OT - Deficit em 7,9%
tavaverquenao2 Escreveu:A coisa começa a aquecer, agora cada vez que vao `a rua sao vaiados. So falta o pp, mas esse ´e mais escorregadio do que uma enguia.
A sorte do governo é não haver oposição a não ser os dislates do Soares, que já são levados tão a sério como os disparates do Otelo, e os tarados sindicalistas que se atiram para cima dos carros e que, honra lhes seja feita, nos proporcionam esses momentos de humor ao dizerem que foi em legitima defesa (em tempos de crise é sempre de louvar quem se presta gratuitamente a animar as hostes, agora que a selecção já regressou a casa).
Aliás, à falta de oposição já tem de ser a malta do PSD a invocar o Gonçalvismo. Ao que nós chegámos.

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
pp...
tavaverquenao2 Escreveu:A coisa começa a aquecer, agora cada vez que vao `a rua sao vaiados. So falta o pp, mas esse ´e mais escorregadio do que uma enguia.
Esse cavalheiro pode ser considerado um fugitivo. Quando na AR berrava com um timbre quasi-histeerico pela Justic,a Social (ele sabia de coor o valor das pensoes miinimas), e invectivava Socrates, e fazia de Democrata-Cristao (ou Cristao-Democrata, nao me chateiem, para mim sao ambos gente boa e temente a deus), dizia eu, quando na AR esse pp clamava por Justic,a Social, e bla-bla-bla, e bla-bla-bla, e esse pp falava pelo Povo, ai como ele falava pelo Povo mesmo sem credencial passada, dizia eu, esse pp (que algumas mentes distorcidas associam o estado civil ao estado mental e ao liibido, e o liibido cada um tem o que tem, e ningueeem tem nada a ver com as tendencias, vao-se quilhar, a Liberdade tambeem deixou de discriminar este e aqueles), dizia eu (ai que me perdi...), ele, esse pp, queria mudar o que estava mal, ele iis dar a cara pelos Direitos, ele iia bater-se pela Equidade, qual homem inteiro, e quando digo homem isto nao discrimina a Mulher, ee uma forma de falar, quero dizer pode ser homem ou nao nao me interessa, cada um ee prooo que nasce, uma mae quando tem um filho nao pode determinar se ele vai ser uma coisa ou outra, se um bailarino ou uma concubina, se um democrata-cristao ou um Trotskista, isso sao coisas que uma mae nao pode determinar (e quem pode determinar excepto a Forc,a Maior da Omnipotencia, deus de seu nome ?), e, dizia eu, pp clamava, pp bramava, pp (por vezes em tom de falsete) acusava o Poder !
pp desapareceu.
pp ee um Nada Poliitico.
pp ee, porventura, aquilo que uma Mae nao quer ter como filho.
pp ee pp. Sempre o foi.
pp=pp.
A Vida tem sempre Razao.

- Registado: 22/4/2003 23:12
ih ih ih
tavaverquenao2 Escreveu:Entretanto hoje ja apareceu na fil a receber prendas e a emborcar uns 3 penicos de licor, pelo menos foram os que eu contei.
a FIL devia estar cheia de paisanos, alguns disfarc,ados com a bandeira do BE, porque dizem que andam aii uns desordeiros que querem assentar-lhe umas palmadas naquela cabec,a de tremoc,o.
Considero o Alvaro uma figura caricata, um personagem que compromete a compostura elegante do Executivo (veja-se a elegancia de um PPC, a talha de uma PTC, a finesse dum MM, o ar aristocraatico dum A-B, o ar gambuzino de um MR).
Em contraste, o Pereira faz lembrar uma figurinha de Bordalo, um receem-chegado da aldeia de Berjenjas, "palhinhas" de 5L na mao e o guarda-chuva na gola da samarra de campoonio.
Mas onde ee que o PPC foi buscar aquela sumidade, um economista de Blog, que podia ter ficado a ensinar espanhuel aos Inuits ?

