"Recessão técnica"
7 mensagens
|Página 1 de 1
Elias Escreveu:Obrigado a todos pelos esclarecimentos.
Eu já sabia da definição dos dois trimestres, a questão do "técnica" é que me deixa um pouco confuso. Fico com a sensação de que se o PIB só recuar um trimestre o país está em recessão "de facto" mas não segundo a definição - é isto?
É isso mêmo, mano! É recessão, mas num tá confirmado qué mêmo! É um bocado pró: Se os preços subirem 1 período num bamo desatar a dizê qué inflacção. Tem que continuar a subir pra chamar a isso inflacção.
Abraço
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente
Obrigado a todos pelos esclarecimentos.
Eu já sabia da definição dos dois trimestres, a questão do "técnica" é que me deixa um pouco confuso. Fico com a sensação de que se o PIB só recuar um trimestre o país está em recessão "de facto" mas não segundo a definição - é isto?
- Registado: 5/11/2002 12:21
É assim , Elias :
Uma recessão técnica é definida pelos economistas como dois trimestres consecutivos de queda no PIB – dois períodos em que a soma das riquezas produzidas pelo país decai em relação aos três meses anteriores.
É apenas uma prática internacional, adoptada pelos países da Europa e dos Estados Unidos .Não é lei , nem ciencia , nem regra fundamentada especialmente .Apenas algo que foi "convencionado ".
E por que não um, ou três, ou quatro trimestres? Por razão nenhuma. Foi assim concencionado pelos Economistas para estabelecer parâmetros de comparação no sistema mundial.
... agora , já sabes.
Um abraço ,
The Mechanic
Uma recessão técnica é definida pelos economistas como dois trimestres consecutivos de queda no PIB – dois períodos em que a soma das riquezas produzidas pelo país decai em relação aos três meses anteriores.
É apenas uma prática internacional, adoptada pelos países da Europa e dos Estados Unidos .Não é lei , nem ciencia , nem regra fundamentada especialmente .Apenas algo que foi "convencionado ".
E por que não um, ou três, ou quatro trimestres? Por razão nenhuma. Foi assim concencionado pelos Economistas para estabelecer parâmetros de comparação no sistema mundial.
... agora , já sabes.
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
recessão técnica quer dizer que tecnicamente estamos em recessão (o ultimo trimestre foi negativo). normalmente só se considera recessão quando dois trimestres seguidos são negativos. é para não dar falsos alarmes, por vezes um pais pode descuida-se um trimestre e isso não quer dizer que esteja em recessão...
Re: "Recessão técnica"
Elias Escreveu:Nos últimos dias tem havido várias notícias referentes ao facto de Portugal se encontrar em "recessão técnica".
Isto suscita-me a seguinte questão: porquê a necessidade de adicionar sempre o adjectivo "técnica"? É possível o país estar numa recessão "não técnica"?
Boas!
Tecnicamente estamos em recessão quando o PIB decresce em 2 trimestres consecutivos.
Se decrescer apenas 1 trimestre, está a recuar, mas não goza da definição técnica de recessão, que requer decréscimos em 2 trimestres consecutivos.
Da mesma forma, há quem considere que tecnicamente estamos perante um crash se o índice cair mais de 10% num dia (pelo que se cair menos, não se trata de um crash, quando muito um minicrash).
Portanto, classificar a recessão como técnica, pretende dizer que obedece à definição geralmente aceite.
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente
"Recessão técnica"
Nos últimos dias tem havido várias notícias referentes ao facto de Portugal se encontrar em "recessão técnica".
Isto suscita-me a seguinte questão: porquê a necessidade de adicionar sempre o adjectivo "técnica"? É possível o país estar numa recessão "não técnica"?

- Registado: 5/11/2002 12:21
7 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, Ipr, IX Hispana, peterteam2, record4995, trilhos2006 e 185 visitantes