Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dúvida procedimento STOPS

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rsacramento » 12/4/2009 19:48

Quico Escreveu:
lcaldei1 Escreveu:Quico, podes explicar como funciona esta ideia na prática?

Não vale a pena. O Bala explicou tudo direitinho, para além de mandar mais umas ideias interessantes com as quais concordo. Nomeadamente "comprar poucas acções".

Na realidade, mais vale não pôr logo a "carne toda no assador". É preferível, arriscando pouco, comprar pouco e ir acrescentando reforços só quando a compra anterior já estiver a salvo de perdas; e à medida que se vai ajustando os stops. Ou seja, só ir metendo dinheiro no mercado à medida que ele nos fôr dando razão. "À la Livermore" :wink:.
Procurei ilustrar a ideia nesta figura...

Abraço.

há já uns tempos tinha conversado aqui com o Quico justamente sobre isto, e lembro-me de na altura tê-lo questionado acerca do aparente baixo ratio decorrente desta técnica, ao que na altura ele me respondeu dizendo que ia acrescentando aqui e ali...

a minha intenção não é polemizar mas aprender

dito isto, cito aqui uma outra conversa que tive com o nosso druída, emq ue às tantas ele diz:

Ulisses Pereira Escreveu:rsacramento, a ideia é que quando constróis uma posição de acordo com a tendência, tens que começar com uma base grande, de forma a que quando vais acumulando nessa posição, o preço mais relevante seja o da entrada. Se começas com a pirâmide invertida (abrindo uma posição inicial pequena face ao total que desejas para essa posição) o teu preço mais relevante vai ser o dos últimos reforços, o que contraria a lógica deste género de estratégia e pode por em causa uma entrada inicial com bom "timing".

Tio Patinhas, esse triângulo de que falas, não se resolveu nos primeiros 3/4. Como tal, perdeu relevãncia.

Um abraço,
Ulisses

resumindo: não tenho nenhuma ideia definitiva sobre isto: se por um lado sou instruído (por vários autores) a partir com ratios superiores a 2/1, também percebo a ideia do Quico...

Registado: 29/11/2007 12:50

por mapaman » 12/4/2009 11:24

Progress Escreveu:Boa Tarde a todos,

A semana passada coloquei um stop na Sonae SGPS e fui de férias descansado (pensava eu). Felizmente a acção tem subido e não fez disparar o stop no dia em que o coloquei! No entanto, ao consultar as minhas ordens pendentes (trabalho com o BEST) qual o meu espanto a ordem perdeu a validade após 24h de a ter colocado. Foi erro meu? Ou a plataforma do Best funciona mesmo assim? Não vejo o sitio para definir a validade da ordem!!!

Para evitar confusão sobre tipos de ordens e validade,o melhor mesmo é ler

http://www.******.com/wikibolsa/GTC

existem ordens que não estão acessiveis,suponho que por motivos contratuais,reflectidos,nas comissões a todos os investidores.As ordens GTC compra/venda ou trailing-stops são um exemplo disso.

cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por mapaman » 12/4/2009 11:04

Seaman Escreveu:
pode ter a certeza que percebeu mal.

Pode ser mas até eu fiquei incomodado com a agressividade que emanava do seu Post...

O que temos estado a constatar é que muitos de nós já constataram que as ordens STOP têm sido experiências desagradáveis. Claro que tem razão quando afirma que contribuem para a liquidez do mercado... :shock: pois é mas à nossa custa :mrgreen:

O que quero é ajuda de alguém mais experiente para perceber como, com exemplos concretos, dar ordens STOP sem andar a contribuir para a liquidez do mercado vendendo a preços baixos...

Até lá também sou um adepto dos stops mentais do Excel... :wink:
[/quote]

Boas,

No dia em que o disparo de um stop fôr entendido como uma experiência negativa,algo está mal,passo explicar:

-ou o stop está de facto mal metido,e foi apanhado numa variação intraday e a cotação acabou por fechar acima do valor de stop inicial com perda de mais-valias e eventuais comissões.

-ou a atitude está errada por considerar o trade perdido (e "culpar" o stop pela eventual perda,considero a hipótese do valor de stop garantir pelo menos comissões);a análise pode estar correcta e voltar a reentrar na acção,metendo o stop mais "largo",ou não?

Qual é o problema de perder alguns pontos de uma subida,quando a análise está correcta?

cumps

por Quico » 12/4/2009 9:29

lcaldei1 Escreveu:Quico, podes explicar como funciona esta ideia na prática?