Estou preocupado.
Venho aqui partilhar a minha profunda preocupac,ao com a fraca evacuac,ao orc,amental, conforme os uultimos nuumeros publicados.
Oxalaa nao tenhamos que recorrer a novo resgate ou aa renegociac,ao deste... isso daria razao aa esquerdalha que, desde a primeira hora, vaticinou essa inevitabilidade.
Oxalaa deus ajude os nossos corajosos governantes.
E por falar em corajosos... vem-me aa ideia que o Alvaro ia levando uns tabefes e caneladas na Covilha.
Quando o vejo, colarinho apertado pela gravata mal parida, faz-me lembrar um Marco Horacio com o pescoc,o ainda mais curto.
Saudac,oes orc,amentais !
Oxalaa nao tenhamos que recorrer a novo resgate ou aa renegociac,ao deste... isso daria razao aa esquerdalha que, desde a primeira hora, vaticinou essa inevitabilidade.
Oxalaa deus ajude os nossos corajosos governantes.
E por falar em corajosos... vem-me aa ideia que o Alvaro ia levando uns tabefes e caneladas na Covilha.
Quando o vejo, colarinho apertado pela gravata mal parida, faz-me lembrar um Marco Horacio com o pescoc,o ainda mais curto.
Saudac,oes orc,amentais !

