Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O título do ano

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por PJBM2 » 26/3/2010 13:23

rmachado Escreveu:
Atomez Escreveu:
CrashXXI Escreveu:Embora estas duas frases já tenham aqui sido referidas (Fenício e QuimPorta) eu também tenho que as mencionar porque resumem duas constatações (interrogativas) que penso serem as mais importantes:

... não percebemos porque é que sendo eles xerifes por conta própria, não têm um "marshall" que os analise. E lhes dê notas segundo o seu comportamento.

De facto são juizes em causa própria e ninguém os avalia!

Mas também, só acredita neles quem quer.

Ou há alguma lei que os obrigue???

Existe... a lei do mercado. :)

Deixemos de viver com dinheiro emprestado e assim as nossas preocupações com essas agências acabam.
Tão simples quanto isso.
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

por rmachado » 26/3/2010 12:15

Atomez Escreveu:
CrashXXI Escreveu:Embora estas duas frases já tenham aqui sido referidas (Fenício e QuimPorta) eu também tenho que as mencionar porque resumem duas constatações (interrogativas) que penso serem as mais importantes:

... não percebemos porque é que sendo eles xerifes por conta própria, não têm um "marshall" que os analise. E lhes dê notas segundo o seu comportamento.

Existe... a lei do mercado. :)

Registado: 24/8/2004 10:42

por atomez » 26/3/2010 1:35

As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Dansousa » 26/3/2010 0:12

rmachado Escreveu:Eu não estou a culpar as agências de rating pelo nosso "belo estado", mas não deixa de ser curioso que elas 15 dias antes do Lehman estoirar lhe dessem uma notação superior a que nos dão agora.

Ui...ui...ui.....então isso pode ser preocupante.....será que nós nem mais 15 dias vamos aguentar :?: :?: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Cmpts
DS
DS

Registado: 29/11/2007 2:50

por JMHP » 25/3/2010 20:19

Para quem gosta de 'malhar' nas agências... Juntem os chineses á festa! :mrgreen:

China diz que situação da Grécia é apenas a “ponta do iceberg”

A crise sem precedentes que atinge a Grécia constituiu apenas a “ponta do iceberg”, com o espectro da implosão orçamental a propagar-se ao resto da Europa, advertiu hoje o vice-governador do banco central chinês.

http://economia.publico.pt/Noticia/chin ... rg_1429471[/b]

Registado: 19/5/2009 18:26

por Quimporta » 25/3/2010 19:43

carrancho Escreveu:Quimporta,

Quando ele nos afecta negativamente não é própriamente a altura certa para resolver esse problema, não há legitimidade para o fazer agora quando antes estavamos caladinhos. Por mais que agora se esperneie, nunca terá o mesmo efeito que teria quando eles até nos eram favoráveis.

Abraço,

Carrancho

PS- enquanto a casa do vizinho era assaltada, ficávamos escondidos e não era nada com a gente. Agora que é a nossa, ai que ninguem nos acode!!!

Carrancho, não podia estar mais de acordo!
Só nos faz bem que existam alguns semáforos postos pelo exterior que senão a gente só não se governa!

O que digo, e já o fiz em vários tópicos, é que o tema da agências que fazem ratings, recomendações e odiaboasete tem que levar uma volta. A melhor forma de o fazer não é criar outra agência, potencialmente tão enviezada como as outras, como por lapso freudiano saíu a uma eurodeputada há dias...

Acho bem mais útil que se avalie e divulgue o desempenho desta gente. Claro que a regra de separar quem investe de quem recomenda também era avisada...

Abraço,
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por carrancho » 25/3/2010 19:20

Quimporta,

Quando ele nos afecta negativamente não é própriamente a altura certa para resolver esse problema, não há legitimidade para o fazer agora quando antes estavamos caladinhos. Por mais que agora se esperneie, nunca terá o mesmo efeito que teria quando eles até nos eram favoráveis.

Abraço,

Carrancho

PS- enquanto a casa do vizinho era assaltada, ficávamos escondidos e não era nada com a gente. Agora que é a nossa, ai que ninguem nos acode!!!
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Quimporta » 25/3/2010 19:10

ul Escreveu:Mas estas agências se merecem uma critica é pelo oposto , por terem sido pouco exigentes na atribuição de notas , é caso para dizer preso por ter cão e..........

A nova notação da Fitch à dívida portuguesa não me merece nenhum comentário. Nem veio surpreender ninguém porque está até atrasada em relação a outras agências. Talvez até tenha prestado um bom serviço ao mercado (quem sou eu...)

A discussão sobre uma agência de rating dita "Europeia" levantou-se há semanas pela suspeita (mais uma vez "suspeita"...) de concertação entre a alteração das notações de risco efectuadas por algumas agências e os "ataques" à moeda, cds, etc... da zona Euro, por parte de especuladores "do lado de lá" que pareceram antecipar essa jogada.

Seja para cima ou para baixo, quem tem capacidade de influenciar o mercado deve estar sujeito a regras.

