Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Desemprego em Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Tópico desactualizado

por Trisquel » 2/4/2012 11:02

Taxa de desemprego sobe para 15% e atinge novo recorde
02 Abril 2012 | 10:10
Sara Antunes - saraantunes@negocios.pt

A taxa de desemprego em Portugal subiu, em Fevereiro, para os 15%, um nível nunca antes visto no País. A média da Zona Euro o desemprego atingiu os 10,8%, o que também corresponde a um nível recorde.
Portugal regista assim uma das taxas de desemprego mais elevadas entre os membros da União Europeia, de acordo com os dados hoje divulgados pelo Eurostat.

A taxa de desemprego nacional subiu para os 15%, em Fevereiro, o que compara com os 14,8% registados no mês anterior. Esta é a taxa mais elevada desde que o Eurostat publica dados (14 anos).

Portugal tem a terceira taxa de desemprego mais elevada na região, só superado pela Espanha (23,6%) e pela Grécia, cujos dados correspondem a Dezembro e apontam para uma taxa de 21%. A taxa de desemprego de Portugal estava ao mesmo nível da da Irlanda, mas a revisão dos dados revelou que a taxa de desemprego no país se situou nos 14,7% desde Dezembro.

A taxa de desemprego média entre os países da Zona Euro é de 10,8%, o que representa um aumento face ao mês anterior e corresponde igualmente a um máximo. Entre a União Europeia, a taxa subiu para 10,2%.

Os países com taxas mais baixas são a Áustria (4,2%), Holanda (4,9%) e Luxemburgo (5,2%).

Taxa de desemprego entre os jovens continua a subir

Mais de 35% dos jovens activos estão desempregados, em Portugal. O Eurostat revelou que a taxa de desemprego entre as pessoas com menos de 25 anos é de 35,4%, o que corresponde um novo recorde.

Portugal só é superado, mais uma vez por Espanha e pela Grécia, cujos dados apontam para que mais de metade da população com esta faixa etária esteja sem emprego.

O desemprego está a crescer nos dois géneros, ainda que entre as mulheres o aumento tenha sido menos acentuado. E desde Dezembro que a taxa de desemprego entre os homens é superior à das mulheres.

A taxa de desemprego entre os homens é de 15,1% e entre as mulheres é de 14,8%, de acordo com a mesma fonte.

As estimativas apontam para que a taxa de desemprego em Portugal continue a subir nos próximos tempos, muito devido ao aprofundar da crise económica que tem provocado o encerramento de muitas empresas e a redução do número de trabalhadores em muitas outras.

E as perspectivas não são animadoras, já que, de acordo com o Governo, a contracção da economia deverá situar-se nos 3,3% este ano. Em 2011, a quebra do produto interno bruto (PIB) foi de 1,6%.

(Notícia actualizada às 10h30 com mais pormenores)
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por alexandre7ias » 1/4/2012 17:06

Estado gastou 2000 milhões em 12 anos na promoção de emprego

O Estado gastou cerca de dois mil milhões de euros nos últimos 12 anos em medidas ativas de emprego, em que participaram mais de 500 mil pessoas com o objetivo de encontrarem um posto de trabalho.

"A despesa pública total associada a estas participações foi, a preços de 2011, aproximadamente igual a dois mil milhões de euros", diz um relatório enviado pelo Governo aos parceiros sociais.

De acordo com o documento, elaborado por uma equipa da faculdade de economia da Universidade do Porto, entre janeiro de 2000 e agosto de 2011 foram contabilizadas pelos registos do IEFP 1,04 milhões de participações no conjunto de medidas de emprego promovidas nesse período.

O documento, que será discutido na reunião de concertação social de segunda-feira, refere que no mesmo período o Sistema de Informação sobre Medidas de Emprego e Formação Profissional (SIEF) registou 722.6 participações em medidas de emprego.