mais_um Escreveu:gorgol Escreveu:mais_um Escreveu:Mais um motivo para o valor que pagamos de juros aumentar, a emissão de OT 2012 tinha um juro inferior ao que estamos a pagar à Troika, ou seja estamos a substituir divida "barata", por divida mais cara.
Embora não tenha informação concreta dos valores, todavia o principio com a Troika começou por:
Taxa de financiamento de mercado do FMI + prémio de 2%, logo as taxas com o FMI andarão abaixo de 3%.
Com o Duo europeu, começaram por preço de financiamento do FEF no mercado mais um spread. Depois foram alteradas para preço de financiamento mais uns custos administrativos (O,5%). O grosso do empréstimo da Troika estará com taxas reais inferiores a 3%. Portanto estamos a reduzir o custo de financiamento com a Troika. É por aqui que está alguma folga para combater a redução de impostos.
Em tempos andei a investigar e a taxa media dos empréstimos da troika ronda um pouco acima dos 4%.Os empréstimos do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) ou do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) têm uma duração média de 12 anos, a uma taxa de juro média de 4%. Já os empréstimos do FMI têm uma duração média de sete anos e três meses, e uma taxa de juro média de 5% – mas neste caso “a taxa de juro é variável, à qual acresce um ‘spread’ [diferencial] que depende do montante em dívida e pode chegar a perto de 400 [pontos base] depois dos três primeiros anos”, lê-se no documento das Finanças.
http://economia.publico.pt/Noticia/port ... ka-1522492
A emissão de OT2012 tinha uma taxa de juro médio de 3%, já que tiveste leilões com juros entre os +/-1,7% e os +/- 3,5%.
Nota: estes valores são aproximados porque são de memória.
Hoje o Expresso publica um balanço das medidas aplicadas e previstas no Memorando, na página 14 do Caderno Principal está um quadro com todas as emissões e taxas dos cupões das tranches.
Vou referir as mais baixas e a prazos até 5 anos (milhões)
01 de Junho 11 - 4,75 mil - taxa 2,75 - 5 anos
29 de junho 11 - 2,5 mil - taxa - 2,75 - 5 anos
21 de setembro 11 - 5 mil - taxa - 2,75 - 10 anos
12 jan 12 - 1,7 mil - taxa - 1,83 - 3 anos
04 de maio 12 - 2,7 mil - taxa - 2,75 - 10 anos
Quem puder ou quizer pode colocar aqui a tabela.
As tranches do FMI são a taxa variável, mas atualmente desta ordem de grandeza. Outras sãp prazos mais elevados como 20, 26, 30 anos com taxas mais elevadas mas sempre abaixo dos 3, 75%.
Precisamos de rodar a dívida toda para o MEE e FEEF. Não digam que a Merkel não está a ajudar.
- Registado: 26/8/2007 20:40
migloso, o estado/entidades publicas representam, em media, 70% do volume de vendas de uma empresa de construção em qualquer pais. O numero não é exacto mas dá para ter uma ordem de grandeza. O que quero dizer é que nenhuma empresa se pode "chatear" com o estado, porque não tem futuro.
nesse sentido, o que interessa são os negócios com o estado.
O dumping é o cancro do sector, deixa viver o podre e mata as empresa sãs. E o estado promove o dumping pensado que poupa dinheiro mas não poupa. A maneira mais fácil de perceber essa promoção de dumping é que as 99% das obras são adjudicadas pelo preço de proposta mais baixo. O que acaba por acontecer é que empresas que não tem qualidade para efectuar o caderno de encargos tal como foi estipulado, fazem preços a baixo dos seus custos para ganhar as obras. No final, não vais ter o produto que querias e vais gastar mais dinheiro. Na maioria dos casos teria sido melhor se tivesse sido adjudicado a uma empresa que não estava praticar preços abaixo do custo e terias um produto muito melhor. Para alem de que estas empresas que praticam o dumping não tem sustentabilidade nenhuma dependem dos favores do estado.
nesse sentido, o que interessa são os negócios com o estado.
O dumping é o cancro do sector, deixa viver o podre e mata as empresa sãs. E o estado promove o dumping pensado que poupa dinheiro mas não poupa. A maneira mais fácil de perceber essa promoção de dumping é que as 99% das obras são adjudicadas pelo preço de proposta mais baixo. O que acaba por acontecer é que empresas que não tem qualidade para efectuar o caderno de encargos tal como foi estipulado, fazem preços a baixo dos seus custos para ganhar as obras. No final, não vais ter o produto que querias e vais gastar mais dinheiro. Na maioria dos casos teria sido melhor se tivesse sido adjudicado a uma empresa que não estava praticar preços abaixo do custo e terias um produto muito melhor. Para alem de que estas empresas que praticam o dumping não tem sustentabilidade nenhuma dependem dos favores do estado.
mais_um Escreveu:Quando são as elites a aproveitar esses buracos e depois vem para a TV defender essa lei ou medidas é na minha opinião condenável.
Eu acho que uma atitude dessas é condenável, independentemente de ser alguém das elites ou não.
mais_um Escreveu:Depende do que roubas.
Podes elaborar?
Quais as situações em que é aceitável?
mais_um Escreveu:Há comportamentos unanimemente condenáveis pela sociedade.
Isso é uma suposição, certo?
Quais os comportamentos que a sociedade condena unanimemente sem serem ilegais?
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:
"Princípios éticos" é um conceito muito vago e subjectivo. Cada um tem o seu referencial sobre o que é eticamente aceitável.
A principal vantagem de haver leis (e é esse o conceito basilar do 'Estado de Direito') é a de criar um referencial único para todos, estabelecendo o que é admissível e o que é condenável. A lei é igual para todos e foi essa uma das principais conquistas da revolução francesa (claro que a lei nem sempre é bem aplicada e que há favorecimentos, corrupção, etc., mas isso é outra discussão).
No entanto existem leis que não sendo perfeitas permitem que de uma forma legal se possa contornar o espírito da lei, vulgo aproveitar os buracos da lei. Quando são as elites a aproveitar esses buracos e depois vem para a TV defender essa lei ou medidas é na minha opinião condenável.
Elias Escreveu:Quando não há leis, cada um tem o seu referencial e aquilo que para uns é condenável, para outros não é. Existe toda a margem para a arbitrariedade e para ajuizamentos pessoais. Por isso quando escreves "até pode não ser ilegal mas é condenável", a pergunta é: condenável sob que princípios? Quais são os princípios éticos que dizem que isso é condenável? Ou melhor, esses são os princípios de quem e porque é que são esses que se aplicam e não outros?
De acordo, por exemplo, encontras uma carteira com dinheiro. Devolves a carteira com o dinheiro ou ficas com ela e não dizes nada a ninguém.
Fazem-te a conta no restaurante, esquecem-se de um item, alertas o empregado ou não dizes nada.
Elias Escreveu:Dou um exemplo: roubar é crime punível com pena de prisão.
Depende do que roubas.
Elias Escreveu:Mas se alguém estiver sem cheta e decidir roubar para pelo menos dar de comer ao seu filho, isso é condenável ou não? Deve ir para a prisão ou não? O Belmiro de Azevedo acha que quem tem fome tem 'direito' a roubar:
http://www1.ionline.pt/conteudo/60658-b ... ito-roubar
Tenho sérias duvidas que ele dê instruções para quando alguém seja apanhado a roubar nas suas lojas o deixem ir embora caso diga que anda a roubar para dar de comer aos filhos....
Elias Escreveu:Outro exemplo: ir abastecer o carro a Espanha, embora sendo perfeitamente legal, constitui na verdade uma 'fuga' fiscal (é imposto que foge do país). Podemos também questionar se é eticamente aceitável proceder desta forma.
Compete ao Estado encontrar soluções para que não seja proveitoso fazê-lo, assim como tem que ser competitivo com as empresas, também tem que o ser com os particulares.

