Brisa - Tópico Geral
Hipóteses para acções da Brisa
Agradecia que alguém me pudesse dar algumas luzes acerca das hipóteses possíveis
Tenho x número de acções da Brisa. O que me pode acontecer? Perca total de capital? Haverá hipóteses no médio longo prazo de alguma recuperação?Possibilidades nulas de venda depois da saída do PSI?
Tenho x número de acções da Brisa. O que me pode acontecer? Perca total de capital? Haverá hipóteses no médio longo prazo de alguma recuperação?Possibilidades nulas de venda depois da saída do PSI?
- Registado: 25/9/2010 19:01
Alias isto no fim de contas até correu muito bem aos Mellos.
Por um lado conseguiram as condiçoes minimas para retirar a Brisa de bolsa ( o seu principal objectivo) por outro não ficaram obrigados a comprar o resto do capital e assim pouparam uns cobres.
Tendo em conta que à ultima hora ainda tiveram de subir o preço da OPA, sempre poupam a compra de 8% do capital o que ainda é massa.

Por um lado conseguiram as condiçoes minimas para retirar a Brisa de bolsa ( o seu principal objectivo) por outro não ficaram obrigados a comprar o resto do capital e assim pouparam uns cobres.
Tendo em conta que à ultima hora ainda tiveram de subir o preço da OPA, sempre poupam a compra de 8% do capital o que ainda é massa.

- Registado: 21/5/2009 18:43
Sargotronss,
Por que achas que a cotação da Brisa caiu brutalmente depois da OPA?
Exactamente pelo risco de retirada de bolsa sem qualquer contrapartida.
Se houvesse condiçoes para OPA potestativa ( o que não aconteceu porque o grupo Tagus ficou aquem n nº de acções que conseguiu comprar na OPA), aí era diferente.
Mas nesse caso o mercado não teria reagido como regiu.
Nesse caso até os detentores de acções teriam o direito a uma venda potestativa que a Tagus teria de aceitar.
Por que achas que a cotação da Brisa caiu brutalmente depois da OPA?
Exactamente pelo risco de retirada de bolsa sem qualquer contrapartida.
Se houvesse condiçoes para OPA potestativa ( o que não aconteceu porque o grupo Tagus ficou aquem n nº de acções que conseguiu comprar na OPA), aí era diferente.
Mas nesse caso o mercado não teria reagido como regiu.
Nesse caso até os detentores de acções teriam o direito a uma venda potestativa que a Tagus teria de aceitar.
Storgoff Escreveu:SMALL1969 Escreveu:"Grupo Mello e Arcus pedem à CMVM para retirar Brisa da Bolsa"
Bem me pareceu que vinham aí notícias. Ainda me senti tentado, porque se em vez desta vergonha, viesse a OPA-potestativa, podia ganhar-se bastante.
Assim é a vergonha total, e como este pedido não tem efeitos imediatos, quem ficou a aguadar nova oportunidade de venda, vai atirar a toalha ao chão.
De qualquer forma, para investidores puros de muito longo prazo, o investimento ainda assim pode fazer sentido, se a cotação cair mais uns 50%. Em poucos anos os dividendos mais do que compensarão o facto de nunca mais conseguirem vender a acção.
Bem pelo menos , tendo em conta o preço da OPA a empresa sai de bolsa mais ou menos ao preço que entrou ( em termos nominais).
Portanto ao contrario de muitas outras empresas no PSI20 não se pode acusar Os Mellos de terem feito um Short monumental.
Quanto ao resto, foi a bulha do mercado.
Houve quem ganhou muito e houve quem perdesse e continua a perder grande e eloquentemente.
Ainda relativamente à logica de manter as acções ou compar nas proxiams quedas parece me um pouco algo sem lógica.
Ha quem pense nos dividendos.
Será que é assim tão liquido?
E o capital dá-se como perdido?
Depois há quem fale na magia contabilistica que agora vai fazer uma reavaliação do balanço levando os capitais proprios para o BV e como tal as acções de um dia para o outro passam a valer balurdios.
Balurdios contabilisticos como actualmente.
O problema no entanto mantém-se.
Encontrar alguem que as compre a esse novo valor.
Se agora aberta ao mercado não ha esses compradores como é que depois os encontramos com a empresa fora de bolsa?
Cheira-me a ilusões.
Mas eles tem de dar contrapartidas e baseadas em regras neste caso o artigo 188º, ou seja no mínimo o preço médio dos últimos 6 meses. Estou a comprar baseado nestes dois pontos, agora parece que sou o único a pensar assim pelo que vejo dos vossos comentários e dos comentários na noticia de pessoal em raiva, ser o único a pensar assim e em sentido contrário a todos assusta-me...
