Shortar
Marco Antonio ainda nao me vou meter na bolsa ando a estudar os mercados e tenho algumas duvidas,e como nao gosto de perder dinheiro (acho que ninguém gosta
ando a ver como funciona o short selling...
Jà tenho uma boa ideia do que se trata mas , uma das duvidas é por exemplo os ditos instrumentos complexos que o ltcm fala,é que nos CFD's sempre pensei que se comportasse tal e qual como a accao!
cumprimentos a todos

Jà tenho uma boa ideia do que se trata mas , uma das duvidas é por exemplo os ditos instrumentos complexos que o ltcm fala,é que nos CFD's sempre pensei que se comportasse tal e qual como a accao!
cumprimentos a todos
- Registado: 16/11/2011 17:08
Storgoff Escreveu:Mas já agora estou curioso como é que funciona o short directamente sobre o activo na IB.
Teoricamente deves pagar um Borrowing cost, mas depois depositam te o valor da venda na conta e só tens que entras com a massa quando fechares a posição, já que é ai que compras efectivamente os títulos.
Sim, paga-se um borrowing cost que varia diariamente (é como quando se utiliza a margem nos longos).
Quando se faz o short creditam o valor da venda na conta, as acções ficam como colateral e o montante disponível para negociar em margem é diminuído (agora de cabeça não sei em quanto mas penso que é 40% do valor do short).
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
AutoMech Escreveu:Exacto Storgoff.
Deixa só acrescentar que a tua solução permite uma margem superior, o que pode ser vantajoso em determinadas condições. O SPY é tratado como se de uma acção se tratasse e, como tal, a margem disponível é muito inferior à dos CFDs.
Em contrapartida penso que os custos a nível do spread (e possivelmente juros quando há margem envolvida) serão mais favoráveis no SPY.
Pois eu uso a plataforma do Saxo através duma corretora nacional e posso negociar todo uma serie de activos em bolsa
Acções de quase todo o mundo, ETF´s às carradas e Futuros.
Mas quando se trata de shortar , tirando o caso obvio dos Futuros, não é possível.
Ai so com os CFD´s .
Na pratica eles para cada activo tem sempre o respectivo CFD.
Mas já agora estou curioso como é que funciona o short directamente sobre o activo na IB.
Teoricamente deves pagar um Borrowing cost, mas depois depositam te o valor da venda na conta e só tens que entras com a massa quando fechares a posição, já que é ai que compras efectivamente os títulos.
É assim?
- Registado: 21/5/2009 18:43
Exacto Storgoff.
Deixa só acrescentar que a tua solução permite uma margem superior, o que pode ser vantajoso em determinadas condições. O SPY é tratado como se de uma acção se tratasse e, como tal, a margem disponível é muito inferior à dos CFDs.
Em contrapartida penso que os custos a nível do spread (e possivelmente juros quando há margem envolvida) serão mais favoráveis no SPY.
AutoMech Escreveu:Storgoff Escreveu:Eu refiro me a outra coisa.
Enquanto o CFD replica fielmente o preço do activo o ETF short apenas replica as variações percentuais diárias do mesmo.
São coisas muito distintas e que conduzem a resultados distintos.
Mas olha que o SPY é praticamente 100% correlacionado com o S&P500, mesmo intraday.Storgoff Escreveu:Num CFD conhecendo o preço de entrada e de saída é fácil determinar o ganho ou a perda e num ETF short já não é .
O SPY não é um ETF short. É um ETF normal que pode ser shortado.
Ok
Esta tudo claro.

Shortas directamente o activo (ETF SPY)
Pronto, aí o problema que eu falei dos ETF`s short não se põe.
Nesse caso se tiveres com uma posição short durante 2 meses e nesse periodo o SP500 cair 30% tu ganhas 30%.
Limpo e directo
(Com CFD de ETF também seria a mesma coisa)
Mas por exemplo se entrares num ETF short sem alavancagem, do SP500 e estiveres com a posição nas mesmas circunstancias anteriores podes apenas ganhar 10% ou menos.
Ou seja o ETF short replica fielmente a variação percentual diária mas não a acumulada ao longo de varias sessões ( se o índice numa sessão cair 5% o ETF sobe 5% apenas isso).
Mas podemos falar de certificados short sobre acções que também tem o mesmo problema
PS: Sim eu sei que SPY replica o SP500
No fundo é um Index Fund passivo
Storgoff Escreveu:Exacto.
Estas a falar no short classico.
Directamente sobre o activo!!!
Suponho que pelo menos com as corretoras a trabalhar ca em Portugal isso está fora de questão.
Tens que ir sempre via um derivado.
Por ex. CFD do SPY ou então os tais ETF short ou ultra short.
Eu tenho conta na IB por isso é que digo que é simples. Não sei se numa corretora Portuguesa se pode fazer.
Storgoff Escreveu:Eu refiro me a outra coisa.
Enquanto o CFD replica fielmente o preço do activo o ETF short apenas replica as variações percentuais diárias do mesmo.
Mas olha que o SPY é praticamente 100% correlacionado com o S&P500, mesmo intraday.
Storgoff Escreveu:Num CFD conhecendo o preço de entrada e de saída é fácil determinar o ganho ou a perda e num ETF short já não é .
O SPY não é um ETF short. É um ETF normal que pode ser shortado.
Ulisses Pereira Escreveu:
Outro dos problemas é que a maior parte das vezes que se começa a falar em "shortar" nos Bear Markets eles estão perto do final.
Um abraço,
Ulisses
Será isto um Sinal?

