Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austeridade

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pedrooa » 14/9/2012 16:09

capbr Escreveu:De imediato acordei, pensei e questionei me, nao pode ser, daqui a pouco estou a apanhar no rab..., este gajo nao passa de um pau mandado do agiota antonio borges!!!

Se tivermos que recorrer a isso, aviso já que começo a descontar a vaselina para o IRS.

Registado: 6/7/2012 12:38

por nfmarque » 14/9/2012 16:03

joaoventura Escreveu:
SirKneighf Escreveu:Algum de voces já passou a vista pelo FB nos topicos relativos a manifestação do proximo sabado?

É demagogia barata e ovelhas...

Aprofundei a discussão no de Viseu, o organizador tem um percurso brilhante a pedir taxos que vai desde o CDS ao BE...
Já me querem matar por lá!

:mrgreen:

https://www.facebook.com/events/418194401573890/

Bem, se tu fores o Paulo Estevão, andas mesmo a implicar com aquela malta à força! :)
No entanto, és (se fores o Paulo) coerente, e gostei bem daquela das distribuição de flyiers e do gajo que já bateu todos os partidos! O gajo vai andar a vender flyiers por que partido? BE?

tambem não sei quem é mas levou com 1 like meu.

Registado: 7/5/2009 19:06

por joaoventura » 14/9/2012 15:49

SirKneighf Escreveu:Algum de voces já passou a vista pelo FB nos topicos relativos a manifestação do proximo sabado?

Aprofundei a discussão no de Viseu, o organizador tem um percurso brilhante a pedir taxos que vai desde o CDS ao BE...

Bem, se tu fores o Paulo Estevão, andas mesmo a implicar com aquela malta à força! :)
No entanto, és (se fores o Paulo) coerente, e gostei bem daquela das distribuição de flyiers e do gajo que já bateu todos os partidos! O gajo vai andar a vender flyiers por que partido? BE?

Registado: 21/1/2011 13:02

por capbr » 14/9/2012 15:48

pepi Escreveu:Esta m**** da TSU incendiou este país... PPC isso é imperdoável!!!
:evil:

nao foi so a TSU, foi um conjunto de medidas em simultaneo, a forma de implementaçao das mesmas, o objectivo das mesmas e o resultado futuro das mesmas!!

eu penso que grande parte dos privados estava ja mentalizado que iria para o proximo ano perder o sub de ferias ou natal, via imposto especial.

Mas o que esta a acontecer é que o patrao do estado, decidiu retirar em defenitivo uma media de 10% ao rendimento dos privados!! Eu tenho um patrao novo e nao sabia!! Por momentos perguntei me se estava a ouvir o PM do pais, ou algum pastor de uma religao!!

De imediato acordei, pensei e questionei me, nao pode ser, daqui a pouco estou a apanhar no rab..., este gajo nao passa de um pau mandado do agiota antonio borges!!!

Registado: 29/11/2007 2:25

por pepi » 14/9/2012 15:21

Esta m**** da TSU incendiou este país... PPC isso é imperdoável!!!

Registado: 17/3/2009 14:43

por Sir[Kneighf] » 14/9/2012 15:16

Algum de voces já passou a vista pelo FB nos topicos relativos a manifestação do proximo sabado?

Walking to where there is no path, leaving a trail.

Registado: 22/5/2011 12:34

por TRSM86 » 14/9/2012 15:08

capbr Escreveu:
Ti Salvador Mano Escreveu:O MDP recebeu a seguinte denúncia por e-mail:

"Apesar deste ano os ministérios terem sido restruturados, no sentido de diminuir os cargos de chefia, apenas os presidentes dos organismos públicos foram exonerados por Diário da República. Ou seja, os chefes de secção e directores de departamento continuam a receber o mesmo salário mensal como se ainda possuíssem um cargo superior. O problema não está dentro dos institutos públicos, que de acordo com as regras anunciadas adaptaram-se e eliminaram efectivamente cargos de chefia, estando algumas dessas pessoas a exercer na prática cargos apenas técnicos, mas a receber ordenados de chefes, cargos que exerciam anteriormente à restruturação. O problema vem directamente dos ministros responsáveis que ainda não foram capazes de definir competências e transmiti-las aos diferentes organismos públicos que chefiam.
Pior do que chefes e directores a receber ordenados pelos cargos que já não possuem, são vice-presidentes, que não foram, tal como os presidentes, exonerados, encontrando-se a receber ordenados bem chorudos por cargos que já não possuem.
Esta descrição não se refere a uma situação pontual, antes pelo contrário, estende-se a todo o país.

