TC declara cortes dos subsídios inconstitucionais
Elias Escreveu:artista Escreveu:Exato, mas esse empréstimo tem riscos ou não?...
Riscos? Riscos maiores que emprestar dinheiro ao Estado?artista Escreveu:ou os 8,5 mil milhões que o estado meteu no BPN ainda vão ser devolvidos com juros?!
Esse não foi um empréstimo. Foi um subsídio a fundo perdido. lolartista Escreveu:Mas qual dívida?!
Esta
Não sei se reparaste mas a dívida do estado aos bancos portugueses é apenas 1/4 do total da dívida... e a dívida já venceu? Claro que não!
Então o risco de emprestar dinheiro ao BCP, por exemplo, não existe?
EDIT: Subsídio a fundo perdido deve ser provavelmente o que será o empréstimo ao BCP... para já são quase 2% do PIB!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Elias Escreveu:De acordo, mas emprestar dinheiro é o negócio da banca. Não é o negócio do Estado. Ou pelo menos não devia ser.
Não é bem isso. O negócio da banca é emprestar dinheiro e o do estado é ir "bancar" os negócios da banca que correm mal!

Também quero um banco!!!

Elias Escreveu:Imagina que me fazias um empréstimo. A certa altura ficavas com problemas financeiros e vinhas pedir-me para eu pagar o que te devia e eu em vez de pagar a dívida emprestava-te algum dinheiro cobrando uma taxa de 8,5%. Ou seja, eu ganhava com juros cobrados ao meu credor.
E então?
Imagina que eu compro obrigações de um banco, a 10 anos, na prática estou a emprestar dinheiro ao banco. Entretanto as obrigações desvalorizam e eu preciso de dinheiro... faz algum sentido esse banco emprestar-me dinheiro com 10% de juros quando eles me devem uma carrada de dinheiro?
E, já agora, o que é que a banca fez? emprestou o dinheiro deles? qual dinheiro? Emprestaram dinheiro que pediam ao BCE a taxas muito inferiores...
Elias Escreveu:Mas o estado recebe a 4,5% e empresta a 8,5%. O estado está a fazer negócio com este dinheiro. E pior: faz negócio com os seus credores.
Tu nem pareces uma pessoa que perdebe tanto de mercados financeiros.
O que o estado está a fazer é a defender os interesses dos contribuintes, na tua opinião emprestaria à mesma taxa? assumiria riscos sem qualquer proveito?... ah pois, foi isso que a banca fez também, financiou-se no BCE a 2% para comprar dívida da república a 2% também, não foi?

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
artista Escreveu:Exato, mas esse empréstimo tem riscos ou não?...
Riscos? Riscos maiores que emprestar dinheiro ao Estado?
artista Escreveu:ou os 8,5 mil milhões que o estado meteu no BPN ainda vão ser devolvidos com juros?!
Esse não foi um empréstimo. Foi um subsídio a fundo perdido. lol
artista Escreveu:Mas qual dívida?!
Esta
- Registado: 5/11/2002 12:21
Re: Perigoso é ULRICH e os seus "compinchas"
BULIM123 Escreveu:artista Escreveu:Las_Vegas Escreveu:Quanto à OPA ao BPI só não vendeu quem não quis... essa história da ganância assenta que nem uma luva aos que ficaram entalados... acharam que 7 era pouco e não venderam e a culpa agora é do Ulrich e dos gananciosos especuladores selvagens.
Las_Vegas, acho que ninguém está a defeder que a culpa é do Ulrich, e entalado no BPI, ou noutro título qualquer, também é coisa que não me assiste!![]()
A crítica é apenas à forma como ele estava tão agarrado ao lugar que aconselhou os acionistas a não venderem (se calhar ainda bem para nós, neste momento o BCP estaria ainda pior do que está e o estado teria ali um problema ainda mais colossal!) a 7 euros... ainda há bem pouco tempo cotou mais de 20 vezes abaixo disso!![]()
Ele já disse que "com a informação de que dispunha na altura", blá , blá, blá... é este tipo de demagogia e hipocrisia que ma parece bastante criticável! Muitos dizem que no lugar dele todos fariam o mesmo, mas eu não aceito isso, ele é pago para defender os interesses dos acionistas e nessa altura os interesses dos acionistas passariam certamente por vender!
Muito bem...mas é como tudo, muito por orgulho, não querem da ro braço a torcer, isto é como tudo.
Lembram-se da OPA a PT, 10,50 Euros creio que foi isso, e os teimosos, E afins, Não venderam, certamente, bem que arrependidos, estão, não??
Quem se deve ter fartado do rir, foi o Belmiro, e suspirar de alivio, pois a SONAECOM; agora até dá uns bons lucros, deixem-na crescer..Iriam ficar com uma divida monstruosa..
Obviamente, mas eu apenas digo que a posição dessas administrações não é coerente com o permissa de eles terem a obrigação de defender os interesses dos acionistas. E não vale a pena dizerem-me que todos fariam o mesmo nessa situação... isso é o mesmo que me dizerem que é normal os políticos mentirem descaradamente nas campanhas eleitorais para as conseguirem ganhar!
artista Escreveu:O estado tem de pagar algo que só acordou pagar daqui a 10 anos?! Já não é suficientemente penalizador ter de os "suportar" endividando-se ainda mais?!
Depende... o objectivo é mesmo pagar essa dívida ou será antes o haircut?
Elias Escreveu:E queixa com razão. Primeiro porque o Estado anda a cobrar juros sobre dinheiro que não lhe pertence, mas que a troika lhe emprestou para ele emprestar aos bancos.
Exato, mas esse empréstimo tem riscos ou não?... ou os 8,5 mil milhões que o estado meteu no BPN ainda vão ser devolvidos com juros?!
E o que é que os bancos andaram a fazer estes anos todos? Não foi a financiar-se no BCE a taxas de 2% para comprarem dívida Grega e portuguesa que pagava 4/5%?!... ah, mas eles podem, o estado é que não, tem de assumir os riscos sem qualquer tipo de contrapartida!