-Comprar quando há sangue nas ruas;
-Vender quando o taxista fala sobre Bolsa;
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
- Registado: 29/11/2007 13:03
Ulisses Pereira Escreveu:Outro dos problemas é que a maior parte das vezes que se começa a falar em "shortar" nos Bear Markets eles estão perto do final.
Se as pessoas te ouvissem... fazes-me lembrar uma personagem no "Reminiscences of a Stock Operator". Em meia dúzia de palavras dizes imenso

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
As noticias sobre Grécia e companhia tornam o short mais previsível, porque o assunto é mesmo grave! É um grave problema financeiro e político (nalguns países já teria havido uma golpe de estado).
Pode-se shortar um indice ou uma acção específica do sector bancário ou, de empresas com elevada dependencia de financiamento externo. Atenção que os mercados agem por antecipação e corrigem sempre. Quer isto dizer que os mercados podem comecar a subir mesmo com o problema da Grécia, aparentemente, ainda por resolver.
Os problemas das empresas cotadas e dos países não se esgotam nos mercados.
Pode-se shortar um indice ou uma acção específica do sector bancário ou, de empresas com elevada dependencia de financiamento externo. Atenção que os mercados agem por antecipação e corrigem sempre. Quer isto dizer que os mercados podem comecar a subir mesmo com o problema da Grécia, aparentemente, ainda por resolver.
Os problemas das empresas cotadas e dos países não se esgotam nos mercados.
- Registado: 29/11/2007 1:44
AutoMech Escreveu:Storgoff Escreveu:AutoMech Escreveu:Se for no mercado americano é muito fácil. O SPY (ETF do S&P500) ou o QQQ (do nasdaq) shorta-se também de forma linear sem dificuldades.
Shortas directamente o SPY ou estas a falar em usar o chamado ETF equivalente mas a versão short?
É que se tiveres a entrar no short ETF tens o problema que eu falei, ou seja para position trading é tendencialmente perdedor.
Então se houver muita volatilidade é perda garantida
Directamente o SPY. Shortar o SPY ou shortar a MSFT é exactamente o mesmo.
Eu só estou a falar da facilidade em shortar os americanos, sem entrar noutras considerações que tu, o Marco e o LTCM já referiram. É muito fácil mesmo (ainda mais fácil do que um CFD quanto a mim, embora a margem seja mais limitada).
Exacto.
Estas a falar no short classico.
Directamente sobre o activo!!!
Suponho que pelo menos com as corretoras a trabalhar ca em Portugal isso está fora de questão.
Tens que ir sempre via um derivado.
Por ex. CFD do SPY ou então os tais ETF short ou ultra short.
Eu quando me refiro a linearidade não me estou a referir à facilidade de acesso ao instrumento financeiro.
Qualquer um dos que referi estão disponiveis no retalho cá em Portugal.
Eu refiro me a outra coisa.
Num CFD conhecendo o preço de entrada e de saída é fácil determinar o ganho ou a perda e num ETF short já não é .
Depende dos dias em que a posição esteve aberta e da volatilidade do mercado.
Mas garantidamente é sempre inferior ou quanto muito igual à do CFD
Ulisses Pereira Escreveu:Outro dos problemas é que a maior parte das vezes que se começa a falar em "shortar" nos Bear Markets eles estão perto do final.
Era bom que assim fosse tem sido duas semanas violentíssimas, acções que estavam em máximos recuaram 10/15% e as acções que estavam perto dos mínimos estão ainda piores...como as cotadas do PSI.
Relativamente a shortar, eu uso a regra 130/30, ou seja por cada 130 € longos tenho 30 € curtos, pois segundo alguns estudos assim conseguem-se melhores resultados. Ensinamentos do LTCM:
Um fundo 130-30 é um tipo de fundo de investimento colectivo com um regulamento de gestão que permite ao gestor do fundo assumir tanto posições longas como curtas.
O 130-30 refere-se à proporção geralmente adoptada, que tende a ser de 130% posições longas para 30% de posições curtas, sendo que existem fundos com rácios de até 150-50. O limite de 150-50 é usual nos EUA devido à existência de legislação específica (Regulation T) que limita a exposição máxima do lado curto a 50%, o rácio 130-30 é o mais comum.
Os fundos 130-30 são considerados, em termos de classificação, Fundos Long-Short Equity, significando que podem investir simultaneamente em posições longas e curtas, podendo assim tentar mitigar algumas flutuações negativas do mercado. Este segmento do mercado tem registado uma expansão forte, devido à volatilidade recente (em 2007/2008).
Fonte:http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=77012&highlight=130
Ainda não tenho grande histórico para dizer se funciona, pelo menos nestes dias complicados tem servido de almofada às quedas violentas do lado dos longos...

