Turbulência no Bull Market
14 mensagens
|Página 1 de 1
Re: Turbulência no Bull Market
algures entre a atenção dos media e o entusiamo.
- Registado: 29/11/2007 2:53
O Alquimista Escreveu:http://www.thereformedbroker.com/2014/03/17/you-tell-me/
E vocês onde acham que nós estamos?
Cumprimentos
Hélio Palma
- Registado: 25/1/2014 17:19
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
- Registado: 12/3/2014 0:58
afcapitão e alcagoita, o meu optimismo não tem sido afectado porque o mercado não tem dado razão para tal. Se calhar, eu era mais afirmativo no último ano e meio porque eram todos tão cépticos que eu tinha que deixar bem vincada a minha posição. Agora, à medida que cada vez mais investidores chegam ao mercado, apesar de mostrar o meu optimismo, tento sempre mostrar que um dia as coisas vão inverter e que as pessoas têm que estar preparadas para isso.
O que é que me fará ficar pessimista? Ou uma escalada brutal do mercado, tornando-se vertical e com sinais de euforia (abertura de Telejornais, capas de jornais, etc...) ou então uma correcção do mercado quebrando níveis de suporte importantes. Tal como escrevi no artigo: "Há um ano atrás, eu dizia que esse nível para o PSI era a zona de suporte entre os 5.100 e os 5.200 pontos. Alguns meses mais tarde, subi essa zona de referência para o suporte entre os 5.550 e os 5.700 pontos. Actualmente, a zona que considero a fronteira entre o "Bull" e o "Bear Market" situa-se entre os 6.300 e os 6.400 pontos. Mas se a bolsa portuguesa continuar a subir, eu também subirei o meu nível de referência. O importante é definirmos sempre o que nos fará mudar de ideias. Aqueles que ficam, eternamente, agarrados a um dogma ou à já famosa "confiança cega" estão condenados ao fracasso. Porque os "Bull Markets" não duram para sempre."
Um abraço,
Ulisses
O que é que me fará ficar pessimista? Ou uma escalada brutal do mercado, tornando-se vertical e com sinais de euforia (abertura de Telejornais, capas de jornais, etc...) ou então uma correcção do mercado quebrando níveis de suporte importantes. Tal como escrevi no artigo: "Há um ano atrás, eu dizia que esse nível para o PSI era a zona de suporte entre os 5.100 e os 5.200 pontos. Alguns meses mais tarde, subi essa zona de referência para o suporte entre os 5.550 e os 5.700 pontos. Actualmente, a zona que considero a fronteira entre o "Bull" e o "Bear Market" situa-se entre os 6.300 e os 6.400 pontos. Mas se a bolsa portuguesa continuar a subir, eu também subirei o meu nível de referência. O importante é definirmos sempre o que nos fará mudar de ideias. Aqueles que ficam, eternamente, agarrados a um dogma ou à já famosa "confiança cega" estão condenados ao fracasso. Porque os "Bull Markets" não duram para sempre."
Um abraço,
Ulisses
afcapitao Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Isso era uma óptimo sinal. Era sinal que a nossa Bolsa tinha chegado lá. Mas, dito de outra forma, é a próxima resistência relevante do PSI e, se lá chegar, acredito que vá fazer o seu papel. de resistência.
Um abraço,
Ulisses
Olá Ulisses,
Sigo com frequência as tuas intervenções, e de há uns dias/semanas para cá parece-me que o teu discurso denota uma ligeira diminuíção da confiança quanto ao prolongamento do Bull. É verdade ou serei eu a imaginar coisas? Atenção: refiro-me apenas à confiança no Bull, pois é claro para todos que continuas otimista e várias vezes salientas esse facto.
Porque é que estou a discutir tão ténue pormenor? Porque as subidas nos mercados internacionais já duram há vários anos, os IPOs somam e seguem, a economia portuguesa está a arrancar com alguma timidês, etc. Ora, é impossível para um investidor não pensar nisto com cada vez mais frequência, e como tal, julgo que também não te seja indiferente esta conjugação de factores.
Achas que há uma boa probabilidade de o Psi20 subir mesmo que os states não o façam? Esta para mim é a "pedra no sapato" e que não me permite ter uma visão clara (ou ingénua) quanto ao futuro do psi.
Obviamente tudo é possível: deste 1987 a 2000 o S&P500 viveu 13 anos de bull market. Mas quanto mais o mercado sobe, mais tento aguçar o meu pensamento contrário.
Abraço
Fiquei com o mesmo sentimento

