Caldeirão da Bolsa

OT - Qualidade dos serviços publicos, FP e afins

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por altrio » 31/10/2012 18:32

Eu depois de ter os meus filhos em escolas privadas, passei-os para escolas públicas e considero que globalmente estão melhor.

Claro que há também escolas públicas onde nunca poria os meus filhos, nem que fosse obrigado. No entanto, quando se encontra escolas públicas com boas condições, com um corpo docente estável e que se sente bem na escola, o empenho é sincero. Na verdade, foi este o principal motivo que me fez tirar os miúdos da escola privada - o empenho dos professores era mais "para mostrar" do que genuíno...
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill

Registado: 11/12/2010 20:34

por mais_um » 31/10/2012 18:21

AutoMech Escreveu:
mais_um Escreveu:Humm... nada obriga a que haja concorrência, onde vivo, o unico operador por cabo que posso subscrever é a Cabovisão e a decisão de haver mais não depende do regulador nem de ninguém do sector publico.

Mas tu não és forçado a ter TV por cabo, ao passo que em Braga a pessoa é forçada a ir à urgências se tiver um problema de saúde urgente.

Além disso se a Cabovisão não prestar um bom serviço porque não cumpre a legislação aplicável ao sector, aí sim tem a ver e muito com o público (regulador).

mais_um Escreveu:Há que perder a mania que tudo o que é mau é culpa do publico.

Eu, pelo menos, não tenho essa mania. Já disse que o problema é a falta de concorrência e não o ser público ou privado.

O facto de cumprir a legislação não implica que o serviço seja de qualidade.

E o facto de haver concorrência não te garante qualidade.

Nas Caldas da Rainha não há mais urgências, em 10 anos já as utilizei bastante e não tenho reclamações a fazer, pelo contrário.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Automech » 31/10/2012 18:20

artista Escreveu:Obviamente que os serviços públicos são bons tendo em conta que são tendencialmente gratuitos para todos!

São bons, na tua perspectiva, Artista. :wink:

E o facto de ser tendencialmente gratuito não é justificação para baixa qualidade. Há muitas empresas que oferecem melhor serviço por um preço mais baixo, simplesmente porque são mais eficientes. Uma das formas de ser mais eficiente é estar em concorrência.

Porque é que eu fui fazer o exame a um laboratório privado, pagando o mesmo, quando o podia fazer no centro de saúde de Loures ?

Provavelmente o estado até consegue ter menos custos do que o laboratório privado e logo poderia arrumar com a concorrência. Mas não tem esse incentivo e, como tal, perdeu um 'cliente' (felizmente não fui obrigado a fazer o exame no público, o que certamente seria o desejo de muitos).

artista Escreveu: Os privados que queiram subsistir terão certamente que ser melhores, ou ter alguma outra coisa para oferecer, se não fossem ninguém lá iria, certo?!

Ou porque a resposta do público não é razoável. Depende da perspectiva. Na Finlândia praticamente não há escolas privadas, por exemplo.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por mais_um » 31/10/2012 18:16

Parece-me que estão a esquecer-se que a qualidade tem um custo e quando os proveitos não são suficiente para o negocio ser interessante fecha-se.

Porque o motivo de existir uma empresa privada é o lucro. Sempre que os reguladores (ou o legislador) fazem exigências para melhorar a qualidade, quem paga a factura final é consumidor, não tenham ilusões.

Ontem fui ao oftamologista ao Hospital Lusiadas, demorei 45 minutos após a hora marcada para ser atendido e mais 30 minutos após a consulta para pagar. Motivo, apesar de terem 5 funcionarios a atender era insuficiente para dar vazão ao nº de clientes de uma forma mais rapida.

Antes ia ao Hospital da Luz, mas tinha que estar 2 meses à espera de consulta. Aquilo é feito para dar dinheiro e a qualidade é sacrificada até ao limite que eles consideram razoavel.