Não faz mal!...
SMALL1969 Escreveu:"Grupo Mello e Arcus pedem à CMVM para retirar Brisa da Bolsa"
Bem me pareceu que vinham aí notícias. Ainda me senti tentado, porque se em vez desta vergonha, viesse a OPA-potestativa, podia ganhar-se bastante.
Assim é a vergonha total, e como este pedido não tem efeitos imediatos, quem ficou a aguadar nova oportunidade de venda, vai atirar a toalha ao chão.
De qualquer forma, para investidores puros de muito longo prazo, o investimento ainda assim pode fazer sentido, se a cotação cair mais uns 50%. Em poucos anos os dividendos mais do que compensarão o facto de nunca mais conseguirem vender a acção.
Bem pelo menos , tendo em conta o preço da OPA a empresa sai de bolsa mais ou menos ao preço que entrou ( em termos nominais).
Portanto ao contrario de muitas outras empresas no PSI20 não se pode acusar Os Mellos de terem feito um Short monumental.
Quanto ao resto, foi a bulha do mercado.
Houve quem ganhou muito e houve quem perdesse e continua a perder grande e eloquentemente.
Ainda relativamente à logica de manter as acções ou compar nas proxiams quedas parece me um pouco algo sem lógica.
Ha quem pense nos dividendos.
Será que é assim tão liquido?
E o capital dá-se como perdido?
Depois há quem fale na magia contabilistica que agora vai fazer uma reavaliação do balanço levando os capitais proprios para o BV e como tal as acções de um dia para o outro passam a valer balurdios.
Balurdios contabilisticos como actualmente.
O problema no entanto mantém-se.
Encontrar alguem que as compre a esse novo valor.
Se agora aberta ao mercado não ha esses compradores como é que depois os encontramos com a empresa fora de bolsa?
Cheira-me a ilusões.
Small1969, pelo que percebo tu pensas que vai descer eu penso que vai subir para mais perto do preço medio dos ultimos 6 meses.
Lê o artigo 188º e diz-me lá, é que agora estou um pouco receoso pois fui all in na ordem de compra! Quero ter a certeza de não estar equivocado e fazer um erro!
Lê o artigo 188º e diz-me lá, é que agora estou um pouco receoso pois fui all in na ordem de compra! Quero ter a certeza de não estar equivocado e fazer um erro!

Artigo 188.º
Contrapartida
1 - A contrapartida de oferta pública de aquisição obrigatória não pode ser inferior ao mais elevado dos seguintes montantes:
a) O maior preço pago pelo oferente ou por qualquer das pessoas que, em relação a ele, estejam em alguma das situações previstas no n.º 1 do artigo 20.º pela aquisição de valores mobiliários da mesma categoria, nos seis meses imediatamente anteriores à data da publicação do anúncio preliminar da oferta;
b) O preço médio ponderado desses valores mobiliários apurado em mercado regulamentado durante o mesmo período.
2 - Se a contrapartida não puder ser determinada por recurso aos critérios referidos no n.º 1 ou se a CMVM entender que a contrapartida, em dinheiro ou em valores mobiliários, proposta pelo oferente não se encontra devidamente justificada ou não é
equitativa, por ser insuficiente ou excessiva, a contrapartida mínima será fixada a expensas do oferente por auditor independente designado pela CMVM.
3 - A contrapartida, em dinheiro ou em valores mobiliários, proposta pelo oferente, presume-se não equitativa nas seguintes situações:
a) Se o preço mais elevado tiver sido fixado mediante acordo entre o adquirente e o alienante através de negociação particular;
b) Se os valores mobiliários em causa apresentarem liquidez reduzida por referência ao mercado regulamentado em que estejam admitidos à negociação;
c) Se tiver sido fixada com base no preço de mercado dos valores mobiliários em causa e aquele ou o mercado regulamentado em que estes estejam admitidos tiverem sido afectados por acontecimentos excepcionais.
4 - A decisão da CMVM relativa à designação de auditor independente para a fixação da contrapartida mínima, bem como o valor da contrapartida assim que fixado por aquele, são imediatamente divulgados ao público.
5 - A contrapartida pode consistir em valores mobiliários, se estes forem do mesmo tipo do que os visados na oferta e estiverem admitidos ou forem da mesma categoria de valores mobiliários de comprovada liquidez admitidos à negociação em mercado regulamentado, desde que o oferente e pessoas que com ele estejam em alguma das situações do n.º 1 do artigo 20.º não tenham, nos seis meses anteriores ao anúncio preliminar e até ao encerramento da oferta, adquirido quaisquer acções representativas do capital social da sociedade visada com pagamento em dinheiro, caso em que deve ser apresentada contrapartida equivalente em dinheiro.