O relatório de progresso, a que agência Lusa teve acesso, tomando como referência a informação do SIEF, diz que às participações registadas correspondem 514.439 participantes.

Em média cada individuo participou, nos 12 anos considerados, em 1,4 medidas.
.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia ... id=2396550

Mais vale descer impostos do que derreter o dinheiro desta forma.
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

Sempre a somar !

por bboniek33 » 1/4/2012 12:37

scotch Escreveu:
Quem não quiser trabalhar, perde rendimento mínimo

Se for apanhado, não vou preso, não pago nenhuma multa e nem sequer me obrigam a devolver o que já recebi.Simplesmente deixo de receber o subsidío.Por isso não tenho nada a perder.
Enquando houver é aproveitar!

...e se fores encanado ainda tens a papinha de borliu e podes jogar futebol de salao, xadrez e tirar os macacos do nariz sem teres alguem a censurar-te.

Vee mas ee se te veem buscar e ficas a tocar orgao ao lado do Duarte Lima (orgao musical ! alto aii... :twisted: )
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Hramos3 » 1/4/2012 0:06

Vendeu a sua casa em 2004. No entanto, após a venda, a casa é avaliada para efeitos de IMI. Se o valor da avaliação for superior ao constante da escritura, o senhor recebe uma carta das finanças com esse valor para corrigir o IRS (mais-valias) e o comprador outra para pagar a diferença do IMT (ex-sisa). Como o prazo de caducidade é de 4 anos, as finanças têm até ao dia 31/12/2008 para o notificar de uma nova liquidação do IRS/2004. Note que só se considera reinvestimento, se o valor da venda (neste caso o que resultou da avaliação), deduzido da amortização de eventual empréstimo, for utilizado na compra de nova casa. Mas, para além disso, aquela diferença tem d ser no mínimo igual ao valor de compra da nova casa subtraído do empréstimo que tenha solicitado ao banco.

Não sei se isto mudou, mas provavelmente terá de declarar a venda no IRS... Acho que te candidataste a uma cartinha daqui por 2 ou 3 anos a cravar-te + dinheiro + multa...

Ou então vais preso... :D

Na sei, eu destas coisas não percebo nada...

Registado: 14/6/2011 16:43

por Automech » 31/3/2012 19:18

scotch Escreveu:Se for apanhado, não vou preso, não pago nenhuma multa e nem sequer me obrigam a devolver o que já recebi.Simplesmente deixo de receber o subsidío.Por isso não tenho nada a perder.

Aqui não é uma questão de apanharem as pessoas porque isso é díficil. É uma questão de as obrigarem a trabalhar o que faz com que muitas delas desistam automaticamente do RSI. Resolve-se o problema sem chatices nem burocracias.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por scotch » 31/3/2012 19:14

Se for apanhado, não vou preso, não pago nenhuma multa e nem sequer me obrigam a devolver o que já recebi.Simplesmente deixo de receber o subsidío.Por isso não tenho nada a perder.

Registado: 23/2/2008 0:35

por richardj » 31/3/2012 18:58

AutoMech Escreveu:Quem não quiser trabalhar, perde rendimento mínimo

Estou convencido que se implementarem esta medida a sério acabam muitos dos RSIs que por aí andam e que não são mais o que gente que recebe por fora (fraude), gente que trabalha por conta própria mas que não passa recibo (como feirantes, por exemplo) ou que trabalha mas passa recibos em nome de terceiros (fraude) e pessoal que não quer trabalhar. Idem para o subsidio de desemprego.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Registado: 25/4/2011 22:36

por Automech » 31/3/2012 18:51

Estou convencido que se implementarem esta medida a sério acabam muitos dos RSIs que por aí andam e que não são mais o que gente que recebe por fora (fraude), gente que trabalha por conta própria mas que não passa recibo (como feirantes, por exemplo) ou que trabalha mas passa recibos em nome de terceiros (fraude) e pessoal que não quer trabalhar. Idem para o subsidio de desemprego.

por scotch » 31/3/2012 17:54

Isto não é brincar, é sobreviver!(as custas dos outros)
Eu não tenho a culpa de o sistema ter falhas.Eu não sou parvo nem ingénuo ao ponto de sabendo dessas falhas, não as aproveitar para proveito próprio.