Esta é aquele tipo de situaçao que me da vomitos!!
Esta é aquela queixa do estupido que nada tem que fazer!!
Mas afinal querem o que???, que nao pague ordenado aos antigos chefes??
O homem é funcionario publico, tem uma carreira, chegou a chefia, entretando deixou do ser e teve de assumir outras funçoes, mas a categoria mantem se!!
O maximo que se pode tirar é os extras/complementos que essa pessoa teria direito exclusivamente por desempenhar determinada funçao!!

Lamento que se de importancia a este genero de situaçoes, e lamento que o MP esteja entupido por situaçoes identicas!!

O problema é que se faz notícia disto, como se estivesse a fazer uma luta feroz contra as gorduras do estado. No entanto, apenas os presidentes foram exonerados, ou seja, a despesa está lá toda

Administração Central
Executivo extingue 162 entidades públicas

por Lusa15 setembro 2011

O relatório final do Plano de Redução e Melhoria da Administração Central (PREMAC) hoje aprovado em Conselho de Ministros prevê a extinção de 23 direcções gerais, 19 institutos públicos e 19 órgãos consultivos.

Entre as 162 entidades públicas que o Governo decidiu extinguir estão ainda seis caixas de previdência do Ministério da Solidariedade e Segurança Social, 11 direcções regionais (cinco do Ministério da Educação e Ciência, cinco do Ministério da Economia e Emprego e uma da Presidência do Conselho de Ministros) e 34 entidades classificadas como "estruturas atípicas". O plano do Governo prevê ainda a extinção de dez estruturas de missão (uma do Ministério da Administração Interna, sete do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, uma do Ministério da Saúde e uma com tutela partilhada), de sete entidades públicas empresariais, de seis inspecções gerais e de seis secretarias gerais.

A estas somam-se ainda as extinções de um gabinete do Ministério da Justiça, dos 18 governos civis e de duas outras entidades tuteladas pela Presidência do Conselho de Ministros não identificadas, o que dá o total de 162. Contudo, desta reorganização da Administração Central também resultam 25 novas entidades (14 direções gerais, quatro institutos públicos, duas inspeções gerais, duas secretarias gerais, uma entidade pública empresarial, uma estrutura de missão e um órgão consultivo), o que dá um saldo líquido de 137 entidades extintas, como anunciou o primeiro-ministro na quarta-feira, no Parlamento.

O Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território é que mais entidades perde, 28 (sete institutos públicos, seis direcções gerais, uma entidade pública empresarial, duas "estruturas atípicas", sete estruturas de missão, duas inspecções gerais, um órgão consultivo e duas secretarias gerais), mas ganha nove entidades novas (5 direcções gerais, uma estrutura de missão, uma inspecção geral, um instituto público e uma secretaria geral).
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/

Registado: 29/11/2007 2:05

por amsfsma » 14/9/2012 14:54

Todos procuram um estadista mas um estadista só o é durante os primeiros 2 anos, depois transforma-se num político que necessita de ganhar eleições, ou pior do que isso, preparar o seu futuro económico fora do governo. É a natureza humana no seu melhor, e aplica-se a si como a mim, e quem diz o contrário é desonesto. Quanto menos apoio tem o estadista na tomada de decisões díficeis mais propensão tem ele para pensar no seu futuro pois não vai sacrificar-se pela nação se esta se apresenta dividida pelos interesses egoistas de cada um.

