Pequena estratégia de um principiante
13 mensagens
|Página 1 de 1
mnfv Escreveu:Concordo, e os do PSI20 beneficiam de isenção de pagamento de IRS se detidos mais de um ano, se quiseres confirmar.Sargotronss Escreveu:Ola Zorbus,
para mim uma boa estrategia tendo pouco dinheiro e experiencia e' atraves de fundos de accoes.
OS fundos de Acçoes já apresentam os resultados com as respectivas deduçoes fiscais; nao precisa de os deter por mais de um ano:
"No caso dos fundos nacionais, o valor das unidades de participação ('UPs') já incorpora a tributação sobre os mais valias e sobre outros rendimentos obtidos, decorrentes da gestão do fundo pela respectiva sociedade gestora, sendo o fundo de investimento tributado autonomamente como de pessoa singular se tratasse. Os investidores sujeitos a IRS estão isentos de qualquer tributação. Os investidores sujeitos a IRC devem adicionar os rendimentos obtidos à sua matéria colectável, funcionando como imposto por conta os montantes pagos pelo fundo."
Cumprimentos
Boa tarde João,
De acordo com Artº 10º do Código do IRS (com a redacção da Lei 64-A/2008):
"
1 - Constituem mais-valias os ganhos obtidos que, não sendo considerados rendimentos empresariais e profissionais, de capitais ou prediais, resultem de:
a) Alienação onerosa de direitos reais sobre bens imóveis e afectação de quaisquer bens do património particular a actividade empresarial e profissional exercida em nome individual pelo seu proprietário;>
b) Alienação onerosa de partes sociais, incluindo a sua remição e amortização com redução de capital, e de outros valores mobiliários e, bem assim, o valor atribuído aos associados em resultado da partilha que, nos termos do artigo 75º do Código do IRC, seja considerado como mais-valia;
c) Alienação onerosa da propriedade intelectual ou industrial ou de experiência adquirida no sector comercial, industrial ou científico, quando o transmitente não seja o seu titular originário;
d) Cessão onerosa de posições contratuais ou outros direitos inerentes a contratos relativos a bens imóveis;
e) Operações relativas a instrumentos financeiros derivados, com excepção dos ganhos previstos na alínea q) do nº 2 do artigo 5º.
f) Operações relativas a warrants autónomos, quer o warrant seja objecto de negócio de disposição anteriormente ao exercício ou quer seja exercido, neste último caso independentemente da forma de liquidação.
g) Operações relativas a certificados que atribuam ao titular o direito a receber um valor de determinado activo subjacente, com excepção das remunerações previstas na alínea r) do nº 2 do artigo 5º.
2 - Excluem-se do disposto no número anterior as mais-valias provenientes da alienação de:
a) Acções detidas pelo seu titular durante mais de 12 meses;
b) Obrigações e outros títulos de dívida."
Penso portanto ser uma regra de aplicação geral e não específica para acções do mercado português. Provavelmente no caso de acções estrangeiras tens é que as ter custodiadas junto de alguma entidade nacional para fazer prova que são detidas há mais de 12 meses. Algum jurista por aqui?
Espero ter ajudado.
Um abraço,
BrunoV
De acordo com Artº 10º do Código do IRS (com a redacção da Lei 64-A/2008):
"
1 - Constituem mais-valias os ganhos obtidos que, não sendo considerados rendimentos empresariais e profissionais, de capitais ou prediais, resultem de:
a) Alienação onerosa de direitos reais sobre bens imóveis e afectação de quaisquer bens do património particular a actividade empresarial e profissional exercida em nome individual pelo seu proprietário;>
b) Alienação onerosa de partes sociais, incluindo a sua remição e amortização com redução de capital, e de outros valores mobiliários e, bem assim, o valor atribuído aos associados em resultado da partilha que, nos termos do artigo 75º do Código do IRC, seja considerado como mais-valia;
c) Alienação onerosa da propriedade intelectual ou industrial ou de experiência adquirida no sector comercial, industrial ou científico, quando o transmitente não seja o seu titular originário;
d) Cessão onerosa de posições contratuais ou outros direitos inerentes a contratos relativos a bens imóveis;
e) Operações relativas a instrumentos financeiros derivados, com excepção dos ganhos previstos na alínea q) do nº 2 do artigo 5º.
f) Operações relativas a warrants autónomos, quer o warrant seja objecto de negócio de disposição anteriormente ao exercício ou quer seja exercido, neste último caso independentemente da forma de liquidação.
g) Operações relativas a certificados que atribuam ao titular o direito a receber um valor de determinado activo subjacente, com excepção das remunerações previstas na alínea r) do nº 2 do artigo 5º.
2 - Excluem-se do disposto no número anterior as mais-valias provenientes da alienação de:
a) Acções detidas pelo seu titular durante mais de 12 meses;
b) Obrigações e outros títulos de dívida."
Penso portanto ser uma regra de aplicação geral e não específica para acções do mercado português. Provavelmente no caso de acções estrangeiras tens é que as ter custodiadas junto de alguma entidade nacional para fazer prova que são detidas há mais de 12 meses. Algum jurista por aqui?
Espero ter ajudado.
Um abraço,
BrunoV
" No profit grows where is no pleasure taken." W. Shakespeare
- Registado: 15/9/2006 10:51
Re: Viva, obrigado por ambos as respostas... Acho
Zorbus Escreveu:Acho que estou hesitante por tb perpectivar melhores tempos para a Ramada e S. Capital. mas a minha questão, uma vez que não tenho mais capital, seria vendê-las para tentar baixar as médias da Sonae SGPS - neste momento, 1,44€. Não sei mesmo o que fazer e agradeço, desde já, os pontos de vista de quem tem mais experiência e conhecimento.
Isso que queres fazer é psicológico.
A sonae capital e a sonae sgps, são uma fotocopia uma da outra, podes é fazer arbitragem, ou seja vender a mais cara e comprar a mais barata.
Se fosse eu estava quieto, com o valor que poupava nas comissões jogava no euromilhões.
Re: Viva, obrigado por ambos as respostas... Acho
Essa técnica de baixar o preço médio é bullshit para nos enganarmos a nós próprios, porque deves meter dinheiro é nas acções que achas que vão valorizar mais a partir de momento presente (ou sair do mercado se achares que ele vai descer).
Zorbus Escreveu:Acho que estou hesitante por tb perpectivar melhores tempos para a Ramada e S. Capital. mas a minha questão, uma vez que não tenho mais capital, seria vendê-las para tentar baixar as médias da Sonae SGPS - neste momento, 1,44€. Não sei mesmo o que fazer e agradeço, desde já, os pontos de vista de quem tem mais experiência e conhecimento.
Viva, obrigado por ambos as respostas... Acho
Acho que estou hesitante por tb perpectivar melhores tempos para a Ramada e S. Capital. mas a minha questão, uma vez que não tenho mais capital, seria vendê-las para tentar baixar as médias da Sonae SGPS - neste momento, 1,44€. Não sei mesmo o que fazer e agradeço, desde já, os pontos de vista de quem tem mais experiência e conhecimento.
Re: Pequena estratégia de um principiante
Zorbus Escreveu:Amigos, tenho pouca experiência e dinheiro
Por isso, para aqueles que se derem ao trabalho de argumentar, gostava de vos perguntar o que acham da minha "estratégia": vender F.Ramada e Sonae Capital para reforçar na Sonae SGPS. Estou a falar num total a rondar os 2.000€, mas que me dava jeito para melhorar as médias na SGPS. O que me dizem?
TY
IMHO:Para além do capital ser, claramente, insuficiente para o jogo da bolsa, quais são os motivos para fazer a troca no portefolio?
Não é que seja importante, se isto é um Bull, tudo sobe.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Re: Pequena estratégia de um principiante
Eu digo que isso não é estratégia, é definição do portfolio.
Outras pessoas daqui te poderão ensinar melhor sobre todas as componentes de uma estratégia de investimento, entre as quais estará a técnica de escolha das acções que compõe o portfolio.
Outras pessoas daqui te poderão ensinar melhor sobre todas as componentes de uma estratégia de investimento, entre as quais estará a técnica de escolha das acções que compõe o portfolio.
Zorbus Escreveu:Amigos, tenho pouca experiência e dinheiro
Por isso, para aqueles que se derem ao trabalho de argumentar, gostava de vos perguntar o que acham da minha "estratégia": vender F.Ramada e Sonae Capital para reforçar na Sonae SGPS. Estou a falar num total a rondar os 2.000€, mas que me dava jeito para melhorar as médias na SGPS. O que me dizem?
TY
Pequena estratégia de um principiante
Amigos, tenho pouca experiência e dinheiro
TY

TY

13 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, acintra, AlfaTrader, Bing [Bot], darkreflection, dragom, hugob0ss, m-m, malakas, Masterchief, OCTAMA, trilhos2006 e 193 visitantes