Governo propõe despedimento p/trabalhadores menos produtivos
Mart77 Escreveu:1º - Pago as minhas quotas do sindicato que me representa, intervenho quando acho que devo no mesmo ...portanto num pais livre sou livre para tomar a minha posição e não ser e nem quero tomado como "sindicalista" como refere acrescento que até nunca fiz greve pq não concordei.
Eu disse que que o argumento que utilizaste é a conversa de sindicalista. Se és sindicalizado, sindicalista ou outra coisa qualquer é irrelevante para a discussão. O que eu discuto é o argumento e não a pessoa e o que verifico é que esse argumento (de que a nossa lei não é inflexível) é o habitual nos sindicalistas.
Mart77 Escreveu:O problema do juiz nada tem haver com o sindicalismo mas com interpretação da lei e a sua aplicabilidade...constituição...jurisprudencia e afins.
O juiz exige que seja feita a prova, dentro do quadro legal. Se o quadro legal é horrível é óbvio que essa prova (da falta de produtividade, de não cumprimento de objectivos e até de outras coisas mais simples) é dificílima de fazer. Portanto o problema está, sim, na legislação e não no juiz.
Mart77 Escreveu:As velocidades a mim não me afectam e nao me importam ... o que me importa é inovação estar à fre nte do mercado e das suas necessidades e esse para mim alem de factores geográficos sempre foi um dos problemas de Portugal...
Nem eu disse que a flexibilização laboral é a solução milagrosa para todos os problemas. Agora uma coisa é certa. Nos países que referiste a destruição/criação de emprego é notoriamente muito mais rápida e uma das razões é simples. Aqui as empresas pensam duas (ou três) vezes antes de meter alguém. Nos EUA e UK assim que há uma réstia de recuperação começam longo a meter gente porque sabem que se for falsa partida podem voltar atrás facilmente, sem burocracias estúpidas.
Mart77 Escreveu:PQ se Portugal não tendo factores naturais como Brasil ou Angola, não tendo factores humanitarios como a China ou outros ou uma USA (cultura) temos que nos valer de outras mais valias que possam competir com outros mercados. Interessanto é perceber que isto existe, é em alguns casos bem sucedidos e temos que colocar o ónus no Empregado.
Temos de colocar o ónus no empregado ? Não percebi.
Mart77 Escreveu:Por outras palavras quem toma o maior risco, deverá ter maior retorno...mas também deverá ter mais responsabilidades...quais as propostas que as empresas tiveram ou referiram para alterar as suas condições actuais!!
Exactamente. Só que em Portugal exige-se a responsabilidade do empresário mas amarram-lhe as mãos. Um empresário tem 2 operários em igual posição, um mais antigo e outro mais recente, e para safar a empresa tem de despedir um deles. O mais novo é mais produtivo, mas a lei obriga-o a ficar com o mais antigo. Eu gostava de saber se achas isto normal ?
Editado pela última vez por Automech em 23/9/2011 2:22, num total de 1 vez.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Pata-Hari Escreveu:o facto é que a dificuldade em despedir faz com que empresas que poderiam resistir a uma crise, não o possam fazer por não conseguirem despedir. Por muito que isso possa criar injustiças individuais, é uma medida que melhora o bem estar geral. Ninguém tem dúvidas que estamos em conjunto melhor com empresas que sobrevivem do que com empresas que vão à falência e despedem, mas que continuam a gerar emprego e riqueza para pagar impostos e subsídios de desemprego a quem precisa.
As empresas que hoje sobrevivem serão em grande parte as empresas que irão falir no futuro de curto/médio-prazo numa economia pouco competitiva, estagnada e asfixiada por burocracias e leis que hoje são prova da nossa incapacidade de desenvolvimento, determinação e de coragem em vencer desafios.
Esse "bem estar geral" que referes é o mesmo que dizer "dividir o mal pelas aldeias", como se isso fosse capaz de disfarçar a realidade e o mal estar em que a nossa sociedade vive mergulhada durante décadas.
