Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-topic - Só pra dizer que esta mulher ...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 5/7/2011 15:55

MarcoAntonio Escreveu:
Elias Escreveu: Eu escrevi que o jogo era irracional.

Não necessariamente...

O Euromilhões tem valor esperado negativo, seja qual for a forma escolhida para jogar.

Contudo, valor esperado não é a única base de decisão racional possível sendo que um apostador pode jogar baseado na utilidade esperada, a qual varia de individuo para individuo. Um individuo pode apostar um valor semanal que considera "inútil" e dependendo da sua aversão ao risco e do que é capaz de fazer com diferentes montantes de dinheiro, apesar da baixa probabilidade de lhe sair um prémio avultado, a utilidade esperada desse prémio ser superior à utilidade (negativa) esperada para o dinheiro perdido caso não saia.

Este raciocínio é perfeitamente racional...

Lol, Marco, claro que um raciocínio é racional (se fosse irracional não era raciocínio, por definição).

De qualquer forma entendo a tua ideia :wink:

Registado: 5/11/2002 12:21

por MarcoAntonio » 5/7/2011 15:51

Elias Escreveu: Eu escrevi que o jogo era irracional.

Não necessariamente...

O Euromilhões tem valor esperado negativo, seja qual for a forma escolhida para jogar.

Contudo, valor esperado não é a única base de decisão racional possível sendo que um apostador pode jogar baseado na utilidade esperada, a qual varia de individuo para individuo. Um individuo pode apostar um valor semanal que considera "inútil" e dependendo da sua aversão ao risco e do que é capaz de fazer com diferentes montantes de dinheiro, apesar da baixa probabilidade de lhe sair um prémio avultado, a utilidade esperada desse prémio ser superior à utilidade (negativa) esperada para o dinheiro perdido caso não saia.

Este raciocínio é perfeitamente racional...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Valete » 5/7/2011 15:47

The Mechanic Escreveu:Valete
Ao seu almoço? Porco no espeto é coisa de infiéis.

Pra já, o almoço não é porco no espeto, mas favas , grão com mão de vaca e feijoada de choco . E só por causa disso, pra não estares a inventar pratos para o almoço dos outros , tambem não ficas no hotel e ficas em casa a dormir no tapete persa ou lá onde vocês das burcas dormem .

E nem mais uma palavra ou eu depois compro o Caldeirão à Cofina e acabou-se o teclado para ti e se quiseres escrever no Caldeirão tens de escrever uma carta com um martelo e escopro ou seja lá o que voces das burcas usam para escrever .

.

Fico triste pela mão de vaca.
Mão fendida de animal ruminante tem a graça do Criador.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por sargotrons » 5/7/2011 15:44

MarcoAntonio Escreveu:
l50565 Escreveu:
50x49x48x47x46 =116 532 000 combinações
5x4x3x2x2

Ou seja, um em 116 milhões mais coisa menos coisa (o catroga metia aqui outro termo).

:mrgreen:

o valor final está certo mas falta 11*10 das estrelas.
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por aaugustobb_69 » 5/7/2011 15:44

:idea: :idea: :idea:

Solução para a crise:

O estado lançava um jogo tipo euromilhões, onde sempre que não houvesse premiado, o prémio revertia a favor do estado...não existia jackpot...em contra partida, o apostador puderia recuperar uma percentagem do investimento em sede de irs... 8-)

Registado: 29/11/2007 1:39

por MarcoAntonio » 5/7/2011 15:36

Só um post do The Mechanic para me interromper as férias...

lol

Para quem está com dúvidas sobre as odds, é isto:

l50565 Escreveu:
5x4x3x2x2

Ou seja, um em 116 milhões mais coisa menos coisa (o catroga metia aqui outro termo).

:mrgreen:

AutoMech Escreveu:Li algures que a probabilidade é à volta de 1 em 75 milhões, ou seja, qualquer coisa 1.500 estádios de Alvalade a abarrotar, onde depois é sorteado um gajo. Como vês é praticamente garantido. :)

Onde é que é mesmo a festa ? :twisted:

Desconhecia que a capacidade do Estádio de Alvalade dobrava de cada vez que o Sporting falha o campeonato (o sportein tá a seco há cerca de uma década, certo?).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Quico » 5/7/2011 15:35

Mas afinal o tópico não era sobre gaijas?!

