Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

França baixa idade mínima da reforma para 60 anos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Opcard » 20/2/2013 22:12

Sim , como prometido só e aplicada a quem,entrou no,mercado de trabalho aos 18/19 anos.

Tem aqui o preço:

"Combine coûte la mesure ? Combien de personnes seront concernées ?

Tout dépend des réponses qu'apportera le gouvernement aux précédentes questions. Jean-Marc Ayrault a rappelé, mercredi matin, que le gouvernement a prévu un financement de 1 milliard d'euros la première année, puis de 2 la suivante, et jusqu'à 5 en 2017 : chaque année, les taux de "cotisation retraites" des salariés et des employeurs seront relevés de 0,1 point.

Que pourrait-on financer avec ces cotisations supplémentaires ? Impossible à savoir pour l'instant. La CNAV refuse de chiffrer les différentes options et, au ministère des affaires sociales, on affirme être en train de faire tourner les calculettes. Par ailleurs, en matière de retraites, tout exercice de chiffrage est un peu vain, tant il est difficile de prévoir le comportement de chacun.

En revanche, il est de plus en plus certain que le chiffre de 150 000 personnes par an, donné par François Hollande lorsqu'il était en campagne, recouvrirait à la fois les personnes qui pourraient bénéficier de l'actuel dispositif carrières longues et celles ayant commencé à 18 ans. De quoi renforcer la probabilité que le choix retenu finalement par le gouvernement soit une extension du dispositif carrières longues aux salariés ayant commencé à 18 ans. C'est l'option la plus simple, la plus rapide à mettre en œuvre et la moins chère, même si c'est la moins généreuse.

Elias Escreveu:Esta medida chegou a ser implementada?

Ou foi só fogo de vista?

Registado: 14/3/2009 0:19

por Elias » 20/2/2013 21:59

Esta medida chegou a ser implementada?

Ou foi só fogo de vista?

Registado: 5/11/2002 12:21

por BearManBull » 7/6/2012 18:31

joaoventura Escreveu:Boas,

fiquei a pensar no seguinte: A malta tem esta ideia fixa que o estado social, neste caso das reformas, tem que estoirar porque não é possível, por exemplo, 1 "jovem" produzir o suficiente si e para mais 2/3 "velhos"..

Eu também tenho essa ideia, mas no entanto, estamos-nos todos a esquecer do aumento da capacidade produtiva das pessoas. De facto, enquanto antes eram necessárias 50 pessoas para fazer uma colheita, hoje em dia bastam 2, o motorista da máquina e o operário para "desencravar" a máquina quando esta encrava..

Isso não é assim tão linear. Por cada profissão extinta surgem umas 10 novas. Basta olhar para sectores como os das TIs, Telecomunicações e serviços em geral. Há tanta designação de profissionais que parece que há uma profissão diferente para cada pessoa do planeta.

Fazes ideia de quantos empregos relacionados com a internet foram criados desde que esta surgiu (a sério tem agora uns 20 anos)?? Devia dar mais do que um emprego para cada agricultor que foi substituído por tecnologias.

Além disso os sistemas de automação já existem desde o século XVIII com o grande percursor Adam Smith o pai da indústria moderna que reduzia o número de operários a um estado óptimo (na altura também muito criticado e o resultado foi apenas progresso) e mesmo assim desde esse tempo a sociedade tem funcionado com mais ou menos emprego mas em "equilíbrio".

Há estudos que mostram que a modernização com processos de automação é mais caro do que ter as pessoas a fazer o serviço, simplesmente as máquinas têm o beneficio de não pedirem férias e de terem uma margem de erro inferior.

Está mais relacionado com a saúde da economia, baixar idades de reforma é imoral e anti social. Até porque os cargos desempenhados pelas pessoas mais experientes normalmente não podem ser efectuados por pessoas mais jovens.

