Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

uma estória que me chegou ás mãos!!! curioso!!!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: uma estória que me chegou ás mãos!!! curioso!!!

por keijas » 9/9/2011 22:17

Flecha Escreveu:Quando o Belmiro começou a enriquecer...

...Nadava nas águas da UDP...

só tenho um comentário a esta afirmação:

pura fantasia

Quando, em 14 de Março de 1975, o governo de Vasco Gonçalves nacionalizou a banca com o apoio de todos os partidos que nele participavam (PS, PPD e PCP), todo o património dos bancos passou a propriedade pública. O Banco Pinto de Magalhães (BPM) detinha a SONAE, a única produtora de termolaminados, material muito usado na indústria de móveis e como revestimento na construção civil. Dada a sua posição monopolista, a SONAE constituía a verdadeira tesouraria do BPM, pois as encomendas eram pagas a pronto e, por vezes, entregues 60, 90 e até 180 dias depois. Belmiro de Azevedo trabalhava lá como agente técnico (agora engenheiro técnico) e, nessa altura, vogava nas águas da UDP.
Em plenário, pôs os trabalhadores em greve com a reclamação de a propriedade da empresa reverter a favor destes. A União dos Sindicatos do Porto e a Comissão Sindical do BPM (ainda não havia CT's na banca) procuraram intervir junto dos trabalhadores alertando-os para a situação política delicada e para a necessidade de se garantir o fornecimento dos termolaminados às actividades produtoras. Eram recebidas por Belmiro que se intitulava “chefe da comissão de
trabalhadores”, mas a greve só parou mais de uma semana depois quando o governo tomou a decisão de distribuir as acções da SONAE aos trabalhadores proporcionalmente à antiguidade de cada um.

Meu caro "Flecha"
parece que à época não conhecia o mundo laboral, só se conseguem fazer afirmações destas por desconhecimento do que era o mundo laboral à época (época da brasa)

Como podía ser possível fazer parte da comissão de trabalhadores um dos representantes do patrão?

Penso que o Eng.B.A. era o responsável técnico da empresa.

Penso também que é engenheiro, licenciado em 1956 em Engenharia Química como diz
http://sigarra.up.pt/up/web_base.gera_pagina?P_pagina=1000711

Assim se torna Belmiro de Azevedo dono da SONAE.

Extraído da WikipédiA
Em 1982, Afonso Pinto de Magalhães, oferece 16% da Sonae a Belmiro de Azevedo e, depois da sua morte, Belmiro de Azevedo atinge a maioria do capital após uma longa batalha judicial com a família do antigo presidente. A família de Afonso Pinto de Magalhães desistiu do processo, dando assim o controlo da Sonae a Belmiro de Azevedo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sonae

"Flecha"
Bastava ter "glogado" durante dois minutos e evitava de colocar aqui este montão de disparates

Quem é
Gaspar Martins, bancário reformado, ex-deputado

A Frase passada abaixo parece dizer tudo acerca da abertura deste tópico.....será?

E leva a mesma técnica de tesouraria para a rede de supermercados Continente depois criada onde recebe a pronto e paga a 90, 120 e 180 dias…
malukices nos mercados ........ aqui »»»
http://www.malukosnabolsa.blogspot.com.

Registado: 17/5/2008 19:41

Re: Xissa !

por ninja1200 » 9/9/2011 20:33

bboniek00 Escreveu:
Estou farto de explicar o conceito mas o pessoal ee refractaario aas modernices mais vanguardistas.

Percebo.

Como é que eu sei que estás a escrever o acento correcto?? ;)
Às tantas terás de começar a pôr um dos ás em maiúscula... :D

Registado: 29/11/2007 11:03

para alguns dos incultos

por verdeacordaesperança » 9/9/2011 19:55

estória e história (I) [Ortografia / Lexicografia / Definição]

Tenho visto há algum tempo duas palavras que me têm deixado bastante confuso: história e estória. Ao ver que alguns dicionários não tinham qualquer referência a estória deduzi que não existiria tal palavra na língua portuguesa... Mesmo assim, fiquei intrigado pelas sucessivas "aparições" desta. Gostaria de saber se me poderiam informar se a palavra estória existe, e se sim , qual o significado desta e a diferença em relação a história.
L. Farinha (Portugal)

A palavra estória é uma forma divergente de história, pois ambas têm origem no grego historía, -as (exame, informação, pesquisa, estudo, ciência) através do latim historia, -ae, tendo a forma estória entrado através do inglês story.

O Dicionário Houaiss (brasileiro, mas também com uma edição portuguesa) informa-nos, na etimologia desta palavra, que estória foi uma forma "adoptada pelo conde de Sabugosa com o sentido de narrativa de ficção, segundo informa J.A. Carvalho no seu livro Discurso & Narração, Vitória, 1995, p. 9-11".

Em Portugal, apenas alguns dicionários registam estória; no entanto, esta palavra é actualmente utilizada com muita frequência com o sentido de narrativa popular.

