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Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 3/2/2011 11:43

Deep Puple Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
artista Escreveu:Eu em viagem ponho o computador e bordo no "instantâneo" e ando a velocidades entre os 90 e os 130Km/h e faço consumos muito baixos, na casa dos 4 litros aos 100, já cheguei a fazer 3,9! :)


No meu caso, com o carro que conduzo actualmente, em auto-estrada faço menos de 5L/100 mesmo a atingir velocidades da ordem dos 130Km/h (que não deve estar mt longe da velocidade média que faço em auto-estrada). No geral, faço uma média de cerca de 6L/100, tenho um consumo relativamente baixo sem andar a morrer na estrada (acho que sou um condutor relativamente económico sem entrar em exageros de hipermiling).


5 Litros em 100 em auto estrada só se for num Peugeot 307 HDI com 74 CV, ou outro similar.

Noe meu caso, nunca faço menos de 8 Litros aos 100, em auto estrada, e em carro a Diesel.


No meu caso é um Renault Mégane 1.5DCI...
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por tonirai » 3/2/2011 10:11

TheTraveler Escreveu:Os computadores de bordo não são 100% certos. Basta ver que alguns carros marcam 0 se forem em desaceleração.

E é mesmo assim nos motores modernos... e se desengatares a mudança e fores em ponto morto, verificarás que marcará algum consumo;

Isso deve-se a que o carro corta a injecção de combustível (fuel cut-off), porque detecta que não precisa para mantê-lo a trabalhar (a rotação encarrega-se disso);
Já em ponto morto, é necessário uma quantia mínima para manter o motor a trabalhar.
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por MarcoAntonio » 3/2/2011 10:09

MarcoAntonio Escreveu:
TheTraveler Escreveu:Os computadores de bordo não são 100% certos. Basta ver que alguns carros marcam 0 se forem em desaceleração.


Isso acontece porque eles gastam mesmo praticamente zero nessas situações, se o carro tiver gestão electrónica da injecção...


Já agora, uma patente relacionada precisamente com o corte da injecção em desacelaração, datada já de 92:

http://www.patentstorm.us/patents/5119781.html

Hoje em dia isso é banal, suponho que praticamente todos os automóveis já fazem isso.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por MarcoAntonio » 3/2/2011 10:02

TheTraveler Escreveu:Os computadores de bordo não são 100% certos. Basta ver que alguns carros marcam 0 se forem em desaceleração.


Isso acontece porque eles gastam mesmo praticamente zero nessas situações, se o carro tiver gestão electrónica da injecção...
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por TheTraveler » 3/2/2011 9:58

MarcoAntonio Escreveu:
Elias Escreveu:Alguma vez fizeste a experiência para saber qual a poupança efectiva?


Elias, basta olhar para o computador de bordo...


Os computadores de bordo não são 100% certos. Basta ver que alguns carros marcam 0 se forem em desaceleração.
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por Elias » 3/2/2011 9:17

MarcoAntonio Escreveu:
Elias Escreveu:Alguma vez fizeste a experiência para saber qual a poupança efectiva?


Elias, basta olhar para o computador de bordo...


Xiii... sou mesmo um gajo da idade da pedra. Atão não é que o meu carro não tem cá disso? :oops:


tonirai Escreveu:Eu habituei-me a andar devagar (os tais "raramente acima de 110 km/h), mas para isso, há que sair atempadamente para os destinos... se for para andar sempre atrasado ou à justa, não há consumo que resista ao aumento de velocidade para chegarmos a tempo.


E mainada :clap:
 
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por Elias » 3/2/2011 9:13

Deep Puple Escreveu:Tenho que ver os meus consumos em autoestrada. Mas, nunca consigo andar a menos de 150Km. Por isso os meus consumos nunca serem inferiores a 8 litros.


"Não consegues" é relativo.

Se a fiscalização fosse do mesmo calibre e com as mesmas consequências monetárias da que há noutros países, se calhar "conseguias"... :wink:
 
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por tonirai » 3/2/2011 9:13

Deep Puple Escreveu:Tenho que ver os meus consumos em autoestrada. Mas, nunca consigo andar a menos de 150Km. Por isso os meus consumos nunca serem inferiores a 8 litros.

Sendo assim... não são os consumos que tens que ver, mas sim a velocidade :mrgreen:

Sim, porque a essa velocidade, esse consumo parece-me normal...

Eu habituei-me a andar devagar (os tais "raramente acima de 110 km/h), mas para isso, há que sair atempadamente para os destinos... se for para andar sempre atrasado ou à justa, não há consumo que resista ao aumento de velocidade para chegarmos a tempo.
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por MarcoAntonio » 3/2/2011 9:11

Elias Escreveu:Alguma vez fizeste a experiência para saber qual a poupança efectiva?