Não vale a pena. O Bala explicou tudo direitinho, para além de mandar mais umas ideias interessantes com as quais concordo. Nomeadamente "comprar poucas acções".

Na realidade, mais vale não pôr logo a "carne toda no assador". É preferível, arriscando pouco, comprar pouco e ir acrescentando reforços só quando a compra anterior já estiver a salvo de perdas; e à medida que se vai ajustando os stops. Ou seja, só ir metendo dinheiro no mercado à medida que ele nos fôr dando razão. "À la Livermore" :wink:.
Procurei ilustrar a ideia nesta figura...

Abraço.
Anexos
stops.png
stops.png (14.74 KiB) Visualizado 1276 vezes
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Seaman » 12/4/2009 1:29

Bala Escreveu:(...)
Depois uma coisa para a qual tu tens que te preparar é para os "StopHunters" existentes em acções de média-baixa liquidez(praticamente todas do mercado português). Esses murcões, colocam tanta pressão vendedora que num segundo fazem a cotação cair uns 5% recomprando-a mais barato logo a seguir :evil:

Já me aconteceu isso pelo menos em Galp, PTi, TDU e REN. (fffilhos duma %&#%&"$%&# /&"#&/"#.)

Foi a partir de aí que eu comecei a aplicar os stops em activos extremamente líquidos, ou entradas em acções com liquidez razoavel, mas tentando comprar poucas acções, o que permite stops mais alargados, mas ao mesmo tempo exige maiores ganhos por trade vencedor.

É tudo uma questão de gestão de risco :idea:

Abraço e bons trades...
O Bala
PS: espero ter sido útil

Muito obrigado! Foi bastante útil. :wink:

Registado: 4/4/2009 0:57

por Bala » 12/4/2009 1:23

Seaman Escreveu:O que quero é ajuda de alguém mais experiente para perceber como, com exemplos concretos, dar ordens STOP sem andar a contribuir para a liquidez do mercado vendendo a preços baixos...

Boas!

Os Stops servem para isso mesmo, para serem activados, logo aumentam a liquidez de mercado. Já agora uma coisa que eu posso garantir é que irás adorá-los quando te enganas e irás odeiá-los quando tens razão.

Quanto aos exemplos... a acção está nos 11€ e colocas o STOP nos 10,05... well, DAAAHHH os 10€ quase de certeza serão um forte suporte e este stop está mal colocado, logo convêm colocar um pouco abaixo do mesmo, isto é, momento a partir de qual achas que a tendência ou o "range" foi quebrado.

Depois uma coisa para a qual tu tens que te preparar é para os "StopHunters" existentes em acções de média-baixa liquidez(praticamente todas do mercado português). Esses murcões, colocam tanta pressão vendedora que num segundo fazem a cotação cair uns 5% recomprando-a mais barato logo a seguir :evil:

Já me aconteceu isso pelo menos em Galp, PTi, TDU e REN. (fffilhos duma %&#%&"$%&# /&"#&/"#.)

Foi a partir de aí que eu comecei a aplicar os stops em activos extremamente líquidos, ou entradas em acções com liquidez razoavel, mas tentando comprar poucas acções, o que permite stops mais alargados, mas ao mesmo tempo exige maiores ganhos por trade vencedor.

É tudo uma questão de gestão de risco :idea:

Abraço e bons trades...
O Bala
PS: espero ter sido útil
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048

Registado: 27/2/2007 13:49

por Seaman » 12/4/2009 0:59

Pode ser mas até eu fiquei incomodado com a agressividade que emanava do seu Post...

O que temos estado a constatar é que muitos de nós já constataram que as ordens STOP têm sido experiências desagradáveis. Claro que tem razão quando afirma que contribuem para a liquidez do mercado... :shock: pois é mas à nossa custa :mrgreen:

O que quero é ajuda de alguém mais experiente para perceber como, com exemplos concretos, dar ordens STOP sem andar a contribuir para a liquidez do mercado vendendo a preços baixos...

Até lá também sou um adepto dos stops mentais do Excel... :wink: [/quote]

por mapaman » 11/4/2009 23:52

Pimentas Escreveu:Caro Progress

Em todas as ordens, incluindo os stops, é necessário colocar a data de validade da ordem. No CaixaBI a validade por defeito de todas as ordens é para o dia actual. No caso dos stops há que alterar essa data para a data pretendida (geralmente coloco um mês).