Registado: 15/2/2011 11:59

por MarcoAntonio » 7/6/2012 17:32

Não creio de todo. O que parece se passar é um "regime de excepção" para quem tem pelo menos 41 anos de descontos e que nesse caso pode reformar-se a partir dos 60.

Já agora, de memória, em Portugal na SS a média de descontos actualmente está para aí nos 34 anos e a idade de reforma por volta dos 62 ou 63.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Dom_Quixote » 7/6/2012 17:19

Esta notícia até pode beneficiar quem em França está perto dos 60 anos.

Mas, vendo bem, parece aplicar-se apenas àqueles que tenham 41 anos de descontos efectuados.

Da maneira que as coisas estão, começa-se a trabalhar (descontar) muito tarde e não se vislumbram melhorias quanto à oferta de emprego, o que implicará porventura 3 ou 4 anos de desemprego (se não mais) na idade considerada activa.

Resumindo a ideia: Quem iniciar os descontos aos 24 anos e em toda a sua carreira estiver por exemplo 5 anos sem fazer descontos (desemprego ou outras situações), só poderá reformar-se aos 70 (setenta) anos.

Será esta a forma correcta de ler a notícia? Se é, a idade de reforma vai baixar ou aumentar? :roll:

Registado: 3/4/2012 21:06

por Pantone » 7/6/2012 17:12

fiquei a pensar no seguinte: A malta tem esta ideia fixa que o estado social, neste caso das reformas, tem que estoirar porque não é possível, por exemplo, 1 "jovem" produzir o suficiente si e para mais 2/3 "velhos"..

Eu também tenho essa ideia, mas no entanto, estamos-nos todos a esquecer do aumento da capacidade produtiva das pessoas. De facto, enquanto antes eram necessárias 50 pessoas para fazer uma colheita, hoje em dia bastam 2, o motorista da máquina e o operário para "desencravar" a máquina quando esta encrava..

Portanto, talvez esta história de baixar a idade da reforma não seja assim tão perniciosa como se quer fazer crer..

joaoventura, o meu raciocínio nem vai pela sustentabilidade, essa pode ser conseguida diminuindo o valor recebido na reforma.

De qualquer forma o teu exemplo implica que os descontos para a S.S. sejam feitos por entidades terceiras, e não directamente pelos trabalhadores, pelo que estás a onerar outros factores produtivos que não o trabalho (e não estando em desacordo, vejo a possibilidade da sua implementação muito distante, com excepção de países com grande riqueza em matérias-primas e/ou avanço civilizacional extraórdinário, e.g. Noruega).

O meu "inevitável" baseia-se na crescente longevidade da população.

Registado: 4/1/2004 22:32

por MarcoAntonio » 7/6/2012 17:03

Portanto, talvez esta história de baixar a idade da reforma não seja assim tão perniciosa como se quer fazer crer..

O problema que existe é essencialmente financeiro e o crescimento económico é da ordem de 1 a 5% ao ano, por aí. Consideremos 3%, vá lá. Isso no espaço de uma geração dá uns 150%, no espaço de duas gerações dá uns 400%. Os números que utilizaste sugerem um crescimento de 2400% o que está muito acima do crescimento médio real.

Mas depois, como disse, a questão é essencialmente financeira e isto na verdade não interessa para nada: ora, as pensões também crescem/cresceram com a inflação (por vezes até acima da inflação e ao mesmo tempo que foram aumentados mais uma série de benefícios). Mesmo que tenhas aumentado a tua capacidade produtiva (e claro que aumentou) não adianta nada porque não só tens menos a trabalhar para mais, os mais que estão a receber cada um deles também ganha mais praticamente na mesma proporção em que tu conseguiste aumentar a capacidade produtiva.

Do ponto de vista financeiro é possível suportar a situação... desde que os vencimentos dos pensionistas sejam corrigidos em baixa em conformidade em função das novas características demográficas e da relação entre o período activo e o período passivo.