Tal como nos operadores moveis, em que tens clientes a sair de um operador para outro, isto acontece com todos os operadores, significa que há clientes insatisfeitos em todos eles. Há sempre uma % a sair de um para o outro. Ou seja todos eles tens problemas, apesar de haver concorrência.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Automech » 31/10/2012 18:03

Nahoot Escreveu:Isso é como dizer que se a policia não consegue apanhar criminosos, então a culpa dos crimes é da policia e não dos criminosos.
Não estou a querer desculpabilizar os reguladores, que são maus e deviam ser revistos. Mas o facto de os reguladores serem maus não pode desresponsabilizar as empresas...

Nem eu estou a desresponsabilizar. Apenas digo que as empresas fazem o que as deixam fazer. Se o regulador for permissivo há mais tendência a que as empresas abandalhem, sobretudo em industrias onde a concorrência não existe ou é escassa.

Para ser concreto: ninguém imagina que seja necessário um regulador de mercearias. Se não gosto da minha, vou a outra. Já no caso de certas indústrias, como as de comunicações, energia ou mesmo bancos, as opções são limitadas. É aí que os reguladores devem ser fortes (e na minha opinião não são).

por Automech » 31/10/2012 18:00

mais_um Escreveu:Humm... nada obriga a que haja concorrência, onde vivo, o unico operador por cabo que posso subscrever é a Cabovisão e a decisão de haver mais não depende do regulador nem de ninguém do sector publico.

Mas tu não és forçado a ter TV por cabo, ao passo que em Braga a pessoa é forçada a ir à urgências se tiver um problema de saúde urgente.

Além disso se a Cabovisão não prestar um bom serviço porque não cumpre a legislação aplicável ao sector, aí sim tem a ver e muito com o público (regulador).

mais_um Escreveu:Há que perder a mania que tudo o que é mau é culpa do publico.

Eu, pelo menos, não tenho essa mania. Já disse que o problema é a falta de concorrência e não o ser público ou privado.

por artista_ » 31/10/2012 17:52

Nahoot Escreveu:... Mas o facto de os reguladores serem maus não pode desresponsabilizar as empresas...

A não ser que sejam públicas! :mrgreen:

Nos últimos tempos virou moda dizer mal de tudo o que é público... :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por nahoot » 31/10/2012 17:46

AutoMech Escreveu:
artista Escreveu:Vocês não digam isso, há aqui gente (pelo menos uma pessoa) que jura a pés juntos que os privados não falham, são muito melhores, são perfeitos! :roll:

[...]

Mas já que falam nestes casos de gestão privada de monopólios (ou similares) é bom referir que, além de falhar o privado, falha também o regulador, que por acaso é público. Os privados fazem aquilo que os reguladores e a lei os deixam fazer.

Como habitualmente os reguladores públicos (ERSE, ANACOM, Banco de portugal, CMVM, ASAE, etc) têm a eficiência que lhes conhecemos, não admira que os privados monopolistas façam o que querem sem prestarem contas. Ou seja, também aqui uma das fontes do problema está na ineficiência do publico (regulador).

Isso é como dizer que se a policia não consegue apanhar criminosos, então a culpa dos crimes é da policia e não dos criminosos.
Não estou a querer desculpabilizar os reguladores, que são maus e deviam ser revistos. Mas o facto de os reguladores serem maus não pode desresponsabilizar as empresas...

Registado: 1/10/2008 16:20

por artista_ » 31/10/2012 17:43

AutoMech Escreveu:
Provocação: É curioso haver tanto seguro de saúde e da ADSE ser tão utilizada. Deviam ser inexistentes, se os serviços de saúde públicos afinal são bons e os privados muitas vezes são maus. Não concordam ? :wink:

Isso parece-me uma provocação sem sentido. Obviamente que os serviços públicos são bons tendo em conta que são tendencialmente gratuitos para todos! Os privados que queiram subsistir terão certamente que ser melhores, ou ter alguma outra coisa para oferecer, se não fossem ninguém lá iria, certo?!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por mais_um » 31/10/2012 17:42

AutoMech Escreveu:
artista Escreveu:Vocês não digam isso, há aqui gente (pelo menos uma pessoa) que jura a pés juntos que os privados não falham, são muito melhores, são perfeitos! :roll:

Eu pela minha parte o que digo é que a falta de concorrência tende a causar ineficiência. E isso é, por razões óbvias, tendencialmente verificável no público porque não existe concorrência.