Em relação a estas palavras, o Dicionário Aurélio (também brasileiro) faz mesmo uma recomendação: "[Recomenda-se apenas a grafia história, tanto no sentido de ciência histórica, quanto no de narrativa de ficção, conto popular, e demais acepções.]".

Em contextos em que o utilizador da língua queira evitar o uso de uma palavra polémica, deverá utilizar sempre a forma história, pois em relação a esta não há qualquer controvérsia.

já agora era muito interessante discutir o conteudo desta estória.

Registado: 29/11/2007 3:24

por bboniek33 » 9/9/2011 18:55

PT_Trader Escreveu:
bboniek00 Escreveu:Vocezes quando nao conseguem rebater as ideias debatem a forma. Agora deram-lhe para martelar a sintaxe, a ortografia... ee preciso ter Paciencia... :roll:

Mesmo a propósito... bboniek00, tu deves estar no estrangeiro e, por conseguinte, a escrever num teclado sem acentos, ou então os acentos do teu teclado não funcionam. Sempre que uma palavra tem acento, aparecem duas letras duplicadas, sem acento...

O meu grafismo torna-me verdadeiramente independente, com plena mobilidade !!! Ee excelente.

Deviam experimentar: daa um gozo do catano ! :)
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por PT_Trader » 9/9/2011 18:53

bboniek00 Escreveu:Vocezes quando nao conseguem rebater as ideias debatem a forma. Agora deram-lhe para martelar a sintaxe, a ortografia... ee preciso ter Paciencia... :roll:

Mesmo a propósito... bboniek00, tu deves estar no estrangeiro e, por conseguinte, a escrever num teclado sem acentos, ou então os acentos do teu teclado não funcionam. Sempre que uma palavra tem acento, aparecem duas letras duplicadas, sem acento...

Registado: 20/6/2011 21:48

Xissa !

por bboniek33 » 9/9/2011 18:51

artista Escreveu:
Elias Escreveu:
artista Escreveu:o "ás" um pouco grave erro de ortografia

pouco grave? :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

meu caro artista, eu só conheço cinco ases com acento agudo:
- o ás de espadas
- o ás de copas
- o ás de ouros
- o ás de paus
- o ás do volante

o resto é com acento grave - não saber isto é grave

Sim mas é um erro que surge facilmente quando se está a escrever à pressa, os acentos são na mesma tecla e não é difícil errar... eu mesmo tive de voltar mesmo agora atrás a corrigir o "á" (pressa) que, se não te estivesse a responde a ti era capaz de deixar com o acento ao contrário! :mrgreen: :mrgreen:

Isso, correctamente, em teclado hebraico, mandarim, ciriilic, latino, etc,. escreve-se "aa".

Estou farto de explicar o conceito mas o pessoal ee refractaario aas modernices mais vanguardistas.

Percebo.
Imagem

por artista_ » 9/9/2011 18:49

Elias Escreveu:

- o ás de espadas
- o ás de copas
- o ás de ouros
- o ás de paus
- o ás do volante

Sim mas é um erro que surge facilmente quando se está a escrever à pressa, os acentos são na mesma tecla e não é difícil errar... eu mesmo tive de voltar mesmo agora atrás a corrigir o "á" (pressa) que, se não te estivesse a responde a ti era capaz de deixar com o acento ao contrário! :mrgreen: :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Xissa !

por bboniek33 » 9/9/2011 18:49

Vocezes quando nao conseguem rebater as ideias debatem a forma. Agora deram-lhe para martelar a sintaxe, a ortografia... ee preciso ter Paciencia... :roll:
Imagem

por TRSM86 » 9/9/2011 18:45

Elias Escreveu:A que devo a honra?

Agora vou ao Dragão :wink:

abraço
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/

Registado: 29/11/2007 2:05

por Elias » 9/9/2011 18:39

A que devo a honra?

Registado: 5/11/2002 12:21

por TRSM86 » 9/9/2011 18:36

HAHAH
Anexos
SON.png
SON.png (26.31 KiB) Visualizado 2160 vezes
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/

Registado: 29/11/2007 2:05

por Elias » 9/9/2011 18:35

- o ás de espadas
- o ás de copas
- o ás de ouros
- o ás de paus
- o ás do volante

por MarcoAntonio » 9/9/2011 18:34

Estória é digamos mais ou menos uma opção estilística e normalmente é empregada para significar "conto" (em lugar de crónica histórica).

Um pouco à semelhança do que acontece em inglês entre History e Story, mas, não é propriamente corrente e não foi universalmente adoptado. E julgo saber que uma boa parte da influência para a sua utilização veio do Brasil...

Está dicionarizado, por via das dúvidas, mas a malta discute se se devia utilizar ou não.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

!

por bboniek33 » 9/9/2011 18:30

Belmiro ??? :shock: :shock: :shock:
Imagem

por artista_ » 9/9/2011 18:25

Vocês não deixam passar nada!! A "estória" presumo que seja propositado, o "ás" um pouco grave erro de ortografia, que até pode ser explicado pela pressa com que muitas vezes se escreve!

