Fisco vai cobrar multas dos transportes públicos
alexandre7ias Escreveu:O pessoal não paga porque não existe fiscalização.
Existe fiscalização sim.
alexandre7ias Escreveu:O estado/empresas tanto querem poupar que depois querem que o pessoal seja correcto e tire bilhete.
Sim, o Estado/empresas querem que as pessoas não sejam ladras. E para atingir esse fim fazem essencialmente duas coisas:
- criam fiscalização;
- criam penalizações para os infractores apanhados.
E os interesses da empresa/estado neste caso são inclusivamente coincidentes com os meus, cidadão contribuinte que não é desonesto e não tem qualquer intenção de viagar ilegitimamente à borla em transportes públicos.
Qual é o teu ponto afinal?
E não, eu não quero que aumentem signficativamente a fiscalizaçao pois isso tem igualmente custos e custos signficativos. Esse seria só um processo alternativo de me fazer repercurtir (ou aos outros utilizadores do referido transporte colectivo) o custo da existência de pessoas potencialmente desonestas.
Não, o que eu quero é que a empresa/estado encontrem uma solução de compromisso utilizando mecanismos dissuassores e relativamente pouca fiscalização, fazendo com que as pessoas desonestas não achem que compensa ser desonesto e assim cometam poucas infracções. É a forma de fazer repercurtir menos custos aos não desonestos...
alexandre7ias Escreveu: Metam lá um empregado em cada viagem a fiscalizar a ver se o pessoal começa a pagar ou não!
Pois sai caro, já sei!
Exactamente, vês como entendes que não é solução coisa nenhum?
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
alexandre7ias Escreveu:O pessoal não paga porque não existe fiscalização. O estado/empresas tanto querem poupar que depois querem que o pessoal seja correcto e tire bilhete. Metam lá um empregado em cada viagem a fiscalizar a ver se o pessoal começa a pagar ou não!
Pois sai caro, já sei!
Eu estou contra o estado ficar com 60% mais nada.
O estado neste momento é o maior ladrão.
Não existe fiscalização?
No metro do Porto existe e bastante. Quem é apanhado além da multa ainda tem de passar a vergonha de ter de dar os seus dados em público.
Este pormenor também ajuda e ajudará a dissuadir os espertinhos.
Quem quiser, pode ler o livro do Malcom Gladwell que é brilhante e descreve de uma forma soberba esta questão no caso do metro de Nova York e todo o pensamento sociológico que está por trás.
The Tipping Point: How Little Things Can Make a Big Difference - Malcom Gladwell - aconselho.
Peço desculpa se já estou a ser off-topic, mas achei por bem partilhar isto.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
MarcoAntonio Escreveu: (...)
O facto - e vamos assumi-lo como tal para simplificar - do Estado (ou os seus parceiros ou o conjunto dos dois) terem-te roubado a ti e aos teus vizinhos não te dá legitimidade para tu ires a seguir e roubares também os teus concidadãos.
Nunca deu, não dá e nunca dará legitimidade. No entanto não faltam por aí concidadãos que, ao abrigo de "o exemplo vem de cima", praticam uma espécie de olho por olho ou dente por dente e ainda se vangloriam publicamente desse tipo de "proeza"... mentalidades...
O pessoal não paga porque não existe fiscalização. O estado/empresas tanto querem poupar que depois querem que o pessoal seja correcto e tire bilhete. Metam lá um empregado em cada viagem a fiscalizar a ver se o pessoal começa a pagar ou não!
Pois sai caro, já sei!
Pois sai caro, já sei!
Mcmad Escreveu:Na verdade até é capaz de existir legitimidade para andar de metro sem pagar!
Quanto foi o desvio do custo total face ao orçamentado para o metro?
Se fores assaltado por um terceiro, isso dá-te legitimidade de ires assaltar o teu vizinho a seguir?
É o que estás a defender...
