Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Engano?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 18/4/2012 8:44

lfhm Escreveu:Mas estás a dizer isso por ser intraday?

Sobretudo por isso. Estamos a falar muitas vezes em fracções de segundos... :wink:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por BearManBull » 18/4/2012 8:32

AutoMech Escreveu:
lfhm Escreveu:Esses algoritmos são todos baseados em AT portanto seguem a ordem natural dos mercados.

Olha que não lfhm. Pelo menos não a AT que estamos habituados a discutir aqui no CdB.


Mas estás a dizer isso por ser intraday?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10415
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

por Automech » 18/4/2012 8:18

lfhm Escreveu:Esses algoritmos são todos baseados em AT portanto seguem a ordem natural dos mercados.

Olha que não lfhm. Pelo menos não a AT que estamos habituados a discutir aqui no CdB.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por BearManBull » 18/4/2012 7:41

Ok mas isso também só vem dar mais importância à AT. Esses algoritmos são todos baseados em AT portanto seguem a ordem natural dos mercados. Só assim se justifica a anormalidade destes eventos. Mas é como dizes no longo prazo vão ter colocar mecanismos de prevenção que evitem que uma cotada oscile mais de x% num determinado período.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10415
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

por Las_Vegas » 17/4/2012 23:26

Bear market.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1187
Registado: 4/11/2002 23:12
Localização: Portugal

por Cardos » 17/4/2012 23:06

Las_Vegas Escreveu:Não é engano?

Foi mesmo o Pedro Lino que escreveu isto?


http://economico.sapo.pt/noticias/engano_142643.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 367
Registado: 12/6/2010 18:48
Localização: Portugal

por andre_ferreira » 17/4/2012 22:58

percebi mal ou ele diz que existe HFT no PSI20?
"Any man who is not a socialist at age 20 has no heart.

Any man who is still a socialist at age 40 has no head." -Georges Clemenceau

"Juros Compostos é a 8ª maravilha do Mundo" - Einstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 481
Registado: 1/4/2010 19:47
Localização: Braga

por Las_Vegas » 17/4/2012 22:56

Não é engano?

Foi mesmo o Pedro Lino que escreveu isto?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1187
Registado: 4/11/2002 23:12
Localização: Portugal

por Celsius-reloaded » 17/4/2012 22:55

Interessante peça.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2386
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Engano?

por Cardos » 17/4/2012 22:47

Nos últimos meses ocorreram o que alguns apelidaram de “enganos” na bolsa portuguesa. O primeiro foi registado na EDP, dia 6 de Março, quando pouco depois da abertura, a cotação baixou 10%, ou seja 700 milhões de euros de valor.

Na semana passada foi a vez de a PT seguir o mesmo caminho. Com pouco mais de 100 mil acções transaccionadas, a cotação baixou também 10%. Neste caso com pouco mais de 350 mil euros em ordens de venda, a empresa perdeu 400 milhões de euros em capitalização, para que uns minutos depois os voltasse a recuperar. "Enganos"? Não, não existem tantas coincidências. Bem-vindo ao novo mundo! São os chamados "crash instantâneos", através dos quais uma empresa pode registar uma morte súbita, e renascer segundos depois. Dia 6 de Maio de 2010, a bolsa de Nova York, o Dow Jones perdeu 900 pontos em minutos. Recuperou-os no dia seguinte. Causas? Muitas: negociação electrónica, ausência do papel tradicional do corretor como conselheiro, novas plataformas multiproduto e multimercado, alavancagem, sobreexposição a títulos, mas as principais são a activação de ordens ‘stop' e a negociação por algoritmos. Os algoritmos de alta frequência, são programas matemáticos que são capazes de despejar ordens para o mercado em nano-segundos, segundo fórmulas que não querem saber se a empresa vale, existe, tem lucros ou prejuízos. O principal objectivo é fazer mexer o mercado para ganharem dinheiro. A questão é que para eles fazerem dinheiro alguém tem que o perder. Cerca de 75% do volume de mercado nos EUA já é feito por estes sistemas. Voltando a Portugal o último "engano" foi no BES quinta-feira, que após divulgar o aumento de capital baixou 25% e em minutos recuperou 10% dos mínimos. O mercado está menos líquido, com menos investidores e menos confiança e sobretudo dependente de sistemas automáticos que fazem aparecer e desaparecer ordens. Soluções? Introduzir limites de variação nos primeiros 30 minutos de negociação de 3%, proibir da utilização de ordens automáticas nesse período, vincular as ordens no sistema por 3 segundos. Se nada for feito o mercado morrerá por si. A bolsa é o espelho da economia de um país e dinamizá-la seriamente devia ser o objectivo de todos. Governo, entidades de supervisão, intermediários, bancos, deveriam estar mais atentos e compreenderem os malefícios de determinadas práticas a longo prazo. Será igualmente importante perceber que existe um claro conflito de interesses entre os donos das bolsas, agora privadas, e o interesse público. Por exemplo ao pedirem ao investidor para pagar uma informação do preço em tempo real, que na realidade nunca o é porque os sistemas automáticos desvirtuam os preços. É a loucura! Infelizmente, com este ritmo de perdas e ganhos, o melhor é o investidor passar a trazer um desfibrilador portátil consigo todos os dias.
____

Pedro Lino, Economista

in Diário Económico
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 367
Registado: 12/6/2010 18:48
Localização: Portugal


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 204 visitantes