Elias Escreveu:Exemplos destes é o que se queira. Cada qual terá o seu referencial e tem o direito de achar que estas atitudes são aceitáveis ou condenáveis do ponto de vista ético. Mas é difícil impor princípios éticos a terceiros sem resvalar para a atitude de 'superioridade moral' (e isto também é eticamente questionável)
Há comportamentos unanimemente condenáveis pela sociedade.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
richardj Escreveu:a 2º hipótese,sebem com um reparo, o sector vive em dumping, com uma concorrência desleal brutal. Os lucros podem ser obtidos por vários factores durante a obra, mas as propostas iniciais para os concursos são simplesmente impossíveis
Nem é aquilo que penso sobre o dumping - uma desculpa para proteger empresários instalados e para intervenção governativa - que está em causa.
Tu no teu próprio post concluis que o problema não é de dumping, pois doutro modo no final nunca poderia haver lucros.
Na tua 2.ª hipótese, o problema é de corrupção, falta de transparência, favorecimento ilícito, etc... não sou jurista, mas tenho a certeza que estamos, na grande maioria do casos, a entrar no âmbito criminal.
Há que limitar as alterações ao projecto inicial...

AM,
Há gente que não quer ver...
Tu deste o sector da construção como exemplo, mas o mesmo se aplica ao sector da restauração e quem sabe também ao sector automóvel.
Só espero que o "plano de crescimento" para a Europa não passe por projectos de retorno semelhante ao "plano de crescimento" para Portugal que o Sócrates implementou em 2007/2008...
Ah, agora já sei a razão.
A construção com materiais de luxo em algumas escolas foi movida por factores económicos - impulsionou o PIB e originou mais receitas para o Estado. Como a despesa só é contabilizada quando se pagar, guardam-se as facturas na gaveta durante uns anos...

"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
mais_um Escreveu:Não sei se a falta de principio éticos se enquadram nas mentalidades, mas um dos grandes problemas que temos (como país) é falta de princípios éticos das nossas elites (ou pseudo-elites).
Há uma personagem que é convidado com regularidade para opinar na TV sobre questões económicas e financeiras de Portugal que é tipo frei Tomás, façam o que eu digo e não o que eu faço. A forma como ele (e uns amigos, alguns ex-ministros) tem usado a posição que detém no Estado para tirar benefícios é escandaloso, até pode não ser ilegal mas é condenável.
Eu até concordo contigo, mas há um aspecto que gostaria de salientar.
"Princípios éticos" é um conceito muito vago e subjectivo. Cada um tem o seu referencial sobre o que é eticamente aceitável.
A principal vantagem de haver leis (e é esse o conceito basilar do 'Estado de Direito') é a de criar um referencial único para todos, estabelecendo o que é admissível e o que é condenável. A lei é igual para todos e foi essa uma das principais conquistas da revolução francesa (claro que a lei nem sempre é bem aplicada e que há favorecimentos, corrupção, etc., mas isso é outra discussão).
Quando não há leis, cada um tem o seu referencial e aquilo que para uns é condenável, para outros não é. Existe toda a margem para a arbitrariedade e para ajuizamentos pessoais. Por isso quando escreves "até pode não ser ilegal mas é condenável", a pergunta é: condenável sob que princípios? Quais são os princípios éticos que dizem que isso é condenável? Ou melhor, esses são os princípios de quem e porque é que são esses que se aplicam e não outros?
Dou um exemplo: roubar é crime punível com pena de prisão. Mas se alguém estiver sem cheta e decidir roubar para pelo menos dar de comer ao seu filho, isso é condenável ou não? Deve ir para a prisão ou não? O Belmiro de Azevedo acha que quem tem fome tem 'direito' a roubar:
http://www1.ionline.pt/conteudo/60658-b ... ito-roubar
Outro exemplo: ir abastecer o carro a Espanha, embora sendo perfeitamente legal, constitui na verdade uma 'fuga' fiscal (é imposto que foge do país). Podemos também questionar se é eticamente aceitável proceder desta forma.
Exemplos destes é o que se queira. Cada qual terá o seu referencial e tem o direito de achar que estas atitudes são aceitáveis ou condenáveis do ponto de vista ético. Mas é difícil impor princípios éticos a terceiros sem resvalar para a atitude de 'superioridade moral' (e isto também é eticamente questionável