Isso não é sinonimo de liberdade nem democracia muito menos determinação e vontade de uma sociedade moderna e desenvolvida. Estar mal e não fazer nada com receio de ainda piorar, é como assumir e mergulhar ainda mais na mediocridade de depressão em depressão.
Editado pela última vez por JMHP em 23/9/2011 2:25, num total de 2 vezes.
Automech
Não querendo tomar como ingénuo que o sei que não o é gostava que me informasse se a facturação(produção) das empresas corresponde com a realidade. Vou simplificar...tudo o que é vendido é facturado?
E para que se compreenda o Post...é critério para despedimento?
P.s. Um bom funcionário nunca é descartavel, mas a dada altura...!!!
Não querendo tomar como ingénuo que o sei que não o é gostava que me informasse se a facturação(produção) das empresas corresponde com a realidade. Vou simplificar...tudo o que é vendido é facturado?
E para que se compreenda o Post...é critério para despedimento?
P.s. Um bom funcionário nunca é descartavel, mas a dada altura...!!!
- Registado: 18/8/2011 20:50
AutoMech Escreveu:Mart77 Escreveu:PS2 Por vezes referido que a nossa legislação laboral não é tao rigida como isso.
Conversa de sindicatos e de quem nunca esteve à frente de um juiz a tentar fazer prova de factos. Os rankings internacionais só interessam às vezes...Mart77 Escreveu:E tb acrescento que as consideradas mais liberais tem niveis de desemprego semelhantes as nossas...portanto mudar pq sim?!!! Ex. USA, UK?
Outra das conversas habituais dos sindicatos. Sugiro a comparação entre a velocidade a que o desemprego diminui e a taxa de crescimento económico sobe quando esses países saem da crise (em relação a Portugal é difícil porque já estamos há tantos anos que nem nos lembramos da última vez). É diferente estares pronto na linha de partida quando a corrida começar, do que ainda teres de ir buscar o carro e meter gasolina.
A mensagem do resto do post não a compreendi e, como tal, não a posso comentar, nomeadamente a da culpa ser do trabalhador em períodos bons e do patrão em períodos maus.
1º - Pago as minhas quotas do sindicato que me representa, intervenho quando acho que devo no mesmo ...portanto num pais livre sou livre para tomar a minha posição e não ser e nem quero tomado como "sindicalista" no conceito como refere acrescento que até nunca fiz greve pq não concordei. O problema do juiz nada tem haver com o sindicalismo mas com interpretação da lei e a sua aplicabilidade...constituição...jurisprudencia e afins, e ai a sua lei é igual à minha.
As velocidades a mim não me afectam e nao me importam ... o que me importa é inovação estar à fre nte do mercado e das suas necessidades e esse para mim alem de factores geográficos sempre foi um dos problemas de Portugal...(pais dos cafés e pastelarias)
PQ se Portugal não tendo factores naturais como Brasil ou Angola, não tendo factores humanitarios como a China ou outros ou uma USA (cultural) temos que nos valer de outras mais valias que possam competir com outros mercados. Interessanto é perceber que isto existe, é em alguns casos bem sucedido e quando não corre bem temos que colocar o ónus no Empregado.
Por outras palavras quem toma o maior risco, deverá ter maior retorno...mas também deverá ter mais responsabilidades...quais as propostas que as empresas tiveram ou referiram para alterar as suas condições actuais!!
Também lhe digo existe em Portugal muitas empresas na linha da frente...mas infelizmente existem mais que não estão, e imputar a responsabilidade só na legislação laboral é redutor e de muita pouca capacidade inovação. Mantenho até que comprove que a liberação total laboral tem mais vantagens para que se passe estas "crises". Se não percebeu a parte do bons e maus momentos...é simples se agora as coisas não estão boas é mais fácil "desculpar" nos operativos do que nos estratégicos...
Editado pela última vez por Mart77 em 23/9/2011 2:08, num total de 3 vezes.