Alguns não estão, e isso é um problema...

por CrashXXI » 25/3/2010 18:56

Embora estas duas frases já tenham aqui sido referidas (Fenício e QuimPorta) eu também tenho que as mencionar porque resumem duas constatações (interrogativas) que penso serem as mais importantes:

Compreende-se que o Governo português seja um bom filho da Fitch. Não se percebe porque a UE ainda o é.

Até quando continuaremos a estar sujeitos e subservientes aos ditames anglo-saxónicos que, desde sempre, se julgam superiores aos demais (neo-arianos de forma encapotado e sub-reptícia!)?

Crash
Editado pela última vez por CrashXXI em 25/3/2010 19:14, num total de 1 vez.

Registado: 20/5/2009 17:17

por Opcard » 25/3/2010 18:27

Mas estas agências se merecem uma critica é pelo oposto , por terem sido pouco exigentes na atribuição de notas , é caso para dizer preso por ter cão e..........

Agora que elas estão mais atenta chovem as criticas , alguém acredita que uma europeia seria menos isenta , quando se tentou a meia dúzia de anos que uma agencia europeia tivesse acesso aos orçamentos de cada estado , a Grécia não quis nem nenhum outro governo , eram assuntos internos .

QuimPorta Escreveu:
Compreende-se que o Governo português seja um bom filho da Fitch. Não se percebe porque a UE ainda o é.

A mecânica das agências de rating sempre me intrigou. E nem é pelos casos recentes com Lehman Brothers, e afins. Toda a gente desconfia que há algo de podre no reino das recomendações e notações de risco, e por isso muito investidor encartado nem liga.

Mas neste artigo é mais uma vez lançada outra ideia que não me tranquiliza mais, antes pelo contrário. O Autor defende implicitamente a criação da famosa agência de rating europeia, que me palpita que irá funcionar como um instrumento ao serviço do poder político, ao invés do poder económico, como é agora...

Seja como for, será usada como uma forma artificial de influir nos mercados, ou pelo menos corre para esse risco.

Deixo uma pergunta: alguém já se dedicou a analisar a credibilidade destas recomendações ao longo do tempo?! Porque não publicar rating sobre estas agências?!? Seria um bom papel para esta pseudo-agência europeia, não? Mais que isso... praquê?!?

Registado: 14/3/2009 0:19

por rmachado » 25/3/2010 18:21

Eu não estou a culpar as agências de rating pelo nosso "belo estado", mas não deixa de ser curioso que elas 15 dias antes do Lehman estoirar lhe dessem uma notação superior a que nos dão agora.

E fecharam por isso? Foram penalizadas por isso?

por Lion_Heart » 25/3/2010 18:19

Pronto, agora a culpa é das agência de rating.
Foram elas que nos puseram nesta situação.
Deixem-me rir.

Se calhar a culpa de uma acçao descer e subir também é dos researches ou dos private bankers ?
Devem ser eles que nos fazem ganhar ou perder dinheiro.

As agência de rating existem assim como existem os mercados , para servir os donos do capital!

E convenhamos , Portugal não faz parte desse grupo.

Portugal é pobre e o pobre é o que paga sempre.

Portugal já foi rico , muito rico.

A culpa é do povo, sim de TODOS NÓS.

Deixem lá as fitch, as S&P as moodys , e olhem para o própio umbigo.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por atomez » 25/3/2010 18:16

Isto é totalmente ridículo.

A culpa é sempre dos outros...

E é sempre mais fácil matar o carteiro que traz as más notícias :twisted:
Editado pela última vez por atomez em 25/3/2010 18:50, num total de 1 vez.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por JMHP » 25/3/2010 18:06

carrancho Escreveu:Machado,

Isso tudo é muito lindo mas, quando lhes agradava, batiam palmas agora falta-lhes legitimidade. Uma maçã podre estraga o cesto, depois de nada vale retira´-la.

E ainda não sei até que ponto não terão mesmo razão... se calhar somos nós a maçã podre!!!

Exactamente!... Infelizmente a maioria do povo ainda não entendeu que a 'maçã podre' está do nosso lado e fazemos parte dela.

Na minha opinião este caso revela bem as nossas fragilidades ao nível da compreensão das nossas responsabilidades e conhecimento da nossa realidade. Estas agências possuem mais anos de actividade nos mercados do que qualquer um de nós em vida e vivemos os nossos 'melhores' anos de democracia suportados pelas mesmas agências que agora nos condenam.

Eu compreendo a ignorância e a incompreensão das pessoas, porque a esmagadora maioria nunca esteve formação sobre as regras da economia capitalista da qual fazemos parte e mesmo os que possuem essa formação só tem acesso no período académico.

Já não compreendo, que depois de explicadas as regras, descobrirmos os nossos pecados e que afinal fazemos parte do problema, continuamos a fazer de conta que não somos a ‘maça podre’.

