Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

duvida irs

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por SMALL1969 » 29/4/2009 14:16

Venda 0,50€ Custo 0.005€

Qual a dúvida?
Se tiveres vendido 100.000 direitos, não é irrisório.

Registado: 3/2/2009 12:21

duvidas urgente irs direitos do bcp

por VITELO » 29/4/2009 11:57

Bom dia estou a preencher irs mas nao consigo saber onde colocar o valor da mais valia da venda de um direito do aumento do capital do bcp ,sera no anexo G ????mas é estrando pois ai são acçoes?? como vou justificar na parte do valor da aquisiçao a custo zero!!!e venda de um valor irisorio de 0.50 centimos !!

Agradecia uma resposta explicçao pois nao queria problemas com o fisco

Grato pela atenção

Registado: 13/7/2008 9:26

por aaugustobb_69 » 24/4/2009 15:31

EcoLarva Escreveu:
aaugustobb Escreveu:Eu tambem já não sei o que fazer, liguei para o banco, e tambem me disseram que podia incluir as despesas de compra, mas para mim enviaram uma declaração onde não consta essas despesas.

Confirma se o valor que apresentam de compra já não inclui as despesas. Eventualmente já te entregam os valores tal qual como os tens de inserir na declaração.

Também acho que era fruta a mais, mas só vendo a declaração.

Não, os valores que constam na declaração não incluem as comissões de compra.

BN

Registado: 29/11/2007 1:39

por EcoLarva » 24/4/2009 15:12

aaugustobb Escreveu:Eu tambem já não sei o que fazer, liguei para o banco, e tambem me disseram que podia incluir as despesas de compra, mas para mim enviaram uma declaração onde não consta essas despesas.

Confirma se o valor que apresentam de compra já não inclui as despesas. Eventualmente já te entregam os valores tal qual como os tens de inserir na declaração.

Também acho que era fruta a mais, mas só vendo a declaração.

Registado: 29/11/2007 3:01

Re: Englobamento

por tonirai » 24/4/2009 11:15

Nico Escreveu:
Gonanto Escreveu:e para englobar as menos-valias era necessário ter declarado ao banco em janeiro essa intenção?

...exacto! Pelo menos para a maioria dos Bancos...
Agora creio que já vais tarde...

Sim, isso tem de ser tratado até fim de Janeiro, pois só até uma data por aí perto é que os bancos passam a declaração que descrimina os rendimentos todos, a qual tem de acompanhar a declaração do irs (sem a qual o englobamento não é aceite).
Pelo menos era assim no ano passado (penso que a regra se mantém).

Andava por aqui um pdf que explicava isso, mas já não sei o tópico (do ano passado, penso).

Registado: 19/4/2007 18:26

Re: Englobamento

por Nico » 24/4/2009 10:39

Gonanto Escreveu:e para englobar as menos-valias era necessário ter declarado ao banco em janeiro essa intenção?

...exacto! Pelo menos para a maioria dos Bancos...
Agora creio que já vais tarde...

Registado: 23/4/2007 13:05

Englobamento

por Gonanto » 24/4/2009 10:27

Aproveitando a deixa.

Alguém expert neste assunto pode-me confirmar se relativamente ao englobamento das Mais-Valias se mantêm as mesmas regras do ano passado?

isto é, para quem tem menos-valias ainda é possível serem contabilizadas com eventuais mais-valias dos próximos 3 anos se houver englobamento?

e para englobar as menos-valias era necessário ter declarado ao banco em janeiro essa intenção?

Andei á procura nas FAQ`s e no Código IRS mas não encontrei, aliás o código cada vez está mais complicado!

Obrigado pela atenção.

Gonanto

Registado: 8/11/2002 12:04

por aaugustobb_69 » 24/4/2009 9:06

Eu tambem já não sei o que fazer, liguei para o banco, e tambem me disseram que podia incluir as despesas de compra, mas para mim enviaram uma declaração onde não consta essas despesas.

Por isso será que não existe por aqui ninguem, que tenha a completa certeza??? :?

BN

Será que o nosso MENTOR :mrgreen: , não nos consegue tirar esta duvida que nos atormenta.. :?

Registado: 29/11/2007 1:39

por EcoLarva » 24/4/2009 9:01

tonirai Escreveu:Depende.
Resumindo, as despesas de venda em coluna própria, e as de compra somadas ao valor de compra.

Também foi a interpretação a que cheguei depois de vasculhar os códigos e perguntar nas Finanças. A explicação que recebi na altura, é que a declaração é feita dessa forma porque antigamente era assim que os bancos reportavam os campos às Finanças.

Mas concordo que se torna desnecessariamente confuso para o contribuinte.

Registado: 29/11/2007 3:01

por tonirai » 23/4/2009 16:26

Depende.
Já houve imensa discussão sobre o tema no passado.

Os argumentos do pró e contra incluir as despesas de compra eram:

Contra - devido às colunas de preenchimento apenas incluírem coluna de despesas de venda;

Pró - devido ao CIRS descrever "despesas documentalmente comprováveis" como despesas passíveis de inclusão no custo de compra.

Após longa discussão, um elemento do forum recebeu finalmente um e-mail de algum responsável das Finanças, que lhe confirmou que essas despesas são passíveis de inclusão, devendo ser somadas ao valor de aquisição.

Resumindo, as despesas de venda em coluna própria, e as de compra somadas ao valor de compra.

Desde então, é assim que faço.
O tópico em questão é este. O esclarecimento vem a partir do fim da página 6:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... 20warrants

Abraço.

Nota:
Dizes que no documento do banco só vem as despesas de venda... no meu caso vêm ambas, logo tenho documentos que as comprovem.

Registado: 19/4/2007 18:26

por jcms » 23/4/2009 16:06

A despesa é só das vendas.

Registado: 29/11/2007 4:08

duvida irs

por soniarosa » 23/4/2009 15:53

Gostava de saber se me podem ajudar.
Na declaração do banco apenas vem o custo da venda das acções não se declara também o custo da compra?
Obrigado.

Registado: 29/11/2007 13:31

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Jonas74, macau5m, nbms2012 e 77 visitantes