Se a CGD ou a TAP tratassem os clientes, como os seus congéneres da Segurança Social (por exemplo dizer às 10 da manhã que já não atendem ninguém nesse dia), já há muito que tinham falido. A SS permite-se esse luxo porque não há outra SS ao lado com quem tenha de concorrer.

Mas já que falam nestes casos de gestão privada de monopólios (ou similares) é bom referir que, além de falhar o privado, falha também o regulador, que por acaso é público. Os privados fazem aquilo que os reguladores e a lei os deixam fazer.

Como habitualmente os reguladores públicos (ERSE, ANACOM, Banco de portugal, CMVM, ASAE, etc) têm a eficiência que lhes conhecemos, não admira que os privados monopolistas façam o que querem sem prestarem contas. Ou seja, também aqui uma das fontes do problema está na ineficiência do publico (regulador).

Humm... nada obriga a que haja concorrência, onde vivo, o unico operador por cabo que posso subscrever é a Cabovisão e a decisão de haver mais não depende do regulador nem de ninguém do sector publico.

Há que perder a mania que tudo o que é mau é culpa do publico.

por rmachado » 31/10/2012 17:37

AutoMech Escreveu:
rmachado Escreveu:Antigamente ias a uma urgência pública era um horror, hoje vais a uma urgência privada é um horror..

Convém é distinguir uma urgência compulsiva, onde não há alternativa (mesmo que seja gestão privada - parece ser o caso em Braga, certo ?), duma urgência voluntária (por exemplo a cuf ou hospital da luz em Lisboa). Aos segundos qualquer um os pode mandar bugiar (e é pena que não o façam para eles aprenderem).

Provocação: É curioso haver tanto seguro de saúde e da ADSE ser tão utilizada. Deviam ser inexistentes, se os serviços de saúde públicos afinal são bons e os privados muitas vezes são maus. Não concordam ? :wink:

Sim Braga não é exemplo, eu referia-me mais a Lisboa e Porto.

Só para dar outro exemplo. Em VFX o actual hospital vai ser substituido (até que enfim) e já está em acção a nova equipa de gestão. E em termos de pediatria melhorou para ai uns 300%...

Registado: 24/8/2004 10:42

por rmachado » 31/10/2012 17:35

artista Escreveu:
rmachado Escreveu:
artista Escreveu:Automech, eu não me referia a ti... aliás contigo já concordámos que gostaríamos de ver muitos mais serviços do estado privatizados. Acho que a única diferença entre nós é que tu tens mais "fé" na mudança do que eu. Eu acho que em muitos casos daria mais ou menos no mesmo que as PPP's e a qualidade não teria melhorias visíveis, mas não tenho dúvidas que valerá a pena fazer algumas experiências que seriam estendidas se bem sucedidas!

Aliás, quem me dera a mim que a escola pública fosse há muitos anos privada. Certamente que um patrão privado não me trataria como o estado o tem feito!

È capaz.. talvez já não fosses professor... :) lol

Tou a brincar contigo...

Bem, ser já não sou, pelo menos em exercício. Mas certamente não me manteria anos sucessivos a contrato que nem sequer eram completos (uns anos eram mais tempos outros menos, uns numa escola, noutros em duas, ou até três) e não me mandaria embora sem me pagar uma indemnização! Achei engraçado (e até o comentei no tópico do BCP) que o Nuno Amado tenha dito na entrevista que teria de dispensar 600 trabalhadores mas que iriam ter muito cuidado com a situação social dos mesmos... este governo teve uma preocupação brutal com a situação social de quem andou a explorar durante anos! :shock: :roll:

Pois...

Eu só agradeço uma coisa ao Sócras. Abriu ao fim de 10 anos de recibo verde com todas as condições para abrir um processo contra o Estado.. um concurso para a minha esposa.

por Automech » 31/10/2012 17:30

rmachado Escreveu:Antigamente ias a uma urgência pública era um horror, hoje vais a uma urgência privada é um horror..

Convém é distinguir uma urgência compulsiva, onde não há alternativa (mesmo que seja gestão privada - parece ser o caso em Braga, certo ?), duma urgência voluntária (por exemplo a cuf ou hospital da luz em Lisboa). Aos segundos qualquer um os pode mandar bugiar (e é pena que não o façam para eles aprenderem).

por artista_ » 31/10/2012 17:23

AutoMech Escreveu:
artista Escreveu:Aliás, quem me dera a mim que a escola pública fosse há muitos anos privada. Certamente que um patrão privado não me trataria como o estado o tem feito!

Desde logo porque, por lei, não podia. Este meu comentário seria uma piada, não fosse triste. :wink:

Tem a sua piada na mesma! :wink:

por artista_ » 31/10/2012 17:22

rmachado Escreveu:
artista Escreveu:Automech, eu não me referia a ti... aliás contigo já concordámos que gostaríamos de ver muitos mais serviços do estado privatizados. Acho que a única diferença entre nós é que tu tens mais "fé" na mudança do que eu. Eu acho que em muitos casos daria mais ou menos no mesmo que as PPP's e a qualidade não teria melhorias visíveis, mas não tenho dúvidas que valerá a pena fazer algumas experiências que seriam estendidas se bem sucedidas!

Aliás, quem me dera a mim que a escola pública fosse há muitos anos privada. Certamente que um patrão privado não me trataria como o estado o tem feito!

Tou a brincar contigo...

Bem, ser já não sou, pelo menos em exercício. Mas certamente não me manteria anos sucessivos a contrato que nem sequer eram completos (uns anos eram mais tempos outros menos, uns numa escola, noutros em duas, ou até três) e não me mandaria embora sem me pagar uma indemnização! Achei engraçado (e até o comentei no tópico do BCP) que o Nuno Amado tenha dito na entrevista que teria de dispensar 600 trabalhadores mas que iriam ter muito cuidado com a situação social dos mesmos... este governo teve uma preocupação brutal com a situação social de quem andou a explorar durante anos! :shock: :roll:

por Automech » 31/10/2012 17:20

artista Escreveu:Aliás, quem me dera a mim que a escola pública fosse há muitos anos privada. Certamente que um patrão privado não me trataria como o estado o tem feito!

Desde logo porque, por lei, não podia. Este meu comentário seria uma piada, não fosse triste. :wink:

por rmachado » 31/10/2012 17:18

Um belo exemplo de falta de eficiência na gestão privada é a saúde.

Antigamente ias a uma urgência pública era um horror, hoje vais a uma urgência privada é um horror..

Como muita gente passou a ter seguros as urgência privadas estão entupidas e quase que é mais rápido (pelo menos em pediatria) ir a certos hospitais publicos do que a privados.

O grande problema do SNS é que não está dimensionado convenientemente e carece de um certo dinamismo e de uma melhor integração.
O caso prático são os médicos de familia.. se tens é uma sorte, mas pode ser um azar pq ou tá de férias ou tem 500 utentes para ver no dia, ou etc...
E por vezes uma pessoa só tá com uma faringite...

por rmachado » 31/10/2012 17:13

Tou a brincar contigo...

por artista_ » 31/10/2012 17:11

Automech, eu não me referia a ti... aliás contigo já concordámos que gostaríamos de ver muitos mais serviços do estado privatizados. Acho que a única diferença entre nós é que tu tens mais "fé" na mudança do que eu. Eu acho que em muitos casos daria mais ou menos no mesmo que as PPP's e a qualidade não teria melhorias visíveis, mas não tenho dúvidas que valerá a pena fazer algumas experiências que seriam estendidas se bem sucedidas!

por Automech » 31/10/2012 17:03

Eu pela minha parte o que digo é que a falta de concorrência tende a causar ineficiência. E isso é, por razões óbvias, tendencialmente verificável no público porque não existe concorrência.

Se a CGD ou a TAP tratassem os clientes, como os seus congéneres da Segurança Social (por exemplo dizer às 10 da manhã que já não atendem ninguém nesse dia), já há muito que tinham falido. A SS permite-se esse luxo porque não há outra SS ao lado com quem tenha de concorrer.

por kknd » 31/10/2012 16:44

artista Escreveu:
kknd Escreveu:
mais_um Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:O Único serviço onde noto uma clara mudança para melhor é no centro de saúde. Rápido e eficaz. O Hospital de Braga é para esquecer por exemplo.

Não é esse Hospital que é gerido por privados?.... :roll: :roll:

Correcto. É gerido pelo Grupo Mello.

