Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Brisa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ticojuno666 » 23/2/2012 19:18

Parabolic Escreveu:
ticojuno666 Escreveu:who cares?
a brisa parece continuar no seu caminho em direccao ao topo do canal, pelo menos hoje sobe 1 por cento em contra-ciclo com os mercados

O mercado é tramado, não é? :)

E de que maneira. O que vale e que consegui sair sem perdas e entrar nos 2.30. Amanha e outro dia
O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu

Registado: 5/10/2011 10:55

por ticojuno666 » 23/2/2012 19:07

FerroPT Escreveu:Final do dia engraçado onde a cotação tocou os 2.280 e recuperou para os 2.31. Ou seja desde a altura do meu ultimo post desceu mais tendo corrigido uma queda que poderia-se ter alongado até ao fim do dia, mas a correcção fez a acção fechar com -4,11% (valente tombo)

Acho que a correcção no final do dia não teve uma amplitude relevante para tirar ilações para o dia de amanhã. Penso que houve muitos stops a disparam e pessoal no fim do dia a aproveitar o movimento altamente negativo para entrar.

Para amanhã pode haver novas quedas, se acontecer estamos num excelente momento para entrar. E segunda feira começa outra semana, esperemos que com os mercados mais tranquilos e calmos para interiorizar melhor o acordo feito com a Grécia...

Para quem entrou entre os 2.28 e 2.3 os meus parabéns porque vão ganhar dinheiro certamente...

Viva!!!
Eu compre ao inicio da tarde a 2.303 e rapidamente bati com a cabeca na parede ao perceber que a cotacao ainda nao tinha aterrado. No entanto o final da sessao foi animador.
Quais as vossas prespectivas para amanha? A mim parece me que pudera comecar a sua subida se as pracas abrirem em alta, caso contrario ainda ha muito espaco para descer ate ao suporte 2.20!?
Cumprimentos
O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu

por FerroPT » 23/2/2012 18:55

Final do dia engraçado onde a cotação tocou os 2.280 e recuperou para os 2.31. Ou seja desde a altura do meu ultimo post desceu mais tendo corrigido uma queda que poderia-se ter alongado até ao fim do dia, mas a correcção fez a acção fechar com -4,11% (valente tombo)

Acho que a correcção no final do dia não teve uma amplitude relevante para tirar ilações para o dia de amanhã. Penso que houve muitos stops a disparam e pessoal no fim do dia a aproveitar o movimento altamente negativo para entrar.

Para amanhã pode haver novas quedas, se acontecer estamos num excelente momento para entrar. E segunda feira começa outra semana, esperemos que com os mercados mais tranquilos e calmos para interiorizar melhor o acordo feito com a Grécia...

Para quem entrou entre os 2.28 e 2.3 os meus parabéns porque vão ganhar dinheiro certamente...

Registado: 25/11/2011 13:33

por rmmpereira » 23/2/2012 16:15

FerroPT Escreveu:Eu se fosse a ti esperava pelas 15 e 30, 16 horas... Eu acho que amanhã o mercado vai continuar a baixar e a Brisa também, mas esperemos pela ultima hora do dia, se atenuar as perdas de hoje para um valor de 3,5% penso que vale a pena entrar... senão esperar pelo o dia de amanhã pois acredito que o mercado vai continuar down...

Apesar de tudo não é mau ponto de entrada, simplesmente acho que ainda vai mais à base portanto vou esperar...

PS: Eu prefiro esperar para entrar num ponto quase óptimo, quando entro, entro bem mas às vezes perco o comboio.

Sim tens toda a razão. Isto parece que se encontra num ponto interessante. Mas parece que amanhã será um bom ponto para entrar pois deverá rondar 2,22 - 2,25.

Mas sem esquecer dos stops;

Cumprimentos e bons negócios. :wink:

Registado: 19/10/2011 10:38

por FerroPT » 23/2/2012 15:42

Eu se fosse a ti esperava pelas 15 e 30, 16 horas... Eu acho que amanhã o mercado vai continuar a baixar e a Brisa também, mas esperemos pela ultima hora do dia, se atenuar as perdas de hoje para um valor de 3,5% penso que vale a pena entrar... senão esperar pelo o dia de amanhã pois acredito que o mercado vai continuar down...

Apesar de tudo não é mau ponto de entrada, simplesmente acho que ainda vai mais à base portanto vou esperar...