Registado: 4/2/2010 19:57

por capbr » 14/9/2012 14:44

Ti Salvador Mano Escreveu:O MDP recebeu a seguinte denúncia por e-mail:

"Apesar deste ano os ministérios terem sido restruturados, no sentido de diminuir os cargos de chefia, apenas os presidentes dos organismos públicos foram exonerados por Diário da República. Ou seja, os chefes de secção e directores de departamento continuam a receber o mesmo salário mensal como se ainda possuíssem um cargo superior. O problema não está dentro dos institutos públicos, que de acordo com as regras anunciadas adaptaram-se e eliminaram efectivamente cargos de chefia, estando algumas dessas pessoas a exercer na prática cargos apenas técnicos, mas a receber ordenados de chefes, cargos que exerciam anteriormente à restruturação. O problema vem directamente dos ministros responsáveis que ainda não foram capazes de definir competências e transmiti-las aos diferentes organismos públicos que chefiam.
Pior do que chefes e directores a receber ordenados pelos cargos que já não possuem, são vice-presidentes, que não foram, tal como os presidentes, exonerados, encontrando-se a receber ordenados bem chorudos por cargos que já não possuem.
Esta descrição não se refere a uma situação pontual, antes pelo contrário, estende-se a todo o país.

Esta é aquele tipo de situaçao que me da vomitos!!
Esta é aquela queixa do estupido que nada tem que fazer!!
Mas afinal querem o que???, que nao pague ordenado aos antigos chefes??
O homem é funcionario publico, tem uma carreira, chegou a chefia, entretando deixou do ser e teve de assumir outras funçoes, mas a categoria mantem se!!
O maximo que se pode tirar é os extras/complementos que essa pessoa teria direito exclusivamente por desempenhar determinada funçao!!

Lamento que se de importancia a este genero de situaçoes, e lamento que o MP esteja entupido por situaçoes identicas!!

Registado: 29/11/2007 2:25

por alexandre7ias » 14/9/2012 14:39

Aparato policial, confusão e muita gente à espera de Passos em Vila do Conde
Publicado hoje às 12:56
JN

Durante a entrevista de Passos Coelho à RTP, houve uma menifestação à porta de S. Bento
Foto: Paulo Spranger / Global Imagens
As ruas que circundam a fábrica de chocolates da Imperial, em Vila do Conde, estavam já fechadas ao trânsito e patrulhadas por polícia, esta sexta-feira de manhã, bem cedo, e a várias horas da visita do primeiro-ministro ao local, agendada para as 15.30 horas.
"Há muita gente, muita confusão e polícia nas traseiras da fábrica", descreveu uma moradora ao JN.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, é esperado esta sexta-feira na cerimónia de comemoração do 80.º aniversário da fábrica de chocolates Imperial, em Vila do Conde.

Nesse local, e pelas 8.30 horas, as vias de acesso à empresa estavam já cortadas.

Em dia de feira, o aparato policial suscitou a curiosidade das pessoas, que ao longo da manhã foram concentrando-se no local.
.

Já tem emprego garantido!!

http://m.jn.pt/m/newsArticle?contentId=2770032&page=1
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por Figueiraa1 » 14/9/2012 14:30

pedrooa Escreveu:
AutoMech Escreveu:Continuas a dar o caso como consumado. Não percebeste que era um anúncio de emprego e que só se concretiza se houvesse um ROC disponível para trabalhar por aqueles montantes ?

Era deprimente se acontecesse. Se não acontecer não é deprimente coisa nenhuma porque simplesmente não existe.

Eu considero deprimente pois há quem se aproveite da crise para fazer este tipo de anúncios, quer haja respostas ou não.

Não acredito que uma empresa privada contratasse um funcionário com essas competências por esse salário.
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por pedrooa » 14/9/2012 14:29

Para o ano letivo 2012-2012 entraram na Universidade 40.415 alunos, menos 3400 alunos que no ano anterior.

Este ano registou-se também um menor número de candidaturas: 45.078.
http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2012/09/09/numero-de-estudantes-colocados-no-ensino-superior-e-o-mais-baixo-desde-2006

É este o número final de pessoas inscritas na Casa dos Segredos 3. São 88 mil candidatos que vão concorrer por um lugar no Secret Story 3, mais cinco mil candidatos do que a segunda edição e mais trinta mil que na primeira.
http://casa-segredos.com/casa-dos-segredos-3-88-mil-candidatos/

Alguma coisa vai mal neste País.

por pedrooa » 14/9/2012 14:26

AutoMech Escreveu:Continuas a dar o caso como consumado. Não percebeste que era um anúncio de emprego e que só se concretiza se houvesse um ROC disponível para trabalhar por aqueles montantes ?