Vocês não digam isso, há aqui gente (pelo menos uma pessoa) que jura a pés juntos que os privados não falham, são muito melhores, são perfeitos! :roll:

Uma curiosidade:
Sabem quem faz a manutenção ao nível de equipamentos neste Hospital?

Registado: 14/8/2009 12:27

por artista_ » 31/10/2012 16:41

kknd Escreveu:
mais_um Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:O Único serviço onde noto uma clara mudança para melhor é no centro de saúde. Rápido e eficaz. O Hospital de Braga é para esquecer por exemplo.

Vocês não digam isso, há aqui gente (pelo menos uma pessoa) que jura a pés juntos que os privados não falham, são muito melhores, são perfeitos! :roll:

por kknd » 31/10/2012 16:39

mais_um Escreveu:

Registado: 14/8/2009 12:27

por dfviegas » 31/10/2012 13:53

Lion_Heart Escreveu:
dfviegas Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:

Pois , mas tu e muito de nós vivemos na sociedade da tecnologia e comunicação , mas não te esqueças que grande parte deste país é constituído por adultos com poucos ou nenhuns conhecimentos de informática.

E já agora uma coisa que não podes fazer na net é depositar cheques e cash , e infelizmente atm´s para fazer isso ainda são muito poucos e ainda menos os bancos que os tem. Eu não percebo é porque deixam criar filas enormes quando na parte de trás tem hoje em dias três, quatro ou cinco "vendedores" a olhar para o tecto, não podiam ir fazer caixa para ajudar?

Existem sempre coisas que não se podem fazer pela net, as repartições de finanças estão sempre lotadas , pelo menos aqui em Braga.

O Único serviço onde noto uma clara mudança para melhor é no centro de saúde. Rápido e eficaz. O Hospital de Braga é para esquecer por exemplo.

mas pelo simples facto de teres aumentado o nº de utilizadores via net, isso significa que podes reduzir o nº de caixas, porque a afluência diminui.

Normalmente, pelo menos nas agências que conheço, millennium, existe sempre uma caixa dedicada do banco onde se pode depositar cheques e dinheiro.

É claro que as pessoas idosas tem receio ou não sabem, mas depois tambem não se podem queixar muito.

É como ir aos correios perdemos lá imenso tempo, mas depois vemos pessoas a irem pagar contas, levantarem as pensões etc... etc... quando isso podia ser tudo feito através do multibanco a pensão por transferência bancária.

Ir à TMN, OPTIMUS é a mesma coisa vão lá pessoas carregar o telemovel mas isso faz algum sentido?

Não tem cartão multibanco?

Registado: 29/11/2007 2:53

por fcpfcp » 31/10/2012 12:04

sevenairam Escreveu:
AutoMech Escreveu:
sevenairam Escreveu:Curiosamente, em Portugal um doente que tenha medicação continuada ( devido a doença crónica) pode pedir as receitas por internet.

É bom, sem dúvida, embora convenhamos que não é melhor do que em Inglaterra, sobretudo na franja mais idosa da população que não tem internet. Além disso continua a exigir mais passos do que em Inglaterra.

Quando referi acima que o doente tem de ir à farmácia antes de acabar a caixa, isso nem está 100% certo. Se for cliente habitual, liga para a farmácia e o farmacêutico trata de tudo com o centro de saúde. É assim que faz um tio meu sem perder tempo e sem ter de ir ao centro de saúde.

Pelo que ouvi dizer há um plano para passar a haver receitas electrónicas às quais as farmácias vão ter acesso. É um passo nessa direcção.

è evidente que a população mais idosa terá dificuldades com isto, mas a verdade é que eu marco as consultas sempre pela internet ( normalmente passado 8 dias lá vou á consulta) e peço os medicamentos para os meus sogros também pela internet. Posso assegurar que ( pelo menos para mim ) isto tem funcionado na perfeição. ( só tenho o cuidado de fazer a marcação durante a noite)

Podes dar o link onde se consegue marcar as consultas e o pedido de medicamentos ?
Obrigado.

Registado: 27/9/2011 10:22

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: BenjaminMartins, Bing [Bot], HFCA, Nightrader e 32 visitantes