Paises de Refugio Financeiro
Nico Escreveu:SMALL1969 Escreveu:Acho que não. Que estás a pensar mal.
1º é que mesmo que tenhas depósitos em CHFs em Portugal, o banco precisa de cash para tu os poderes levantar.
2º é que o Estado pode no "momento 0" obrigar à conversão de depósitos em moeda estrangeira para euros e escudos.
Deferente é comprares obrigações da suiça ou de outra coisa qualquer. o Banco português apenas é o fiel depositário de títulos. Se falir, o emitente avisa-te para onde eles foram, e muito melhor ainda é que onde estiverem, valem sempre o mesmo e não desvalorizam com a moeda.
Admito que pensemos de forma diferente, mas achas mesmo que eu preciso de levantar os eventuais CHF's? A ideia nunca é levantar. Não quero notas no colchão. Para isso levantava já em Euros e estava o caso arrumado. Quero é minimizar a hipótese de perder dinheiro numa hipotética volta ao Escudo. E quanto ao "momento 0" achas possível o Estado obrigar a conversão de depósitos em moeda estrageira? Isso fez-se na passagem para o Euro? Sinceramente, não acredito! Quanto a obrigações da Suiça ou outra coisa qualquer, é para mim viável, mas como 2ª ou 3ª hipótese...
Eu não duvido de que o governo obrigaria à conversão compulsiva dos depósitos em moeda estrangeira. Já agora, como terá sido na Argentina há uns anos atrás?
- Registado: 29/11/2007 2:17
Palmix Escreveu:Há muitos...canadá, austrália...sei lá...
Há é uma questão de segurança...isso a Suiça tem a fama de ser o banco e o cofre do mundo...
Metes lá o dinheiro e tens quase a certeza de que ele vai lá estar...
Pensando na parte monetária o melhor mesmo é colocar o dinheiro num banco Chinês, Americano ou Alemão...se bem que a Suiça continua a ser uma escolha prudente e acertada...
Isto já está tudo inventado...basta estar informado e seguir em frente...
Há uns meses andei meio tremido com umas poupanças...e com o medo começei a informar-me para abrir contas no estrangeiro...por uma questão de proximidade e de acompanhamento do país, interessei-me pela Suiça, Luxemburgo e Mónaco.
Aquela que mais me atraiu foi a Suiça...acabei por não mandar para lá anda...mas é sempre uma hipótese
E descobriste algum banco suiço que aceite abrir conta por correspondência ou é sempre preciso ir lá pessoalmente?
- Registado: 29/11/2007 2:17
SMALL1969 Escreveu:Acho que não. Que estás a pensar mal.
1º é que mesmo que tenhas depósitos em CHFs em Portugal, o banco precisa de cash para tu os poderes levantar.
2º é que o Estado pode no "momento 0" obrigar à conversão de depósitos em moeda estrangeira para euros e escudos.
Deferente é comprares obrigações da suiça ou de outra coisa qualquer. o Banco português apenas é o fiel depositário de títulos. Se falir, o emitente avisa-te para onde eles foram, e muito melhor ainda é que onde estiverem, valem sempre o mesmo e não desvalorizam com a moeda.
Admito que pensemos de forma diferente, mas achas mesmo que eu preciso de levantar os eventuais CHF's? A ideia nunca é levantar. Não quero notas no colchão. Para isso levantava já em Euros e estava o caso arrumado. Quero é minimizar a hipótese de perder dinheiro numa hipotética volta ao Escudo. E quanto ao "momento 0" achas possível o Estado obrigar a conversão de depósitos em moeda estrageira? Isso fez-se na passagem para o Euro? Sinceramente, não acredito! Quanto a obrigações da Suiça ou outra coisa qualquer, é para mim viável, mas como 2ª ou 3ª hipótese...
SMALL1969 Escreveu:Acho que não. Que estás a pensar mal.
Está bem visto sim senhor...
Claro que a probabilidade do banco falir é tanto maior quanto menor for a sua solidez.