PS: Eu prefiro esperar para entrar num ponto quase óptimo, quando entro, entro bem mas às vezes perco o comboio.

por ticojuno666 » 23/2/2012 14:11

rfm73 Escreveu:Brisa de novo na base do canal:

parece ser uma boa altura de entrada...?

por nook » 23/2/2012 13:43

Brisa de novo na base do canal:
Anexos
brisa.gif
brisa.gif (21.19 KiB) Visualizado 8789 vezes
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

por artista_ » 23/2/2012 13:35

Luquinhos Escreveu:
rfm73 Escreveu:Mantém recomendação de "comprar"
Millennium IB corta avaliação da Brisa para 3,15 euros
21 Fevereiro 2012 | 12:46
Raquel Godinho - rgodinho@negocios.pt

Por curiosidade, aí vai os "price targets":

https://www.gobulling.com/col/documento ... 120220.pdf

Cumprimentos,

O price target's seguem a evolução das cotações, falham consistentemente, só olho para eles por mera curiosidade!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Parabolic » 23/2/2012 13:27

ticojuno666 Escreveu:who cares?
a brisa parece continuar no seu caminho em direccao ao topo do canal, pelo menos hoje sobe 1 por cento em contra-ciclo com os mercados

O mercado é tramado, não é? :)

Registado: 21/3/2009 16:16

por Cardos » 23/2/2012 0:33

Por curiosidade, aí vai os "price targets":

https://www.gobulling.com/col/documento ... 120220.pdf

Cumprimentos,

Registado: 12/6/2010 18:48

por ticojuno666 » 22/2/2012 13:29

O banco de investimento reduziu o preço-alvo das acções da concessionária em 20 cêntimos, fruto das alterações nas estimativas.

Numa nota de investimento de ontem, o Millennium investment banking (IB) revê em baixa o “target” da Brisa. A avaliação caiu de 3,35 euros, para o final de 2011, para 3,15 euros, para o final de 2012. Já a recomendação de “comprar” foi mantida.

“O principal efeito foi a alteração nas estimativas, menos 0,18 euros, sobretudo relacionadas com a BCR”, refere o analista António Seladas. O banco de investimento actualizou as suas previsões de tráfego para os próximos anos, nomeadamente para o período entre 2020 e 2030.

Em relação ao comportamento do tráfego, nomeadamente na BCR, o analista estima quedas de 3%, 7,2% e 2,2%, nos anos de 2011, 2012 e 2013, respectivamente, o que supera os recuos de 1,9%, 3,4% e 1,8% previstos anteriormente.

Outro dos efeitos que levou ao corte na avaliação das acções, representando 0,02 euros, está relacionado com o custo de capital. O banco de investimento aumentou o prémio de risco de Portugal de 9,5% para os 11,5%, no período entre 2012 e 2015, “tendo em consideração a recente tendência na dívida soberana portuguesa”.

“A ligação entre o ‘rating’ da República Portuguesa e o ‘rating’ das empresas vai limitar o pagamento de dividendo”, acrescenta António Seladas. O analista do Millennium IB considera que, “a menos que o desempenho da República melhore dramaticamente nos próximos dois anos, as políticas de dividendos devem alterar-se e começar a ser mais conservadoras”.

Deste modo, o banco defende que a empresa liderada por Vasco de Mello deve conseguir manter o dividendo de 31 cêntimos por acção este ano e em 2013, mas tem algum cepticismo relativamente aos anos seguintes.

A Brisa apresenta os seus resultados relativos ao exercício de 2011 no próximo dia 7 de Março. O banco prevê uma queda homóloga de cerca de 7% nas suas receitas de portagem. “Contudo, tendo em conta o abrandamento abrupto em vários itens discricionários até ao final do ano, os números podem surpreender pela negativa”, conclui o Millennium IB.

As acções da concessionária de auto-estradas seguem a desvalorizar 1,42% para os 2,425 euros. Face à actual cotação, o novo preço-alvo do banco de investimento representa um potencial de valorização de 29,9%.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=539513

who cares?

por nook » 22/2/2012 12:13

Mantém recomendação de "comprar"

O banco de investimento reduziu o preço-alvo das acções da concessionária em 20 cêntimos, fruto das alterações nas estimativas.

Numa nota de investimento de ontem, o Millennium investment banking (IB) revê em baixa o “target” da Brisa. A avaliação caiu de 3,35 euros, para o final de 2011, para 3,15 euros, para o final de 2012. Já a recomendação de “comprar” foi mantida.

“O principal efeito foi a alteração nas estimativas, menos 0,18 euros, sobretudo relacionadas com a BCR”, refere o analista António Seladas. O banco de investimento actualizou as suas previsões de tráfego para os próximos anos, nomeadamente para o período entre 2020 e 2030.

Em relação ao comportamento do tráfego, nomeadamente na BCR, o analista estima quedas de 3%, 7,2% e 2,2%, nos anos de 2011, 2012 e 2013, respectivamente, o que supera os recuos de 1,9%, 3,4% e 1,8% previstos anteriormente.

Outro dos efeitos que levou ao corte na avaliação das acções, representando 0,02 euros, está relacionado com o custo de capital. O banco de investimento aumentou o prémio de risco de Portugal de 9,5% para os 11,5%, no período entre 2012 e 2015, “tendo em consideração a recente tendência na dívida soberana portuguesa”.

“A ligação entre o ‘rating’ da República Portuguesa e o ‘rating’ das empresas vai limitar o pagamento de dividendo”, acrescenta António Seladas. O analista do Millennium IB considera que, “a menos que o desempenho da República melhore dramaticamente nos próximos dois anos, as políticas de dividendos devem alterar-se e começar a ser mais conservadoras”.

Deste modo, o banco defende que a empresa liderada por Vasco de Mello deve conseguir manter o dividendo de 31 cêntimos por acção este ano e em 2013, mas tem algum cepticismo relativamente aos anos seguintes.

A Brisa apresenta os seus resultados relativos ao exercício de 2011 no próximo dia 7 de Março. O banco prevê uma queda homóloga de cerca de 7% nas suas receitas de portagem. “Contudo, tendo em conta o abrandamento abrupto em vários itens discricionários até ao final do ano, os números podem surpreender pela negativa”, conclui o Millennium IB.

As acções da concessionária de auto-estradas seguem a desvalorizar 1,42% para os 2,425 euros. Face à actual cotação, o novo preço-alvo do banco de investimento representa um potencial de valorização de 29,9%.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=539513
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

por J Alves » 16/2/2012 20:01

zekinha1 Escreveu:J. Alves

Antes de mais concordo com o Pocoyo.

Esse fundo arredondado é difícil de prever o seu fim pois se ela descer e voltar a subir podes é fazer a meia circunferência mais alargada e assim sucessivamente o que poderá demorar muito tempo até que esse movimento se efective (se assim acontecer). No entanto o teu plano é coerente com aquilo que descreves.

Não sei se me fiz entender pois sem um desenho é difícil. :lol:

Nas minha opinião este fundo arredondado começa a dar sinais claros de esgotamento e a prova disso são os minimos cada vez mais altos.

Hoje lá tivemos a ajuda das agências de rating para fazer mais um minimo relativo.

Um outro aspecto tem a ver com o volume e se reparares ele tem vindo a aumentar ligeiramente, e isso por norma acontece nas extremidades.

Relativamente ao teu pensamento entendi-o perfeitamente, no entanto acho que quando começamos a ter indicadores que nos dão alguma segurança em termos de trading, como é este caso, parece-me que não é necessário esperar pela ruptura da neckline

Um abraço

Registado: 3/3/2006 11:17

por zekinha1 » 16/2/2012 19:14

J. Alves

Antes de mais concordo com o Pocoyo.

Esse fundo arredondado é difícil de prever o seu fim pois se ela descer e voltar a subir podes é fazer a meia circunferência mais alargada e assim sucessivamente o que poderá demorar muito tempo até que esse movimento se efective (se assim acontecer). No entanto o teu plano é coerente com aquilo que descreves.

Não sei se me fiz entender pois sem um desenho é difícil. :lol:

Registado: 19/10/2010 13:30

por pocoyo » 16/2/2012 18:05

J Alves Escreveu:
pocoyo Escreveu:
J Alves Escreveu:pocoyo

desculpa lá não te ter respondido, mas nem me apercebi que tinhas debaixo do gráfico um comentário para mim.

O trade é arriscado? É. No entanto eu disse que a entrada nesta zona se devia não tendo como base a negociação em rectângulos, mas sim tendo em conta as linhas de fibo, os tais 50% da retracção.

A figura é um rectângulo ou um fundo arredondado? Fundo arredondado. Os rectângulos têm uma particularidade o tempo de formação deve ser no máximo de 3 meses, ora este já leva 7 meses, por isso está tecnicamente invalidado.

Se estamos perante um fundo arredondado é normal que nas extremidades haja minimos cada vez mais altos e era precisamente nessa optica que eu fiz a entrada na brisa, entrar longo na retracção dos 50% em relação ao último movimento.

Hoje com a noticia do corte de rating ela teve uma queda matinal e esta a recuperar bem e a preparar-se para fazer um fecho acima dos 61.8% de fibo.

Se eu não tivesse em mente estarmos perante um fundo arredondado nunca teria entrado a meio.

Um abraço

Ok, mas eu perguntei-te onde metias o stop, e tu respondeste nos 2,15€, isto não tem nada a ver com as fibo. Continuo a achar o trade arriscado, principalmente se o stop estiver nos 2,15€.

Acho que explicaste mal a tua ideia. Ou eu percebi mal. :mrgreen:

EDIT

Tambem te perguntei quando é que o padrão ficava invalidado. Imagina que a Brisa continuava a lateralizar por mais 5 meses, continuavas com o trade aberto?

Acho que não estamos em sintonia... O stop não tem nada a ver com nas fibo, mas sim com o limite minimo do fundo arredondado que está nos 2.20€.

Conforme te disse numa anterior mensagem o padrão fica invalidado com uma quebra em baixa dos 2.25 (confirmada), ou seja anterior minimo relativo. Quanto ao tempo de formação dos fundos arredondados, não ha referência nos livros, mas há uma coisa que é dita, quanto mais tempo melhor...

Se a brisa demorasse mais 5 meses mantinha? A minha entrada é feita tendo em conta 2 pontos. O facto da brisa estar a fazer minimos mais altos o que dá a entender que este fundo está em vias de ser activado, associado a outro ponto que tem a ver com a minha perspectiva para o Indice PSI20, a qual já falei nela.

Ok, entendi.
Boa sorte para o teu trade.

Registado: 15/1/2010 15:30

por J Alves » 16/2/2012 17:53

pocoyo Escreveu:

desculpa lá não te ter respondido, mas nem me apercebi que tinhas debaixo do gráfico um comentário para mim.

O trade é arriscado? É. No entanto eu disse que a entrada nesta zona se devia não tendo como base a negociação em rectângulos, mas sim tendo em conta as linhas de fibo, os tais 50% da retracção.

A figura é um rectângulo ou um fundo arredondado? Fundo arredondado. Os rectângulos têm uma particularidade o tempo de formação deve ser no máximo de 3 meses, ora este já leva 7 meses, por isso está tecnicamente invalidado.

Se estamos perante um fundo arredondado é normal que nas extremidades haja minimos cada vez mais altos e era precisamente nessa optica que eu fiz a entrada na brisa, entrar longo na retracção dos 50% em relação ao último movimento.

Hoje com a noticia do corte de rating ela teve uma queda matinal e esta a recuperar bem e a preparar-se para fazer um fecho acima dos 61.8% de fibo.

Se eu não tivesse em mente estarmos perante um fundo arredondado nunca teria entrado a meio.

Um abraço

Ok, mas eu perguntei-te onde metias o stop, e tu respondeste nos 2,15€, isto não tem nada a ver com as fibo. Continuo a achar o trade arriscado, principalmente se o stop estiver nos 2,15€.

EDIT

Tambem te perguntei quando é que o padrão ficava invalidado. Imagina que a Brisa continuava a lateralizar por mais 5 meses, continuavas com o trade aberto?

Acho que não estamos em sintonia... O stop não tem nada a ver com nas fibo, mas sim com o limite minimo do fundo arredondado que está nos 2.20€.

Conforme te disse numa anterior mensagem o padrão fica invalidado com uma quebra em baixa dos 2.25 (confirmada), ou seja anterior minimo relativo. Quanto ao tempo de formação dos fundos arredondados, não ha referência nos livros, mas há uma coisa que é dita, quanto mais tempo melhor...

Se a brisa demorasse mais 5 meses mantinha? A minha entrada é feita tendo em conta 2 pontos. O facto da brisa estar a fazer minimos mais altos o que dá a entender que este fundo está em vias de ser activado, associado a outro ponto que tem a ver com a minha perspectiva para o Indice PSI20, a qual já falei nela.

por pocoyo » 16/2/2012 17:26

Um abraço

EDIT

por J Alves » 16/2/2012 17:15

pocoyo

Um abraço

por FerroPT » 16/2/2012 16:30

Fechei a minha posição a ganhar uns míseros tostões. Acredito que volte a tocar no suporte nos próximos dias, espero para reentrar quando voltar a tocar no suporte. Acredito que vá acontecer...

O plano inicial não era este mas a volatilidade Grega está a contaminar até os títulos mais previsíveis...

por pocoyo » 15/2/2012 15:13

...
Anexos
brisa.jpg
brisa.jpg (73.52 KiB) Visualizado 7519 vezes

por J Alves » 15/2/2012 13:35

pocoyo Escreveu:
J Alves Escreveu:Será que temos uma base em fundo arredondado na Brisa? Tudo indica que sim. Os fundos arredondados caracterizam-se pela sua longevidade na construção, o que no caso actual encaixa como uma luva, pois estamos a falar duma base que já dura há mais de sete meses.

Os pontos a vigiar na Brisa são os mínimos na zona dos 2.20€ e a zona da neckline nos 2.70/2.75€. Para quem gosta de traçar as linhas de fibonacci, podemos verificar que a brisa tem estado a negociar, nas últimas sessões, junto a retracção dos 50%, tendo em conta o movimento iniciado a 1 de Fevereiro. Para quem acredita que esta figura, do fundo arredondado, vai ser activada, talvez possa ser um bom ponto de entrada (zona dos 2.40/2.45). Para quem gosta de ver as figuras confirmadas é esperar pela ruptura da neckline na zona dos 2.70/2.75€.

Onde metes o stop?
O trade nesta zona se o stop ficar nos 2,20, não é grande coisa. Digo eu!!!

Qual o target?
Onde ou quando fica invalidado este padrão?

Ora vamos lá a contas. Entrada a 2.43, stop a 2.15 e target a 3.30+/-.

Este padrão fiva invalidado se quebrar a zona dos 2.20, e fica activo com a quebra da neckline (2.70)

por pocoyo » 15/2/2012 13:23

J Alves Escreveu:Será que temos uma base em fundo arredondado na Brisa? Tudo indica que sim. Os fundos arredondados caracterizam-se pela sua longevidade na construção, o que no caso actual encaixa como uma luva, pois estamos a falar duma base que já dura há mais de sete meses.

Os pontos a vigiar na Brisa são os mínimos na zona dos 2.20€ e a zona da neckline nos 2.70/2.75€. Para quem gosta de traçar as linhas de fibonacci, podemos verificar que a brisa tem estado a negociar, nas últimas sessões, junto a retracção dos 50%, tendo em conta o movimento iniciado a 1 de Fevereiro. Para quem acredita que esta figura, do fundo arredondado, vai ser activada, talvez possa ser um bom ponto de entrada (zona dos 2.40/2.45). Para quem gosta de ver as figuras confirmadas é esperar pela ruptura da neckline na zona dos 2.70/2.75€.

Onde metes o stop?
O trade nesta zona se o stop ficar nos 2,20, não é grande coisa. Digo eu!!!

Qual o target?
Onde ou quando fica invalidado este padrão?

por FerroPT » 15/2/2012 11:08

Muito boa análise. Espero que seja desta que quebre.

por J Alves » 15/2/2012 10:49

Será que temos uma base em fundo arredondado na Brisa? Tudo indica que sim. Os fundos arredondados caracterizam-se pela sua longevidade na construção, o que no caso actual encaixa como uma luva, pois estamos a falar duma base que já dura há mais de sete meses.

Anexos
brisa.png
brisa.png (164.31 KiB) Visualizado 7748 vezes

por FerroPT » 6/2/2012 15:43

O dia de hoje não está a ajudar, mas é engraçado que depois de uma subida de 5,23% na sexta a correcção esteja a ser feita ainda com valores muito baixo e num dia em que os mercados estão em baixa geral. Vamos ver se ainda acaba no verde. Tendo em conta as especificidades do dia continua portar-se muito bem. Será que é desta que o movimento lateral ascendente quebra a resistência ? Ainda é cedo para sabermos mas acredito que é desta se a Grécia não entrar em default (cá para mim eles estão a bluffar)

PS:Assim que eu postei e consultei voltou ao verde :)

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, BullDuck, CORTIÇA, Denário, Ferreiratrade, Google Adsense [Bot], karaya75, latbal, lito, m-m, macau5m, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006, Zecadiabo e 159 visitantes