GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
Deep Puple Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:artista Escreveu:Eu em viagem ponho o computador e bordo no "instantâneo" e ando a velocidades entre os 90 e os 130Km/h e faço consumos muito baixos, na casa dos 4 litros aos 100, já cheguei a fazer 3,9!
No meu caso, com o carro que conduzo actualmente, em auto-estrada faço menos de 5L/100 mesmo a atingir velocidades da ordem dos 130Km/h (que não deve estar mt longe da velocidade média que faço em auto-estrada). No geral, faço uma média de cerca de 6L/100, tenho um consumo relativamente baixo sem andar a morrer na estrada (acho que sou um condutor relativamente económico sem entrar em exageros de hipermiling).
5 Litros em 100 em auto estrada só se for num Peugeot 307 HDI com 74 CV, ou outro similar.
Noe meu caso, nunca faço menos de 8 Litros aos 100, em auto estrada, e em carro a Diesel.
No meu caso é um Renault Mégane 1.5DCI...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
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TheTraveler Escreveu:Os computadores de bordo não são 100% certos. Basta ver que alguns carros marcam 0 se forem em desaceleração.
E é mesmo assim nos motores modernos... e se desengatares a mudança e fores em ponto morto, verificarás que marcará algum consumo;
Isso deve-se a que o carro corta a injecção de combustível (fuel cut-off), porque detecta que não precisa para mantê-lo a trabalhar (a rotação encarrega-se disso);
Já em ponto morto, é necessário uma quantia mínima para manter o motor a trabalhar.
MarcoAntonio Escreveu:TheTraveler Escreveu:Os computadores de bordo não são 100% certos. Basta ver que alguns carros marcam 0 se forem em desaceleração.
Isso acontece porque eles gastam mesmo praticamente zero nessas situações, se o carro tiver gestão electrónica da injecção...
Já agora, uma patente relacionada precisamente com o corte da injecção em desacelaração, datada já de 92:
http://www.patentstorm.us/patents/5119781.html
Hoje em dia isso é banal, suponho que praticamente todos os automóveis já fazem isso.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
TheTraveler Escreveu:Os computadores de bordo não são 100% certos. Basta ver que alguns carros marcam 0 se forem em desaceleração.
Isso acontece porque eles gastam mesmo praticamente zero nessas situações, se o carro tiver gestão electrónica da injecção...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Elias Escreveu:Alguma vez fizeste a experiência para saber qual a poupança efectiva?
Elias, basta olhar para o computador de bordo...
Os computadores de bordo não são 100% certos. Basta ver que alguns carros marcam 0 se forem em desaceleração.
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MarcoAntonio Escreveu:Elias Escreveu:Alguma vez fizeste a experiência para saber qual a poupança efectiva?
Elias, basta olhar para o computador de bordo...
Xiii... sou mesmo um gajo da idade da pedra. Atão não é que o meu carro não tem cá disso?

tonirai Escreveu:Eu habituei-me a andar devagar (os tais "raramente acima de 110 km/h), mas para isso, há que sair atempadamente para os destinos... se for para andar sempre atrasado ou à justa, não há consumo que resista ao aumento de velocidade para chegarmos a tempo.
E mainada

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Deep Puple Escreveu:Tenho que ver os meus consumos em autoestrada. Mas, nunca consigo andar a menos de 150Km. Por isso os meus consumos nunca serem inferiores a 8 litros.
"Não consegues" é relativo.
Se a fiscalização fosse do mesmo calibre e com as mesmas consequências monetárias da que há noutros países, se calhar "conseguias"...

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Deep Puple Escreveu:Tenho que ver os meus consumos em autoestrada. Mas, nunca consigo andar a menos de 150Km. Por isso os meus consumos nunca serem inferiores a 8 litros.
Sendo assim... não são os consumos que tens que ver, mas sim a velocidade

Sim, porque a essa velocidade, esse consumo parece-me normal...
Eu habituei-me a andar devagar (os tais "raramente acima de 110 km/h), mas para isso, há que sair atempadamente para os destinos... se for para andar sempre atrasado ou à justa, não há consumo que resista ao aumento de velocidade para chegarmos a tempo.
Elias Escreveu:Alguma vez fizeste a experiência para saber qual a poupança efectiva?
Elias, basta olhar para o computador de bordo...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Elias Escreveu:De acordo, mas circular a 80 ou 90, por exemplo, nada tem a ver com hypermiling, certo?
Para mim tem (aliás, ia só poupar umas décimas o que é meio irrelevante, facilmente são recuperáveis ou gastas noutras situações).
Alguma vez fizeste a experiência para saber qual a poupança efectiva?
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Já agora fica aqui um tópico em que já se falou do Hypermiling
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &js_link=1
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Elias Escreveu:De acordo, mas circular a 80 ou 90, por exemplo, nada tem a ver com hypermiling, certo?
Para mim tem (aliás, ia só poupar umas décimas o que é meio irrelevante, facilmente são recuperáveis ou gastas noutras situações).
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Deep Puple Escreveu:5 Litros em 100 em auto estrada só se for num Peugeot 307 HDI com 74 CV, ou outro similar.
Noe meu caso, nunca faço menos de 8 Litros aos 100, em auto estrada, e em carro a Diesel.
É um 320D/150cv.
Esses peugeots são muito económicos sim...
Tenho que ver os meus consumos em autoestrada. Mas, nunca consigo andar a menos de 150Km. Por isso os meus consumos nunca serem inferiores a 8 litros.
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Mares Escreveu:Mas o que quero aqui dizer é... por mais que tente, é difícil (por questões de hábito) circular no tipo de condução com consumo óptimo (70-90 Km/h)...
Penso que isso é difícil para muita gente, justamente por uma questão de hábito.
MarcoAntonio Escreveu:No geral, faço uma média de cerca de 6L/100, tenho um consumo relativamente baixo sem andar a morrer na estrada (acho que sou um condutor relativamente económico sem entrar em exageros de hipermiling).
De acordo, mas circular a 80 ou 90, por exemplo, nada tem a ver com hypermiling, certo?
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Deep Puple Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:artista Escreveu:Eu em viagem ponho o computador e bordo no "instantâneo" e ando a velocidades entre os 90 e os 130Km/h e faço consumos muito baixos, na casa dos 4 litros aos 100, já cheguei a fazer 3,9!
No meu caso, com o carro que conduzo actualmente, em auto-estrada faço menos de 5L/100 mesmo a atingir velocidades da ordem dos 130Km/h (que não deve estar mt longe da velocidade média que faço em auto-estrada). No geral, faço uma média de cerca de 6L/100, tenho um consumo relativamente baixo sem andar a morrer na estrada (acho que sou um condutor relativamente económico sem entrar em exageros de hipermiling).
5 Litros em 100 em auto estrada só se for num Peugeot 307 HDI com 74 CV, ou outro similar.
Noe meu caso, nunca faço menos de 8 Litros aos 100, em auto estrada, e em carro a Diesel.
E se for? Não é um carro?

No meu caso, até acrescento:
Peugeot 206 1.4 hdi 70cv... consumo misto (actualmente, 60% AEs, 30% nacionais, e 10% cidade) de 4.6L (vai variando entre 4.4L e 4.7L).
Após atestar o depósito, nunca volto a uma bomba antes de, pelo menos, 1100 kms percorridos).
Mas se só fizer AE, a uma velocidade constante e nunca ultrapassando os 110 km/h, facilmente faço 4L e uns pozinhos