Mart77 Escreveu:PS2 Por vezes referido que a nossa legislação laboral não é tao rigida como isso.
Conversa de sindicatos e de quem nunca esteve à frente de um juiz a tentar fazer prova de factos. Os rankings internacionais só interessam às vezes...
Mart77 Escreveu:E tb acrescento que as consideradas mais liberais tem niveis de desemprego semelhantes as nossas...portanto mudar pq sim?!!! Ex. USA, UK?
Outra das conversas habituais dos sindicatos. Sugiro a comparação entre a velocidade a que o desemprego diminui e a taxa de crescimento económico sobe quando esses países saem da crise (em relação a Portugal é difícil porque já estamos há tantos anos que nem nos lembramos da última vez). É diferente estares pronto na linha de partida quando a corrida começar, do que ainda teres de ir buscar o carro e meter gasolina.
A mensagem do resto do post não a compreendi e, como tal, não a posso comentar, nomeadamente a da culpa ser do trabalhador em períodos bons e do patrão em períodos maus.
AutoMech Escreveu:Mart77 Escreveu:portanto se querem introduzir este tipo de lei façam-no em periodos positivos e não em periodos socialmente frágeis...
Para o caso de não ser evidente, estas alterações estão a ser feitas, precisamente para sairmos do 'período negativo'. Aliás este parágrafo faz-me lembrar a habitual conversa que uma empresa não pode despedir porque (ainda) tem lucros. Conclusão: deve aguardar calmamente que chegue o prejuízo para depois, sim, efectuar as restruturações necessárias de pessoas e tentar safar-se.
Atenção que eu não digo que a legislação laboral é a causa de todos os males, nem que não vai haver abusos, mas a nossa legislação é das mais rígidas do mundo e trata de uma forma brutalmente desigual trabalhadores efectivos e restantes trabalhadores.
Para o caso de não ser evidente é normal nesta altura este tipo de propostas aparecerem...pq tb é normal nos momentos bons toda a gente estar a "curtir" e este tipo de discussões não fazerem sentido...mas também te digo que as empresas que não estiveram atentas e que não preveram o futuro hoje estão em situações mais complicadas.
QQ modo acho que se deveria ponderar o pq de existir o trabalho e o seu rendimento. E mais deveria associar a isso a evolução do Homem.
p.s. Uma Proposta que é socio/accionista de uma instituição que venda o capital ao empregado e que veja o resultado!
O capital (tb pode ser meu) nunca foi ingenuo! e não quero que descutam comigo ingenuidades.
PS2 Por vezes referido que a nossa legislação laboral não é tao rigida como isso. E tb acrescento que as consideradas mais liberais tem niveis de desemprego semelhantes as nossas...portanto mudar pq sim?!!! Ex. USA, UK?
Deixem de hipocrisias todos precisamos uns dos outros a incapacidade de nos momentos maus de criar valor deveria ser associada ao "patronato"(e consequentemente assumida) e nos momentos bons uma empresa não aumentar os seus proveitos deve ser imputado aos empregados. Simples risco=retorno...
Atenção: Falo de estratégia empresarial simples e percebida por toda hierarquia ... não vão desvirtuar!
Mcmad Escreveu:Numa lei deste tipo, não faz sequer sentido haver contrato de trabalho.
Sim, actualmente limita-se a identificar as partes, local de trabalho, salário, função e pouco mais. Tudo o resto é regulado pelo código do trabalho com os seus quase 700 artigos (outra singularidade portuguesa).
Mcmad Escreveu:Eu concordo com flexibilização do mercado de trabalho. Tornar o despedimento mais fácil, agora por não cumprir objetivos???? Por favor! Qualquer empresa sobe objetivos e despede... ridículo.
Pois Mcmad, é uma idiotice mas infelizmente penso que seja a forma possível de liberalização, atendendo à restrição constitucional do não despedimento sem justa causa. Ajudará qualquer coisa, mas será tão burocrático que não terá o efeito esperado porque qualquer empresa tem de estar preparada para o caso aterrar na mesa de um juiz, onde a única coisa que interessa é a produção de prova. Burocratização interna das empresa, em resumo.
Já agora, para os que duvidam que a nossa legislação leboral é uma trampa, podem consultar aqui a coluna labor freedom. De facto comprova-se que ainda temos 10 países atrás de nós tais como Libia, Paraguai, Marrocos, Honduras, etc.
Ah, um dos que aparece atrás de nós é Cuba, o tal sitio onde Meio milhão de funcionários públicos foram despedidos. Cá nem um pode ser dispensado, por sinal.
Querem mais evidências ou chega ?
Ah, um dos que aparece atrás de nós é Cuba, o tal sitio onde Meio milhão de funcionários públicos foram despedidos. Cá nem um pode ser dispensado, por sinal.
Querem mais evidências ou chega ?
Mart77 Escreveu:portanto se querem introduzir este tipo de lei façam-no em periodos positivos e não em periodos socialmente frágeis...
Para o caso de não ser evidente, estas alterações estão a ser feitas, precisamente para sairmos do 'período negativo'. Aliás este parágrafo faz-me lembrar a habitual conversa que uma empresa não pode despedir porque (ainda) tem lucros. Conclusão: deve aguardar calmamente que chegue o prejuízo para depois, sim, efectuar as restruturações necessárias de pessoas e tentar safar-se.
Atenção que eu não digo que a legislação laboral é a causa de todos os males, nem que não vai haver abusos, mas a nossa legislação é das mais rígidas do mundo e trata de uma forma brutalmente desigual trabalhadores efectivos e restantes trabalhadores.
[quote="AutoMech]
O problema é que hoje, não só não há 20 empresas para onde possam mudar, como já é bom ter esse emprego, mesmo sendo escravizado.[/quote]
Acho que é desvirtuante do conceito (para mim)de todos ganharem...acho excesso de poder...no entanto aceito que é a realidade...portanto se querem introduzir este tipo de lei façam-no em periodos positivos e não em periodos socialmente frágeis...senão existe um risco que amanhã os €´s do patrão/troika sirva tanto como nada...mas percebo que seja mais fácil agora!
O problema é que hoje, não só não há 20 empresas para onde possam mudar, como já é bom ter esse emprego, mesmo sendo escravizado.[/quote]
Acho que é desvirtuante do conceito (para mim)de todos ganharem...acho excesso de poder...no entanto aceito que é a realidade...portanto se querem introduzir este tipo de lei façam-no em periodos positivos e não em periodos socialmente frágeis...senão existe um risco que amanhã os €´s do patrão/troika sirva tanto como nada...mas percebo que seja mais fácil agora!
Se deixar de existir equilíbrio entre trabalhador e patrão e a maioria dos trabalhadores se sentir injustiçada, lá virá um partido que irá usar esse descontentamento em beneficio próprio. E mudar novamente as regras. Ou há equilíbrio ou as coisas não funcionam, pelo menos em democracia.
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Turney Duff
1- Acho suficiente o patrão negociar a saida com um funcionário e pagar por isso (mercado a funcionar)
2-A parte da produtividade é interessante de avaliar quando as maiorias das empresas não facturam o que vendem/prestam.
3-Em Portugal existe muita imcompetência nas chefias (quero dizer com isto que o modo de chefia em Portugal é mais baseada no "lembe.me as botas" do que a Meretocracia.)
Como todas as opiniões são pessoais e baseadas em experiencias e portanto subjectivas....P.S. Nunca fui despedido e nunca tive no Desemprego. Sei me adaptar tb.
P.S. Não concordo nem temos classe trabalhadora nem patronal suficiente preparada para uma opção destas...volto ao ponto nº 1 negoceiem... simples e eficaz para mim
P.S.2 dito por um empresário a mim sobre os seus funcionários "não tenho problemas para despedir ninguém"!!