Pela enésima vez sugiro que consultem os documentos da OCDE sobre esta matéria, Pensions at a Glance, onde entre outras coisas contém uma série de estatísticas (como a esperança de vida à idade da reforma) e gráficos interessantes como a relação entre o replacement rate e a idade da reforma.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por joaoventura » 7/6/2012 16:45

Boas,

Registado: 21/1/2011 13:02

por alexandre7ias » 7/6/2012 16:33

Trabalhar 41 anos já não chega....
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

Re: França baixa idade mínima da reforma para 60 anos

por asrael » 7/6/2012 16:12

Quico Escreveu:
Muffin Escreveu:Do meu ponto de vista, é apenas um adiar o inevitável...

Eu diria antes "antecipar"o inevitável..."

Eu acrescento, o inevitável estoiro social.
Nunca digas nunca.

Abraço

Registado: 2/2/2010 1:35

por Quico » 7/6/2012 11:27

Muffin Escreveu:Do meu ponto de vista, é apenas um adiar o inevitável...

Eu diria antes "antecipar"o inevitável..."
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Pantone » 7/6/2012 11:07

Arte-Sacra Escreveu:França baixa idade mínima da reforma para 60 anos

in http://www.rtp.pt/noticias/index.php?ar ... &visual=49

RTP 06 Jun, 2012, 13:35 / atualizado em 06 Jun, 2012, 13:53
Raymond Depardon
O novo Governo francês acabou de aprovar o regresso da idade da reforma para os 60 anos, para trabalhadores com pelo menos 41 anos de serviço. Esta alteração faz baixar em dois anos a idade mínima da reforma em França.

Segundo a ministra dos Assuntos Sociais, Marisol Touraine, o custo desta medida atingirá os 1100 milhões de euros anuais até 2017, devendo passar a mais de 3000 milhões após essa data.

Esta alteração faz parte das promessas eleitorais de François Hollande, que assim anula as alterações produzidas pelo seu antecessor Nicolas Sarkozy na lei do trabalho e, ao mesmo tempo, ignora os avisos de Bruxelas sobre a dificuldade de cumprimento dos objetivos fiscais de França.

O primeiro-ministro, Jean-Marc Ayrault, já tinha dito na semana passada que colocar a idade mínima da reforma aos 60 anos era uma mediada dirgida às pessoas "que começaram a trabalhar muito cedo e ciontribuíram muitos anos para o sistema".

Do meu ponto de vista, é apenas um adiar o inevitável...

Registado: 4/1/2004 22:32

por Arte-Sacra » 7/6/2012 9:01

in http://www.rtp.pt/noticias/index.php?ar ... &visual=49

RTP 06 Jun, 2012, 13:35 / atualizado em 06 Jun, 2012, 13:53
Raymond Depardon
O novo Governo francês acabou de aprovar o regresso da idade da reforma para os 60 anos, para trabalhadores com pelo menos 41 anos de serviço. Esta alteração faz baixar em dois anos a idade mínima da reforma em França.

Segundo a ministra dos Assuntos Sociais, Marisol Touraine, o custo desta medida atingirá os 1100 milhões de euros anuais até 2017, devendo passar a mais de 3000 milhões após essa data.

Esta alteração faz parte das promessas eleitorais de François Hollande, que assim anula as alterações produzidas pelo seu antecessor Nicolas Sarkozy na lei do trabalho e, ao mesmo tempo, ignora os avisos de Bruxelas sobre a dificuldade de cumprimento dos objetivos fiscais de França.

O primeiro-ministro, Jean-Marc Ayrault, já tinha dito na semana passada que colocar a idade mínima da reforma aos 60 anos era uma mediada dirgida às pessoas "que começaram a trabalhar muito cedo e ciontribuíram muitos anos para o sistema".
Anexos
image001.jpg
image001.jpg (19.99 KiB) Visualizado 1877 vezes

Registado: 4/5/2008 16:15

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 398 visitantes