Deep Puple Escreveu:5 Litros em 100 em auto estrada só se for num Peugeot 307 HDI com 74 CV, ou outro similar.
Noe meu caso, nunca faço menos de 8 Litros aos 100, em auto estrada, e em carro a Diesel.
É um 320D/150cv.
Esses peugeots são muito económicos sim...
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:artista Escreveu:Eu em viagem ponho o computador e bordo no "instantâneo" e ando a velocidades entre os 90 e os 130Km/h e faço consumos muito baixos, na casa dos 4 litros aos 100, já cheguei a fazer 3,9!
No meu caso, com o carro que conduzo actualmente, em auto-estrada faço menos de 5L/100 mesmo a atingir velocidades da ordem dos 130Km/h (que não deve estar mt longe da velocidade média que faço em auto-estrada). No geral, faço uma média de cerca de 6L/100, tenho um consumo relativamente baixo sem andar a morrer na estrada (acho que sou um condutor relativamente económico sem entrar em exageros de hipermiling).
5 Litros em 100 em auto estrada só se for num Peugeot 307 HDI com 74 CV, ou outro similar.
Noe meu caso, nunca faço menos de 8 Litros aos 100, em auto estrada, e em carro a Diesel.
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Nico Escreveu:Creio é que a 6ª mudança nos carros mais recentes é que vem suportar essa teoria da velocidade mais elevada => menor consumo, visto que a 6ª velovidade permite menores rotações ao motor, logo menos consumo...
Essa tendência é anterior a ter começado a ser introduzida a 6ª velocidade e ocorre de resto em veículos recentes que não têm sequer 6ª velocidade...
Aliás, a 6ª velocidade não altera praticamente nada nessa matéria uma vez que a 6ª velocidade é praticamente igual e corresponde à 5ª velocidade: a diferença está no escalonamento intermédio mas isso não interfere numa velocidade cruzeiro, que é o que está em causa neste caso.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 3/2/2011 8:46, num total de 1 vez.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
artista Escreveu:Eu em viagem ponho o computador e bordo no "instantâneo" e ando a velocidades entre os 90 e os 130Km/h e faço consumos muito baixos, na casa dos 4 litros aos 100, já cheguei a fazer 3,9!
No meu caso, com o carro que conduzo actualmente, em auto-estrada faço menos de 5L/100 mesmo a atingir velocidades da ordem dos 130Km/h (que não deve estar mt longe da velocidade média que faço em auto-estrada). No geral, faço uma média de cerca de 6L/100, tenho um consumo relativamente baixo sem andar a morrer na estrada (acho que sou um condutor relativamente económico sem entrar em exageros de hipermiling).
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Elias e MarcoAntonio,
Este assunto do consumo do carro em função da velocidade é uma assunto bastante interessante.
Os consumos baixam significativamente para o fundo da curva e sobem exponencialmente para nos extemos (baixas e altas velocidades).
Mas o que quero aqui dizer é... por mais que tente, é difícil (por questões de hábito) circular no tipo de condução com consumo óptimo (70-90 Km/h)...
Este assunto do consumo do carro em função da velocidade é uma assunto bastante interessante.
Os consumos baixam significativamente para o fundo da curva e sobem exponencialmente para nos extemos (baixas e altas velocidades).
Mas o que quero aqui dizer é... por mais que tente, é difícil (por questões de hábito) circular no tipo de condução com consumo óptimo (70-90 Km/h)...
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
Eu em viagem ponho o computador e bordo no "instantâneo" e ando a velocidades entre os 90 e os 130Km/h e faço consumos muito baixos, na casa dos 4 litros aos 100, já cheguei a fazer 3,9! 

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
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Um exemplo da curva de consumo típica pode ser visto aqui também (não indicam qual o modelo a que se refere ou se é alguma média, pelo que deve ser tomado como um exemplo genérico):
http://www.fueleconomy.gov/feg/driveHabits.shtml
De uma forma geral apontam para a subida acentuada do consumo sensivelmente a partir dos 60mph (~97km/h).
http://www.fueleconomy.gov/feg/driveHabits.shtml
De uma forma geral apontam para a subida acentuada do consumo sensivelmente a partir dos 60mph (~97km/h).
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Elias Escreveu:Hum... mas quando vês as fichas técnicas dos carros, o consumo a 120 km/h é invariavelmente superior ao consumo a 90 km/h.
O que te diz mt pouco sobre o que se passa a velocidades intermédias!
A relação velocidade versus consumo não é linear, é uma curva grosso modo em forma de lomba. O consumo pode continuar a baixar acima dos 90 e depois a partir de certa altura começar a subir. A curva também não é simétrica, acima da velocidade óptima o consumo começa a subir mais rapidamente do que desceu até ai...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Os automóveis actuais são mais económicos a velocidades mais elevadas (e apresentam a velocidade óptima a valores mais elevados) que veículos mais antigos. Este estudo:
http://cta.ornl.gov/data/tedb29/Edition29_Chapter04.pdf
mostra como veículos mais recentes apresentam melhores consumos a velocidades mais elevadas, com consumos relativamente baixos a velocidades como 105Km/h, por exemplo.
Há lá um gráfico para o fim onde se pode perfeitamente apreciar o avanço da curva consumo versus velocidade (os dados estão em MPG, mile per galon).
O veículo mais recente aí analisado é já de 1997, porém. Volto a sublinhar que isto é dependente de modelo para modelo...
http://cta.ornl.gov/data/tedb29/Edition29_Chapter04.pdf
mostra como veículos mais recentes apresentam melhores consumos a velocidades mais elevadas, com consumos relativamente baixos a velocidades como 105Km/h, por exemplo.
Há lá um gráfico para o fim onde se pode perfeitamente apreciar o avanço da curva consumo versus velocidade (os dados estão em MPG, mile per galon).
O veículo mais recente aí analisado é já de 1997, porém. Volto a sublinhar que isto é dependente de modelo para modelo...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 3/2/2011 0:59, num total de 1 vez.
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