Off-Topic : Quem manda numa empresa?
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Da experiência que tenho de trabalho em e com empresas multinacionais, sobretudo na área de IT, posso dizer o seguinte.
Quem manda na empresa são os acionistas. E estes o que pretendem é o mais alto retorno do investimento. Os acionistas escolhem um conselho de administração (board of directors) e os executivos, em particular o CEO (chief executive officer). Acima dele está o chairman of the board (presidente do conselho de administração) que é como um presidente da república, podem demitir o CEO mas não interferem nas decisões do dia a dia da empresa. Isso é feito nas assembleias gerais anuais e é claro que o ou os maiores acionistas têm peso determinante.
Quem tem o poder no dia a dia da empresa é o CEO, que é como que um primeiro ministro, "forma governo" nomeando os CxO (chief x officer) em que x são as várias divisões F = financeiro, O = operations, I = informática, T = tecnologia, etc. Estas variam conforme as empresas. E depois nomeiam os outros por aí abaixo.
O CEO tem de ser sobretudo um líder e um vendedor. Tem de vender a empresa aos clientes, aos acionistas, aos trabalhadores, etc. E tem de apresentar resultados. Numa multincaional toda a gente, mas mesmo toda, tem objetivos concretos definidos todos os anos e trimestres e tem incentivos e prémios se os atingir; se não os atingir rapidamente é convidado a sair.
Portanto, quem manda e tem mais poder é quem mais diretamente contribui para atingir os resultados. E são normalmente as áreas comercial/marketing e financeira. No caso das tecnológicas também a investigação e desenvolvimento e a produção têm peso, mas é sempre menor.
Isto passa-se a nível central, na sede mundial da empresa. Nos restantes países onde a empresa tem filiais ou representação quem manda é a área comercial/marketing. Porque nesses países, como Portugal, não se investiga nem desenvolve nada, quando muito há alguma produção mas tem sempre pouco peso face à globalidade da empresa.
Nestes países, como Portugal, a empresa existe para vender os seus produtos e serviços. Portanto quem manda e tem maior influência são os comerciais. É muito raro que o diretor geral da uma filial nacional não tenha passado com sucesso pela área comercial.
Agora, quem é que é potencialmente um bom comercial? Isso é que já não é possível definir a priori. Há muitas característias pessoais e inatas, outras que se aprendem e cultivam. Facilidade de relações pessoais, persuasão, determinação, ambição, sobretudo a capacidade de influenciar as decisões de outros.
Nas tecnológicas além de ter um bom espírito comercial se tiver conhecimento da tecnologia é útil. É possível que um técnico ou engenheiro ou advogado ou psicólogo ou gestor se torne num bom comercial, agora um comercial é que nunca se tornará em nada disso.
Quem manda na empresa são os acionistas. E estes o que pretendem é o mais alto retorno do investimento. Os acionistas escolhem um conselho de administração (board of directors) e os executivos, em particular o CEO (chief executive officer). Acima dele está o chairman of the board (presidente do conselho de administração) que é como um presidente da república, podem demitir o CEO mas não interferem nas decisões do dia a dia da empresa. Isso é feito nas assembleias gerais anuais e é claro que o ou os maiores acionistas têm peso determinante.
Quem tem o poder no dia a dia da empresa é o CEO, que é como que um primeiro ministro, "forma governo" nomeando os CxO (chief x officer) em que x são as várias divisões F = financeiro, O = operations, I = informática, T = tecnologia, etc. Estas variam conforme as empresas. E depois nomeiam os outros por aí abaixo.
O CEO tem de ser sobretudo um líder e um vendedor. Tem de vender a empresa aos clientes, aos acionistas, aos trabalhadores, etc. E tem de apresentar resultados. Numa multincaional toda a gente, mas mesmo toda, tem objetivos concretos definidos todos os anos e trimestres e tem incentivos e prémios se os atingir; se não os atingir rapidamente é convidado a sair.
Portanto, quem manda e tem mais poder é quem mais diretamente contribui para atingir os resultados. E são normalmente as áreas comercial/marketing e financeira. No caso das tecnológicas também a investigação e desenvolvimento e a produção têm peso, mas é sempre menor.
Isto passa-se a nível central, na sede mundial da empresa. Nos restantes países onde a empresa tem filiais ou representação quem manda é a área comercial/marketing. Porque nesses países, como Portugal, não se investiga nem desenvolve nada, quando muito há alguma produção mas tem sempre pouco peso face à globalidade da empresa.
Nestes países, como Portugal, a empresa existe para vender os seus produtos e serviços. Portanto quem manda e tem maior influência são os comerciais. É muito raro que o diretor geral da uma filial nacional não tenha passado com sucesso pela área comercial.
Agora, quem é que é potencialmente um bom comercial? Isso é que já não é possível definir a priori. Há muitas característias pessoais e inatas, outras que se aprendem e cultivam. Facilidade de relações pessoais, persuasão, determinação, ambição, sobretudo a capacidade de influenciar as decisões de outros.
Nas tecnológicas além de ter um bom espírito comercial se tiver conhecimento da tecnologia é útil. É possível que um técnico ou engenheiro ou advogado ou psicólogo ou gestor se torne num bom comercial, agora um comercial é que nunca se tornará em nada disso.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
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Off-Topic : Quem manda numa empresa?
Refiro-me às grandes empresas,multinacionais, constituidas por dezenas de direções e departamentos.
Independentemente do "core business" da empresa existe uma estrutura base de direções para que a empresa funcione.Depois existem as direções especificas do "core business".
É sabido que algumas direções interagem com outras, formando-se uma teia de interações.Algumas interações são indiretas, fazem-se por intermédio de outras direções.
Mas nesta teia de interações, quais são as direções que influênciam mais as decisões das outras direções?Qual é a direção que influência a decisão de um maior número de outras direções?
O proposito da pergunta é saber que profissionais que influênciam mais as decisões dentro da empresa.Se são os economistas, os engenheiros, os contabilistas, os juristas, os gestores(...)os sociologos,os psicologos, ou os fiscalistas.
Obrigado pelas respostas
Independentemente do "core business" da empresa existe uma estrutura base de direções para que a empresa funcione.Depois existem as direções especificas do "core business".
É sabido que algumas direções interagem com outras, formando-se uma teia de interações.Algumas interações são indiretas, fazem-se por intermédio de outras direções.
Mas nesta teia de interações, quais são as direções que influênciam mais as decisões das outras direções?Qual é a direção que influência a decisão de um maior número de outras direções?
O proposito da pergunta é saber que profissionais que influênciam mais as decisões dentro da empresa.Se são os economistas, os engenheiros, os contabilistas, os juristas, os gestores(...)os sociologos,os psicologos, ou os fiscalistas.
Obrigado pelas respostas
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