Caro Mapaman

Não critique os stop´s,que ou me engano muito são os melhores amigos dos investidores,culpe-se a si por os meter no sitio errado!

Não percebi bem o que quis dizer mas o que percebi bem foi alguma falta de educação.

Estou apenas a partilhar as minhas experiências e a dar os meus conselhos a quem os queira ouvir. Penso que para quem não queira ou não possa acompanhar diariamente os mercados, os stops automáticos são recomendáveis, apesar dos inconvenientes que referi.

se imaginar uma entrada do lado curto e um stop metido para garantir uma % de ganho e a cotação virar, então neste caso,o stop que evita perdas já é bom?

nesta situação garantiu o capital necessário para partir para outra,ou seja,liquidez,que afinal é o bem necessário para gerar mais-valias.Ou estarei a ver mal a coisa?

deve andar por ai muito stop mental à espera de melhores dias,género bcp a 1.5,epá espera lá a 1 euro é que vira oopps,afinal não,deixa lá baixar mais um bocadinho e por ai adiante...

cumps

por Bala » 11/4/2009 23:35

StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.

por Bala » 11/4/2009 23:26

Sem querer me meter na conversa, gostaria de colocar cá os meus "50 cents".

1-Descobres a razão porque entras numa acção.
2-Descobres a razão para deixares de acreditar na subida da mesma(% que a acção deve cair antes que admitas que estavas errado)
3-Aplicas a regra de 2%(ou 5% se preferires)

Ex:
1-Gosto de uma acção que está a 10€, e reparei que a acção bateu no fundo de uma LTA(Linha de Tendência Ascendente). Como tal é bom para entrar
2-Caso a acção caia por exemplo para 9,5€ irei achar que a LTA foi quebrada e a minha ideia...mais uma vez(é normal), não era boa.
3-Sabendo isso, e tendo tu por exemplo uma carteira de 10.000, e mais o facto de somente permitires uma perda de 2%, fazes a conta: 2% de 10.000€ são 200€, logo não podes perder mais de 200€ por trade. Isto é se perderes 10-9,5=0,5€ por acção => 200/0,5=400 acções é a quantidade de acções que deves comprar :idea:

Abraço e bons trades...
O Bala
PS: mais fácil dizer do que fazer... hik
PS2: O lucro da tua ideia deve ser pelo menos 2,5 vezes maior do que o stop... hik

por lcaldei1 » 11/4/2009 22:01

Eu diria que stops e tamanho da posição devem estar sempre interligados

Quico, podes explicar como funciona esta ideia na prática?

Registado: 18/2/2008 9:13

Stop's

por Progress » 11/4/2009 20:42

Boa Noite,

Obrigado Pimentas já verifiquei! Foi mesmo pouca atenção... isto de fazer as coisas à pressa a meias com o trabalho!!!

Abraço

Registado: 10/12/2008 19:26

por Pimentas » 11/4/2009 19:08

Caro Progress

Em todas as ordens, incluindo os stops, é necessário colocar a data de validade da ordem. No CaixaBI a validade por defeito de todas as ordens é para o dia actual. No caso dos stops há que alterar essa data para a data pretendida (geralmente coloco um mês).

Caro Mapaman

Não critique os stop´s,que ou me engano muito são os melhores amigos dos investidores,culpe-se a si por os meter no sitio errado!

Não percebi bem o que quis dizer mas o que percebi bem foi alguma falta de educação.

Estou apenas a partilhar as minhas experiências e a dar os meus conselhos a quem os queira ouvir. Penso que para quem não queira ou não possa acompanhar diariamente os mercados, os stops automáticos são recomendáveis, apesar dos inconvenientes que referi.

Registado: 21/12/2008 13:59

por Progress » 11/4/2009 17:55

Boa Tarde a todos,

A semana passada coloquei um stop na Sonae SGPS e fui de férias descansado (pensava eu). Felizmente a acção tem subido e não fez disparar o stop no dia em que o coloquei! No entanto, ao consultar as minhas ordens pendentes (trabalho com o BEST) qual o meu espanto a ordem perdeu a validade após 24h de a ter colocado. Foi erro meu? Ou a plataforma do Best funciona mesmo assim? Não vejo o sitio para definir a validade da ordem!!!

Registado: 10/12/2008 19:26

por Quico » 11/4/2009 16:25

Os 10% podem ser muito ou podem ser pouco. Cada título tem o seu "respirar", a sua forma de se movimentar. O ideal é, por isso, ir acompanhando e ir-lhe conhecendo as "manhas".

