Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Dmsmoreira » 12/9/2012 10:31

ddmoreira Escreveu:Uma dúvida para a qual procurei resposta aqui no forum e não encontrei resposta ou então não procurei devidamente.

No dia 8 de Outubro, quando entrarem à negociação as novas acções, as mesmas começam com o valor do fecho do dia 7?

Se não, de que forma é feito o ajustamento para o valor do dia 8?

Encontrei!

Será esta a conta, certo?

Custo_real = 0.04 + 0.5767 x D

Registado: 11/9/2012 8:28

por Dmsmoreira » 12/9/2012 10:29

Uma dúvida para a qual procurei resposta aqui no forum e não encontrei resposta ou então não procurei devidamente.

No dia 8 de Outubro, quando entrarem à negociação as novas acções, as mesmas começam com o valor do fecho do dia 7?

Se não, de que forma é feito o ajustamento para o valor do dia 8?

Registado: 11/9/2012 8:28

Re: Constitucional Alemão!!

por hallo » 12/9/2012 10:15

pandora2000 Escreveu:
Hallo Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=578039

Constitucional alemão dá "luze verde" ao novo fundo de resgate europeu

Não podia deixar de ser!! Só se quisessem ser acusados de complicar a vida aos PIGS!!

Por isso é que disse ontem que não me preocupava o TC.

Abraço,
Hallo

Acho fantástico o teu optimismo e segurança.
Obrigado por todos os eclarecimentos prestados. O mesmo se aplica ao Marco António que tem tido um trabalho brutal.
É com este forum que considero estar "a par" das alternativas que posso exercer.
Um abraço a todos

Não é isso. É ler as coisas e tentar percebe-las.
O que gostaria que hoje acontecesse era o BES e o BPI continuarem as fortes subidas, para manterem as fortes subidas da banca.

O que gostaria que esta semana acontecesse era que uma das 4 posições curtas relevantes, fossem encerradas e que criasse um efeito dominó. E aparecessem accionistas novos. :)
O que é possivel e pode acontecer e pode influenciar o escrito anteriormente é o BCE, começar a dispara os canhões o mais rápido possivel e se possivel durante este AC.

O que gostaria que acontecesse no ínicio do próximo ano. Era os Portugueses verem uma alternativa para a austeridade e começarem a financiarem-se e as suas empresas junto da banca e conseguirem o que pretendem para dinamizar o tecido empresarial.

O que gostaria que acontecesse era daqui a uns anos poder rir-me do pânico que existiu para todos os accionistas do BCP e dizer, valeu a pena para todos.

Agora do que vai acontecer ao que eu gostava, vai uma grande diferença. :)
Mas tudo é possível.

Abraço,
Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

Re: Constitucional Alemão!!

por pandora2000 » 12/9/2012 9:50

Hallo Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=578039

Não podia deixar de ser!! Só se quisessem ser acusados de complicar a vida aos PIGS!!

Abraço,
Hallo

Acho fantástico o teu optimismo e segurança.
Obrigado por todos os eclarecimentos prestados. O mesmo se aplica ao Marco António que tem tido um trabalho brutal.
É com este forum que considero estar "a par" das alternativas que posso exercer.
Um abraço a todos
Qualquer comentário traduz apenas uma opinião pessoal sem qualquer aconselhamento ou intenção de o fazer

Registado: 8/6/2012 16:43

Constitucional Alemão!!

por hallo » 12/9/2012 9:38

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=578039

Abraço,
Hallo

Boas Fleming!!!

por hallo » 12/9/2012 9:08

fleming7 Escreveu:Hallo é simples -
cotação actual(-)0,040(/)0,5767(=)valor do direito
:wink:

Obrigadinho hein!!!

:)

Abraço,
Hallo

por fle7 » 12/9/2012 9:05

Hallo é simples -
cotação actual(-)0,040(/)0,5767(=)valor do direito
:wink:

Registado: 30/9/2011 19:33

Cotação a 0,073!!

por hallo » 12/9/2012 8:38

Bom dia a todos,

Neste momento e com a cotação a 0,073€.

O valor teorico de cada direito é 0,0572€.

Cumprimentos
Hallo

por hallo » 12/9/2012 8:13

RcrdPrnt Escreveu:
RcrdPrnt Escreveu:Bom dia,

Quando é que os direitos aparecem na carteira de negociação, parece que já li aqui no forum que começavam a ser negociados hoje, mas na minha carteira não aparece nada (caixa direct invest)

Obrogado

Peço desculpa pela pergunta mas já encontrei é de 14 a 24 de Setembro.