Elias Escreveu:Segundo porque o Estado não devia cobrar nada, devia era pagar o que deve.
Não percebo porque é que se chama toda a espécie de nomes aos bancos mas quase ninguém quer falar sobre a dívida do Estado à banca.
Mas qual dívida?!
Elias Escreveu:alexandre7ias Escreveu:E que tal criticar o prejuízo de 544 milhões de euros!!
Esse prejuízo poderia não existir se o maior caloteiro pagasse o que deve...
E tu a dar-lhe Elias!

O estado tem de pagar algo que só acordou pagar daqui a 10 anos?! Já não é suficientemente penalizador ter de os "suportar" endividando-se ainda mais?!
Elias Escreveu:_urbanista_ Escreveu:Também estou de concordo, mas neste momento se o estado não emprestasse ninguém lhes emprestava. Ou se nacionalizavam os bancos, ou faliam e era o caos...
Pois, esta é a parte com que eu não concordo.
Para todos os efeitos este é o dinheiro da troika. A troika empresta ao Estado, para este emprestar aos bancos.
Eu acho que era escusado ter o Estado como intermediário.
Pois, é tal a confiança nos bancos por parte da troika que o estado tem que intermediar

_urbanista_ Escreveu:Também estou de concordo, mas neste momento se o estado não emprestasse ninguém lhes emprestava. Ou se nacionalizavam os bancos, ou faliam e era o caos...
Pois, esta é a parte com que eu não concordo.
Para todos os efeitos este é o dinheiro da troika. A troika empresta ao Estado, para este emprestar aos bancos.
Eu acho que era escusado ter o Estado como intermediário.
Elias Escreveu:_urbanista_ Escreveu:O estado está a cobrar um juro sobre o dinheiro que tem, tal como a banca cobra um juro a quem lhe vai pedir dinheiro que também não é deles...
De acordo, mas emprestar dinheiro é o negócio da banca. Não é o negócio do Estado. Ou pelo menos não devia ser.
Também estou de concordo, mas neste momento se o estado não emprestasse ninguém lhes emprestava. Ou se nacionalizavam os bancos, ou faliam e era o caos...
_urbanista_ Escreveu:Não se trata de chamar nomes À banca, apenas foram na onda do estado e agora queixam-se... se o estado deve À banca é porque a banca o emprestou, e enquanto o estado cumprir as prestações, não vejo o porquê de pagar com antecedência.
Elias Escreveu: Mas não vês o absurdo da situação?
Imagina que me fazias um empréstimo. A certa altura ficavas com problemas financeiros e vinhas pedir-me para eu pagar o que te devia e eu em vez de pagar a dívida emprestava-te algum dinheiro cobrando uma taxa de 8,5%. Ou seja, eu ganhava com juros cobrados ao meu credor.
Isto faz algum sentido para ti?
Sim, é uma situação absurda, mas são as regras do jogo. Os bancos compraram divida para ganhar dinheiro, foram a jogo e correu-lhes mal...
E ainda tem a sorte que um dos seus devedores lhes pode emprestar, porque outros não tem dinheiro para lhes emprestar a este juro nem a nenhum...
_urbanista_ Escreveu:esse juro não é para o estado,não esquecer que o estado vai pagar caro por esse dinheiro, e provavelmente esse valor terá outros custos associados.
daí esse valor...
Elias Escreveu: Mas o estado recebe a 4,5% e empresta a 8,5%. O estado está a fazer negócio com este dinheiro. E pior: faz negócio com os seus credores.
O negocio do estado não deveria ser vender dinheiro, mas o da banca também não deveria ser o betão. Os bancos fizeram óptimos negócios com o estado, na saúde e nas autoestradas, não de 1 mas de 2 dígitos e não os vejo a fazer queixa disso...
Editado pela última vez por _urbanista_ em 29/7/2012 1:18, num total de 1 vez.
_urbanista_ Escreveu:O estado está a cobrar um juro sobre o dinheiro que tem, tal como a banca cobra um juro a quem lhe vai pedir dinheiro que também não é deles...
De acordo, mas emprestar dinheiro é o negócio da banca. Não é o negócio do Estado. Ou pelo menos não devia ser.
_urbanista_ Escreveu:Não se trata de chamar nomes À banca, apenas foram na onda do estado e agora queixam-se... se o estado deve À banca é porque a banca o emprestou, e enquanto o estado cumprir as prestações, não vejo o porquê de pagar com antecedência.
Mas não vês o absurdo da situação?
Imagina que me fazias um empréstimo. A certa altura ficavas com problemas financeiros e vinhas pedir-me para eu pagar o que te devia e eu em vez de pagar a dívida emprestava-te algum dinheiro cobrando uma taxa de 8,5%. Ou seja, eu ganhava com juros cobrados ao meu credor.
Isto faz algum sentido para ti?
_urbanista_ Escreveu:esse juro não é para o estado,não esquecer que o estado vai pagar caro por esse dinheiro, e provavelmente esse valor terá outros custos associados.
daí esse valor...
Mas o estado recebe a 4,5% e empresta a 8,5%. O estado está a fazer negócio com este dinheiro. E pior: faz negócio com os seus credores.
Dom_Quixote Escreveu:MiamiBlueHeart Escreveu: (...) Mas se há banco que não se pode queixar de ninguém é o BCP - Gestão péssima nos últimos 6 anos a todos os níveis.
Uma coisa é a frase até poder corresponder à verdade a 100%.
Coisa diferente são os 8,5% de juro ao Estado...
esse juro não é para o estado,não esquecer que o estado vai pagar caro por esse dinheiro, e provavelmente esse valor terá outros custos associados.
daí esse valor...
Dom_Quixote Escreveu:MiamiBlueHeart Escreveu: (...) Mas se há banco que não se pode queixar de ninguém é o BCP - Gestão péssima nos últimos 6 anos a todos os níveis.
Uma coisa é a frase até poder corresponder à verdade a 100%.
Coisa diferente são os 8,5% de juro ao Estado...
MiamiBlueHeart Escreveu:
Os juros são exorbitantes.
O Governo devia ter-se imposto à Troika e definir os juros razoáveis. Mas é sempre o amém do costume..
.
- Registado: 17/10/2010 19:32
Só sei dizer que duvido que muitos milhoes ou apenas alguns, não sejam desviados para contas offshores, no meu duma catastrofe, como é a da dívida grega, faço ideia, devem lá colucar tudo e mais alguma coisa, ou seja fazerem assumir as perdas a torto e a direito, que controle existe sobre isso, as contas estão auditadas, afinal quem contracta a empresa auditora??? Só tenho pena , e de pensar que quem tem de pagar isto tudo serão os Portugueses, até a pele nos tirão, com ivas na agua/LUZ/GAS a 23%, quer dizer?? Um dia, até para dormir pagamos IVA:::
Elias Escreveu:_urbanista_ Escreveu:Também achei engraçado ele se estar a queixar dos juros elevados do dinheiro que o estado vai la meter...
E queixa com razão. Primeiro porque o Estado anda a cobrar juros sobre dinheiro que não lhe pertence, mas que a troika lhe emprestou para ele emprestar aos bancos.
Segundo porque o Estado não devia cobrar nada, devia era pagar o que deve.
Não percebo porque é que se chama toda a espécie de nomes aos bancos mas quase ninguém quer falar sobre a dívida do Estado à banca.
O estado está a cobrar um juro sobre o dinheiro que tem, tal como a banca cobra um juro a quem lhe vai pedir dinheiro que também não é deles...
O estado devia pagar o que deve a algumas empresas sim, aos bancos está a pagar, acho que ainda não entrou em incumprimento...
Não se trata de chamar nomes À banca, apenas foram na onda do estado e agora queixam-se... se o estado deve À banca é porque a banca o emprestou, e enquanto o estado cumprir as prestações, não vejo o porquê de pagar com antecedência.
Dom_Quixote Escreveu:Elias Escreveu:_urbanista_ Escreveu:Também achei engraçado ele se estar a queixar dos juros elevados do dinheiro que o estado vai la meter...
E queixa com razão. Primeiro porque o Estado anda a cobrar juros sobre dinheiro que não lhe pertence, mas que a troika lhe emprestou para ele emprestar aos bancos.
Tanto o Estado está a ser agiota com a banca como a Troika foi agiota com o Estado!
Os juros são exorbitantes.
O Governo devia ter-se imposto à Troika e definir os juros razoáveis. Mas é sempre o amém do costume..
Mas se há banco que não se pode queixar de ninguém é o BCP - Gestão péssima nos últimos 6 anos a todos os níveis.
- Registado: 17/10/2010 19:32
Re: Perigoso é ULRICH e os seus "compinchas"
artista Escreveu:Las_Vegas Escreveu:Quanto à OPA ao BPI só não vendeu quem não quis... essa história da ganância assenta que nem uma luva aos que ficaram entalados... acharam que 7 era pouco e não venderam e a culpa agora é do Ulrich e dos gananciosos especuladores selvagens.
Las_Vegas, acho que ninguém está a defeder que a culpa é do Ulrich, e entalado no BPI, ou noutro título qualquer, também é coisa que não me assiste!![]()
A crítica é apenas à forma como ele estava tão agarrado ao lugar que aconselhou os acionistas a não venderem (se calhar ainda bem para nós, neste momento o BCP estaria ainda pior do que está e o estado teria ali um problema ainda mais colossal!) a 7 euros... ainda há bem pouco tempo cotou mais de 20 vezes abaixo disso!![]()
Ele já disse que "com a informação de que dispunha na altura", blá , blá, blá... é este tipo de demagogia e hipocrisia que ma parece bastante criticável! Muitos dizem que no lugar dele todos fariam o mesmo, mas eu não aceito isso, ele é pago para defender os interesses dos acionistas e nessa altura os interesses dos acionistas passariam certamente por vender!
Muito bem...mas é como tudo, muito por orgulho, não querem da ro braço a torcer, isto é como tudo.
Lembram-se da OPA a PT, 10,50 Euros creio que foi isso, e os teimosos, E afins, Não venderam, certamente, bem que arrependidos, estão, não??
Quem se deve ter fartado do rir, foi o Belmiro, e suspirar de alivio, pois a SONAECOM; agora até dá uns bons lucros, deixem-na crescer..Iriam ficar com uma divida monstruosa..
Elias Escreveu:_urbanista_ Escreveu:Também achei engraçado ele se estar a queixar dos juros elevados do dinheiro que o estado vai la meter...
Tanto o Estado está a ser agiota com a banca como a Troika foi agiota com o Estado!

_urbanista_ Escreveu:Também achei engraçado ele se estar a queixar dos juros elevados do dinheiro que o estado vai la meter...
[/quote]
E que tal criticar o prejuízo de 544 milhões de euros!![/quote]
Concordo, e mais, para quem aproveitou a onda do país todos estes anos é preciso ter lata para criticar seja o que for... em segundo lugar , que olhem para dentro de casa e vejam as regalias que alguns lá tem...
Também achei engraçado ele se estar a queixar dos juros elevados do dinheiro que o estado vai la meter...
E que tal criticar o prejuízo de 544 milhões de euros!![/quote]
Concordo, e mais, para quem aproveitou a onda do país todos estes anos é preciso ter lata para criticar seja o que for... em segundo lugar , que olhem para dentro de casa e vejam as regalias que alguns lá tem...
Também achei engraçado ele se estar a queixar dos juros elevados do dinheiro que o estado vai la meter...
Elias Escreveu:alexandre7ias Escreveu:E que tal criticar o prejuízo de 544 milhões de euros!!
Esse prejuízo poderia não existir se o maior caloteiro pagasse o que deve...
Para existir um caloteiro tem que existir que empreste...
No caso do BCP, a instituição financeira liderada por Nuno Amado tem cerca de 700 milhões de euros em dívida grega, mas revelou já ter feito "provisões para 65%" de perdas, o que corresponde a cerca de 450 milhões de euros.
Mau investimento!!!!
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Crosses, Google Adsense [Bot], PacoNasssa, trilhos2006, yggy e 211 visitantes