Mas pensemos...não será mais fácil acompanharmos a saúde financeira de uma instituição portuguesa que uma estrangeira?
- Registado: 29/11/2007 11:27
Acho que não. Que estás a pensar mal.
- Registado: 3/2/2009 12:21
Karamázov Escreveu:Nico Escreveu:Porque não equacionam abrir uma conta no vosso actual banco em moeda estrangeira?
Acham mesmo necessário abrir conta na Suiça, ou outro país não €uro?
A única desvantagem será o risco de falência ser maior no banco português quando comparado com outro alegadamente mais sólido. Contudo, até o Lehman se foi e as Agências de Rating nada previram...
Sinceramente, também me preocupo com a extinção do €uro em Portugal, mas a minha primeira hipótese é abrir conta cá em moeda estrangeira... Quando/Se o €uro deixar de ser moeda em Portugal e continue noutros países, logo avalio se mais vale converter a moeda da conta para o €uro (que nessa altura, será divisa estrangeira) ou a mantenho.
Penso mal?
Não, pessoalmente acho que pensas muito bem.
O outro risco para além daquele que mencionaste (falência do banco) será o cambial, mas esse estará sempre presente em qualquer depósito em moeda estrangeira.
Se têm receios de abrir conta num banco portugues ou sediado em Portugal, podem abrir numa agência do Barclays.
disclaimer: Não tenho nenhuma ligação ao Barclays.

"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
Nico Escreveu:Porque não equacionam abrir uma conta no vosso actual banco em moeda estrangeira?
A única desvantagem será o risco de falência ser maior no banco português quando comparado com outro alegadamente mais sólido. Contudo, até o Lehman se foi e as Agências de Rating nada previram...
Sinceramente, também me preocupo com a extinção do €uro em Portugal, mas a minha primeira hipótese é abrir conta cá em moeda estrangeira... Quando/Se o €uro deixar de ser moeda em Portugal e continue noutros países, logo avalio se mais vale converter a moeda da conta para o €uro (que nessa altura, será divisa estrangeira) ou a mantenho.
Penso mal?
Não, pessoalmente acho que pensas muito bem.
O outro risco para além daquele que mencionaste (falência do banco) será o cambial, mas esse estará sempre presente em qualquer depósito em moeda estrangeira.
"The only thing to do when a man is wrong is to be right by ceasing to be wrong"
Jesse Livermore
Jesse Livermore
Porque não equacionam abrir uma conta no vosso actual banco em moeda estrangeira?
Penso mal?
Penso mal?
JCS Escreveu:Gostaria de perceber na noticia referente ao link abaixo, qual a definição de "conta clandestina". Deverá ser perfeitamente possível ter uma conta na Suíça e que a mesma não seja "clandestina"...
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=518277
JCS
Penso que aqui as contas clandestinas são as contas abertas "às escuras" da administração fiscal portuguesa para esconder remessas de capital indevidas. Tipo a conta do sobrinho de Isaltino.
Mas para confirmar é melhor perguntar mesmo a alguém das finanças...
djyar Escreveu:Palmix Escreveu:vitorigus Escreveu:Isso seria duvidoso. Imaginemos que o estoiro do Euro acontecia. O que acontecia ao dinheiro depositado em Euros na Suíça? Outra questão, suponhamos que eram convertidos em francos Suíços. Bem , lá se ia a competitividade suíça face a um franco suiço super avaliado. Será assim?
Quando depositamos o dinheiro na Suiça ele fica em CHF. Até no cenários que o euro rebente te interessa que continue em CHF.
O que acontece por vezes é a conta aparecer em euros...
E quem tem investido em imobiliario comprado em euros, o investimento também sofrerá a mesma desvalorização da moeda?
Não estou a perceber como é que pode ter investido em imóveis, na Suiça, sem ser eu CHF...