Tás lá!!!

Abraço,
Hallo

por RcrdPrnt » 12/9/2012 8:06

RcrdPrnt Escreveu:Bom dia,

Quando é que os direitos aparecem na carteira de negociação, parece que já li aqui no forum que começavam a ser negociados hoje, mas na minha carteira não aparece nada (caixa direct invest)

Obrogado

Peço desculpa pela pergunta mas já encontrei é de 14 a 24 de Setembro.

Registado: 28/9/2009 17:01

por RcrdPrnt » 12/9/2012 8:03

Bom dia,

Obrogado

Registado: 28/9/2009 17:01

por JCS » 12/9/2012 7:51

artista Escreveu:Se tivesse BCP teria muita dificuldade neste momento em definir uma estratégia de trading... acho que teria de ser "a olho"! Ainda bem que não tenho... mas não me importava de ter compradas na segunda! :mrgreen:

Greed is pulling a trick on you :mrgreen:

Abraço
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

Bom dia meus caros,

por hallo » 12/9/2012 7:34

Bom dia,

Serve o presente exemplo para avisar que não vou fazer as contas a mais ninguém. Aqui está um exemplo de um pedido de informação que recebi por "Mensagem Privada", espero que ajude os restantes.

PERGUNTA?????

Ola Hallo agora tou confuso tenho 180000 tava pensar aceder aos direitos e ir ao aumento de capital, teria de gastar uns 12400 euros pk dava 180000x1.736: 311940 x0,04.
Se vender os direitos a 0.053 faço 16532eur c esse dinheiro compro logo 217526 depois para comprar as outras 100000 gasto apenas 78000 euros axo compensa mais assim a segunda hipotese

salvo erro as minhas contas erram pq so tenho 180000 direitos e tava fazer conta aos 311 mil que dariam os 16532 eur.

Mas podes dar opiniao n mesma por mim tou longo 2-3 anos na boa[/quote]

Boas ****,

RESPOSTA!!!

É igual. A única diferença é que não estás a subscrever o AC. E estás a ir ao mercado.

Então vamos a ver:

180 000 acções 1,734 Vtd- 0,052 Vs - 0,04

Accções atribuíveis - 312 120
Exercendo direitos - Tens de dispender - 12 484,8 € + os 9360 que deixas de receber dos direitos = 21 844 €

Comprando no mercado - 312 120 *.07 = 21 848

Outro raciocinio:

Agora se vendesses os direitos - Tinhas
180 000 * 0,052 € = 9360 € (que dá para comprar 133 714 acções no mercado a 0,07)

Para igualar a situação precisas ter 312 120 acções -133 714 = 178 406 accões)

Logo gastarias em euros = 9360 + 178406*0,07 = 21 848,42 €

Espero que ajude.

Abraço,
Hallo

por artista_ » 12/9/2012 1:23

Obviamente que as contas feitas assim, considerando o valor teórico dos direitos, tinham de dar os mesmos 700 euros... por alguma razão aquele é o "valor teórico" dos direitos! :roll:

Se tivesse BCP teria muita dificuldade neste momento em definir uma estratégia de trading... acho que teria de ser "a olho"! Ainda bem que não tenho... mas não me importava de ter compradas na segunda! :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Ok Marco!!

por hallo » 12/9/2012 1:18

MarcoAntonio Escreveu:
Naisabel Escreveu:
Os leitores aprendem mais depressa com exemplos do que através de formulas, e incrivelmente através de exemplos compreendem a lógica da formula.

Por isso Marco António, se colocar um simples post com um exemplo e com a formula aplicada a esse exemplo acho que as dúvidas caiem todas por terra :) Penso eu de que...

Muito obrigada!!!! :mrgreen: :mrgreen:

P.S: a esta situação designa-se de "analfabetismo literário" ler um faq e ficar sem saber o que leu, por mais vezes que leia... hehehe

Mas eu já pus pelo menos para um par de valores diferentes.

Em todo o caso posso fazer de novo:

Custo_real = Custo_de_subscrição + 0.5767 * Valor_Direitos

Sendo que o custo real (por razões de arbitragem) tem de se aproximar do custo a que estão as acções no mercado e que no caso é 0.07 euros então:

0.070 = 0.040 + 0.5767 * Valor_Teórico_do_Direito

ou seja

Valor_Teórico_do_Direito = ( 0.070 - 0.040 ) / 0.5767

Valor_Teórico_do_Direito = 0.052

Ok Marco,

Já agora explicar o seguinte. Acho que isto também faz confusão.

