Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Reflexões jardinianas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Sandokan » 6/12/2002 16:49

Meu caro LastBull, a persistência é uma virtude, a teimosia é um excesso.

Logo, não vou teimar mais, e agradeço-te os comentários, que me foram úteis.

Quem acaso nos ler tirará as suas conclusões, como nós tirámos as nossas.

Quanto ao resto...olho vivo e pontaria ! :) :) :)

Um abraço
Sandokan, o tigre da Malásia

Registado: 3/12/2002 3:51

Só agora vi

por LastBull » 6/12/2002 15:51

Quando disse « Assim:

Se estiver agora a 2,7 vai receber daqui a 3 anos 1,85 acções (para ser mais correcto 1 acção e 0,85 em dinheiro).

Se a cotação estiver por exº a 2,5, recebe 2,5 + 0,85 X 2,7 = 4,795
O investimento foi de 5. Entretanto recebeu de juros 3 X 0,45 = 1,35

Portanto tem 6,145 quando investiu 5. »

referia-me ao preço de mercado das acções. Porque na altura é esse o valor das mesmas.

Mais uma vez não deves diminuir ao investimento o valor dos dividendos.

Quando fazes um depósito no banco de 1.000 e recebes de juros 50, não dizes que o investimento foi 950. Foi de 1.000 e a rentabilidade de 5%.
Há outro factor tal como tinha dito a Pata: Os juros de 9% têm um custo de capital pelo que mesmo do lado do retorno deves deduzir no mínimo a taxa do teu depósito a prazo aos 9%, pois se não comprásses as obrigações o dinheiro estava no banco a render juros.

Já disses isto várias vezes, mas o mais importante nesta operação é a expectativa que cada um tem em relação à cotação do BCP daqui a 3 anos. E para investir a 3 anos eu escolheria uma empresa com melhores fundamentais.

Um abraço
O mercado são milhões de pessoas. Para quê contrariá-las?

Registado: 27/11/2002 11:16

por Sandokan » 6/12/2002 4:24

Pata-Hari Escreveu:Meu caro, então a expressão deveria ter sido escrita que 500euros * 9% = 45 euros. E depois, que seriam 45 euros * 3 anos. Como está escrito induz a mal-entendido, percebes?

E claro que compete a cada um julgar o que quer fazer, mas estou a dizer que o custo de oportunidade do investimento deveria ser deduzido dos 9% brutos para podermos calcular o verdadeiro retorno, percebes a minha ideia? Eu sei que consigo pelo menos X% ano, logo esses X% deveriam ser deduzidos do que eles oferecem.

Bem, mas é só uma deixa adicional.

Peço desculpa, exprimi-me mal.

Onde está « € 500 x 9 % ( bruto ) - € 45 x 3 = € 135 »

deveria estar « € 500 x 9 % ( bruto )= € 45 x 3 = € 135 »

Quanto ao resto, percebo a sua ideia, mas para mim esse aspecto surge-me como irrelevante ( por opção pessoal ).

Cumprimentos :) :) :)

por Sandokan » 6/12/2002 3:45

Caro companheiro, obrigado pela sua resposta.
Não terá reparado, porém, que logo a seguir à m/ primeira msg coloquei uma segunda em que desfazia o meu engano: é evidente que os € 5.00 pagos agora...pagam tudo.

Não percebo é isto que afirmou:

« Assim:

Se estiver agora a 2,7 vai receber daqui a 3 anos 1,85 acções (para ser mais correcto 1 acção e 0,85 em dinheiro).

Portanto tem 6,145 quando investiu 5.
»

De acordo com o primeiro parágrafo.

Quanto aos seguintes:

Em Dez 2005 não se recebe nada, excepto as acções ordinárias ( até aí receberam-se juros ).

Portanto, não tenho €6,145; tenho acções, que valerão, então, o que o preço de mercado de então determinar.

Interessa-me saber, daqui a três anos, em quanto me ficaram as acções ordinárias que vou receber por conversão das convertíveis

Paguei € 500 por 100 valores; recebi, até essa data, € 135.
Logo, paguei 500 - 135 = € 365

Sendo o preço de conversão, p.e., de 2.70, receberei 185 acções ordinárias ( mais uns pós em dinheiro )

Isto quer dizer, por conseguinte, que as as acções com que fico na mão têm um preço médio de € 365/185 = € 1.97

É este valor , então, que deve ser confrontado com o preço de mercado nessa data, Dezembro de 2005.

Imagine-se que a cotação de então está nos € 2.50; se vender logo ganho + 26.9 % ! Valeu a pena.

O problema é se a cotação está a € 1.55... Perco 21.4 % !

PS - Já vi, mais acima, outras msgs sobre esta matéria. Que grande confusão, a provocada pelo BCP...

Cumprimentos :)

Confusões várias

por LastBull » 5/12/2002 13:47

Caro Sandokan,

há aqui 2 confusões que estão a engatar as suas contas:

1ª a maior de todas! Não se paga para converter as acções em ordinárias, senão estaria a pagar 2 vezes a mesma coisa! As acções são pagas, quando paga as obrigações a 5 Euros.

2ª Não deve abater os dividendos ao investimento. Quando se calculam rentabilidades é sobre o montante investido e os dividendos devem ser considerados juros e não amortização de investimento.