Isto para dizer que 10% pode estar longe, e o stop só disparar quando já deu, há muito, claros sinais de quebra. Ou pode ser demasiado perto: muitas vezes há picos de euforia, que obrigam a uma consolidação mais forte sem que se tenha perdido a tendência "bull". E aí é uma pena saltar fora.

Volto a reiterar que se deve ajustar os stops e o tamanho da nossa posição no título aos movimentos "naturais" observáveis no gráfico. O acerto no tamanho da posição é muito importante e quase sempre ignorado.
Eu diria que stops e tamanho da posição devem estar sempre interligados, e isto é quase sempre a diferença ente uma carteira "saudável" ou uma que "estoura".

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

por lcaldei1 » 11/4/2009 16:12

Bem dita a hora que abri este tópico, muitas das situações relatadas andava eu a deduzir mentalmente que pode se verificar...para ultrapassar as volatilidades diárias, não será melhor assumir um stop 10% abaixo do valor de cotação ( digo bem 10% pois não são todos os dias que existem velas destas ) e depois ir ajustando diáriamente à medida que a acção sobe?

Quando ela sobe e se considera que o mercado pode começar ficar exausto então aperta-se o stop e ao minimo sinal de fraqueza lá vai a acção.

Aqui o exercicio será o acompanhamento técnico do papel e começar a definir a altura de apertar o stop de modo a saír logo no início da descida.

Será que estou a ser muito idealista com esta estratégia? e isto não é assim tão linear? a dificuldade aqui será encontrar o pico para sair, e não sair numa pequena correcção...dificil de gerir de facto.

Registado: 18/2/2008 9:13

por Quico » 11/4/2009 15:48

mapaman Escreveu:boas,

depreendo que se a entrada fôr feita dentro da vela diária,o stop é metido nos minimos diários?

será lógico baixar o stop para os minimos do dia anterior?

obrigado pela dica do video.

cumps

É irrelevante se o mínimo relativo pertence ao próprio dia. Analiso o gráfico como um todo e o tal mínimo relativo pode ter sido feito no dia anterior ou dias antes.
A ideia é assumir que esse mínimo é um patamar onde consolidou e ganhou fôlego para nova subida. Se quebrar esse patamar é mau sinal, e daí a colocação do stop logo abaixo.

Abraço.

por mapaman » 11/4/2009 13:24

Pimentas Escreveu:Caro Alcoutim

A sua interpretação é correcta.

O problema do Preço Limite é o seguinte: Se for muito baixo, corremos o risco de uma perda muito avultada, como foi o meu caso. Se for muito alto, em caso de queda abrupta da cotação, é possível que a venda não se concretize.

Outro problema que vejo com os stops é o de, apesar de limitar as perdas, faz com que a probabilidade de existir perda seja elevada, sobretudo quando são apertados. Isto deve-se à enorme volatilidade intraday que muitas vezes sucede e à possibilidade de se vender nos mínimos do dia.

Estou farto de entalanços destes. A partir de agora vou usar "stops mentais", isto é, defino o valor de saída mas dou a ordem de venda manualmente, baseando-me apenas na cotação de fecho do dia.

Cumprimentos

Boas,

se não é pedir muito,explique-me lá como procede em caso de ausência,por ex.férias, ou se não conseguir acompanhar as cotações?

Se tiver 10 titulos diferentes,por exemplo,isso é que vai ser matar a cabeça com tanto stop mental

solução: aprender com os erros e ir corrigindo a colocação dos stop´s consoante o risco que se pretenda ter.

Os stop´s garantem a forma para continuar no mercado que é o facto de ter liquidez suficiente para apanhar um "comboio" qualquer.Sem liquidez não existe capacidade para gerar lucros.

cumps

por aaugustobb_69 » 11/4/2009 12:53

Eu só uso stops, para proteger os lucros...para proteger perdas só uso stops mentais. :wink:
:mrgreen:

BN

Registado: 29/11/2007 1:39

por azteca » 11/4/2009 12:18

nos stops não ha regras perfeitas,
mas muito cuidado com os stops mentais,e preciso muita disciplina,coragem e frieza de deçisão.

Registado: 23/2/2009 23:36

por Pimentas » 11/4/2009 9:34

Caro Alcoutim

A sua interpretação é correcta.