Comprar no mercado 10 000 acções ao valor de hoje teria custado 10 000 * 0.07€ = 700 €

Comprar exercendo direitos e pressupondo que se tem já esses direitos. Se fosse hoje.

(10 000 * 0,04) + (10 000 / 1,734) * 0,052 =

= 400 € + 299,88€ = +/- 700 €

Onde 10 000 / 1,734 = Nº de direitos necessários para comprar 10 000 accões. = 5767

Que é igual 0,5767 para uma acção.
E que é simplesmente o inverso de:

1 direito - 1,734 acções
1 acção - 0,5767 direitos

Para comprar uma acção são necessários 0,5767 direitos.

Abraço
Hallo

Boas!!

por hallo » 12/9/2012 1:06

Berafo Escreveu:
Hallo Escreveu:
Berafo Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:A cotaçao teórica de cada direito com o BCP já corrigido cotando a 0.070 euros é 0.052 euros, sim.

Eu já tinha deixado esse valor durante a tarde...

Entao, se ja fosse possivel vendia as acções + direitos a 0,122 relativamente aos 0,091 de segunda seria uma valorização de cerca 35%.

Era a esta conclusão a queria chegar, mas como e obvio tudo isto pode mudar amanha

Obrigado e desculpa-lá tanta pergunta mas penso que assim ficou mais claro para todos.

Tenho muita pena que ninguém tenha considerado o "post" do ano como o do Marco António e eu explico por quê. Para bom entendedor era a frase que mais ajudava neste caldeirão.
Mas ninguém liga ao que as pessoas escrevem e leem com olhos de gente.

O que o Marco António diz e correctamente é se a tendência continuasse assim ou não desvaloriza-se muito. O que interessa é ter direitos.

Porque a valorização é brutalmente superior.

O que é que isto dizer?
Quem vende as acções tem várias hipoteses. Mas para o cenário que deve ser o da maioria de estar ainda com perdas no BCP.

Ao venderem as acções e quererem continuar com acções do BCP exercem direitos para voltar a ter acções. Logo podem vender menos direitos. Logo estão a assumir valorizações menores.

Acho que a forma como se está a desenrolar este AC. Parece que foi orquestrado com pinças de "oiro". :)

Isto não parece um AC. Parece uma obra de engenharia.

Esta informação foi fundamental. Ainda hoje foi discutido vezes sem conta com o "the mind" e outro.

O Marco tem ajudado incansávelmente. Só não vê quem não quer.

Abraço,
Hallo

P.S. - Não esquecer o que interessa é ter direitos se valerem muito. Logo vender acções é um erro, porque depois pode-se vender menos direitos, caso se queira recomprar acções.

Hallo, o que cada um faz com as acções e direitos que tem a mim não me diz respeito, até porque com certeza isso depende do valor a que comprou e da perspectiva que tem para o futuro.

O que quis confirmar em concreto, isto porque estou a achar muita fruta, era que se amanha fosse possível vender as minhas 150000 acções e os meus 150000 direitos, o valor venda seria 0,122.

Como tenho acções a um preço médio de 0,117 e este valor já nao e atingido desde Maio, esta valorizacao foi uma boa noticia para mim. Agora decido ou não vender logo vou ver.

O que quero destacar e que a valorização conjunta ronda os 35% em relação ao fecho de segunda e quem comprou na sexta a 0,075 vai com uma valorização que ronda os 60%.

Esperemos que continue assim...

Berafo,

Eu não digo para não o fazeres, nem que é um "erro". Cada um sabe do que pretende fazer.

Agora imagina que vendes as acções e depois a cotação dos direitos continua a subir, para ti é sempre bom. Mas depois se exerceres os direitos para comprares acções a 0,04€ já é um erro.

Penso que fiz-me entender.

E depois de escrever a minha opinião acho que fui claro no seguinte. Neste momento imagina a Sonangol tem de exercer os direitos todos, para não reduzir a posição e se quiser reforçar tem de comprar direitos ou comprar no mercado acções. Eu penso não existir grande risco para a venda dos direitos, agora a cotação é claro que vai depender da negociação até ao último dia de compra/venda de direitos. Logo fortes subidas podem existir. Bem como os outros investidores que disseram que iam ao AC vão subscrever os seus direitos na totalidade.