Mas nos posts anteriores estava-se a falar de 2014...
Abraço,
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
- Registado: 7/2/2014 18:03
Com este artigo fizeste-me lembrar um que li há dias no The Wall Street Journal.
http://online.wsj.com/news/articles/SB10001424052702303546204579439140223020898
Muito a propósito.
http://online.wsj.com/news/articles/SB10001424052702303546204579439140223020898
Muito a propósito.
Bons Ventos,
SW
SW
* perdão: timidez, e não timidês
Abraço
Abraço
- Registado: 8/3/2012 17:31
Ulisses Pereira Escreveu:Isso era uma óptimo sinal. Era sinal que a nossa Bolsa tinha chegado lá. Mas, dito de outra forma, é a próxima resistência relevante do PSI e, se lá chegar, acredito que vá fazer o seu papel. de resistência.
Um abraço,
Ulisses
Olá Ulisses,
Sigo com frequência as tuas intervenções, e de há uns dias/semanas para cá parece-me que o teu discurso denota uma ligeira diminuíção da confiança quanto ao prolongamento do Bull. É verdade ou serei eu a imaginar coisas? Atenção: refiro-me apenas à confiança no Bull, pois é claro para todos que continuas otimista e várias vezes salientas esse facto.
Porque é que estou a discutir tão ténue pormenor? Porque as subidas nos mercados internacionais já duram há vários anos, os IPOs somam e seguem, a economia portuguesa está a arrancar com alguma timidês, etc. Ora, é impossível para um investidor não pensar nisto com cada vez mais frequência, e como tal, julgo que também não te seja indiferente esta conjugação de factores.
Achas que há uma boa probabilidade de o Psi20 subir mesmo que os states não o façam? Esta para mim é a "pedra no sapato" e que não me permite ter uma visão clara (ou ingénua) quanto ao futuro do psi.
Obviamente tudo é possível: deste 1987 a 2000 o S&P500 viveu 13 anos de bull market. Mas quanto mais o mercado sobe, mais tento aguçar o meu pensamento contrário.
Abraço
- Registado: 8/3/2012 17:31
Isso era uma óptimo sinal. Era sinal que a nossa Bolsa tinha chegado lá. Mas, dito de outra forma, é a próxima resistência relevante do PSI e, se lá chegar, acredito que vá fazer o seu papel. de resistência.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Bom!
Poderão ser os 8200 pontos uma resistência complicada de ultrapassar durante este ano?

Poderão ser os 8200 pontos uma resistência complicada de ultrapassar durante este ano?
- Registado: 20/2/2014 22:01
Deixo aqui o gráfico actualizado de curto prazo onde se vê que, depois da turbulência, estas duas primeiras sessões já deixam o PSI não muito longe dos máximos dos últimos anos.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Aqui ficam os gráficos actualizados.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Ulisses mais uma vez parabéns, fantástico artigo.
Para um iniciante como eu não há nada melhor do que ler artigos como este.
Para um iniciante como eu não há nada melhor do que ler artigos como este.

- Registado: 4/2/2010 15:57
Turbulência no Bull Market
Foi hoje publicado o meu novo artigo "Turbulência no Bull Market":
http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/ ... arket.html
Um abraço,
Ulisses
http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/ ... arket.html
Um abraço,
Ulisses
14 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO e 135 visitantes