O problema do Preço Limite é o seguinte: Se for muito baixo, corremos o risco de uma perda muito avultada, como foi o meu caso. Se for muito alto, em caso de queda abrupta da cotação, é possível que a venda não se concretize.

Outro problema que vejo com os stops é o de, apesar de limitar as perdas, faz com que a probabilidade de existir perda seja elevada, sobretudo quando são apertados. Isto deve-se à enorme volatilidade intraday que muitas vezes sucede e à possibilidade de se vender nos mínimos do dia.

Estou farto de entalanços destes. A partir de agora vou usar "stops mentais", isto é, defino o valor de saída mas dou a ordem de venda manualmente, baseando-me apenas na cotação de fecho do dia.

Cumprimentos

Registado: 21/12/2008 13:59

stop's

por Gioes » 11/4/2009 0:03

Pimentas
Segungo julgo saber se utilizar (só) stop a ordem dispara "venda ao melhor" que no caso que relata até poderia vender a 1,58 ou a 1,40 caso a cotação cai-se em gap até esses valores. O facto de incluir stop limite indica que se o preço descer de 1,50 a ordem não será realizada enquanto a cotação que tendo descido abaixo daquele valor não voltar a atingir os referidos 1,50 altura em que será imediatamente satisfeita.
Agradeço correcção dos mais entendidos caso esteja a ver mal o filme..

Registado: 8/11/2006 1:37

por mapaman » 10/4/2009 23:36

Quico Escreveu:A regra que uso é mais ou menos esta:
1º O stop é definido antes de abrir posição. Em geral escolho algo abaixo de um mínimo relativo (procuro esse mínimo num gráfico de barras ou velas horárias, mas pode-se usar outro critério). Quando a cotação quebra mínimos anteriores, geralmente não é boa ideia manter a posição aberta e é melhor assumir a perda.
2º Dimensiono o tamanho da posição a abrir de forma a que, se o stop for activado, a perda não me tire o sono. O critério pode ser 2% ou 5% do valor da carteira. Mas fica ao gosto de cada um e das suas regras de "money management".
3º Se o título for subindo, vou reposicionando o stop nos novos mínimos relativos que vai fazendo. Aqui, evito deixar no mínimo mais recente; prefiro manter alguma distancia para evitar saídas em momentos pontuais de fraqueza.

Há pouco fiz um video onde a dada altura ilustro um pouco disto. Espero que estas dicas sirvam para alguma coisa.

Abraço. :wink:

boas,

depreendo que se a entrada fôr feita dentro da vela diária,o stop é metido nos minimos diários?

será lógico baixar o stop para os minimos do dia anterior?

obrigado pela dica do video.

cumps

por Quico » 10/4/2009 22:52

A regra que uso é mais ou menos esta:
1º O stop é definido antes de abrir posição. Em geral escolho algo abaixo de um mínimo relativo (procuro esse mínimo num gráfico de barras ou velas horárias, mas pode-se usar outro critério). Quando a cotação quebra mínimos anteriores, geralmente não é boa ideia manter a posição aberta e é melhor assumir a perda.
2º Dimensiono o tamanho da posição a abrir de forma a que, se o stop for activado, a perda não me tire o sono. O critério pode ser 2% ou 5% do valor da carteira. Mas fica ao gosto de cada um e das suas regras de "money management".
3º Se o título for subindo, vou reposicionando o stop nos novos mínimos relativos que vai fazendo. Aqui, evito deixar no mínimo mais recente; prefiro manter alguma distancia para evitar saídas em momentos pontuais de fraqueza.

Há pouco fiz um video onde a dada altura ilustro um pouco disto. Espero que estas dicas sirvam para alguma coisa.

Abraço. :wink:

Ordens Stop

por Seaman » 10/4/2009 22:35

Boas,

já me aconteceu o mesmo. As minhas primeiras experiências com ordens STOP foram muito desagradáveis. :(

A 1ª vez fixei preço Stop a 5% abaixo da cotação. Correu mal.
Na 2ª experiência dei preço Stop a 10% abaixo da cotação. Também correu mal.

Em ambos os casos a venda foi quase imediata apesar de a cotação não estar a descer nesses dias :evil: o que correu mal foi que, em ambos os casos, houve grandes variações diárias e os minímos diários coincidiram com o valor que indiquei para venda.

Óbviamente não foi o caso mas fiquei com uma amarga sensação que uma ordem Stop é um chamariz para a variação diária "vir cá abaixo comprar algo muito barato" if you know what I mean... :mrgreen:

Próximo