Também podem existir fortes descidas.

Abraço,
Hallo

por MarcoAntonio » 12/9/2012 1:03

Naisabel Escreveu:
Os leitores aprendem mais depressa com exemplos do que através de formulas, e incrivelmente através de exemplos compreendem a lógica da formula.

Por isso Marco António, se colocar um simples post com um exemplo e com a formula aplicada a esse exemplo acho que as dúvidas caiem todas por terra :) Penso eu de que...

P.S: a esta situação designa-se de "analfabetismo literário" ler um faq e ficar sem saber o que leu, por mais vezes que leia... hehehe

Mas eu já pus pelo menos para um par de valores diferentes.

Em todo o caso posso fazer de novo:

Custo_real = Custo_de_subscrição + 0.5767 * Valor_Direitos

Sendo que o custo real (por razões de arbitragem) tem de se aproximar do custo a que estão as acções no mercado e que no caso é 0.07 euros então:

0.070 = 0.040 + 0.5767 * Valor_Teórico_do_Direito

ou seja

Valor_Teórico_do_Direito = ( 0.070 - 0.040 ) / 0.5767

Valor_Teórico_do_Direito = 0.052
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por portista13 » 12/9/2012 1:00

Peço desculpa pela anterior pergunta,pois nem me dei ao trabalho de verificar as mensagens anteriores.....agora já obtive as respostas lendo as FAQ sobre o AC que o sr Marco António `postou`´Obrigado :lol:

Registado: 29/4/2008 23:42

por Naisabel » 12/9/2012 0:58

MarcoAntonio Escreveu:A cotaçao teórica de cada direito com o BCP já corrigido cotando a 0.070 euros é 0.052 euros, sim.

Eu já tinha deixado esse valor durante a tarde (além da formula estar no FAQ, portanto podem sempre calcular para qualquer valor mesmo que eu não actualize).

Registado: 30/11/2009 17:36

por MarcoAntonio » 12/9/2012 0:57

Eu quero assinalar que o tudo o que fiz e escrevi foi no sentido de mostrar como se fazem as contas ou o que é que representa cada alternativa, no ambito deste AC.

Não estou a dar recomendações de investimento e a única recomendação que faço e fiz é esta: se não vão (não querem ou não podem ir) ao aumento de capital, vendam os direitos.

Estou à vontade para dizer isto porque não é uma recomendação de investimento, é uma advertência que se aplica no caso de não quererem ir ao AC e é uma advertência no sentido de não perderem algo que é vosso e que se não fizeram nada se esfuma no ar.

Agora, quanto ao resto - e já me contactaram várias vezes inclusivamente a questionar, por diversos meios - eu não irei dizer o que é que eu acho que devem fazer, se devem ir ao AC, se não devem, se devem tentar ganhar dinheiro com os direitos ou não, se os devem convertem acções, etc, etc.

Só digo quais as alternativas que existem e como se fazem as contas mas o resto, a decisão sobre o que fazer com os seus investimentos é com as pessoas e queria deixar isto muito bem claro.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 12/9/2012 1:00, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Berafo » 12/9/2012 0:43

Hallo Escreveu:
Berafo Escreveu:

Entao, se ja fosse possivel vendia as acções + direitos a 0,122 relativamente aos 0,091 de segunda seria uma valorização de cerca 35%.

Era a esta conclusão a queria chegar, mas como e obvio tudo isto pode mudar amanha

Obrigado e desculpa-lá tanta pergunta mas penso que assim ficou mais claro para todos.

Tenho muita pena que ninguém tenha considerado o "post" do ano como o do Marco António e eu explico por quê. Para bom entendedor era a frase que mais ajudava neste caldeirão.

O que o Marco António diz e correctamente é se a tendência continuasse assim ou não desvaloriza-se muito. O que interessa é ter direitos.

O que é que isto dizer?
Quem vende as acções tem várias hipoteses. Mas para o cenário que deve ser o da maioria de estar ainda com perdas no BCP.

Ao venderem as acções e quererem continuar com acções do BCP exercem direitos para voltar a ter acções. Logo podem vender menos direitos. Logo estão a assumir valorizações menores.

Acho que a forma como se está a desenrolar este AC. Parece que foi orquestrado com pinças de "oiro". :)

Esta informação foi fundamental. Ainda hoje foi discutido vezes sem conta com o "the mind" e outro.

