou o gap visível.
Este trimestre, desceu e talvez não volte a subir antes de tapar o gap, que é maior do que os anteriores.
Outras curiosidades no gráfico trimestral são que os últimos 3 trimestres negativos aconteceram sempre após 2 trimestres positivos, e o PSI ainda não teve dois trimestres negativos consecutivos desde 2020.
Também sobre um gap parcial, mas numa ação americana e no gráfico mensal.
Em abril, a ZETA abriu o mês com um gap up superior a 8%. Subiu bastante e deixou o gap visível. Meses mais tarde, teve uma grande correção e acabou por tapar o gap.
Este trimestre, desceu e talvez não volte a subir antes de tapar o gap, que é maior do que os anteriores.
Outras curiosidades no gráfico trimestral são que os últimos 3 trimestres negativos aconteceram sempre após 2 trimestres positivos, e o PSI ainda não teve dois trimestres negativos consecutivos desde 2020.
Também sobre um gap parcial, mas numa ação americana e no gráfico mensal.
Em abril, a ZETA abriu o mês com um gap up superior a 8%. Subiu bastante e deixou o gap visível. Meses mais tarde, teve uma grande correção e acabou por tapar o gap.
Vou retirar a TSLA da lista das cunhas, porque já atingiu o objetivo.
Tesla Inc. (TSLA)
Data de Publicação: 12/11/2024 21:00
Preço na Publicação: 328,49
Preço do Objetivo: 382,20
Classificação da Cunha: Cunha de alargamento descendente
Tipo de Gráfico: Mensal
Retorno Percentual até ao Objetivo: 16,37%
Preço Atual: 389,22
Retorno Atual: +18,49%
Retorno Necessário para Atingir o Objetivo: Já atingido!
Tesla Inc. (TSLA)
Data de Publicação: 12/11/2024 21:00
Preço na Publicação: 328,49
Preço do Objetivo: 382,20
Classificação da Cunha: Cunha de alargamento descendente
Tipo de Gráfico: Mensal
Retorno Percentual até ao Objetivo: 16,37%
Preço Atual: 389,22
Retorno Atual: +18,49%
Retorno Necessário para Atingir o Objetivo: Já atingido!
Notas soltas:
Ontem foi a primeira vez, desde maio de 2024, que a Mota-Engil subiu no dia seguinte após ter descido quando estava acima da linha de resistência descendente. Nas duas vezes anteriores, também desceu no dia seguinte.
Desde outubro de 2020, o PSI teve 13 trimestres positivos e 4 negativos, incluindo o trimestre atual.
Ontem foi a primeira vez, desde maio de 2024, que a Mota-Engil subiu no dia seguinte após ter descido quando estava acima da linha de resistência descendente. Nas duas vezes anteriores, também desceu no dia seguinte.
Desde outubro de 2020, o PSI teve 13 trimestres positivos e 4 negativos, incluindo o trimestre atual.
Avaliação Atualizada (06/12/2024)
A carteira melhorou 3,99% em relação a 30/11/2024 (de -1,62% para +2,37%). Continua abaixo dos índices de referência, mas a diferença diminuiu 0,52% em relação ao NDX e 2,98% em relação ao SPX.
Em 30/11/2024, a carteira estava 6,46% abaixo do NDX (NDX: +4,84%) e 7,22% abaixo do SPX (SPX: +5,60%). Em 06/12/2024, a carteira está 5,94% abaixo do NDX (NDX: +8,31%) e 4,24% abaixo do SPX (SPX: +6,61%).
O ativo que mais subiu desde 30/11/2024 foi o COMM (Commscope Holding Company), com uma variação de preço de +11,32%, subindo de $4,77 para $5,31. Já o ativo que mais desceu foi o GCT (GigaCloud Technology Inc.), com uma variação de preço de -10,12%, descendo de $24,70 para $22,20.
A carteira melhorou 3,99% em relação a 30/11/2024 (de -1,62% para +2,37%). Continua abaixo dos índices de referência, mas a diferença diminuiu 0,52% em relação ao NDX e 2,98% em relação ao SPX.
Em 30/11/2024, a carteira estava 6,46% abaixo do NDX (NDX: +4,84%) e 7,22% abaixo do SPX (SPX: +5,60%). Em 06/12/2024, a carteira está 5,94% abaixo do NDX (NDX: +8,31%) e 4,24% abaixo do SPX (SPX: +6,61%).
O ativo que mais subiu desde 30/11/2024 foi o COMM (Commscope Holding Company), com uma variação de preço de +11,32%, subindo de $4,77 para $5,31. Já o ativo que mais desceu foi o GCT (GigaCloud Technology Inc.), com uma variação de preço de -10,12%, descendo de $24,70 para $22,20.
Avaliação Atualizada (06/12/2024)
Carteira Europeia (EU Market Timing)
A carteira melhorou 3,76% em relação a 30/11/2024 (de -4,94% para -1,18%). Continua abaixo do índice STOXX50E, mas a diferença diminuiu 0,21%. Além disso, a carteira ganhou 5,00% em relação ao PSI e está agora acima do PSI.
Em 30/11/2024, a carteira estava 3,43% abaixo do STOXX50E (STOXX50E: -1,51%) e 2,16% abaixo do PSI (PSI: -2,78%). Em 06/12/2024, a carteira está 3,22% abaixo do STOXX50E (STOXX50E: +2,04%) e 2,84% acima do PSI (PSI: -4,02%).
O ativo que mais subiu desde 30/11/2024 foi o 3EUL (WisdomTree EURO STOXX 50 3x Daily Leveraged), com uma variação de preço de +10,96%, subindo de €367,53 para €407,83. Já o ativo que mais desceu foi o EDPR (EDP Renováveis), com uma variação de preço de -8,21%, descendo de €11,08 para €10,17.
Carteira Europeia (EU Market Timing)
A carteira melhorou 3,76% em relação a 30/11/2024 (de -4,94% para -1,18%). Continua abaixo do índice STOXX50E, mas a diferença diminuiu 0,21%. Além disso, a carteira ganhou 5,00% em relação ao PSI e está agora acima do PSI.
Em 30/11/2024, a carteira estava 3,43% abaixo do STOXX50E (STOXX50E: -1,51%) e 2,16% abaixo do PSI (PSI: -2,78%). Em 06/12/2024, a carteira está 3,22% abaixo do STOXX50E (STOXX50E: +2,04%) e 2,84% acima do PSI (PSI: -4,02%).
O ativo que mais subiu desde 30/11/2024 foi o 3EUL (WisdomTree EURO STOXX 50 3x Daily Leveraged), com uma variação de preço de +10,96%, subindo de €367,53 para €407,83. Já o ativo que mais desceu foi o EDPR (EDP Renováveis), com uma variação de preço de -8,21%, descendo de €11,08 para €10,17.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Investor Tuga, karaya75, latbal, LMMV, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, OSTC, Phil2014, PMP69, Shimazaki_2, tami, Tosta mista, TTM62, VALHALLA e 99 visitantes