Se não queres ser tu a pagar as prestações que eu consegui, faz como eu, desemprega-te e candidata-te a uma prestação social.
Agora não podemos ter o melhor de dois mundos.Não podemos ser ricos(como a maioria de vocês)às custas dos outros!

por Hramos3 » 31/3/2012 14:38

Na semana passada passei a contar para as estatísticas do desemprego. Provavelmente foi por isso que a taxa de desemprego subiu!

Mas não me inscrevi para ter direito a subsidio de desemprego, foi para me candidatar ao subsidio de reinserção social.Esta semana recebi a resposta, vou passar a receber o subsidio de reinserção.Associado ao "pacote", vem a possibilidade de comprar o passe social+, com 50% de desconto e aceder à cantina social aqui da zona beneficiando de forma totalmente gratuíta de 2 refeições por dia.

Como fiz?
Em relação ao apartamento que tinha, do qual recebia uma renda mensal, vendio por uma ninharia.30% abaixo do valor de mercado.Em relação ao dinheiro que tenho no banco, por precaução, retirei-o de lá temporariamente.
Assim quando me questionaram sobre a riqueza que detenho eu respondi que não tinha nada!E não menti!

VIVA O ESTADO SOCIAL! VIVA!

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Orgulhoso?

Tenho para mim que quem tentasse defraudar a SS deveria ser punido com a suspensão de todo o tipo de prestações, PARA O RESTO DA VIDA! Andamos a brincar ou quê?

Registado: 14/6/2011 16:43

por scotch » 31/3/2012 13:22

Na semana passada passei a contar para as estatísticas do desemprego. Provavelmente foi por isso que a taxa de desemprego subiu!

Mas não me inscrevi para ter direito a subsidio de desemprego, foi para me candidatar ao subsidio de reinserção social.Esta semana recebi a resposta, vou passar a receber o subsidio de reinserção.Associado ao "pacote", vem a possibilidade de comprar o passe social+, com 50% de desconto e aceder à cantina social aqui da zona beneficiando de forma totalmente gratuíta de 2 refeições por dia.

Como fiz?
Em relação ao apartamento que tinha, do qual recebia uma renda mensal, vendio por uma ninharia.30% abaixo do valor de mercado.Em relação ao dinheiro que tenho no banco, por precaução, retirei-o de lá temporariamente.
Assim quando me questionaram sobre a riqueza que detenho eu respondi que não tinha nada!E não menti!

VIVA O ESTADO SOCIAL! VIVA!

Ele disse !

por bboniek33 » 30/3/2012 15:02

Ele disse a palavra maagica:

"Infelizmente".

Disse, estaa dito.
Imagem

por alexandre7ias » 30/3/2012 14:26

Nem Passos tem dúvidas: desemprego vai agravar-se

30-03-2012 | 13:42
O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou hoje que "infelizmente" haverá um "agravamento do desemprego em Portugal" este ano, acrescentando que o Orçamento Rectificativo já revê em alta as estimativas do Governo.

