Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Alternativa ao fundo BPI Euro Taxa Fixa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Marco Martins » 14/10/2011 10:05

Doctor Z Escreveu:Boa tarde a todos,

Antes de mais nada, obrigado pelas respostas. Como me desfiz desse fundo e que tenho conta no BPI, pretendia um fundo desse banco que tivesse um risco semelhante mas com uma rentabilidade superior (para ter investimentos de risco, já tenho noutra entidade).

Como no BPI tenho aquele sistema que permite reforçar mensalmente um fundo, queria continuar dessa forma, o porquê de eu querer um fundo BPI e não outro.

Tem alguma ideia?

Para já, obrigado.

Doctor Z.

Para o caso de interessar, tem esta noticia sobre "Os fundos 5 estrelas portugueses":
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=511807

Registado: 7/4/2007 17:13

por Pata-Hari » 13/10/2011 20:07

é normal.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Marco Martins » 12/10/2011 20:30

Pata-Hari Escreveu:Faz um dp....

de preferência noutro banco... as taxas que o bpi dá são baixas!!!

Registado: 7/4/2007 17:13

por Pata-Hari » 12/10/2011 19:36

Faz um dp....
Administrador Fórum

por Doctor ZXXI » 6/10/2011 13:56

Boa tarde a todos,

Antes de mais nada, obrigado pelas respostas. Como me desfiz desse fundo e que tenho conta no BPI, pretendia um fundo desse banco que tivesse um risco semelhante mas com uma rentabilidade superior (para ter investimentos de risco, já tenho noutra entidade).

Como no BPI tenho aquele sistema que permite reforçar mensalmente um fundo, queria continuar dessa forma, o porquê de eu querer um fundo BPI e não outro.

Tem alguma ideia?

Para já, obrigado.

Doctor Z.

Registado: 29/11/2007 2:57

por Pulka » 4/10/2011 10:15

Aproveito este tópico para colocar algumas questões sobre os fundos em que investi.

Há já perto de um ano que coloquei perto de 70% da minha carteira colocada em fundos da europa emergente, ásia e américa do sul. As quedas têm sido muito significativas, na ordem dos 20%.

Claro que todo o mundo fica afectado com a crise na europa, mas há razão para quedas tão fortes? A China continua a crescer; o optimismo no Japão após o tsunami começa a aparecer; a europa emergente continua com dados positivos; o Brasil continua a sua rota de ascensão.

Enfim...any thoughts?

Registado: 29/11/2007 12:17

por VirtuaGod » 4/10/2011 0:37

Não reparei que o fundo da ESAF é sediado no luxemburgo. Obrigado pela explicação e é sempre bom saber que no caso do logística aqueles 4.2% são liquidos 8-)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Pata-Hari » 3/10/2011 23:05

Almendra, tens razão, eu ainda estou nos números antigos. E obrigada pela clarificação (eu já tinha desistido e não tinha reparado no isin!)
Administrador Fórum

por Pipo79 » 3/10/2011 22:49

VirtuaGod Escreveu:
N. Escreveu:Só por acaso... viram que o fundo Logistica é de Imobiliário, correcto?

É que isso não é comparável com um fundo de Taxa Fixa...

Ng os comparou :roll:

VirtuaGod Escreveu:Aqui vão os fundos PT superiores

E.S. Euro Bond FI Inc (EUR) LU0062574610
Santander Multitaxa Fixa FI Acc PTYMCULM0001

Rácio de sharpe 1.21 para o do Bes 1.76 para o do santander e 0.05 para o do BPI

Vou tentar ajudar quanto a esta questão da fiscalidade.

Qualquer fundo sediado em Portugal (com o prefixo PT no ISIN) faz a retenção de IRS internamente, portanto as rentabilidades apresentadas já são liquidas de impostos, é o caso do Logística, do fundo do Santander e do do BPI.

Já o mesmo não se aplica ao fundo da ESAF que apresentaste Virtuagod, pois tem o prefixo LU, o que significa que, embora gerido por uma entidade portuguesa, está sediado no Luxemburgo.
Assim, a rentabilidade desse fundo, bem como, de todos os outros (PIMCO, Templeton, etc) que apresentas no teu post sobre fundos, são rentabilidades brutas. No resgate sofrem de retenção de 21,5% e não 20% como referia a Pata, no fundo a mais-valia é taxada com se se tratasse de um DP.

Abraço

Registado: 29/11/2007 1:51

por VirtuaGod » 3/10/2011 17:25

N. Escreveu:Só por acaso... viram que o fundo Logistica é de Imobiliário, correcto?

Ng os comparou :roll:

VirtuaGod Escreveu:Aqui vão os fundos PT superiores

Rácio de sharpe 1.21 para o do Bes 1.76 para o do santander e 0.05 para o do BPI
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por N. » 3/10/2011 16:54

Só por acaso... viram que o fundo Logistica é de Imobiliário, correcto?

Registado: 9/7/2009 18:45

Re: Alternativa ao fundo BPI Euro Taxa Fixa

por AS_terix » 3/10/2011 16:18

Doctor Z Escreveu:Boa tarde a todos,

Sou cliente do BPI e tinha até a relativamente pouco
tempo o fundo BPI Euro Taxa Fixa em carteira no entanto
decidi resgata-lo.

Quais as alternativa que tenho (em termos de risco)
no leque dos fundos BPI?

Para já, muito obrigado.

Doctor Z.

EU INVESTIA, EM ACÇÕES DO DITO, COM A IDEIA DE LONGO... 8-)
olá ! não arrisquem, mais de 40% da liquidez, em Bolsa (dá stress)! Pois,
nascemos pobres e nus e morreremos pobres e vestidos!!! sDq

Registado: 29/11/2007 2:07
Localização: ALBUFEIRA /Av. Montechoro ou Lisboa, P. Nações e....

por VirtuaGod » 3/10/2011 11:07

correcto...

por vybz87 » 3/10/2011 11:02

VirtuaGod Escreveu:
ruicarlov Escreveu:Ok, agora o que fiquei a matutar foi a história das mais valias que o VG falou.

Qual é a diferença entre rendimentos de FII e mais valias de FII? Para mim, o rendimento que tiro de fundos é quando vendo UPs.

O Logística distribui rendimentos de 6 em 6 meses. A UP vai subindo e de 6 em seis meses volta à estaca zero e distribuiu os ganhos :wink: Logo isso serão rendimentos em vez de mais valias? Tb estou um pouco comido. Vou ver se descubro...

Caro VirtuaGod, qual logística que falas? este? http://www.morningstar.pt/pt/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000PTR&tab=0

Registado: 23/9/2011 14:10

por VirtuaGod » 3/10/2011 10:16

ruicarlov Escreveu:Ok, agora o que fiquei a matutar foi a história das mais valias que o VG falou.

Qual é a diferença entre rendimentos de FII e mais valias de FII? Para mim, o rendimento que tiro de fundos é quando vendo UPs.

O Logística distribui rendimentos de 6 em 6 meses. A UP vai subindo e de 6 em seis meses volta à estaca zero e distribuiu os ganhos :wink: Logo isso serão rendimentos em vez de mais valias? Tb estou um pouco comido. Vou ver se descubro...

por ruicarlov » 3/10/2011 9:43

Ok, agora o que fiquei a matutar foi a história das mais valias que o VG falou.

Registado: 18/7/2011 11:04

por Pata-Hari » 3/10/2011 7:16

ruicarlov, sim, o estado cobra. Mas cobra de cada vez que compram e vendem e cobra segundo a regra antiga. Mas a cotação que tu vês já é líquida. O que significa que a fiscalidade, na prática, é muito melhor para os fundos nacionais do que para os estrangeiros dando vantagem aos tugas.

O que acontece por vezes é que os clientes bancários estão a comparar rentabilidades brutas com líquidas quando olham para os fundos.

No exemplo do virtua, partindo do principio que os três fundos estão sediados cá (pareceu-me que sim), são comparaveis, efectivamente.
Administrador Fórum

por VirtuaGod » 3/10/2011 0:55

era para o rui. :wink:

por Pata-Hari » 2/10/2011 23:12

este ultimo é comigo? é que está muito confuso....
Administrador Fórum

por VirtuaGod » 2/10/2011 21:21

ui ui ui

"Os rendimentos de unidades de participação em FII Nacionais distribuídos ou colocados à disposição do titular residente (incluindo os rendimentos obtidos com o resgate das unidades de participação em FII Nacionais), fora do âmbito de uma actividade comercial, industrial ou agrícola, estão isentos de IRS."

mas

"O saldo positivo entre as mais-valias e as menos-valias resultante da transmissão onerosa de unidades de participação em FII Nacionais, apurado durante o ano pelo titular residente, é tributado em IRS à taxa especial de 20%"

Parece-me que pagas imposto sobre mais valias mas não sobre rendimento. Parece-me que fundos "normais" pagam imposto mas aqueles que distribuem os rendimentos como o Logística não pagam imposto. Segunda tiro isso a limpo. Logística sem imposto era LINDO...

por VirtuaGod » 2/10/2011 21:13

ruicarlov Escreveu:Isso parece-me mesmo muita fruta. Quer dizer o estado não cobra impostos sobre esses fundos? Nem nos vai depois morder no rabo quando for a declaração anual de IRS?

Estou à procura de info Rui... Estou a ler as cenas de fiscalidade que tá no site do BEST e segunda já telefono para lá :wink:

por VirtuaGod » 2/10/2011 21:11

Pata-Hari Escreveu:Não tenho ferramenta de comparação de rentabilidades. Podes colocar 1, 3 e 5 anos para cada um, se tiveres?

That's what google is for, miss Hari :roll: Anyway:

http://www.morningstar.pt/pt/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR0580F&tab=0

http://www.morningstar.pt/pt/snapshot/snapshot.aspx?id=0P00000HLS&tab=0

http://www.morningstar.pt/pt/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR05A1Y&tab=0
Editado pela última vez por VirtuaGod em 2/10/2011 21:14, num total de 2 vezes.

por ruicarlov » 2/10/2011 21:10

Pata-Hari Escreveu:Estou a dizer que nos fundos sediados fora, tens que pagar 20%. Nos nacionais, não.

Não tenho ferramenta de comparação de rentabilidades. Podes colocar 1, 3 e 5 anos para cada um, se tiveres?

Isso parece-me mesmo muita fruta. Quer dizer o estado não cobra impostos sobre esses fundos? Nem nos vai depois morder no rabo quando for a declaração anual de IRS?

Registado: 18/7/2011 11:04

por Pata-Hari » 2/10/2011 19:24

VirtuaGod Escreveu:Estas-me a dizer que ter fundos PT não pago os 20% de mais valias? Isso era tipo ouro sobre azul

Aqui vão os fundos PT superiores

Estou a dizer que nos fundos sediados fora, tens que pagar 20%. Nos nacionais, não.

Não tenho ferramenta de comparação de rentabilidades. Podes colocar 1, 3 e 5 anos para cada um, se tiveres?
Administrador Fórum

por Pickbull » 2/10/2011 17:10

VirtuaGod Escreveu:
ruicarlov Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Mas não se estão a portar bem não não :cry: :wink:

A quem o diz :cry:
Entrei no Pimco total return mesmo no momento pior. Mesmo quase no pico mais alto do fundo. Daí para cá....

Pior foi o templeton mesmo. O pimco anda estranho mas a queda do templeton foi grandinha mesmo...

Yah, eu estou a sofrer desse mal. :evil:

Mas está-se bem. Desde que não perca demais estou menos mal para aquilo que desejava. :wink:
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: GalegoPT, lfstorres, Luzemburg, PAULOJOAO e 412 visitantes