Storgoff Escreveu:AutoMech Escreveu:Se for no mercado americano é muito fácil. O SPY (ETF do S&P500) ou o QQQ (do nasdaq) shorta-se também de forma linear sem dificuldades.
Shortas directamente o SPY ou estas a falar em usar o chamado ETF equivalente mas a versão short?
É que se tiveres a entrar no short ETF tens o problema que eu falei, ou seja para position trading é tendencialmente perdedor.
Directamente o SPY. Shortar o SPY ou shortar a MSFT é exactamente o mesmo.
Eu só estou a falar da facilidade em shortar os americanos, sem entrar noutras considerações que tu, o Marco e o LTCM já referiram. É muito fácil mesmo (ainda mais fácil do que um CFD quanto a mim, embora a margem seja mais limitada).
AutoMech Escreveu:Se for no mercado americano é muito fácil. O SPY (ETF do S&P500) ou o QQQ (do nasdaq) shorta-se também de forma linear sem dificuldades.
Convém sublinhar que o risco do lado curto é inerentemente maior, não só porque existe um potencial de perda maior mas também porque os movimentos contra podem ser bastante violentos (alguns deles são mesmo denominados de "short covering rallies" e estarão precisamente associados ao fecho intempestivo - e sobre pressão - dos "curtos").
Isto acresce ao facto dos produtos que estão disponíveis para negociar do lado curto serem de uma forma geral mais complexos, conforme já foi referido por vários participantes.
Pensa bem se queres realmente negociar do lado curto, a dificuldade é acrescida. Dito em termos simples, é um "jogo" mais difícil de bater e se já não é fácil do lado longo...
Isto acresce ao facto dos produtos que estão disponíveis para negociar do lado curto serem de uma forma geral mais complexos, conforme já foi referido por vários participantes.
Pensa bem se queres realmente negociar do lado curto, a dificuldade é acrescida. Dito em termos simples, é um "jogo" mais difícil de bater e se já não é fácil do lado longo...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Shortar
Blue Epsilon Escreveu:LTCM Escreveu:Floip Escreveu:Desculpem o off-topic mas em Bear market nao serà a altura indicada para shortar?
Teoricamente (e na prática na esmagadora maioria das vezes), a menos que se seja um investidor não profissional que saiba trabalhar com instrumentos dito complexos, nunca se deve “shortar”.
Mas existem meios não complexos acessíveis a qualquer investidor para shortar por exemplo índices, como por exemplo ETFs short.
Agora se te referires a derivados como Warrants, TW, CFDs e Certificados alavancados, aí concordo contigo.
O unico instrumento linear para shortar que conheço são os CFD´s e em certa medida os Futuros, warrants /opções apesar de muito pouco familiarizado com estes últimos.
Tudo o resto:
--ETF´s short
--Certificados Short, etc
São derivados complexos que só tem o comportamento previsto no daytrade.
Posições mantidas por muitos dias ou varias semanas, dependendo da volatilidade do activo, tornam se tendencialmente perdedoras devido ao efeito compounding.
Cuidado com a ilusão

LTCM Escreveu:Floip Escreveu:Desculpem o off-topic mas em Bear market nao serà a altura indicada para shortar?
Teoricamente (e na prática na esmagadora maioria das vezes), a menos que se seja um investidor não profissional que saiba trabalhar com instrumentos dito complexos, nunca se deve “shortar”.
Mas existem meios não complexos acessíveis a qualquer investidor para shortar por exemplo índices, como por exemplo ETFs short.
Agora se te referires a derivados como Warrants, TW, CFDs e Certificados alavancados, aí concordo contigo.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Floip Escreveu:Desculpem o off-topic mas em Bear market nao serà a altura indicada para shortar?
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
PT_Trader Escreveu:. Um Bear Market caracteriza-se por uma tendência descendente do mercado. Logo, se o mercado está em queda, é óbvio que faz sentido shortar mas, tudo depende...
Há quem não compreenda isso e seja chamado de tudo e mais alguma coisa apenas por constatar o óbvio que referiste. Bem hajas.
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Floip Escreveu:Desculpem o off-topic mas em Bear market nao serà a altura indicada para shortar?
It´s not a good idea

Vai ao Google e faz uma pesquisa com "Bear Market" e outra com "shortar".

Just kidding >> shortar ou posição curta significa que estás a apostar na descida de um determinado activo. Um Bear Market caracteriza-se por uma tendência descendente do mercado. Logo, se o mercado está em queda, é óbvio que faz sentido shortar mas, tudo depende...
Editado pela última vez por PT_Trader em 16/5/2012 16:21, num total de 1 vez.
- Registado: 20/6/2011 21:48
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 312 visitantes