Elias, basta olhar para o computador de bordo...
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por Elias » 3/2/2011 9:10

MarcoAntonio Escreveu:
Elias Escreveu:De acordo, mas circular a 80 ou 90, por exemplo, nada tem a ver com hypermiling, certo?


Para mim tem (aliás, ia só poupar umas décimas o que é meio irrelevante, facilmente são recuperáveis ou gastas noutras situações).


Alguma vez fizeste a experiência para saber qual a poupança efectiva?
 
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por Automech » 3/2/2011 9:00

Já agora fica aqui um tópico em que já se falou do Hypermiling

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &js_link=1
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por MarcoAntonio » 3/2/2011 8:58

Elias Escreveu:De acordo, mas circular a 80 ou 90, por exemplo, nada tem a ver com hypermiling, certo?


Para mim tem (aliás, ia só poupar umas décimas o que é meio irrelevante, facilmente são recuperáveis ou gastas noutras situações).
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por Deep Puple » 3/2/2011 8:57

MarcoAntonio Escreveu:
Deep Puple Escreveu:5 Litros em 100 em auto estrada só se for num Peugeot 307 HDI com 74 CV, ou outro similar.

Noe meu caso, nunca faço menos de 8 Litros aos 100, em auto estrada, e em carro a Diesel.


É um 320D/150cv.

Esses peugeots são muito económicos sim...


Tenho que ver os meus consumos em autoestrada. Mas, nunca consigo andar a menos de 150Km. Por isso os meus consumos nunca serem inferiores a 8 litros.
 
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por Elias » 3/2/2011 8:55

Mares Escreveu:Mas o que quero aqui dizer é... por mais que tente, é difícil (por questões de hábito) circular no tipo de condução com consumo óptimo (70-90 Km/h)...


Penso que isso é difícil para muita gente, justamente por uma questão de hábito.

MarcoAntonio Escreveu:No geral, faço uma média de cerca de 6L/100, tenho um consumo relativamente baixo sem andar a morrer na estrada (acho que sou um condutor relativamente económico sem entrar em exageros de hipermiling).


De acordo, mas circular a 80 ou 90, por exemplo, nada tem a ver com hypermiling, certo?
 
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por tonirai » 3/2/2011 8:55

Deep Puple Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
artista Escreveu:Eu em viagem ponho o computador e bordo no "instantâneo" e ando a velocidades entre os 90 e os 130Km/h e faço consumos muito baixos, na casa dos 4 litros aos 100, já cheguei a fazer 3,9! :)


No meu caso, com o carro que conduzo actualmente, em auto-estrada faço menos de 5L/100 mesmo a atingir velocidades da ordem dos 130Km/h (que não deve estar mt longe da velocidade média que faço em auto-estrada). No geral, faço uma média de cerca de 6L/100, tenho um consumo relativamente baixo sem andar a morrer na estrada (acho que sou um condutor relativamente económico sem entrar em exageros de hipermiling).


5 Litros em 100 em auto estrada só se for num Peugeot 307 HDI com 74 CV, ou outro similar.

Noe meu caso, nunca faço menos de 8 Litros aos 100, em auto estrada, e em carro a Diesel.

E se for? Não é um carro? :roll:

No meu caso, até acrescento:
Peugeot 206 1.4 hdi 70cv... consumo misto (actualmente, 60% AEs, 30% nacionais, e 10% cidade) de 4.6L (vai variando entre 4.4L e 4.7L).
Após atestar o depósito, nunca volto a uma bomba antes de, pelo menos, 1100 kms percorridos).

Mas se só fizer AE, a uma velocidade constante e nunca ultrapassando os 110 km/h, facilmente faço 4L e uns pozinhos :wink:
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por MarcoAntonio » 3/2/2011 8:47

Deep Puple Escreveu:5 Litros em 100 em auto estrada só se for num Peugeot 307 HDI com 74 CV, ou outro similar.

Noe meu caso, nunca faço menos de 8 Litros aos 100, em auto estrada, e em carro a Diesel.


É um 320D/150cv.

Esses peugeots são muito económicos sim...
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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por Deep Puple » 3/2/2011 8:45

MarcoAntonio Escreveu:
artista Escreveu:Eu em viagem ponho o computador e bordo no "instantâneo" e ando a velocidades entre os 90 e os 130Km/h e faço consumos muito baixos, na casa dos 4 litros aos 100, já cheguei a fazer 3,9! :)


No meu caso, com o carro que conduzo actualmente, em auto-estrada faço menos de 5L/100 mesmo a atingir velocidades da ordem dos 130Km/h (que não deve estar mt longe da velocidade média que faço em auto-estrada). No geral, faço uma média de cerca de 6L/100, tenho um consumo relativamente baixo sem andar a morrer na estrada (acho que sou um condutor relativamente económico sem entrar em exageros de hipermiling).


5 Litros em 100 em auto estrada só se for num Peugeot 307 HDI com 74 CV, ou outro similar.

Noe meu caso, nunca faço menos de 8 Litros aos 100, em auto estrada, e em carro a Diesel.
 
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por MarcoAntonio » 3/2/2011 8:44

Nico Escreveu:Creio é que a 6ª mudança nos carros mais recentes é que vem suportar essa teoria da velocidade mais elevada => menor consumo, visto que a 6ª velovidade permite menores rotações ao motor, logo menos consumo...


Essa tendência é anterior a ter começado a ser introduzida a 6ª velocidade e ocorre de resto em veículos recentes que não têm sequer 6ª velocidade...

Aliás, a 6ª velocidade não altera praticamente nada nessa matéria uma vez que a 6ª velocidade é praticamente igual e corresponde à 5ª velocidade: a diferença está no escalonamento intermédio mas isso não interfere numa velocidade cruzeiro, que é o que está em causa neste caso.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 3/2/2011 8:46, num total de 1 vez.
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por Nico » 3/2/2011 8:41

Creio é que a 6ª mudança nos carros mais recentes é que vem suportar essa teoria da velocidade mais elevada => menor consumo, visto que a 6ª velovidade permite menores rotações ao motor, logo menos consumo...
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por MarcoAntonio » 3/2/2011 1:03

artista Escreveu:Eu em viagem ponho o computador e bordo no "instantâneo" e ando a velocidades entre os 90 e os 130Km/h e faço consumos muito baixos, na casa dos 4 litros aos 100, já cheguei a fazer 3,9! :)


No meu caso, com o carro que conduzo actualmente, em auto-estrada faço menos de 5L/100 mesmo a atingir velocidades da ordem dos 130Km/h (que não deve estar mt longe da velocidade média que faço em auto-estrada). No geral, faço uma média de cerca de 6L/100, tenho um consumo relativamente baixo sem andar a morrer na estrada (acho que sou um condutor relativamente económico sem entrar em exageros de hipermiling).
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por Mares » 3/2/2011 1:02

Elias e MarcoAntonio,

Este assunto do consumo do carro em função da velocidade é uma assunto bastante interessante.

Os consumos baixam significativamente para o fundo da curva e sobem exponencialmente para nos extemos (baixas e altas velocidades).

Mas o que quero aqui dizer é... por mais que tente, é difícil (por questões de hábito) circular no tipo de condução com consumo óptimo (70-90 Km/h)...
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
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por artista_ » 3/2/2011 0:57

Eu em viagem ponho o computador e bordo no "instantâneo" e ando a velocidades entre os 90 e os 130Km/h e faço consumos muito baixos, na casa dos 4 litros aos 100, já cheguei a fazer 3,9! :)
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por MarcoAntonio » 3/2/2011 0:43

Um exemplo da curva de consumo típica pode ser visto aqui também (não indicam qual o modelo a que se refere ou se é alguma média, pelo que deve ser tomado como um exemplo genérico):

http://www.fueleconomy.gov/feg/driveHabits.shtml

De uma forma geral apontam para a subida acentuada do consumo sensivelmente a partir dos 60mph (~97km/h).
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por MarcoAntonio » 3/2/2011 0:31

Elias Escreveu:Hum... mas quando vês as fichas técnicas dos carros, o consumo a 120 km/h é invariavelmente superior ao consumo a 90 km/h.


O que te diz mt pouco sobre o que se passa a velocidades intermédias!

A relação velocidade versus consumo não é linear, é uma curva grosso modo em forma de lomba. O consumo pode continuar a baixar acima dos 90 e depois a partir de certa altura começar a subir. A curva também não é simétrica, acima da velocidade óptima o consumo começa a subir mais rapidamente do que desceu até ai...
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por MarcoAntonio » 3/2/2011 0:27

Os automóveis actuais são mais económicos a velocidades mais elevadas (e apresentam a velocidade óptima a valores mais elevados) que veículos mais antigos. Este estudo:

http://cta.ornl.gov/data/tedb29/Edition29_Chapter04.pdf

mostra como veículos mais recentes apresentam melhores consumos a velocidades mais elevadas, com consumos relativamente baixos a velocidades como 105Km/h, por exemplo.

Há lá um gráfico para o fim onde se pode perfeitamente apreciar o avanço da curva consumo versus velocidade (os dados estão em MPG, mile per galon).


O veículo mais recente aí analisado é já de 1997, porém. Volto a sublinhar que isto é dependente de modelo para modelo...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 3/2/2011 0:59, num total de 1 vez.
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