O teu argumento não tem validade porque tu não estás a roubar ao Estado. Roubar ao Estado é impossível uma vez que ele não é a origem primeira da riqueza e dos recursos que tu estás a roubar. Essa origem são os teus vizinhos contribuintes que é quem tu estás efectivamente a assaltar e defraudar.
O facto - e vamos assumi-lo como tal para simplificar - do Estado (ou os seus parceiros ou o conjunto dos dois) terem-te roubado a ti e aos teus vizinhos não te dá legitimidade para tu ires a seguir e roubares também os teus concidadãos.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Stresszero Escreveu:Ninguém aqui defendeu andar à borla nos autocarros, o que se discutiu aqui é porque é que o ministério das finanças tem que controlar tudo, inclusive cobrar multas que não lhe dizem respeito. O ministério das finanças não respeita os contribuintes, penhora por tudo e por nada, mesmo quando se engana leva meses a rectificar e parece que está a fazer um favor. Quem tem o azar de ter algum conflito com as finanças tem sarna para uns tempos.
Hmm... melhor ainda então porque vai ser um tremendo factor de dissuassão e as infracções vão cair a pique. E quanto a custos vão ser afinal mínimos porque o temor ao fisco é tão grande que nem vão chegar a existir multas para cobrar, apenas uma pequena fracção de distraídos.
Claro que não é bem assim e embora o fisco não seja uma máquina perfeita, tu estás meramente a exagerar tremendamente e o problema não tem a dimensão que tu estás implicitamente a atribuir...
Quanto às multas dizerem ou não respeito ao Fisco, efectivamente dizem respeito uma vez que o déficit de uma série de transportes públicos tem sido pago pelo contribuinte (eu) e o Fisco tem a obrigação de recuperar junto dos infractores esse custo indevido que tem vindo a ser cobrado aos restantes contribuintes.
Ninguém aqui defendeu andar à borla nos autocarros, o que se discutiu aqui é porque é que o ministério das finanças tem que controlar tudo, inclusive cobrar multas que não lhe dizem respeito. O ministério das finanças não respeita os contribuintes, penhora por tudo e por nada, mesmo quando se engana leva meses a rectificar e parece que está a fazer um favor. Quem tem o azar de ter algum conflito com as finanças tem sarna para uns tempos.
Já agora, eu nem sei ao certo a validade dos "50 euros" que estão a considerar.
As coimas da STCP por exemplo situam-se, segundo o site, entre os 180 e 270 euros:
http://www.stcp.pt/pt/passes/precos.htm
As coimas da STCP por exemplo situam-se, segundo o site, entre os 180 e 270 euros:
http://www.stcp.pt/pt/passes/precos.htm
Alexandre...
Cadeia não que te dá despesa... não te dá "lucro"...
Temos tanta gente a fazer comparações com o "lá fora", mas "lá fora", especialmente no "lá fora" nórdico nem sequer é concebivel não ter titulo de transporte pq a multa é tão grande que as pessoas nem sequer pensam em não ter o dito.
Cadeia não que te dá despesa... não te dá "lucro"...
Temos tanta gente a fazer comparações com o "lá fora", mas "lá fora", especialmente no "lá fora" nórdico nem sequer é concebivel não ter titulo de transporte pq a multa é tão grande que as pessoas nem sequer pensam em não ter o dito.
- Registado: 24/8/2004 10:42
É impressionante, o tuga tá sempre contra tudo...
Ou a malta quase toda aqui anda a viajar fraudulentamente à borla em transportes colectivos ou então eu não sei onde estão com a cabeça: as pessoas que escapam ao pagamento das viagens estão a reportar esses custos aos outros utilizadores e aos contribuintes em geral.
Qual é o problema das Finanças cobrarem multas de 50 euros? Já o fazem actualmente, existem diversas multas cobradas pelo fisco que são inferiores a 50 euros e que eu saiba não existe problema nenhum (a menos que estejam a sugerir que as multas devam todas subir para as centenas ou milhares de euros caso contrário o Estado anda a ter prejuízo nas multas que cobra.