2-A parte da produtividade é interessante de avaliar quando as maiorias das empresas não facturam o que vendem/prestam.
3-Em Portugal existe muita imcompetência nas chefias (quero dizer com isto que o modo de chefia em Portugal é mais baseada no "lembe.me as botas" do que a Meretocracia.)
Como todas as opiniões são pessoais e baseadas em experiencias e portanto subjectivas....P.S. Nunca fui despedido e nunca tive no Desemprego. Sei me adaptar tb.
P.S. Não concordo nem temos classe trabalhadora nem patronal suficiente preparada para uma opção destas...volto ao ponto nº 1 negoceiem... simples e eficaz para mim
P.S.2 dito por um empresário a mim sobre os seus funcionários "não tenho problemas para despedir ninguém"!!
SMarq Escreveu:Posso-te dizer que neste momento estão a despedir trabalhadores alegando extinção de posto de trabalho, quando os outros trabalhadores que lá ficaram têm que continuar a fazer o trabalho deles mais o trabalho daqueles que foram despedidos!
Num primeiro momento é óbvio que isso vai acontecer. Mas o que queremos é que haja 20 empresas a concorrer por esses desgraçados (não só os despedidos, mas também os que ficaram a ser explorados), de forma a que mandem o patrão explorador às urtigas.
O problema é que hoje, não só não há 20 empresas para onde possam mudar, como já é bom ter esse emprego, mesmo sendo escravizado.
SMarq Escreveu:Lion_Heart Escreveu:SMarq Escreveu:Tens toda a razão,... o problema são os patrões tipicos de Portugal, vão aproveitar esssa lei para despachar empregados em troca de maiores lucros,... podem acontecer muitas situações abusivas e injustas para o trabalhador,... ai entra uns dos maiores problemas,... se não for o maior em Portugal é o funcionamento da JUSTIÇA
Alguém ouviu medidas de fundo para melhor o funcionamento da justiça!?
Isso é o mesmo que dizer que depois de um trabalhador estar efectivo e se quiser trabalhar pouco tb o pode fazer, pois para despedir essa pessoa vai ser muito dificil e complicado.
Não,... não é![]()
Existem maus patrões e maus trabalhadores, se o trabalhado r não quiser trabalhar vai para a rua![]()
Posso-te dizer que neste momento estão a despedir trabalhadores alegando extinção de posto de trabalho, quando os outros trabalhadores que lá ficaram têm que continuar a fazer o trabalho deles mais o trabalho daqueles que foram despedidos!
E não está aqui em causa, nem de perto nem de longe a viabilidade financeira da empresa,... dá lucro de milhões! O que te parece!?
Concordo com o SMarq, a mesquinha mentalidade dos patrões portugueses vai acabar por trazer um teor mais negro a algumas medidas que podiam trazer vantagem competitiva do sector empresarial, no médio/longo prazo.
Isto se não forem aplicadas medidas de rigor no campo da justiça, nesse caso as coisas podem tomar um rumo melhor.
Porém não concordo com a afirmação feita mais acima, ter empresas abertas, e em Portugal são maioritáriamente PME's e até micro-empresas, para pagarem impostos e afins à custa exclusiva do "tira trabalhador, mete trabalhador, salta trabalhador..." não me parece ser o melhor, acho que é melhor ter menos empresas, mas mais sólidas, que se traduz na mesma em impostos e com capacidade estrutural de aguentar as contracções dos ciclos económicos...
MB
Ora...
SMarq Escreveu:Lion_Heart Escreveu:SMarq Escreveu:Tens toda a razão,... o problema são os patrões tipicos de Portugal, vão aproveitar esssa lei para despachar empregados em troca de maiores lucros,... podem acontecer muitas situações abusivas e injustas para o trabalhador,... ai entra uns dos maiores problemas,... se não for o maior em Portugal é o funcionamento da JUSTIÇA
Isso é o mesmo que dizer que depois de um trabalhador estar efectivo e se quiser trabalhar pouco tb o pode fazer, pois para despedir essa pessoa vai ser muito dificil e complicado.