"O Governo viu as suas previsões contidas no Orçamento do Estado para 2012 ultrapassadas relativamente à matéria do desemprego", disse o primeiro-ministro no plenário da Assembleia da República, durante o debate quinzenal do Executivo com os deputados.
"Por essa razão, quando fizemos o terceiro reexame regular da ‘troika', tivemos oportunidade de actualizar essas previsões e elas constarão justamente do Orçamento do Estado Rectificativo que será apresentado a esta câmara na próxima semana”, acrescentou.
Dentro dessas previsões, sublinha o primeiro-ministro, o Governo ajustou “em alta, infelizmente, a previsão para o desemprego. Não será, por isso, infelizmente, novidade que assistiremos ainda ao agravamento do desemprego em Portugal este ano", acrescentou.
Passos Coelho respondia a uma questão do líder do Partido Comunista Português, Jerónimo de Sousa, que questionou o primeiro-ministro sobre os números do desemprego.
Jerónimo de Sousa referiu que na quarta-feira o Governo esteve no Parlamento para "defender as malfeitorias das alterações contidas no Código do Trabalho" com o argumento de são "necessárias para aumentar a competitividade, o crescimento económico, para criar mais emprego".
"Um dia depois veio o Banco de Portugal, no seu relatório da Primavera dizer que afinal vamos assistir em 2013 a uma estagnação da economia e a uma liquidação, entre este ano e 2013, de 207 mil postos de trabalho", acrescentou o secretário-geral do PCP, considerando a seguir que "alguém está a enganar alguém", para perguntar a Passos Coelho se é uma atitude "inconsciente ou mentira pensada".
Na resposta, Passos Coelho afirmou que o Governo está "justamente a trabalhar para atenuar esses efeitos [do desemprego], desde logo apostando em políticas activas de emprego e, em segundo lugar, trabalhando estruturalmente para garantir o futuro" das empresas portuguesas, para que "possam ser mais competitivas".
.

http://m.rr.sapo.pt/detalhe.aspx?midx=2 ... as.aspx%3f
Android Mobile
Imagem

Re: Bem...

por Automech » 30/3/2012 8:06

Talvez o melhor mesmo seja ficarmos quietinhos, sem fazer ondas, e continuar a fingir que não existem falsos recibos verdes, deixar a malta andar meia vida com contratos a termo e comer pipocas enquanto assistimos alegremente a esses filmes tão interessantes como ter gente fechada em salas sem janelas, a contar clips e elásticos.

Eu é para o lado que durmo melhor uma vez que a legislação laboral é coisa que não me aquece nem arrefece.

por artista_ » 30/3/2012 1:57

AutoMech Escreveu:
artista Escreveu:Os problemas são muitos, alguns nem nos passarão agora pela cabeça... o que estás a dizer talvez não se passe, mas não me custa a acreditar que haja empresas a acenar aos seus empregados, incluíndo os melhores, com o fantasma do despedimento para aceitarem condições de trabalho claramente piores, como horas extras não pagas, por exemplo!

Totalmente de acordo Artista, mas para que não estejam sujeitos a isso o que os melhores precisam é que a empresa do lado se livre do parasita que lá está e o venha recrutar. Hoje tem de gramar o patrão porque na outra empresa está lá um gajo armado em inventário e que não pode ser posto dali para fora.

Nada disto vai ser pacífico no início, não tenhamos ilusões. Mas a médio prazo piores patrões vão ficar com piores empregados. E isso é bom para limpar o tecido empresarial e renovar mentalidades.

Eu compreendo-te, espero que tenhas razão, porque eu não estou tão otimista!

O tecido empresarial português tem muitos vícios, as mentalidades também não vão mudar de um dia para o outro... mas é verdade que isso dá armas para que acabem com os "encostados", eu conheço alguns... não sei é se vai premiar os melhores?! não sei se não se vai nivelar tudo por baixo... enfim, isso só seria o reconhecimento de que somos um país longe dos países mais desenvolvidos, se calhar a aproximação a estes foi sempre uma ilusão! :|

Ou então, os meus receios são infundados e estaremos a começar uma nova era de progresso! :)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por bboniek33 » 30/3/2012 1:03

AutoMech Escreveu:
artista Escreveu:Os problemas são muitos, alguns nem nos passarão agora pela cabeça... o que estás a dizer talvez não se passe, mas não me custa a acreditar que haja empresas a acenar aos seus empregados, incluíndo os melhores, com o fantasma do despedimento para aceitarem condições de trabalho claramente piores, como horas extras não pagas, por exemplo!