Abraço,
Hallo

P.S. - Não esquecer o que interessa é ter direitos se valerem muito. Logo vender acções é um erro, porque depois pode-se vender menos direitos, caso se queira recomprar acções.

Hallo, o que cada um faz com as acções e direitos que tem a mim não me diz respeito, até porque com certeza isso depende do valor a que comprou e da perspectiva que tem para o futuro.

O que quis confirmar em concreto, isto porque estou a achar muita fruta, era que se amanha fosse possível vender as minhas 150000 acções e os meus 150000 direitos, o valor venda seria 0,122.

Como tenho acções a um preço médio de 0,117 e este valor já nao e atingido desde Maio, esta valorizacao foi uma boa noticia para mim. Agora decido ou não vender logo vou ver.

O que quero destacar e que a valorização conjunta ronda os 35% em relação ao fecho de segunda e quem comprou na sexta a 0,075 vai com uma valorização que ronda os 60%.

Esperemos que continue assim...

Registado: 29/11/2007 2:14

Re: Dúvida?????

por rpcnunes » 12/9/2012 0:38

portista13 Escreveu:Boa noite a todos,tenho 7000 ações do bcp....quantos direitos me serão atribuidos?Quando poderei negociar esses direitos?Obrigado a quem fizer o favor de me responder.....

ps:sou ainda bastante leigo na bolsa,mas vou aprendendo aqui no caldeirão algumas coisas..... 8-)

portista13, convém ler os posts anteriores. Coitado do Marco António deve estar cansado...

Registado: 6/12/2010 13:28

Dúvida?????

por portista13 » 12/9/2012 0:31

Boa noite a todos,tenho 7000 ações do bcp....quantos direitos me serão atribuidos?Quando poderei negociar esses direitos?Obrigado a quem fizer o favor de me responder.....

ps:sou ainda bastante leigo na bolsa,mas vou aprendendo aqui no caldeirão algumas coisas..... 8-)

Registado: 29/4/2008 23:42

O que penso!!

por hallo » 12/9/2012 0:08

Ok. Vou dizer o que penso relativamente a este AC e vou abrir o jogo. E é a minha opinião e vou vestir o colete por causa das balas.

Desde o meu primeiro "post" considerei que este AC poderia ser um sucesso. Nunca coloquei essa hipotese de parte. E porquê?

O AC a ser feito a 0,04 € assusta. Ainda por cima tendo-se em conta os últimos AC feitos no BES e BPI. Que até já estão com resultados. Mas ainda por cima no BCP. Que tem sido o banco mais castigado.

Ok, administração lança os 0,04€ considerei logo uma jogada de mestre. Sorte ou coincidência ou planeamento é apresentado numa data de fortes subidas no sector financeiro.

Onde entra a Engenharia Financeira. O que interessa ao banco, accionistas sólidos e capitalizados. Convictos e que não vão em boatos (por exemplo o dos 0,04€), nem que tenham medo de desvalorizações. Apesar de muito castigados aceitam o valor dos 0,04€ e subscrevem na totalidade.

Qual a forma de compensar os accionistas denominados de sólidos. Exigindo menos capital para a subscrição. O que traria uma série de vantagens, para todos os longos convictos. Os que detêem posições curtas, eram castigados. O que permitiria isso. Uma série de ingredientes. Alguns já escritos por mim outros ainda por se saber, outros por revelar.

Correu bem? Não se sabe.

Pode correr bem? Pelo menos há esperança. E mais esperança para os accionistas convictos ou sólidos.

Onde é que podem surgir as surpresas, em várias fases do AC e no dia 2 de Outubro.

Mas teve que existir pressão compradora?
Sim e há-de-se saber de onde veio.

Onde entra a engenharia financeira?
No caso de este aumento de capital ser feito com base numa evolução da cotação.

Poderá existir correcções?
Claro e a data mais provável para existirem, caso as subidas continuassem anormais. Era na data em que o banco tivesse plena certeza de que o AC estava totalmente subscrito.

Poderia existir o caso de não existirem grandes correcções?
Poderia também acontecer. Apesar de eu duvidar muito. Para isso era mesmo necessário entrarem grandes investidores e existir um plano e uma nova estrutura accionista sem estado e muito sólida.

Abraço a todos,
Hallo

por hallo » 11/9/2012 23:42

Berafo Escreveu:

O que é que isto dizer?

Abraço,
Hallo

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot], IX Hispana, PAULOJOAO e 243 visitantes