Se não formos capazes de identificar e assumir os nossos erros, nunca seremos capaz de corrigir e afastar os nossos males. NUNCA!... Porque ninguém o irá fazer por nós.

por carrancho » 25/3/2010 17:36

Machado,

Isso tudo é muito lindo mas, quando lhes agradava, batiam palmas agora falta-lhes legitimidade. Uma maçã podre estraga o cesto, depois de nada vale retira´-la.

E ainda não sei até que ponto não terão mesmo razão... se calhar somos nós a maçã podre!!!

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por rmachado » 25/3/2010 17:20

Esta dialéctica é curiosa e parece que toda a gente concorda mas ng muda nada.

Os tipos (agências de rating) metem água como o raio mas toda a gente (entenda-se mercados) continua a levar a sério o que eles dizem. E claro está que se nós não fizermos por subir o rating tamos tramados...

Dito isto, não seria útil como ele advoga que a UE (a do Euro) mandasse uma vassourada nestas agências e começasse a fazer uma deste lado?

FENOMENAL!!! :)

por poseidon635 » 25/3/2010 16:19

Se o futuro deste país não fosse tão deprimente, até dava para rir da realidade aqui descrita.

Agora estamos dependentes deste especuladores, que também estiveram na origem desta crise.

Não entendo é porque este mundo ainda se submete a este tipo de empresas que nada produzem e apenas jogam com a vida e desespero da pessoas "reais" que trabalham.

Triste futuro que nos espera (pobreza...).

Registado: 13/6/2008 10:22

por Fenicio » 25/3/2010 16:17

JMHP Escreveu:O que eu não compreendo é porque razão todos que agora se sentem mal como «Filhos da Fitch»... No passado não muito longínquo quando Portugal aderiu ao Euro sentiam-se bem e confortáveis quando a Fitch e as restantes agências melhoraram o Outlook da nossa economia, que resultou na melhoria da nossa qualidade de vida durante a ultima década (Aumentos salariais, benefícios, mais direitos, mais e melhor habitação, carros de segmento superior, casas de praia, viagens, férias, plasmas, etc, etc, etc.....).

Já não gostam do 'Padrinho'?!... :roll:

Não compreendes, JMHP? Mas a razão é óbvia: quando as agência de rating aumentam a nossa notação, é bom, mas quando diminuem a notação, é mal! :)

Não mexas no meu queijo!! ;)
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por JMHP » 25/3/2010 16:10

O que eu não compreendo é porque razão todos que agora se sentem mal como «Filhos da Fitch»... No passado não muito longínquo quando Portugal aderiu ao Euro sentiam-se bem e confortáveis quando a Fitch e as restantes agências melhoraram o Outlook da nossa economia, que resultou na melhoria da nossa qualidade de vida durante a ultima década (Aumentos salariais, benefícios, mais direitos, mais e melhor habitação, carros de segmento superior, casas de praia, viagens, férias, plasmas, etc, etc, etc.....).

Já não gostam do 'Padrinho'?!... :roll:

por Quimporta » 25/3/2010 16:02

A mecânica das agências de rating sempre me intrigou. E nem é pelos casos recentes com Lehman Brothers, e afins. Toda a gente desconfia que há algo de podre no reino das recomendações e notações de risco, e por isso muito investidor encartado nem liga.

Mas neste artigo é mais uma vez lançada outra ideia que não me tranquiliza mais, antes pelo contrário. O Autor defende implicitamente a criação da famosa agência de rating europeia, que me palpita que irá funcionar como um instrumento ao serviço do poder político, ao invés do poder económico, como é agora...

Seja como for, será usada como uma forma artificial de influir nos mercados, ou pelo menos corre para esse risco.

Deixo uma pergunta: alguém já se dedicou a analisar a credibilidade destas recomendações ao longo do tempo?! Porque não publicar rating sobre estas agências?!? Seria um bom papel para esta pseudo-agência europeia, não? Mais que isso... praquê?!?

por Fenicio » 25/3/2010 15:25

Como filhos da Fitch também não percebemos porque é que sendo eles xerifes por conta própria, não têm um "marshall" que os analise.

Boa pergunta! Muito boa pergunta mesmo! :?
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

AHhhhhhhhhhhhhhh

por Primvs » 25/3/2010 15:19

E eu a pensar que o título do ano é a vitória do campeonato de futebol por parte do SLB :mrgreen:
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por BePatience » 25/3/2010 15:11

Por momentos ainda tivemos um pouco de esperança que fosses falar :lol:

Bom artigo, devia haver mais destes.Isto das agências...vamos ver até quando dura.

e a frase.."compreende-se que o governo seja um bom filho da Fitch". lindo.

Registado: 15/3/2010 16:54

O título do ano

por Ulisses Pereira » 25/3/2010 15:00

Não, não vou falar de nenhuma acção. Estou apenas a citar o Pedro Guerreiro, no seu Facebook, comentando um artigo de hoje do Fernando Sobral, no Negócios:

"Sons of a Fitch":

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=416751

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Quem está ligado: