Dúvida para o Fim de Semana - Estar "curto" num tí
13 mensagens
|Página 1 de 1
Obrigado!
Obrigado pela ajuda!
Só deitando mais uma "acha" para a fogueira!
Sinceramente... verifico que o fisco não faz nada!... O problema é que durante (acho que 5 anos) podem ir investigar...
E o avanço da informática permite saber já quem tinha tido mais valias, quanto teve e se pagou... (atente-se que as contas para movimentar acções tem numeros especiais... pelo menos no meu banco!)
E isto em poucos minutos!
Ou menhor... um dia de cruzamentos era capaz de dar para investigar todos os Portugueses!
Por outro lado acho que o governos e toda a gente não vai fazer nada ou melhor não vão entrar nessas investigações... porque isto é um mar de tubarões e ninguem se quer meter com os tubarões... os dentes são muito afiados... e muitos dos peixes em causa acabariam por "morder o rabo"
Ou seja... não deve haver crise... um dia se houver... vai ser complicado!
Agora questão interessante é: Uns simplesmente não declaram mais valias... é linear a solução que é seerá dada.
Agora o que se faz, em relação aos que declararem valores abaixo do que deviam declarar! (Dificilmente declararão valores superiores!
Só para pensar!
Fiquem bem!
Só deitando mais uma "acha" para a fogueira!
Sinceramente... verifico que o fisco não faz nada!... O problema é que durante (acho que 5 anos) podem ir investigar...
E o avanço da informática permite saber já quem tinha tido mais valias, quanto teve e se pagou... (atente-se que as contas para movimentar acções tem numeros especiais... pelo menos no meu banco!)
E isto em poucos minutos!
Ou menhor... um dia de cruzamentos era capaz de dar para investigar todos os Portugueses!
Por outro lado acho que o governos e toda a gente não vai fazer nada ou melhor não vão entrar nessas investigações... porque isto é um mar de tubarões e ninguem se quer meter com os tubarões... os dentes são muito afiados... e muitos dos peixes em causa acabariam por "morder o rabo"
Ou seja... não deve haver crise... um dia se houver... vai ser complicado!
Agora questão interessante é: Uns simplesmente não declaram mais valias... é linear a solução que é seerá dada.
Agora o que se faz, em relação aos que declararem valores abaixo do que deviam declarar! (Dificilmente declararão valores superiores!
Só para pensar!
Fiquem bem!
Cumprimentos,
O Maya
" A Verdade é brevissima, o resto é explicação!"
Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.
O Maya
Ps: Qualquer coisa que eu escreva nunca deverá/poderá ser considerada uma recomendação ou algo similar para adquirir ou alienar um qualquer título, sendo uma mera opinião, consideração pessoal.
Re: Boas
maya Escreveu:Se o pagar fosse problema de consciÊncia estaria resolvido simplesmente se pensarmos "as mais valias" que estou a ganhar agora são para compensar as desvalias futuras...
E a consciência logo se esquece das mais valias!
Ainda mais pensando que: (pelo que sei-posso estar errado) não há uma compensação das mais valias com as "desvalias" e elas acontecem... ou podem acontecer... Neste caso o problema de consciência por-se-ia ao contrário aquele que age correctamente acaba por ser injustiçado!
O Portanto eu estaria de acordo em pagar mais valias, no caso de,(por exemplo) depois de 2 anos tivesse ganho 90% das vezes... e deduzidas as "desvalias" não estivesse a perder!
A não ser assim, não ficaria com problemas de consciência por não pagar, mas sim por ter pago!
Abraço
Caro maya,
Em cada ano, apenas importa o saldo das mais e menos valias desse ano. Se o resultado for negativo, pode reportar as perdas para o ano seguinte e abater nos lucros desse ano.
Eu referi que se trata de um problema de consciência porque consta que muito pouca gente declara as mais valias em mercados financeiros no IRS e eu não tenho conhecimento de grandes investigações por parte das Finanças. A opção por declarar ou não parece-me, portanto, ser mais orientada pela ética do que pela imposição de uma sanção a quem não declara.
Abraço
Fernando dos Aidos
Anonymous Escreveu:"De qualquer modo o imposto a pagar sobre as mais valias adquiridas sobre mercados financeiros é de 10%. Nem sequer é assim tão gravoso."
Respeito a opinião mas não concondo absolutamente.É como se eu tivesse um accionista que só aparece quando tenho lucro. Se tiver prejuizo num ano creio que nem poderei fazê-lo transitar para o ano seguinte.
Caro visitante,
De facto, se escolher a taxa liberatória de 10% não pode reportar os prejuízos para o ano seguinte. Se o quiser fazer terá de englobar os prejuízos no seu rendimento. Assim, se tiver lucro no ano seguinte, pode optar novamente pelo englobamento e os prejuízos do ano anterior serão abatidos ao lucro desse ano.
É claro que, se tiver um lucro elevado, pode não compensar o englobamento e ser preferível optar pela taxa liberatória de 10%. Nesse caso, as perdas do ano anterior não são tomadas em linha de conta.
Mas este é o preço a pagar por se viver numa sociedade civilizada (muito embora se possa ironizar acerca de quão civilizada é a sociedade portuguesa
Dito isto, compreendo a relutância de quem está envolvido numa actividade de alto risco (como é o caso da especulação nos mercados financeiros) em pagar quando ganha e não descontar quando perde. No entanto, a minha opinião é que não pode haver excepções no cumprimento da lei (está a ver o que seria se cada pessoa só cumprisse a lei se gostasse dela?)
Um abraço
Fernando dos Aidos
Boas
Se o pagar fosse problema de consciÊncia estaria resolvido simplesmente se pensarmos "as mais valias" que estou a ganhar agora são para compensar as desvalias futuras...
Ainda mais pensando que: (pelo que sei-posso estar errado) não há uma compensação das mais valias com as "desvalias" e elas acontecem... ou podem acontecer... Neste caso o problema de consciência por-se-ia ao contrário aquele que age correctamente acaba por ser injustiçado!
O Portanto eu estaria de acordo em pagar mais valias, no caso de,(por exemplo) depois de 2 anos tivesse ganho 90% das vezes... e deduzidas as "desvalias" não estivesse a perder!
A não ser assim, não ficaria com problemas de consciência por não pagar, mas sim por ter pago!
Abraço
Abraço
Cumprimentos,
O Maya
O Maya
"De qualquer modo o imposto a pagar sobre as mais valias adquiridas sobre mercados financeiros é de 10%. Nem sequer é assim tão gravoso."
Respeito a opinião mas não concondo absolutamente.É como se eu tivesse um accionista que só aparece quando tenho lucro. Se tiver prejuizo num ano creio que nem poderei fazê-lo transitar para o ano seguinte.
-
Visitante
Venda a descoberto
semprefrio Escreveu:Mais uma coisa.
Em Portugal, por lei, apenas em day trading.
http://www.bigonline.pt/pt/bolsa/shortselling.asp
Caro semprefrio,
A lei portuguesa não proibe a venda curta. Tudo depende da corretora querer disponibilizar esse posssibilidade ao cliente ou não. É claro que essa decisão depende do cliente... (tenho a certeza de que bons clientes têm acesso a essa possibilidade).
Um abraço
Fernando dos Aidos
maya Escreveu:
2- E como funcionam os impostos sobre vais valias adquiridas em mercados estrangeiros?
3- E se alguem costuma ser chateado por não declarar as mais valias?
2 - Tanto quanto eu sei, da mesma forma que as mais valias adquiridas em mercados nacionais.
3 - Não sei. Em minha opinião, é uma questão de consciência. De qualquer modo o imposto a pagar sobre as mais valias adquiridas sobre mercados financeiros é de 10%. Nem sequer é assim tão gravoso.
Um abraço
Fernando dos Aidos
Quer dizer!
Se bem percebi a coisa... em Portugal significa no mercado Português! Certo?
Não uma limitação (intra-day) a traders Portugueses que invistam noutros mercados!
(A verdade é que não estou a ver o nosso mercado interno a ter muita relevÊncia em posições curtas e o estado também não lhe quis dar essa relevÂncia...EStá em fase de testes)... mas posso estar errado!)
Agora o facto de a corretora ser Portuguesa... não altera nada?
E agora, já que comecei a fazer perguntas, tenho mais 3:
1- Alguem me sabe explicar de forma suscinta como é que funcionam os impostos, sobre as mais valias em posições curtas?
2- E como funcionam os impostos sobre vais valias adquiridas em mercados estrangeiros?
Agradeço desde já qualquer resposta!
Obrigado!
Não uma limitação (intra-day) a traders Portugueses que invistam noutros mercados!
(A verdade é que não estou a ver o nosso mercado interno a ter muita relevÊncia em posições curtas e o estado também não lhe quis dar essa relevÂncia...EStá em fase de testes)... mas posso estar errado!)
Agora o facto de a corretora ser Portuguesa... não altera nada?
E agora, já que comecei a fazer perguntas, tenho mais 3:
1- Alguem me sabe explicar de forma suscinta como é que funcionam os impostos, sobre as mais valias em posições curtas?
Agradeço desde já qualquer resposta!
Obrigado!
Cumprimentos,
O Maya
O Maya
Mais uma coisa.
Quico, em termos de "mecânica da coisa" pensa assim:
A corretora empresta-te o título que tu vendes de imediato.
Mais tarde terás que voltar a comprá-lo, para o devolveres à corretora.
Se, para o devolveres, o voltas a comprar mais barato que o vendeste, a diferença é o teu ganho.
Se, pelo contrário, o tens que comprar mais caro do que o vendeste, a diferença é o teu prejuízo.
Em termos genéricos, espero ter ajudado.
Um bom fim de semana,
semprefrio
A corretora empresta-te o título que tu vendes de imediato.
Mais tarde terás que voltar a comprá-lo, para o devolveres à corretora.
Se, para o devolveres, o voltas a comprar mais barato que o vendeste, a diferença é o teu ganho.
Se, pelo contrário, o tens que comprar mais caro do que o vendeste, a diferença é o teu prejuízo.
Em termos genéricos, espero ter ajudado.
Um bom fim de semana,
semprefrio
tentativa de esclarecimento
Caro Quico
Também sei pouco destas coisas....mas vou dizer-te.
Existem no mercado outros produtos além das acções.....por exemplo, há os CFD's...ou seja...em inglês..contrats for diference...ou seja contratos pela diferença....assim numa tradução literal.
Verás, se consultares o site do JCarregosa, como funciona esse produto.
Verificarás que podes dar ordem de venda sem teres nenhum CFD...na presunção que poderás compra-los,depois, mais baratos, se partires do presuposto que o seu preço vai baixar...ou seja tomas uma posição curta e naturalmente adquires mais valias.
De outro modo podes tomar uma posição longa dando uma ordem de compra...presumindo que o seu valor irá subir....vendendo, depois mais caro e com a respectiva mais valia.
Estes produtos, os CFD's, têm mais outras caracteristicas...como sejam...a necessidade de um capital mínimo prévio no marketmaker e alavancagens....mas isso aprenderás...se consultares o site que te refiro.
cumps.
Também sei pouco destas coisas....mas vou dizer-te.
Existem no mercado outros produtos além das acções.....por exemplo, há os CFD's...ou seja...em inglês..contrats for diference...ou seja contratos pela diferença....assim numa tradução literal.
Verás, se consultares o site do JCarregosa, como funciona esse produto.
Verificarás que podes dar ordem de venda sem teres nenhum CFD...na presunção que poderás compra-los,depois, mais baratos, se partires do presuposto que o seu preço vai baixar...ou seja tomas uma posição curta e naturalmente adquires mais valias.
De outro modo podes tomar uma posição longa dando uma ordem de compra...presumindo que o seu valor irá subir....vendendo, depois mais caro e com a respectiva mais valia.
Estes produtos, os CFD's, têm mais outras caracteristicas...como sejam...a necessidade de um capital mínimo prévio no marketmaker e alavancagens....mas isso aprenderás...se consultares o site que te refiro.
cumps.
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
Sun Tzu
- Registado: 7/11/2002 0:00
Dúvida para o Fim de Semana - Estar "curto" num tí
Aproveito o fds para colocar uma dúvida que para alguns será de revirar os olhos, mas que é daquelas que um principiante tem vergonha de perguntar:
Quando compro um título (vamos supôr da PT) estou digamos "longo", em relação a ele; i. e., compro acções da PT na expectativa de que mais tarde as possa vender mais caras. Como faria com qualquer bem, numa feira, ou mercado qualquer.
Pois bem: quando estou "curto" (é assim que se diz, não é?) em relação à PT, "vendo" primeiro, na expectativa de a poder "comprar" mais barata uns tempos depois. Tudo bem!? Não! Como se pode vender algo que ainda não se tem?
Em termoas práticos, como é que isso funciona?
Alguém me sabe explicar como tudo se processa no mercado? (Por favor, com linguagem de leigo!
)
P.S. - Será algo do estilo: fecho negócio com um tipo, prometendo no prazo x fornecer-lhe um bem, que acho poder arranjar dentro desse prazo mais barato? Mas isso implica definir um prazo à partida, certo?(Os warrants são algo assim, certo?) Mas pelo que sei, pode-se estar "curto" em relação a um título tal como se está "longo", sem ter um prazo definido à partida! Ou não é nada disto, e sou eu que realmente não percebo nada!
Quando compro um título (vamos supôr da PT) estou digamos "longo", em relação a ele; i. e., compro acções da PT na expectativa de que mais tarde as possa vender mais caras. Como faria com qualquer bem, numa feira, ou mercado qualquer.
Pois bem: quando estou "curto" (é assim que se diz, não é?) em relação à PT, "vendo" primeiro, na expectativa de a poder "comprar" mais barata uns tempos depois. Tudo bem!? Não! Como se pode vender algo que ainda não se tem?
Em termoas práticos, como é que isso funciona?
Alguém me sabe explicar como tudo se processa no mercado? (Por favor, com linguagem de leigo!
P.S. - Será algo do estilo: fecho negócio com um tipo, prometendo no prazo x fornecer-lhe um bem, que acho poder arranjar dentro desse prazo mais barato? Mas isso implica definir um prazo à partida, certo?(Os warrants são algo assim, certo?) Mas pelo que sei, pode-se estar "curto" em relação a um título tal como se está "longo", sem ter um prazo definido à partida! Ou não é nada disto, e sou eu que realmente não percebo nada!

13 mensagens
|Página 1 de 1