Elias, como o novo acordo ortográfico vais ter muito trabalho aqui no Caldeirão! :mrgreen: :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Zecatreca_1001 » 9/9/2011 18:24

Elias Escreveu:
ricardostc Escreveu:"... estória .." :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

"...ás mãos..." :shock: :shock: :shock:

"curioso!!" :shock: :shock: :shock:

:mrgreen:

Registado: 29/11/2007 10:54

por PT_Trader » 9/9/2011 18:24

Elias Escreveu:

não percebo :shock:

estória
(inglês story, do latim historia, -ae, do grego historía, -as, exame, informação, pesquisa, estudo, ciência)
s. f.
s. f.
Narrativa de ficção, oral ou escrita. = CONTO, FÁBULA, HISTÓRIA, NOVELA

Registado: 20/6/2011 21:48

por Elias » 9/9/2011 18:21

por Ricardostc » 9/9/2011 18:16

"... estória .." :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Flecha Escreveu:Quando o Belmiro começou a enriquecer...

Quando, em 14 de Março de 1975, o governo de Vasco Gonçalves nacionalizou a banca com o apoio de todos os partidos que nele participavam (PS, PPD e PCP), todo o património dos bancos passou a propriedade pública. O Banco Pinto de Magalhães (BPM) detinha a SONAE, a única produtora de termolaminados, material muito usado na indústria de móveis e como revestimento na construção civil. Dada a sua posição monopolista, a SONAE constituía a verdadeira tesouraria do BPM, pois as encomendas eram pagas a pronto e, por vezes, entregues 60, 90 e até 180 dias depois. Belmiro de Azevedo trabalhava lá como agente técnico (agora engenheiro técnico) e, nessa altura, vogava nas águas da UDP.
Em plenário, pôs os trabalhadores em greve com a reclamação de a propriedade da empresa reverter a favor destes. A União dos Sindicatos do Porto e a Comissão Sindical do BPM (ainda não havia CT's na banca) procuraram intervir junto dos trabalhadores alertando-os para a situação política delicada e para a necessidade de se garantir o fornecimento dos termolaminados às actividades produtoras. Eram recebidas por Belmiro que se intitulava “chefe da comissão de
trabalhadores”, mas a greve só parou mais de uma semana depois quando o governo tomou a decisão de distribuir as acções da SONAE aos trabalhadores proporcionalmente à antiguidade de cada um.

É fácil imaginar o panorama. A bolsa estava encerrada e o pessoal da SONAE detinha uns papéis que, de tão feios, não serviam sequer para forrar as paredes de casa… Meses depois, aparece um salvador na figura do chefe da CT que se dispõe a trocar por dinheiro aqueles horrorosos papéis.

Assim se torna Belmiro de Azevedo dono da SONAE. E leva a mesma técnica de tesouraria para a rede de supermercados Continente depois criada onde recebe a pronto e paga a 90, 120 e 180 dias…

Há meia dúzia de anos, no edifício da Alfândega do Porto, tive oportunidade de intervir num daqueles debates promovidos pelo Rui Rio com antigos primeiros-ministros e fiz este relato. Vasco Gonçalves não tinha ideia desta decisão do seu governo, mas não a refutou, claro.
Com o salão pleno de gente e de jornalistas, nenhum órgão da comunicação social noticiou a minha intervenção.

Este relato foi-me feito por colegas do então BPM entre eles um membro da comissão sindical (Manuel Pires Duque) que por várias vezes se deslocou na altura à SONAE para falar aos trabalhadores. Enviei-o para os jornais e, salvo o já extinto “Tal & Qual”, nenhum o publicou…

Registado: 24/6/2010 13:43

uma estória que me chegou ás mãos!!! curioso!!!

por verdeacordaesperança » 9/9/2011 18:08

Quando o Belmiro começou a enriquecer...

É fácil imaginar o panorama. A bolsa estava encerrada e o pessoal da SONAE detinha uns papéis que, de tão feios, não serviam sequer para forrar as paredes de casa… Meses depois, aparece um salvador na figura do chefe da CT que se dispõe a trocar por dinheiro aqueles horrorosos papéis.

Assim se torna Belmiro de Azevedo dono da SONAE. E leva a mesma técnica de tesouraria para a rede de supermercados Continente depois criada onde recebe a pronto e paga a 90, 120 e 180 dias…

Há meia dúzia de anos, no edifício da Alfândega do Porto, tive oportunidade de intervir num daqueles debates promovidos pelo Rui Rio com antigos primeiros-ministros e fiz este relato. Vasco Gonçalves não tinha ideia desta decisão do seu governo, mas não a refutou, claro.
Com o salão pleno de gente e de jornalistas, nenhum órgão da comunicação social noticiou a minha intervenção.

Este relato foi-me feito por colegas do então BPM entre eles um membro da comissão sindical (Manuel Pires Duque) que por várias vezes se deslocou na altura à SONAE para falar aos trabalhadores. Enviei-o para os jornais e, salvo o já extinto “Tal & Qual”, nenhum o publicou…

Registado: 29/11/2007 3:24

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], macau5m, silva_39 e 227 visitantes