Querem ver, por exemplo, que sai mais barato não cobrar multa sobre os incumpridores do IUC do que cobrar?
Pessoal, lamento muito: se andam a viajar à borla em transportes públicos, está na hora de pararem. Se não andam, não entendo a polémica!
Eu só não estou perplexo porque já estou habituado: o tuga tá sempre contra tudo. Está sempre tudo mal e fica sempre pior quando se mexe. Incrível...
Ou a malta quase toda aqui anda a viajar fraudulentamente à borla em transportes colectivos ou então eu não sei onde estão com a cabeça: as pessoas que escapam ao pagamento das viagens estão a reportar esses custos aos outros utilizadores e aos contribuintes em geral.
Qual é o problema das Finanças cobrarem multas de 50 euros? Já o fazem actualmente, existem diversas multas cobradas pelo fisco que são inferiores a 50 euros e que eu saiba não existe problema nenhum (a menos que estejam a sugerir que as multas devam todas subir para as centenas ou milhares de euros caso contrário o Estado anda a ter prejuízo nas multas que cobra.
Querem ver, por exemplo, que sai mais barato não cobrar multa sobre os incumpridores do IUC do que cobrar?

Pessoal, lamento muito: se andam a viajar à borla em transportes públicos, está na hora de pararem. Se não andam, não entendo a polémica!
Eu só não estou perplexo porque já estou habituado: o tuga tá sempre contra tudo. Está sempre tudo mal e fica sempre pior quando se mexe. Incrível...
rmachado Escreveu:alexandre7ias Escreveu:Isto mostra bem o desespero em que o governo se encontra.
Desespero? Eu diria que só quando se acabar com a sensação de impunidade é que as pessoas deixam de arriscar. E se souberem que facilmente os apanham deixam de tentar sequer...
.“As pessoas que não pagam [as multas] estão a fazer aumentar o preço às outras pessoas”, referiu a fonte do Ministério da Economia, lembrando que, actualmente, a empresa transportadora que cobrar a multa fica com 40% do valor, sendo os restantes 60% transferidos para o Estado.
E porque não 100%.
E o melhor mesmo e cadeia para quem não pagar os transportes.
Eu pago e não ando!!
mfsr1980 Escreveu:Eu acho preferivel requisitar os funcionários púbicos e os professores a horário zero e pô-los a fazer cobranças em vez de ficarem a "coçar a micose".
cobranças, ajudar os idosos a atravesar a estrada, ajudar os alunos perto das escolas. coisas do genero. Isso sim.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Lion_Heart Escreveu:Vamos a ver uma coisa , claro que qualquer pessoa que nao cumpre deve pagar , mas com igualdade. Ja estou a ver uma multa de 10 euros vai ficar em 100 , isto não é cobrar multas , é assalto, usura.
Eu quando vejo o estado a tentar cobrar coisas infimas quando nao se preocupa com quem rouba milhoes , sei que o Estado faliu.
Ainda me lembro quando prescreveu o IRS do presidente da Vodafone ,o caso Bragaparques,o caso Monte Branco que ja morreu , ou milhares de casos como estes. Ai o Estado nao faz nada , deixa prescrever, assobia para o lado pois sao amigos ou colegas.
O tipo que nao pagou a portagem a tempo ou o autocarro e penhorado , sem pena nem agrado.
Isto é justiça? Sim , a justiça medieval.
Não fazer absolutamente nada porque "isto e aquilo", "uns assim e outros assado" seria a anarquia na sua plenitude.
Independentemente das ineficiências do sistema, a manutenção e aperfeiçoamento da justiça deverá se manter para todos, fortes e fracos.
Este tópico nada tem haver com a impunidade dos fortes e fracos, mas a tendência para resvalar a discussão para o acessório é grande e rapidamente fugimos do essencial.