Era deprimente se acontecesse. Se não acontecer não é deprimente coisa nenhuma porque simplesmente não existe.

Eu considero deprimente pois há quem se aproveite da crise para fazer este tipo de anúncios, quer haja respostas ou não.

por TRSM86 » 14/9/2012 13:58

O MDP recebeu a seguinte denúncia por e-mail:

uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/

Registado: 29/11/2007 2:05

por majomo » 14/9/2012 13:53

ppbogos Escreveu:
majomo Escreveu:Até o pessoal do caldeirão se cansou desta gente... pois constato poucos comentários aos "esclarecimentos" do PM.

Pelo que vi hoje, o país está bem fo****...

O PPC é um aventureiro... o Gaspar é um teórico, um modelista... diz ele, "com o comportamento dos consumidores este ano, já sabemos melhor como se ajustam a estas medidas."

Na derrapagem do IVA, a culpa foi das pessoas que tinham dinheiro mas em lugar de gastar, optaram por poupar... não fossem esses malditos consumidores e a derrapagem do défice não existia. Até carros deixaram de comprar!
Mas, como não previu este governo e o "excelente" Gaspar a catástrofe da experiência do IVA?!

Agora nova experiência com a TSU, contra todas as opiniões, empresários incluídos. (ou melhor, não ouvi falar as GALPs, as EDPs...)
Não foi capaz de justificar o porquê desta medida... ou melhor, diz que com ela o emprego estancará... e que as empresas baixarão os preços, por exemplo, os reguladores deverão obrigar as GALPs, as EDPs a baixar preços... até o Belmiro deve vender mais barato.Este tipo é lunático.

Quanto às famosas PPP, nada de novo... vamos negociar, há contratos que têm de ser pagos... os tipos do PS são os maus...
mas, os contratos com os trabalhadores não existem?!

Enfim... por último, a estratégia do medo ao longo de toda a entrevista!!!
"ou isto ou será tudo bem pior!"

Ehehehehehehe....

Fiquei todo contente.....Bem fiquei em extase.....
O Belmiro vai baixar os preços......tou maravilhado...

Dia 02 de Janeiro, vou a correr ao continente, encher o carrinho, porque o homem vai a correr baixar os preços. Até vai passar a exportar mais....
Se assim for (até rezo todos os dias), que me corter a TSU toda ao Belmiro....pode ser que ele ofereça até os produtos ao preço de custo....

Melhor ainda.....também eu prescindo do salário e vamos todos pró voluntariado...produzimos todos de borla e consumimos de borla...

Elimina-se assim a maior droga existente no país....o dinheiro.

Grande Paços e grande Gaspar..... vai a Nobel....vai a Nobel....

Pois...
já aqui foi explicado que esta "benesse" para as empresas não dá margem para baixar preços de uma forma significativa de forma a cativar o consumo...

Mas, esta gente lunática, o Gaspar modelista económico, experimentalista de gabinete, não aprende...
ainda vem dizer que a culpa é das pessoas que têm dinheiro não o gastarem.
Bem... uma estratégia poderia ser taxar os juros dos DP a 110%, parece-me que seria uma estratégia para obrigar as pessoas a tirarem o dinheiro dos bancos. :roll: :evil:
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por bogos » 14/9/2012 13:47

majomo Escreveu:Até o pessoal do caldeirão se cansou desta gente... pois constato poucos comentários aos "esclarecimentos" do PM.

O PPC é um aventureiro... o Gaspar é um teórico, um modelista... diz ele, "com o comportamento dos consumidores este ano, já sabemos melhor como se ajustam a estas medidas."

Na derrapagem do IVA, a culpa foi das pessoas que tinham dinheiro mas em lugar de gastar, optaram por poupar... não fossem esses malditos consumidores e a derrapagem do défice não existia. Até carros deixaram de comprar!
Mas, como não previu este governo e o "excelente" Gaspar a catástrofe da experiência do IVA?!

Agora nova experiência com a TSU, contra todas as opiniões, empresários incluídos. (ou melhor, não ouvi falar as GALPs, as EDPs...)
Não foi capaz de justificar o porquê desta medida... ou melhor, diz que com ela o emprego estancará... e que as empresas baixarão os preços, por exemplo, os reguladores deverão obrigar as GALPs, as EDPs a baixar preços... até o Belmiro deve vender mais barato.Este tipo é lunático.

Quanto às famosas PPP, nada de novo... vamos negociar, há contratos que têm de ser pagos... os tipos do PS são os maus...

Ehehehehehehe....

Fiquei todo contente.....Bem fiquei em extase.....
O Belmiro vai baixar os preços......tou maravilhado...

Dia 02 de Janeiro, vou a correr ao continente, encher o carrinho, porque o homem vai a correr baixar os preços. Até vai passar a exportar mais....
Se assim for (até rezo todos os dias), que corter a TSU toda ao Belmiro....pode ser que ele ofereça até os produtos ao preço de custo....

Melhor ainda.....também eu prescindo do salário e vamos todos pró voluntariado...produzimos todos de borla e consumimos de borla...

Elimina-se assim a maior droga existente no país....o dinheiro.

Grande "Paços" e grande Gaspar..... vai a Nobel....vai a Nobel....

Registado: 29/12/2005 16:34

por Automech » 14/9/2012 13:32

Continuas a dar o caso como consumado. Não percebeste que era um anúncio de emprego e que só se concretiza se houvesse um ROC disponível para trabalhar por aqueles montantes ?

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por pedrooa » 14/9/2012 12:26

AutoMech Escreveu:
pedrooa Escreveu:Sobre a discussão sobre pessoas bem ou mal pagas, exploração de pessoas com funções de alta responsabilidade, encontrei este anúncio.

Vale a pena estudar neste pais?

http://www.empregosonline.pt/760/DetalheJob760.aspx?idOferta=094e1a85-b1a0-453c-bf83-3734e5d1f91c

Lá por porem um anúncio não quer dizer que tenham candidatos.

Eu também posso por um anúncio a pedir um piloto de aviões ou um cirurgião cardiovascular e propor 485€ euros por mês. Ninguém me impede de fazer isso.

Um ROC por 485€ mensais, a trabalhar de 2a a 6a, em horário completo, não vão ter. Se fosse um TOC aí acredito que sim.

Nem um TOC eles vão ter.
Mas é deprimente uma pessoa ter que estudar 3 anos para tirar uma licenciatura a pagar 900 euros ano, depois ter que pagar 300 euros para ser TOC e depois ainda fazer o exame para ROC para no fim ganhar 485 euros mês.
De realçar que o ROC tem uma responsabilidade enorme.

Marco Martins Escreveu:Acho que o maior problema da nossa sociedade é pensar que os estudos deverão ser um "garante" de um salário acima da média, quando deveriam ver os estudos apenas como algo necessário à formação humana para o seu futuro.
O que deveremos pensar sobre pessoas de desde muito novas se dedicam à arte, pichelaria, carpintaria ou qualquer outra arte? Será que apenas por não terem estudado serão menos competentes que os outros?

Claro que não. Até à cursos para essas actividade que referes.
Só acho que neste país não vale a pena estudar.

Comparem o número de candidatos ao Ensino Superior e o número de candidatos à Casa dos Segredos.
Vejam o que pagam a um ROC e vejam quanto recebe uma suposta "vedeta" de um reality show que nem falar Português sabe.

por Marco Martins » 14/9/2012 10:47

pedrooa Escreveu:Sobre a discussão sobre pessoas bem ou mal pagas, exploração de pessoas com funções de alta responsabilidade, encontrei este anúncio.

Vale a pena estudar neste pais?

http://www.empregosonline.pt/760/DetalheJob760.aspx?idOferta=094e1a85-b1a0-453c-bf83-3734e5d1f91c

Acho que o maior problema da nossa sociedade é pensar que os estudos deverão ser um "garante" de um salário acima da média, quando deveriam ver os estudos apenas como algo necessário à formação humana para o seu futuro.
O que deveremos pensar sobre pessoas de desde muito novas se dedicam à arte, pichelaria, carpintaria ou qualquer outra arte? Será que apenas por não terem estudado serão menos competentes que os outros?

A meu ver, deveríamos primeiro privilegiar todo o tipo de profissões e a seguir a isso, promover o estudo orientado a essas profissões, pois só assim conseguiremos ter uma sociedade satisfeita e muito mais capaz.

nota: não sou nada contra os estudos, apenas acho que nem sempre se justificam diferenças salariais enormes simplesmente pelo facto de uma pessoa ter canudo ou não!

Registado: 7/4/2007 17:13

por db7 » 14/9/2012 9:40

Não foi capaz de justificar o porquê desta medida... ou melhor, diz que com ela o emprego estancará... e que as empresas baixarão os preços, por exemplo, os reguladores deverão obrigar as GALPs, as EDPs a baixar preços... até o Belmiro deve vender mais barato.
Este tipo é lunático.

Esta aqui um bom resumo. Lunáticos.

Registado: 13/7/2011 8:39

por Figueiraa1 » 14/9/2012 9:22

Renegade Escreveu:
Figueiraa1 Escreveu:O momento actual é propício ao aparecimento da extrema direita.

Pessoalmente sou federalista.

O que queres dizer com isto?

Nós não temos extrema direita. Duvido que se fortalecesse agora.

Quanto ao ser federalista, tu podes ser, mas muitos países europeus não estão virados para acolher pequenos "sulistas" endividados.

Por mim dou por terminada as questões por ti colocadas.

Abraço,
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

por Renegade » 14/9/2012 9:16

Figueiraa1 Escreveu:O momento actual é propício ao aparecimento da extrema direita.

O que queres dizer com isto?

Nós não temos extrema direita. Duvido que se fortalecesse agora.

Quanto ao ser federalista, tu podes ser, mas muitos países europeus não estão virados para acolher pequenos "sulistas" endividados.

Registado: 12/9/2011 14:15

por Figueiraa1 » 14/9/2012 8:47

elreidom Escreveu:
Figueiraa1 Escreveu:
elreidom Escreveu:
Figueiraa1 Escreveu:O problema não está nas siglas dos partidos e sim nas pessoas.
Também não se devem misturar partidos que renegam a UE.

Referes-te aos partidos que foram contra a moeda única?

BE PCP

O que eu queria perceber era porque entendes que se deve pôr de fora esses partidos com a justificação de renegarem a UE. Será que não acabaram por ter razão em certos aspectos , como a entrada numa moeda comum?

EDIÇÃO: se me disserem que é por renegarem a troika ainda entendo.

Só agora respondo por não ter acompanhado o forum antes.
Os Comunistas e bloquistas sempre disseram que eram contra as políticas europeias, parece-me uma posição dúbia visto que por vezes parece-me que não sabem qual o rumo a tomar assumindo as consequências com Portugal fora.
Claro que isto é retórico porque não se vislumbra o tempo em que seriam governo.

Resta-nos os dois partidos do poder, partidos esses que nos têm (des)governado desde a revolução dos cravos.

O ideal seria aparecer uma força política nova, composta por pessoas não comprometidas com as forças instaladas e motivados pelo serviço publico e dever cívico.

Isto não irá acontecer, basta analisar os eventos que ocorreram ontem com o líder do PS a engrossar a voz, achando que chegou a sua vez, o PPC a engolir em seco na entrevista notoriamente sem saber qual o rumo a seguir e todos os outros gritando que querem ver o sangue a correr pelas ruas.

O momento actual é propício ao aparecimento da extrema direita.

por alexandre7ias » 14/9/2012 3:55

Jardim e Aguiar-Branco insultados por manifestantes

13-09-2012 | 20:42
O presidente do governo regional da Madeira, Alberto João Jardim, e o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, foram insultados esta quinta-feira, no Funchal, por um grupo de manifestantes anti-austeridade.  

À entrada do edifício do governo regional, onde decorre uma conferência subordinada ao tema "A Cooperação Civil/Militar na Ajuda de Emergência", um grupo constituído por vários dirigentes sindicais e militantes do PCP gritaram várias palavras de ordem contra o aumento dos impostos e do desemprego e chamou "gatunos" aos dois governantes.

Alberto João Jardim foi o primeiro a chegar ao local e a enfrentar o grupo, que empunhava vários cartazes contra as medidas de austeridade. 

"Costuma-se dizer que quanto pior, melhor", disse Jardim, desvalorizando a situação, para acrescentar sorrindo: "Estes desgraçados do PC nunca mais tinham aparecido". 

Um dos manifestantes gritou: "Estás-te a rir, mas está-te a acabar a guita". 

Depois foi a vez de José Pedro Aguiar-Branco passar pelos populares, tendo o ministro considerado que o protesto é uma "manifestação da democracia".

"Vivemos em democracia e a liberdade de expressão e opinião é um bem inestimável da democracia, assim como o exercício do poder por parte de quem os portugueses, em voto livre e escrutínio directo, fazem as suas opções. Portanto, está a democracia a decorrer na sua normalidade e é assim que todos nós desejamos", afirmou. 

O ministro começou esta quinta-feira uma visita de dois dias à Madeira, onde vai visitar várias instalações militares.
.

Portugal esta a mudar!

http://m.rr.sapo.pt/detalhe.aspx?midx=2 ... as.aspx%3f
Android Mobile
Imagem

por alexandre7ias » 14/9/2012 3:47

Empresas Economia Buzz Faz

13.SET.2012  19:11
Troika teme pelo "apoio político e social alargado ao programa"

Portas reagiu friamente ao anúncio de Passos (Foto: D.R.)
No passado, a missão externa dizia que o consenso alargado era algo "subjacente" ao programa e "um ativo chave". Agora já não

As três instituições que formam a troika - Banco Central Europeia, Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional - esperam que Portugal consiga "manter" um apoio alargado ao programa de ajustamento. No entanto, o dito apoio deixou de ser "chave" para ser "também importante".

No passado, a missão externa assumiu que o consenso estava "subjacente" ao programa e que era "um ativo chave".

A troika revela agora uma certa incerteza quanto ao futuro no que toca a esta dimensão, acenada várias vezes como trunfo pelo primeiro-ministro, o ministro das Finanças e o ministro da Economia, entre outros.

Na declaração sobre a quinta avaliação ao ajustamento, divulgada esta semana, a missão externa diz que "a manutenção de um apoio político e social alargado ao programa de ajustamento revisto também será importante".

No passado recente, a mesma missão tinha, aparentemente, maiores certezas sobre o tal consenso.

Em fevereiro deste ano, no final do terceiro exame, a troika disse que "o consenso político e social alargado que está subjacente ao programa é um ativo chave".

Esta declaração surgiu no rescaldo da assinatura do acordo social - assinado entre Governo, patrões e UGT na concertação social - assumido como uma vitória pelas partes e diversas vezes sublinhado nas instâncias internacionais (Bruxelas, Berlim)

Em junho, na quarta avaliação, a troika viria a congratular-se novamente pela existência desse apoio: "o consenso político e social de base alargada é uma contribuição chave para um ajustamento bem sucedido".

Esta semana, na sequência do anúncio de Passos Coelho na sexta-feira passada (mais austeridade e subidas de impostos e descontos em toda a linha para as famílias), o tom mudou.

O parceiro da coligação, o CDS, recebeu o anúncio com frieza e marcou logo uma jornada de "reflexão interna"; o PS também se demarcou, deixando nas entrelinhas que até pode votar contra o Orçamento do Estado de 2013 e exigindo uma mudança de medidas; a UGT ameaçou rasgar o acordo da concertação social pela terceira vez este ano; a maioria dos empresários e gestores citados nos principais meios de comunicação social criticaram a forma como a medida de descida da TSU para as próprias empresas foi desenhada.

Vários destes observadores acusam o Governo de estar a abusar da austeridade e de ameaçar afogar a economia interna numa recessão profunda em 2013.

A redução da TSU é compensada por uma nova subida de impostos, designadamente a TSU dos empregados. Para além disso o plano é subir ainda mais o IRS, os impostos sobre imóveis valiosos, sobre rendimentos de capitais. E cortar a fundo na despesa.

Há muitos que falam já em crise política.

O Dinheiro Vivo tentou obter mais detalhes sobre esta aparente mudança de tom junto dos representantes da Comissão e do FMI. Sem sucesso.
Luís Reis Ribeiro
Android Mobile
Imagem

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], josehenry400, Ruffus86 e 227 visitantes