Deves querer dizer que investes num fundo imobiliário em euros. Se assim for e, desaparecendo o euro, penso que a divisa altera automáticamente para a divisa do país onde estiveres o investimento. Por exemplo, invisto 1.000€ num fundo através de uma conta na Suiça. Desaparecendo o euro, estes 1.000€ são convertidos em CHF. Penso eu...
Se tiveres mesmo investimento em bens imoveis num país estrangeiro, esse investimento está feito na moeda local e não em euro...pelo que a queda do euro não fará qualquer diferença...
Re: Paises de Refugio Financeiro
All night long Escreveu:Quando a economia treme pela crise o primeiro refugio que nos vem à cabeça é a Suiça.
Porem ninguém, ou quase ninguém fala do Luxemburgo.
A divida Publica do Luxemburgo ronda os 19%, é um pais solido, economicamente estável e conservador, e numa hipotética saída do euro, o franco luxemburguês seria uma moeda muito forte.
Opiniões?
A questão é: Se comprarmos obrigações de um desses países: Luxemburgo, Noruega, Canadá...mesmo num qualquer banco em Portugal, para mim é equivalente (ou melhor) a ter que abrir conta num banco estrangeiro e enviar para lá dinheiro.
- Registado: 3/2/2009 12:21
Gostaria de perceber na noticia referente ao link abaixo, qual a definição de "conta clandestina". Deverá ser perfeitamente possível ter uma conta na Suíça e que a mesma não seja "clandestina"...
JCS

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Para abrir uma conta na Suíça não tem de ser em CHF, pode ser em várias outras moedas, EUR, USD, AUD, etc e a conta estar lá sedeada na mesma.
JCS
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Palmix Escreveu:vitorigus Escreveu:Isso seria duvidoso. Imaginemos que o estoiro do Euro acontecia. O que acontecia ao dinheiro depositado em Euros na Suíça? Outra questão, suponhamos que eram convertidos em francos Suíços. Bem , lá se ia a competitividade suíça face a um franco suiço super avaliado. Será assim?
Quando depositamos o dinheiro na Suiça ele fica em CHF. Até no cenários que o euro rebente te interessa que continue em CHF.
E quem tem investido em imobiliario comprado em euros, o investimento também sofrerá a mesma desvalorização da moeda?
- Registado: 29/11/2007 2:56
vitorigus Escreveu:Isso seria duvidoso. Imaginemos que o estoiro do Euro acontecia. O que acontecia ao dinheiro depositado em Euros na Suíça? Outra questão, suponhamos que eram convertidos em francos Suíços. Bem , lá se ia a competitividade suíça face a um franco suiço super avaliado. Será assim?
Isso seria duvidoso. Imaginemos que o estoiro do Euro acontecia. O que acontecia ao dinheiro depositado em Euros na Suíça? Outra questão, suponhamos que eram convertidos em francos Suíços. Bem , lá se ia a competitividade suíça face a um franco suiço super avaliado. Será assim?
- Registado: 9/8/2005 11:17
Há muitos...canadá, austrália...sei lá...
Há é uma questão de segurança...isso a Suiça tem a fama de ser o banco e o cofre do mundo...
Pensando na parte monetária o melhor mesmo é colocar o dinheiro num banco Chinês, Americano ou Alemão...se bem que a Suiça continua a ser uma escolha prudente e acertada...
Há uns meses andei meio tremido com umas poupanças...e com o medo começei a informar-me para abrir contas no estrangeiro...por uma questão de proximidade e de acompanhamento do país, interessei-me pela Suiça, Luxemburgo e Mónaco.
Aquela que mais me atraiu foi a Suiça...acabei por não mandar para lá anda...mas é sempre uma hipótese
Paises de Refugio Financeiro
Quando a economia treme pela crise o primeiro refugio que nos vem à cabeça é a Suiça.
A divida Publica do Luxemburgo ronda os 19%, é um pais solido, economicamente estável e conservador, e numa hipotética saída do euro, o franco luxemburguês seria uma moeda muito forte.
Opiniões?
Opiniões?
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Dragon56 e 188 visitantes