Não,... não é![]()
Existem maus patrões e maus trabalhadores, se o trabalhado r não quiser trabalhar vai para a rua![]()
Posso-te dizer que neste momento estão a despedir trabalhadores alegando extinção de posto de trabalho, quando os outros trabalhadores que lá ficaram têm que continuar a fazer o trabalho deles mais o trabalho daqueles que foram despedidos!
E não está aqui em causa, nem de perto nem de longe a viabilidade financeira da empresa,... dá lucro de milhões! O que te parece!?
Patroes que nao atinjem objectivos e/ou desviam abusivamente patrimoonio da empresa para seu benefiicio pessoal levando as empresas aa falencia deviam ser presos.

- Registado: 22/4/2003 23:12
Lion_Heart Escreveu:SMarq Escreveu:Tens toda a razão,... o problema são os patrões tipicos de Portugal, vão aproveitar esssa lei para despachar empregados em troca de maiores lucros,... podem acontecer muitas situações abusivas e injustas para o trabalhador,... ai entra uns dos maiores problemas,... se não for o maior em Portugal é o funcionamento da JUSTIÇA
Não,... não é

Existem maus patrões e maus trabalhadores, se o trabalhado r não quiser trabalhar vai para a rua

Comprar ao som dos canhões vender ao som dos violões.
SMarq Escreveu:Tens toda a razão,... o problema são os patrões tipicos de Portugal, vão aproveitar esssa lei para despachar empregados em troca de maiores lucros,... podem acontecer muitas situações abusivas e injustas para o trabalhador,... ai entra uns dos maiores problemas,... se não for o maior em Portugal é o funcionamento da JUSTIÇA
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Lion_Heart Escreveu:Qunado não se tem to***es para tomar as medidas concretas , tenta-se tomar medidas da treta.
Neste país Socialista , o único da Europa do PIIGS , onde não foi despedido 1 ! único f. publico , e que assim vai continuar tem que se inventar formas de despedir.
Ja aqui dei varios exemplos mas o mais simples é sempre este :
Eu tenho uma fabrica e com 10 funcionarios produzo 1000 latas , se o negocio corre bem contrato mais 10 e produzo 2000 , mas se corre mal , como não posso despedir 5 ou 10 para me adaptar ao mercado , opto por fechar e despeço 20. E assim que as coisas funcionam em Portugal.
E no Estado ainda é pior, pois muitos entram la pelo factor c.
Tens toda a razão,... o problema são os patrões tipicos de Portugal, vão aproveitar esssa lei para despachar empregados em troca de maiores lucros,... podem acontecer muitas situações abusivas e injustas para o trabalhador,... ai entra uns dos maiores problemas,... se não for o maior em Portugal é o funcionamento da JUSTIÇA

Comprar ao som dos canhões vender ao som dos violões.
o facto é que a dificuldade em despedir faz com que empresas que poderiam resistir a uma crise, não o possam fazer por não conseguirem despedir. Por muito que isso possa criar injustiças individuais, é uma medida que melhora o bem estar geral. Ninguém tem dúvidas que estamos em conjunto melhor com empresas que sobrevivem do que com empresas que vão à falência e despedem, mas que continuam a gerar emprego e riqueza para pagar impostos e subsídios de desemprego a quem precisa.
Qunado não se tem to***es para tomar as medidas concretas , tenta-se tomar medidas da treta.
Neste país Socialista , o único da Europa do PIIGS , onde não foi despedido 1 ! único f. publico , e que assim vai continuar tem que se inventar formas de despedir.
Eu tenho uma fabrica e com 10 funcionarios produzo 1000 latas , se o negocio corre bem contrato mais 10 e produzo 2000 , mas se corre mal , como não posso despedir 5 ou 10 para me adaptar ao mercado , opto por fechar e despeço 20. E assim que as coisas funcionam em Portugal.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], LionHeart, Shimazaki_2 e 128 visitantes