Não faz mal!...
SMALL1969 Escreveu:"Grupo Mello e Arcus pedem à CMVM para retirar Brisa da Bolsa"
Mas ele vao pagar tal como na potestativa no mimnimo em função da média dos ultimos 6 meses pelo que percebo do artigo 188º, podem é demorar até 3 meses após o pedido deferido. Embora acho um pouco estranho estarem a fazer este pedido apanhando ainda o período em que esteve mais valorizado antes da OPA...
Eu acabei de dar ordem de compra para amanhã, presumo que as ordens sejam "FIFO".
Achas que amanhã ainda negoceia?
Não faz mal!...
tu és o antigo Small? Se és, tens umas barbas enormes

- Registado: 29/11/2007 2:05
"Grupo Mello e Arcus pedem à CMVM para retirar Brisa da Bolsa"
- Registado: 3/2/2009 12:21
EuroVerde Escreveu:artista Escreveu:Estar abaixo do suporte não é nada estranho, é apenas sinal de fraqueza... neste caso está obviamente ligada ao desinteresse a que o título ficou "condenado" depois da OPA...
Que comentário!!!óbvio
LOL

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Estar abaixo do suporte não é nada estranho, é apenas sinal de fraqueza... neste caso está obviamente ligada ao desinteresse a que o título ficou "condenado" depois da OPA...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Existe algo extremamente estranho na Brisa.
Nomeadamente estar abaixo da base ou rectângulo formado nos últimos meses.
Terá força, ou quem é o corajoso que investe com capacidade de a puxar de novo para dentro do rectângulo???????????????
Nomeadamente estar abaixo da base ou rectângulo formado nos últimos meses.
Terá força, ou quem é o corajoso que investe com capacidade de a puxar de novo para dentro do rectângulo???????????????
- Anexos
-
- BRISA.png (20.31 KiB) Visualizado 10358 vezes
Editado pela última vez por EuroVerde em 31/8/2012 12:34, num total de 1 vez.
Sim, refiro-me a essa posibilidade se a BRISA for retirada da bolsa numa qualquer OPA potestativa. Caso contrário neste momento não vejo outra razão para comprar(especular) BRISAS.
Se não for retirada....o mega short vai ter dificuldade em fechar a posição sem aquilo bombar 50% (embora vendo bem, 50% de subida não seria nada para quem shorta desde os 5€...)
disclosure: não detenho actualmente posição na BRISA, tendo vendido na OPA
Se não for retirada....o mega short vai ter dificuldade em fechar a posição sem aquilo bombar 50% (embora vendo bem, 50% de subida não seria nada para quem shorta desde os 5€...)
disclosure: não detenho actualmente posição na BRISA, tendo vendido na OPA
Elias Escreveu:artista Escreveu:Porque é que é fora de bolsa? O título continua a negociar...
Creio que a questão do SMALL era mais a para a hipótese de ele vir a ser retirado de bolsa...
Peço desculpa por me intrometer, mas em tempo tive uma posição curta no BES, antes daquele aumento de capital por transformação das obrigações perpétuas em acções, e recebi um telefonema do broker, a informar que market maker, terá obrigado a fechar as posições curtas.
E naquele dia tive de fechar a posição.
Certamente a situação é muito diferente, pois tanto quanto me informaram, foi uma situação muito pontual...
Ora no caso do shortselling, alguém disponibilizou as suas acções para poderem ser vendidas no mercado, com a garantia de as ter de volta quando o exigir, pelo que o risco, está no investidor que tomou tais acções e as vendou, com o objectivo de as comprar posteriormente mais baratas, obtendo assim um ganho.
Pelo menos é a leitura que fiz sobre o tema das vendas a descoberto.
Como tudo na vida, pode correr bem como pode correr mal.
Ora, no caso da Brisa, caso termine a negociação em bolsa, certamente as partes envolvidas serão avisadas, e terão de fechar as posições.
Caso esteja incorrecta, queiram corrigir esta minha interpretação.
BN
SMALL1969 Escreveu:Uma questão: Se existir num título posições short (ou vendas a descoberto), e esse título sair da bolsa...como é que se conseguem fechar essas posições short? Em operações fora de bolsa?
Pergunto isto que há muito pouco tempo existem posições short muito elevadas na BRISA. Se as mantêm, neste momento devem ter um lucro brutal.
Porque é que é fora de bolsa? O título continua a negociar...
Uma questão: Se existir num título posições short (ou vendas a descoberto), e esse título sair da bolsa...como é que se conseguem fechar essas posições short? Em operações fora de bolsa?
Pergunto isto que há muito pouco tempo existem posições short muito elevadas na BRISA. Se as mantêm, neste momento devem ter um lucro brutal.
Re: PARA QUEM TEM BRISA E VAI FICAR COM ELAS
VITELO Escreveu:Boa tarde ,tenho Brisa compradas a 9.59 não vendi na Opa pois acho o que o grupo mello fez foi indecente. Vacilei e fiquei arrependido e muito preocupado depois da opa ter terminado ao ver a acçao a cair desta maneira.
O que me serve de consolo nestes momentos é ler o artigo do Pedro Santos Guerreiro que aconselho a lerem de nome V de vitoria V de vasco e v de vingança e de alguns analistas que preveem que após a retirada da bolsa o valor justo estará lá para quem ficar com elas ,poderá quer seja em pagamengo de dividendos quer seja na restruturaçao a efectuar ou até nos concursos que possam vir a ganhar ( ana aeroportos etc ).
Poderão dizer que não existe certezas na distribuiçao de dividendos e em todo o resto que pensamos que vai correr bem para um dia mais tarde tentar recuperar aquilo que se perdeu ( sei que devia ter postos stops isso é outra conversa) mas quer o grupo mello que já fez o mesmo com a( Efacec e vejam como essa empresa factura e cresce) quer o grupo Arcus ( fundo de investimento) que nao ficam com acçoes para perder dinheiro , como diz o PSG muito provavel tiram agora a preço de saldo para daqui a um tempo voltar a colocar em bolsa poderão dizer mas isso sao tudo hipoteses que poderão levar o seu tempo esta disposto a esperar? agora que remédio pois a perda avultada com que estou tira me o sono para evitar isso prefiro pensar que um dia poderei vir a colher alguns frutos com a espera como estamos num estado de direito mesmo saindo de bolsa estarei sempre salvaguardado em relaçao a parte da empresa que detenho é infima mas aquilo que o grupo mello e o grupo arcus lucrarem tambem terei direito ao meu quinhão ,agora terei de ver o montante lá colocado inicialmente como um deposito a muito longo prazo a variaçao da rentabilidade essa é que pode ser variavel.
Se estou na minha ignorancia a não prever algo que deconheço nestas questoes de saida de bolsa e se alguem já passou por essa situaçao e correu muito mal agradecia que me alerta-se ,pois já perceberam que nestas coisas de quem errou e sempre dificil assumir o erro mas já que o leite está derramado estou a tentar por a via mais dolorosa e longa recuperar algum do dinheiro que lá meti .
PS sabia muito bem neste momento ler da vossa parte que nao estou errado de todo (sei que poderia assumir a perda e partir para outra mas que estou a ir por um caminho arduo mas que pode até ser compensador
Obrigado
Sou daqueles que acha uma pessoa não tem que estar sempre a reavaliar as perdas em função da cotação. Isto é, para mim pode ser justo avaliar as acções pelo preço que as compraste. Mas o problema é tentar perceber porque elas desvalorizam.
E se a razão da desvalorização tem que ver com a fragilidade dos accionistas, isso não é um problema para ti - o valor supostamente pode continuar e a queda seria apenas decorrente da necessidade de realização de capital por parte dos accionistas ou então de uma maior exigência de retorno. É um pouco como comprares uma casa por 100 e entretanto o teu vizinho vende a dele por 50. Se para ti a casa continua com a mesma utilidade e não a tens que vender, não tens que perder o sono pelo negócio do teu vizinho.
Mas por outro lado, e se queres filtrar este efeito de fragilidade dos accionistas, tens depois de compensar com um maior esforço na avaliação do negócio. E se ele de facto mantem as mesmas forças que mantinha quando a acção valia os 10 euros.
E do meu ponto de vista, infelizmente não mantem. Talvez seja correcto dizer que o valor da acção, numa perspectiva mais "normal" de exigência de retorno devesse valer mais que os 2 euros, mas o facto é que brisa está bastante pior hoje do que já esteve.
As margens são boas, mas os custos são quase todos fixos, ou seja uma queda no tráfego (que ocorre) tem um efeito muito mais efectivo no ebidta. Por necessidades de liquidez, vendeu-se sem nenhum prémio a participação num mercado de elevado crescimento (CCR no Brasil) e que diversificava o risco de negócio. Depois há aquele cancro chamado AEDL que não consigo entender como se fez. Uma autoestrada cara com investimento que pesa mais de 2 euros em cada acção e que tem retorno zero ou até levemente negativo.
Se podes esperar, não percas o sono, talvez as coisas melhorem em alguns anos. Mas nos fundamentais da empresa é difícil (senão impossível) encontrar uma avaliação que se aproxime do valor que pagaste. Paciência ... investir num negócio nunca é completamente seguro.
Pedro Carriço
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cali010201, Garfield, jprgodinho, Shimazaki_2 e 131 visitantes