Totalmente de acordo Artista, mas para que não estejam sujeitos a isso o que os melhores precisam é que a empresa do lado se livre do parasita que lá está e o venha recrutar. Hoje tem de gramar o patrão porque na outra empresa está lá um gajo armado em inventário e que não pode ser posto dali para fora.

Nada disto vai ser pacífico no início, não tenhamos ilusões. Mas a médio prazo piores patrões vão ficar com piores empregados. E isso é bom para limpar o tecido empresarial e renovar mentalidades.

Se pudesse escolher gostaria que esse processo fosse implementado depois de eu morrer...

Nao acredito nesta gente. Os que jaa sabem sao "macacos" e os que nao sabem parecem-me ingeenuos.

Fartei-me de ouvir o discurso dos economistas "mainstream" da prac,a e que pululam pelas TVs: Cantigas, Belezas e Duques, os paladinos que, de barriga bem cheia, veeem com as teorias laa da escolinha deles, o liberalismo que sabem nao ser aplicaavel num paiis subdesenvolvido, sem economia, sem produc,ao de riqueza, que quis competir com o Sudoeste asiaatico atee rachar. Mas essa gente quer laa saber dos que nao teem recursos econoomicos para os bens essenciais ?

Tenho tempo, nao tenho onde ir: fico aa espera.
Imagem

por Automech » 30/3/2012 0:40

por artista_ » 30/3/2012 0:29

AutoMech Escreveu:Quem ouve diariamente os nossos políticos mais radicais fica com a ideia que a primeira coisa que um empresário vai fazer, assim que a lei entrar em vigor, é a lista dos seus melhores funcionários e despedi-los a todos de uma penada. Alguém acredita nisso ? :wink:

Os problemas são muitos, alguns nem nos passarão agora pela cabeça... o que estás a dizer talvez não se passe, mas não me custa a acreditar que haja empresas a acenar aos seus empregados, incluíndo os melhores, com o fantasma do despedimento para aceitarem condições de trabalho claramente piores, como horas extras não pagas, por exemplo!

Estou apenas a fazer o contraponto, acho que o grande problema está na mentalidade dos portugueses, é essa que assusta, é essa que levou o país onde ele está, que elegeu os políticos que lá estão com o sistema e os vícios que conhecemos!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Automech » 29/3/2012 21:03

bboniek00 Escreveu: Jaa as avaliac,oes de produtividade feitas por estes mesmos elementos deixam alguma apreensao. Existem casos em que um colaborador ee claramente mais produtivo que outro; mas ouvem-se tambeem avaliac,oes de produtividade em que impera a subjectividade, o amiguismo e interesses que nada teem com a capacidade do trabalhador.

Portanto haverao situac,oes em que seraa dispensado o menos produtivo e outras, com este ou outro qualquer coodigo desta estirpe, em que seraa dispensado o mais incoomodo, ou o que tem as pernas mais tortas ;) ... bahh nao gosto nada de poor nesta gente a capacidade de escolher.

Disso não tenho dúvidas bboniek00. E quem diz o das pernas tortas, diz a das mamas mais pequenas ou aquele que não é sócio do Benfica (sem ofensa, obviamente, uma vez que é para ilustrar o critério subjetivo da coisa).

No início duma revolução laboral destas é óbvio que vai haver alguma destruição injusta. Aquilo que se pretende, no entanto, é que as empresas não tenham medo de contratar e que o tipo das pernas tortas tenha várias empresas a lutar por ele e não esteja subjugado a um patrão idiota.

Quem ouve diariamente os nossos políticos mais radicais fica com a ideia que a primeira coisa que um empresário vai fazer, assim que a lei entrar em vigor, é a lista dos seus melhores funcionários e despedi-los a todos de uma penada. Alguém acredita nisso ? :wink:

por atomez » 29/3/2012 19:24

ferradura Escreveu:Uma grande empresa que despede, só por despedir, para aumentar lucros tem de ser proibido.