Sintetizando nos seus valores falta um elemento importante: a expectativa da cotação daqui a 3 anos.

Assim:

Portanto tem 6,145 quando investiu 5.

Não é mau, o problema é se a cotação caiu muito.

Mais 2 achegas:

- A Pata disse e bem que deve ser deduzido o custo anual do capital.
- O negócio tem um risco alto (a cotação da acção) pelo que não me parece atractivo. É preferível investir num título com melhores perspectivas de ML prazo porque o BCP a seguir deve corrigir significativamente (pelo menos está muito acima das avaliações recentes). Com a desvantagem adicional de este obrigar a 3 anos como prazo de investimento (se tivéssemos uma recessão a sério por exº, não poderia sair da posição).

Espero ter diminuído e não aumentado a confusão.

Um abraço,

LastBull (o nome engana, porque já me estou a passar para o outro lado)

Registado: 27/11/2002 11:16

por Pata-Hari » 5/12/2002 10:56

Meu caro, então a expressão deveria ter sido escrita que 500euros * 9% = 45 euros. E depois, que seriam 45 euros * 3 anos. Como está escrito induz a mal-entendido, percebes?

E claro que compete a cada um julgar o que quer fazer, mas estou a dizer que o custo de oportunidade do investimento deveria ser deduzido dos 9% brutos para podermos calcular o verdadeiro retorno, percebes a minha ideia? Eu sei que consigo pelo menos X% ano, logo esses X% deveriam ser deduzidos do que eles oferecem.

Bem, mas é só uma deixa adicional.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Sandokan » 5/12/2002 10:40

Pata-Hari Escreveu:O que eram os 45 euros * 3 a deduzir nas contas lá em cima?

Além disso pensa que os 9% brutos devem ser comparados com as taxas de juro da escolha alternativa (que é p.e. colocares o dinheiro a prazo). Ou seja, deves deduzir desses 9% brutos a taxa de juro bruta de uma conta a prazo no mesmo periodo.

Lá estou eu a deitar lenha para a fogueira... socorro...

Minha cara,

€ 45 correspondem a 9% dos € 500 investidos.
Ora, se o juro é anual, no decorrer dos três anos o carola receberá 45*3 = € 135

A este juro bruto são dedutíveis impostos e comissões, resultando o juro líquido.

Quanto à conta ( depósito ) a prazo, é outra opção; cabe ao carola escolher entre o investimento em causa e um depósito a prazo. :!:

Cumprimentos

por Pata-Hari » 5/12/2002 9:11

O que eram os 45 euros * 3 a deduzir nas contas lá em cima?

Além disso pensa que os 9% brutos devem ser comparados com as taxas de juro da escolha alternativa (que é p.e. colocares o dinheiro a prazo). Ou seja, deves deduzir desses 9% brutos a taxa de juro bruta de uma conta a prazo no mesmo periodo.

Lá estou eu a deitar lenha para a fogueira... socorro...
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Mais um pau na engrenagem...

por Sandokan » 5/12/2002 6:17

Continuo baralhado, e acrescento agora o seguinte:

Diz o BCP que « (...) sendo a amortização efectuada exclusivamente por meio da entrega de accções ordinárias do BCP e o número de acções a atribuir a cada titular resultante do quociente entre o valor nominal total dos Valores detidos e o preço de conversão aplicável. »

Logo, o carola que detém 100 Valores tem um valor nominal total de 100 x € 5.00 = € 500.00

Então: € 500 / € 2.70 ( p. c. ) = 185,18 acções ordinárias

Bom, isto modifica as coisas...

PF, alguém que concorde -- ou discorde !

:? :?

Reflexões jardinianas

por Sandokan » 5/12/2002 5:57

Caros companheiros:

Primeiro: não sou forte em contas ( nem em coisa nenhuma ).

Segundo: a operação BCP deve ser demasiada areia para a minha camioneta.

Vejamos: um carola compra 100 unidades Capital BCP 2005, exercendo os direitos que detinha ( a custo zero );

Logo, dispende 100 x € 5 = € 500

Depois, senta-se à espera três anos, recebendo os juros:

€ 500 x 9 % ( bruto ) - € 45 x 3 = € 135

Em Dezembro de 2005 dispendeu, na realidade, € 500 - € 135 = € 365

Ou seja, cada unidade custou-lhe € 365/100 = € 3.65

Porém, para converter as acções convertíveis em accções ordinárias tem que pagar, porque a conversão tem um preço.

O preço é calculado agora: média ( ponderada pelos volumes ) das quatro últimas sessões do período de subscrição.

Admitamos que essa média será de € 2.70

Assim sendo, o carola vai ficar com as acções ordinárias, em Dezembro de 2005, ao preço, cada uma, de:

€ 3.65 + € 2.70 = € 6.35

Será que estou a ver bem !?

Quanto ao Jardim:

€ 5.00 - € 1.35 juros ( 0.45 x 3 a. ) = € 3.65 + € 2.70 ( p. c.) = € 6.35

E em Dezembro de 2005 a cotação do BCP será de +- € 6.35 !!??

Eu devo estar a ver mal...

Por favor, esclareçam-me !

Nota: um preço médio mais alto, agora, só poderá beneficiar o BCP...
:( :( :(

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], PAULOJOAO, PMP69, Shimazaki_2, Sinedrio e 151 visitantes