- Registado: 5/11/2002 12:21
Mcmad Escreveu:Se o PIB estava empolado o défice era ainda MAIOR.
Exacto. O saldo orçamental em % do PIB, no passado, seria ainda mais deficitário se o PIB não tivesse sido "artificialmente" empolado por crédito destinado a consumo ou investimento não produtivo.
Mcmad Escreveu:Com a queda do PIB ceteris paribus o défice aumenta...
Exacto. Deixou de ser possível continuar a aumentar o crédito que empolava o PIB, logo este baixa e o saldo orçamental medido em % deteriora-se.
Acresce que aquele crédito dava depois origem a receitas do Estado (IMI, EDIT - IMT, Imposto Automóvel, IVA, etc...).
Ou seja, o rácio é afectado negativamente no numerador (diminuição de receitas) e no denominador (diminuição do PIB).
Se nada se fizesse do lado da despesa que minimizasse aquelas duas consequências inevitáveis num processo de redução do endividamento, em pouco tempo estaríamos a pagar, só de juros, mais do que o valor total das receitas.
Obviamente que não chegaríamos a esse ponto. Antes disso haveria um default descontrolado...
Editado pela última vez por migluso em 30/6/2012 16:01, num total de 1 vez.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
tavaverquenao2 Escreveu:Ora a´i tens, "...todas as pessoas que foram recrutadas para o meu departamento fui eu que as escolhi." Sabias com quem trabalhavas.
Sim, mas a Administração não!

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
tavaverquenao2 Escreveu:Quanto mais alto o cargo maior ´e a exigencia na seleçao, por varias razoes. Se fores contratar um porteiro, nao precisas de muita informaçao, ja se for um secretario de algum gabinete de um ministro qualquer, convem saber mais qualquer coisa, se usa avental, etc.
E nao sabes `a partida se nao pediram informaçoes ao silva carvalho, quando te contrataram.
Ao Silva não

Outro exemplo, durante 11 anos em que fui director, todas as pessoas que foram recrutadas para o meu departamento fui eu que as escolhi. A Administração nunca foi tida nem achada na escolha, a responsabilidade era minha.
Elias Escreveu:A-330 Escreveu:São estas pérolas a evidência de que a reforma estrutural mais necessária,a reforma da mentalidade não está a ser feita.
Era esta que desencadearia todas as outras.
Acontece que a mentalidade não se muda por decreto.
Não sei se a falta de principio éticos se enquadram nas mentalidades, mas um dos grandes problemas que temos (como país) é falta de princípios éticos das nossas elites (ou pseudo-elites).
Há uma personagem que é convidado com regularidade para opinar na TV sobre questões económicas e financeiras de Portugal que é tipo frei Tomás, façam o que eu digo e não o que eu faço. A forma como ele (e uns amigos, alguns ex-ministros) tem usado a posição que detém no Estado para tirar benefícios é escandaloso, até pode não ser ilegal mas é condenável.
Quanto mais alto o cargo maior ´e a exigencia na seleçao, por varias razoes. Se fores contratar um porteiro, nao precisas de muita informaçao, ja se for um secretario de algum gabinete de um ministro qualquer, convem saber mais qualquer coisa, se usa avental, etc.
E nao sabes `a partida se nao pediram informaçoes ao silva carvalho, quando te contrataram.

Plan the trade and trade the plan
- Registado: 3/11/2004 15:53
tavaverquenao2 Escreveu:Eu sei,, mas a questao ´e que qualquer profissional quer conhecer a equipe com quem trabalha, ou entao foi muito bem enganado pelo psd, mas nao me parece assim tao inocente.
Actualmente trabalho numa empresa que tem cerca de 200 funcionários, quem decidiu a minha contratação foi o meu chefe/director, a administração não foi tida nem achada na escolha, apenas aprovou a vaga.
A não ser que as pessoas em questão dependam directamente do ministro e /ou tenham sido escolhidas por ele é que concordo na sua responsabilização politica.
Mcmad Escreveu:Economistas teóricos há muitos. Na realidade quase nada percebem. Vejam o exemplo de keynes que dizia que os Gastos do estado faziam crescer o pib...
Embora não seja economista, sei o suficiente para saber que a economia é uma ciência social e não uma ciência exacta, por muito que tentem fazer crer o contrario.
tavaverquenao2 Escreveu: De qualquer maneira, o gaspar sabia de certeza quem eram os elementos,
Quais são as evidências em que te baseias para justificar a tua afirmação?
Estou à vontade para defender a inocência do Gaspar porque como bem sabes aqui no fórum sou conotado com o PS.

mais_um, h´a que distinguir as responsabilidades e as consequencias dos atos, nos cargos de que se fala. De qualquer maneira, o gaspar sabia de certeza quem eram os elementos, independentemente da colocaçao ser politica ou tecnica, nao ´e inocente, para mim.
Plan the trade and trade the plan
- Registado: 3/11/2004 15:53
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bar38, Google [Bot], HFCA, Luzemburg, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Phil2014, Pmart 1, PMP69, sempreamesma, Shimazaki_2, Tiago2006, VALHALLA e 198 visitantes