E como é que demonstras e provas um facto desses?

Processo de intenções???
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por artista_ » 29/3/2012 18:22

Eu compreendo o que defendem, eu tambem o defendo, mas tenho algumas reservas, apenas isso. Nao tenho grandes duvidas que as situacoes de abusos vao aumentar, ate porque ha muita gente desesperada sem emprego. Esperemos que daqui a algum tempo se verifique que o balanco e positivo, mas estou longe de ter certezas sobre isso... embora ache que alguma coisa tinha de mudar...

Bem...

por bboniek33 » 29/3/2012 18:12

AutoMech Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Para além das maças podres e dos colas , um dos grandes problemas era uma pequena empresa ter que despedir um ou dois trabalhadores porque era necessario em termos de custos e/ou sobrevivencia mas a indemnização custar uns 20 ou 30 mil euros, logo o mais certo era encerrar e despedir todos. Ou falir.

E melhor que isso Lion. Se tivesse um departamento com dois funcionários A e B e tivesse que dispensar um deles, se o A fosse mais produtivo, mas o B mais antigo na função, a empresa tinha de despedir o mais produtivo. Era de bradar aos céus.

Compreendo o ponto que carecia de revisao. A minha duuvida ee que, no que respeita a antiguidade, e salvo raras excepc,oes de ignorancia quase absoluta, as empresas/patroes sabem ler as datas de admissao e, de imediato, calcular a antiguidades dos trabalhadores e comparar...

Jaa as avaliac,oes de produtividade feitas por estes mesmos elementos deixam alguma apreensao. Existem casos em que um colaborador ee claramente mais produtivo que outro; mas ouvem-se tambeem avaliac,oes de produtividade em que impera a subjectividade, o amiguismo e interesses que nada teem com a capacidade do trabalhador.

Portanto haverao situac,oes em que seraa dispensado o menos produtivo e outras, com este ou outro qualquer coodigo desta estirpe, em que seraa dispensado o mais incoomodo, ou o que tem as pernas mais tortas ;) ... bahh nao gosto nada de poor nesta gente a capacidade de escolher.

Estao puco preparados e geralmente prontos a servir interesses que nada teem a ver com a produtividade.
Imagem

por Automech » 29/3/2012 17:36

Lion_Heart Escreveu:Para além das maças podres e dos colas , um dos grandes problemas era uma pequena empresa ter que despedir um ou dois trabalhadores porque era necessario em termos de custos e/ou sobrevivencia mas a indemnização custar uns 20 ou 30 mil euros, logo o mais certo era encerrar e despedir todos. Ou falir.

E melhor que isso Lion. Se tivesse um departamento com dois funcionários A e B e tivesse que dispensar um deles, se o A fosse mais produtivo, mas o B mais antigo na função, a empresa tinha de despedir o mais produtivo. Era de bradar aos céus.

por alexandre7ias » 29/3/2012 17:32

artista Escreveu:
alexandre7ias Escreveu:
Correio Da Manha- na área opinião na versão mobile já agora.

Não consegues copiar o link? facilitava bastante, a ti e a quem quiser ir à fonte! :wink:
.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... l-low-cost

Na versão mobile não existe possibilidade de copiar o link em alguns casos mas aí esta o dito.
Android Mobile
Imagem

por Lion_Heart » 29/3/2012 17:31

E não é so isso Automech.

Para além das maças podres e dos colas , um dos grandes problemas era uma pequena empresa ter que despedir um ou dois trabalhadores porque era necessario em termos de custos e/ou sobrevivencia mas a indemnização custar uns 20 ou 30 mil euros, logo o mais certo era encerrar e despedir todos. Ou falir.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, Opcard33 e 164 visitantes