Vamos a ver uma coisa , claro que qualquer pessoa que nao cumpre deve pagar , mas com igualdade. Ja estou a ver uma multa de 10 euros vai ficar em 100 , isto não é cobrar multas , é assalto, usura.
Eu quando vejo o estado a tentar cobrar coisas infimas quando nao se preocupa com quem rouba milhoes , sei que o Estado faliu.
Ainda me lembro quando prescreveu o IRS do presidente da Vodafone ,o caso Bragaparques,o caso Monte Branco que ja morreu , ou milhares de casos como estes. Ai o Estado nao faz nada , deixa prescrever, assobia para o lado pois sao amigos ou colegas.
O tipo que nao pagou a portagem a tempo ou o autocarro e penhorado , sem pena nem agrado.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
tavaverquenao2 Escreveu:Sera porque no governo sao uma cambada de aldraboes e ladroes? Ah nao, ja sei, foi o socras, aquele malandro deve estar a fazer vudu com este governo.
Tens bom remédio, nas próximas eleições se o Socras se candidatar votas nele... eu sei que ainda há muita obra para fazer

Até lá ou pagas o bilhete ou andas a pé, simples

tavaverquenao2 Escreveu:JMHP Escreveu:Como que se a fuga ao fisco fosse sinonimo de pobreza...![]()
Não entendo porque motivo o Estado deve ser alvo de criticas quando legisla de modo a condenar a fuga ou evasão do pagamento de serviços.
Impunidade compensa?!
As multas ja existiam, o que ´e novo aqui ´e as finanças fazerem a cobrança, tal ´e o estado de necessidade de trocos. Isto porque a execuçao orçamental esta uma mer#@!! A conversa do: "eu tenho a certeza que vamos conseguir" esta a ir pelo cano.
Não são os trocos que vão tapar o buraco de milhões, logo essa argumentação não faz sentido algum. Escolhe outro argumento em que possas bater...

tavaverquenao2 Escreveu:JMHP Escreveu:Como que se a fuga ao fisco fosse sinonimo de pobreza...![]()
Não entendo porque motivo o Estado deve ser alvo de criticas quando legisla de modo a condenar a fuga ou evasão do pagamento de serviços.
Impunidade compensa?!
As multas ja existiam, o que ´e novo aqui ´e as finanças fazerem a cobrança, tal ´e o estado de necessidade de trocos. Isto porque a execuçao orçamental esta uma mer#@!! A conversa do: "eu tenho a certeza que vamos conseguir" esta a ir pelo cano.
Bom, eu sei que há muita coisa errada, não podemos é justificar não fazer o que está certo porque há coisas erradas.
Até porque quem é que me garante que quem não paga os bilhetes dos transportes não são os mesmos que não pagam os milhões ao fisco?!

Editado pela última vez por artista_ em 26/6/2012 14:54, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Las_Vegas Escreveu:tavaverquenao2 Escreveu:O que sera que eles vao penhorar pelo valor de um bilhete? Um porta chaves ou um corta unhas?
Queres vêr que agora ser vigarista é sinónimo de pobreza.
Qual corta unhas? Pagam o valor da multa como os outros, não estou sinceramente a vêr qual é o problema.
Aí é que está o problema, o grandes vigaristas e os que mais devem ao fisco não andam de autocarro sem pagar. Acho eu.

tavaverquenao2 Escreveu:As multas ja existiam, o que ´e novo aqui ´e as finanças fazerem a cobrança, tal ´e o estado de necessidade de trocos. Isto porque a execuçao orçamental esta uma mer#@!! A conversa do: "eu tenho a certeza que vamos conseguir" esta a ir pelo cano.
Tal é o estado de necessidade de trocos????
A sério? Porque será?
Mas já percebi o teu ponto, se em vez do Coelho no poleiro estivesse o Socras ou o Louçã já não era preciso controlar os pobrezinhos sem bilhete porque havia dinheiro a rodos não era?
Quem está ligado: