Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O aumento dos impostos sobre os capitais e a fuga dos mesmos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

JM

por Clinico » 3/1/2012 0:50

Vamos lá a ver: o Soares dos Santos já tinha afirmado que se sentia roubado, não por pagar impostos mas porque eles eram mal usados.

E são!

O sentido de impunidade dos individuos que nos levaram a esta situação é, para os pagantes, outro motivo justo de raiva.

Belmiro disse,e muitissimo bem, que o equilibrio das contas públicas não pode ser igual á miséria total. Mas vai ser. O nosso presidente da Républica já deixou o aviso.

Já se ultrapassou e muito, o limite possível de cobrança de impostos. já não há garantia nenhuma para a nossa velhice se não fugirmos daqui. E se não pudermos fugir, que fujam as nossas economias de uma vida.

Ou então, quando chegarmos a velhos, podemos mostrar a nossa medalha de patriotismo ao morrer á fome, com a segurança social falida.

E como vos disse noutro post, o Portugal que os políticos apregouam, que é preciso salvar, não é um pedaço de terra, mas somos todos nós! os impostos não podem levar a que os nossos filhos e idosos fiquem sem tecto, nem que médicos assaltem joalharias e medicos e advogados se inscrevam no banco da fome!

Mas é o que sucede! Até quando??

Entre uma miséria total, que importa se estamos ou não no euro?? falta de tecto é falta de tecto, fome é fome com ou sem euro!

Salvaguardar uma vida de trabalho honesta como a da JM (já não sei da sonae para quem conhece a história) ao colocá-la na Holanda é como não querer morrer no navio enquanto se afunda!

Tomara eu poder pôr o consultório na Holanda e não me levarem 32 anos de trabalho honesto, vivendo á medida das minhas posses, sem nunca ter deixado de pagar os meus impostos.

A minha solidariadade está com a JM. Não com os deputados que auferem reforma completa ao fim de 8 anos na Assembleia, nem com os que acumulam pensões, nem os que fazem tráfico de influencias etc etc etc

Não há aqui um tópico grande sobre "que fazer se sairmos do euro"?? e esse tópico está carregado de quê?? patriotas a querer doar o produto do seu trabalho a estes malandros??

Sigam o exemplo da JM e vejam se garantem, pelo menos a vossa velhice!

Sim, já vou a caminho dos 57 e não lhes vou entregar nada de mão beijada!!

Abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por MarcoAntonio » 3/1/2012 0:37

Atomez Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Marco, só mostra que são racionais. Aposto que se tiveres que pagar mais pelos mesmos produtos, lá perdes a vontade de mudar de cadeia de supermercado.

Dependeria da diferença mas no caso até penso que mudarei para mais barato...

Precisamente. O sr. Santos também mudou para onde é mais barato...

O que me motivou a deixar de ser cliente dele, caso contrário com bastante probabilidade não o faria.

Eu já sabia que ele não era o mais barato, não descobri agora a propósito disso (eventualmente é isso que está a gerar confusão) e já o tinha escrito noutros tópicos passados sobre supermercados, de resto.

O "precisamente" está portanto a mais e a inverter/perverter completamente a relação. É antes "com efeito, como o sr santos resolveu mudar para onde é mais barato neste caso terá esta consequência individual em particular e por sinal nem me vai custar dinheiro". Diferente de "precisamente, ele também mudou para onde é mais barato".

Para que se entenda, eu acho que ele está no direito de pagar impostos onde entender.

Acontece que eu também estou no direito de fazer compras onde eu entender e no caso, a acção dele vai ter uma implicação na minha acção.

Coisas da vida!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por atomez » 3/1/2012 0:31

MarcoAntonio Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Marco, só mostra que são racionais. Aposto que se tiveres que pagar mais pelos mesmos produtos, lá perdes a vontade de mudar de cadeia de supermercado.

Precisamente. O sr. Santos também mudou para onde é mais barato...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por MarcoAntonio » 3/1/2012 0:24

joaoventura Escreveu:Olhem, já agora mudavam as vossas compras para os mercados municipais, as lojas de bairro, o Sr. Domingos que vende alpista para os pássaros e afins..

Fruta e legumes tenho comprado em mercado local, com melhor preço e qualidade (aliás é o tipo de coisa onde a maior parte das grandes superificies falha em toda a linha).

Carne também já o fiz mas neste momento já não tenho acessível com boa relação preço-qualidade (tenho um talho bastante acessível e com preços muito baixos mas a qualidade não me satisfaz). Agora só o faço a espaços e uma boa parte compro em grandes superficies.

E tenho pena de não ter pão facilmente acessível também, porque a maior parte deles tem pão que é uma lástima também. Quando apanho um sítio de passagem com pão decente aproveito e compro logo e congelo, é o que se consegue...

Os hipermercados trouxeram-nos coisas boas em termos de comodidade mas também contribuiram para o desaparecimento de outras que deixaram assim de existir.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 3/1/2012 0:19

Pata-Hari Escreveu:Tem dó, Marco. Solidariedade? já são muito solidários em não fechar cá os supermercados e passarem-se para mercados mais rentaveis. Isso sim, é solidário. Solidariedade é dar emprego às pessoas que empregam. Solidariedade é terem produtos a preços que eu possa pagar nos supermercados deles.

Durante muitos anos o Pingo Doce e Feira Nova cresceram e lucraram em Portugal e isso foi a alavanca que lhes permitiu chegar a outros lados.

Continuam a crescer e a querer dominar o mercado e de menores passaram a estar a par da Sonae ou até a ultrapassar. Para o conseguir foi uma luta renhida e agressiva - uma autêntia "guerra" - com investimentos brutais em publicidade.

Jamais serei ingénuo ao ponto de achar que isso foi feito por "solariedade"...

Pata-Hari Escreveu: Solidariedade é fazerem o favor de ter o trabalho e o risco de meterem os capitais em negócios que geram emprego, riqueza e por sua vez impostos.

Eu já disse, escrevi e argumentei várias vezes acerca do tópico do "gerar riqueza" e do facto de me preocupar profundamente que os colossos económicos em Portugal serem empresas/empresários que importam massivamente (a distribuição, a galp, até a auto-europa muito exportando está no top das importadoras ao mesmo tempo, sendo que o que se faz cá mais é integração/assemblagem... em todo caso uma salva guarda porque a Auto-Europa até tem sido um bom exemplo a alguns níveis).

Esta coisa de gerar emprego e gerar riqueza é extremamente mal utilizada e com demasiada frequência como dar emprego ou acumular riqueza fossem um bem per se quando não o é necessariamente.

Eu não vejo as grandes superficies a criar valor acrescentado para Portugal, empregar pessoas qualificadas para as caixas ou para porem produtos (na maioria) importados nas prateleiras não é criar valor, riqueza e um tipo de emprego que realmente interesse à economia nacional mas mais o oposto (pelo menos a partir de certo ponto).
Imagem

Administrador Fórum

por rcostab » 3/1/2012 0:16

Nada a apontar, a empresa é dele faz o que quer!! O que me irrita é a facilidade depois como se aparece nas Tv´s a dar palpite e uma de moralista!!

Registado: 7/4/2009 16:12

por _urbanista_ » 3/1/2012 0:10

Sou cliente do jumbo e é o melhor a todos os niveis, sem qualquer duvida, pelo menos na zona onde vivo.

Registado: 29/6/2009 12:38

por joaoventura » 3/1/2012 0:09

Olhem, já agora mudavam as vossas compras para os mercados municipais, as lojas de bairro, o Sr. Domingos que vende alpista para os pássaros e afins.. O dinheiro ficava cá dentro de certeza, re-criaria a extinta classe média, o aumento de intermediários significaria um aumento de novos empregos (provavelmente também num aumento [não linear] de preços), com tudo o que tem de bom e de mau..

Este tipo de cadeias de lojas fazem bons preços para os consumidores, mas à custa de maus pagamentos para produtores, intermediários directos e empregados. Como resultado, canabalizam o mercado, rebentam com as comunidades locais, lojas de bairro que empregam 1/2 ou mais pessoas, classe média (a antiga burguesia), etc..

Nada de novo nesta conversa... 8-)

Registado: 21/1/2011 13:02

por sargotrons » 3/1/2012 0:08

A maior parte das cotadas do PSI-20 tem sede ou empresas sediadas na Irlanda, Luxemburgo ou Holanda, para não falar em off-shores.
Estão no seu direito desde que o façam legalmente, tal como eu como contribuinte e cidadão estou no direito de as boicotar e não consumir os seus produtos, o que não é o meu caso.

Não compreendo é que se roube usando o mesmo argumento de que o estado é "greedy". Um dos lados tristes da crise é a perda de valores e o vale tudo da sacanice!
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por Pata-Hari » 3/1/2012 0:06

Tem dó, Marco. Solidariedade? já são muito solidários em não fechar cá os supermercados e passarem-se para mercados mais rentaveis. Isso sim, é solidário. Solidariedade é dar emprego às pessoas que empregam. Solidariedade é terem produtos a preços que eu possa pagar nos supermercados deles. Solidariedade é fazerem o favor de ter o trabalho e o risco de meterem os capitais em negócios que geram emprego, riqueza e por sua vez impostos.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por MarcoAntonio » 3/1/2012 0:00

Pata-Hari Escreveu:Tal como os do pingo doce.

A referência dizia apenas respeito ao facto de pelo facto do produto se chamar auchan, não significar necessariamente que é francês.

Para o caso seja como for é irrelevante: eu não disse que não abastecia na BP porque não era portuguesa, não bebia coca-cola por não ser portuguesa, etc.

O que eu estou a dizer é que dada a falta de solidariedade manifestada num momento muito particular em Portugal, sinto-me inclinado para ir fazer as compras para outro lado. Quem resolveu ir pagar impostos para outro lado foi um portugues, usando de uma racionalidade que lhe assiste. Em resposta eu mudo as minhas compras para o Jumbo / Grupo Auchan e poupo também...

Não faço ideia do impacto a nível nacional (se é que há um visível) mas é possível que haja outras pessoas a reagirem de forma semelhante no actual contexto quando a notícia tem esta visibilidade. Nem sei se a Jerónimo Martins anteviu essa hipótese e descontou o potencial efeito nos impostos que irá poupar.

Mas eu pela minha parte devo mesmo fazê-lo. Até porque não me falta escolha aqui à volta e - ao contrário do que a sua publicidade alega - sei perfeitamente que o Pingo Doce não é o mais barato.
Imagem

Administrador Fórum

por Pata-Hari » 2/1/2012 23:53

Tal como os do pingo doce.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 2/1/2012 23:48

Pata-Hari Escreveu:O Jumbo é francês, Marco. É Auchan.

Eu sei perfeitamente (aliás já lá fui cliente durante uma série de anos).

A propósito, uma boa quantidade de produtos "auchan" (e eu sou cliente de uma boa dose de produtos de linha branca) são produtos nacionais na verdade.
Imagem

Administrador Fórum

por Pata-Hari » 2/1/2012 23:44

Mais vale olhar para o problema tal como ele é. O problema não é o capital ser racional. O problema é a irracionalidade com que se acha que os contribuintes aparecem do céu e que permanecem pagadores independentemente de serem "violados" pelos países onde estão sediados e de se achar que não têm escolha. O capital tem sempre escolha, escolha fácil. Por isso é que é preciso cuidado particular quando se taxa demais, sobretudo quando comparados com outros países perfeitamente "normais" onde as regras são mais benéficas.

Olha, os holandeses agradecem.
Administrador Fórum

por Pata-Hari » 2/1/2012 23:40

O Jumbo é francês, Marco. É Auchan.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 2/1/2012 23:38

marcoj Escreveu:A sonae tambem está instalada na Holanda, não é ?
E os outros supermercados ?
È que não sei se existem muitas opções.

Estou mais inclinado para mudar para o Jumbo do que para o Continente, devo dizer.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 2/1/2012 23:35

De resto, se por sinal os hipermercados dele fossem especialmente baratos, isso contrariaria precisamente uma boa parte dos pressupostos para o que eu acabei de escrever.
Imagem

Administrador Fórum

por marcoj » 2/1/2012 23:34

MarcoAntonio Escreveu:Acontece o mesmo com empresas americanas.

Não querendo estar a discutir de momento se a taxa de impostos sobre esta classe de rendimentos devia ser esta ou outra, eu queria no entanto notar que posso mudar de hipermercado com maior facilidade ainda.

E devo dizer que me sinto inclinado precisamente para o fazer dada a falta de solidariedade manifestada para com os outros portugueses.

Aliás, acho que a distribuição em Portugal é um mau exemplo a vários níveis desde a falta de apoio a produtos nacionais, passando pela canabilização de um mercado (incluindo um excesso de lojas e um excesso de publicidade que resulta num excesso de preço nos produtos finais nas prateleiras) e a terminar nesta falta de solidariedade para com a situação nacional.

Ele lá terá as suas razões para ir pagar impostos para outro lado. Eu tenho as minhas para ir fazer as compras para outro lado...

A sonae tambem está instalada na Holanda, não é ?
E os outros supermercados ?
È que não sei se existem muitas opções.

Registado: 28/7/2006 15:24

por Pata-Hari » 2/1/2012 23:31

já corrigi, malandros :oops: :lol: .

O engraçado é que ninguém pensa o quanto é fácil para o capital fazer malinhas e ir para melhores poisos. Acham que "os ricos" devem pagar mais e simplesmente esquecem-se que os ricos se vão embora mais os seus impostos quando se é demasiado ganancioso, sobretudo quando comparados com outros paises.

Marco, só mostra que são racionais. Aposto que se tiveres que pagar mais pelos mesmos produtos, lá perdes a vontade de mudar de cadeia de supermercado.

Mais, nota como a JMT foi a unica estrelinha brilhante da bolsa e que foi quem melhor se portou e deu dinheiro a ganhar a quem nela investiu. A racionalidade paga...
Administrador Fórum

por ferreira10 » 2/1/2012 23:30

Coloquei o post que se segue na Jerónimo Martins.Mas acho que dado o titulo deste tópico é mais apropriado aqui.Aqui vai....

É por estas e outras que deverá haver uma harmonização fiscal na Europa.Adicionalmente, tudo o que seja colocar dinheiro fora da Europa, em offshores, deveria ser taxado de forma agressiva.

Eu não condeno quem faz pelo seu dinheiro; ou, como parece ser o caso,quem faz pela sua empresa.Como lhe queiram chamar.

Além do mais, ainda está por quantificar o limiar a partir do qual os impostos são considerados excessivos.Se a maioria dos países europeus tivesse o Iva a 14%, e houvesse um com o Iva a 9%, se calhar esses dos 14% estariam a ser agiotas.Comparativamente aqueles que cobravam os tais 9%. Quem fala do Iva fala dos demais impostos.O mesmo se passa com os ordenados.Nós podemos baixar os ordenados de modo a sermos mais competitivos.Mas de que vale; há quem tenha os ordenados mais baixos do que os nossos.Pelo que não é por ai que os problemas se resolvem.Bem pelo contrario.

Este "acontecimento", trás ao de cima, uma questão pertinente, e que tem estado na ordem do dia.O Offshore da Madeira.Por exemplo, o Offshore da Madeira serve, ou deveria servir, para proteger países tais como Portugal desta fuga de capitais para outros países.Fuga por fuga, fugiam para Portugal.Uma forma airosa de pagar menos impostos, mas pelo menos, pagavam-nos em Portugal, e não em outro qualquer país europeu.

A crise da divida tem levado a que países tais como a Filandia, Holanda, Alemanha, paguem menos dinheiro para se refinanciarem.Juntam à razão que têm no aprumo das suas contas publicas, a arrogância de quem está a tirar partido da situação.Se somarmos a esta arrogância a menor competitividade para fixar empresas que os Países do sul mercê do plano de austeridade a que estão sujeitos estão a experienciar, bem, podemos dizer que estes países podem cantar bem alto; cantar de galo.Não tarda, nem sequer necessitam de trabalhar.Basta que umas quantas empresas globais despejem todos os anos uma colecta nos seus cofres públicos.

Ou seja, estamos embrenhados naquilo que se assemelha a uma bola de neve.

Enquanto não houver harmonização fiscal na Europa; enquanto a Europa não tiver mão sobre todos os offshores, sou de opinião que não há nenhuma legitimidade para pedir a extinção do offshore da Madeira.Um país tem o direito de se defender.

Não se pode por um lado exigir que as empresas desse pais paguem impostos exorbitantes, e por outro, fazer coexistir na Europa situações de países como a Irlanda e outros que estão de mão estendida para receber as empresas foragidas desses países mal amados.Países cujo diagnostico dos seus problemas é sinalizado como sendo a "falta de competitividade". É um contra senso.
Editado pela última vez por ferreira10 em 2/1/2012 23:32, num total de 1 vez.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por eviruxa » 2/1/2012 23:08

Gostaria de saber quanto é que o estado perde, com esta transferência de sede, em impostos. Como diz o ditado popular: "Quem tudo quer tudo perde."
Pata, no título deve estar "fuga" e não "figa" ou faremos figas para que não hajam mais fugas :wink:

Registado: 29/11/2007 9:40

por MarcoAntonio » 2/1/2012 23:08

Acontece o mesmo com empresas americanas.

Não querendo estar a discutir de momento se a taxa de impostos sobre esta classe de rendimentos devia ser esta ou outra, eu queria no entanto notar que posso mudar de hipermercado com maior facilidade ainda.

E devo dizer que me sinto inclinado precisamente para o fazer dada a falta de solidariedade manifestada para com os outros portugueses.

Aliás, acho que a distribuição em Portugal é um mau exemplo a vários níveis desde a falta de apoio a produtos nacionais, passando pela canabilização de um mercado (incluindo um excesso de lojas e um excesso de publicidade que resulta num excesso de preço nos produtos finais nas prateleiras) e a terminar nesta falta de solidariedade para com a situação nacional.

Ele lá terá as suas razões para ir pagar impostos para outro lado. Eu tenho as minhas para ir fazer as compras para outro lado...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 2/1/2012 23:09, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

Re: O aumento dos impostos sobre os capitais e a figa dos me

por arnie » 2/1/2012 23:07

Elias Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:O aumento dos impostos sobre os capitais e a figa dos mesmos

Gosto desta parte da figa, porque no estado em que este país está só mesmo fazendo figas - LOL :lol:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Temos a Marco a destruir os "castelos de areia", a Pata às fisgadas, este ano está mesmo a começar bem...

:P
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Curioso09 » 2/1/2012 23:06

Depois do... "Compre produtos nacionais !!!" talvez tenha chegado a hora de :

" Compre a empresas que PAGAM impostos em Portugal !!"

Registado: 6/2/2009 15:33

por oscar.coelho » 2/1/2012 23:06

Façam figas para que não haja mais. :lol:
oscar

Registado: 12/6/2011 19:11

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Google [Bot], Google Feedfetcher, HFCA, Luzemburg, m-m, malakas, Masterchief, MiamiBlue, MR32, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, trilhos2006 e 299 visitantes