<iframe width="640" height="390" src="http://www.youtube.com/embed/--rs7Ni7nmA" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Elias » 5/7/2011 15:31

helderjsm Escreveu:Uma critica é uma critica pode não ser com tom depreciativo como foi o caso. Ou seja dizer que é irracional é na minha opinião uma crítica.

Epá vamos lá esclarecer uma coisa. Eu escrevi que o jogo era irracional. Ou seja, produzi uma afirmação sobre o jogo. Não fiz qualquer ajuizamento nem sequer omiti opiniões sobre quem joga. Convém não misturarmos as coisas.

helderjsm Escreveu:E claro que também tens a tua razão e eu concordo plenamente daí não jogar (devo ter jogado algumas 20x em toda a minha vida pronto sejamos verdadeiros).

Já que estamos numa de verdade... eu joguei menos 20x que tu :P

helderjsm Escreveu:Só mais um reparo ;) As tuas contas também não são tão lineares assim, pois quem joga durante 30 anos tem mais probabilidades de ganhar os seus 10 euritos de x em quando o que reduz o valor dos 3000 euros aí para os 2900 :P

Sim, tens razão quanto a isto :wink:

por Automech » 5/7/2011 15:28

Vale a pena meter aqui o comentário feito pelo Zecatreca no tópico dos depositos a prazo:
zecatreca Escreveu:171000000euros a 6% de juro dava 662000euros/mês.

Era um belo desafio ter de 'despachar' 600.000 euros por mês, não acham ? 8-)
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por helderjsm » 5/7/2011 15:27

Elias Escreveu:Atenção que eu não critiquei ninguém por jogar. Eu apenas escrevi (e mantenho) que jogar este tipo de jogos é irracional, porque as probabilidades estão contra ti.

Podes ganhar muito, é certo, mas em média e no longo prazo perdes mais do que ganhas. Se jogares 2 euros todas as semanas durante 30 anos gastaste 3 mil euros e as probabilidades de não te sair o jackpot são muitíssimo maiores do que as de sair.São estas contas e que maioria das pessoas não faz, parece-me.

Mas claro que cada um faz o que quer com o seu dinheiro. A Santa Casa agradece e o Estado (que recebe uma boa maquia em impostos - não no caso do Euromilhões) também.

Uma critica é uma critica pode não ser com tom depreciativo como foi o caso. Ou seja dizer que é irracional é na minha opinião uma crítica. De qualquer forma isso é semântica e nem vale a pena discutir. E claro que também tens a tua razão e eu concordo plenamente daí não jogar (devo ter jogado algumas 20x em toda a minha vida pronto sejamos verdadeiros).

Só mais um reparo ;) As tuas contas também não são tão lineares assim, pois quem joga durante 30 anos tem mais probabilidades de ganhar os seus 10 euritos de x em quando o que reduz o valor dos 3000 euros aí para os 2900 :P
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães

Registado: 23/10/2009 8:52

está certo co calculo

por dfviegas » 5/7/2011 15:27

zecatreca Escreveu:
AutoMech Escreveu:
zecatreca Escreveu:Já que não me vai ser sorteado o prémio...

ainda tás a tempo. 2 euritos até às 19 parece-me

Eu não jogo porque vos quero dar mais uma oportunidade. :mrgreen:

Euroverde

Se bem me lembro, não é assim que se calcula a probabilidade de ganharo eurominlões pah.
É uma combinação...mas também não me lembro como é. Talvez o Marco debite aqui matéria da boa.

Cumprimentos

Quando eram 9 estrelas a probabilidade era de 75M agora com 11 estrelas passou aos 116M.
Porque é que julgam que é jackpot atrás de jackpot.

Basta ir ao excel e utilizar a função combin(50;5) * combin(11;2)

Registado: 29/11/2007 2:53

por PT_Trader » 5/7/2011 15:27

l50565 Escreveu:
EuroVerde Escreveu:LOL
a probabilidade é muito reduzida

1/50*1/49*1/48*1/47*1/46 * 1/11*1/10

5x4x3x2x2

amanhã vou às compras no psi-20

Ambas as contas estão erradas...

o correcto é:

[(50*49*48*47*46)/(5*4*3*2*1)]*[(11*10)/(2*1)]=116.531.800 combinações possíveis, o que dá uma probabilidade de 0,000000858%

Registado: 20/6/2011 21:48

por Elias » 5/7/2011 15:09

helderjsm Escreveu:Eu por acaso não jogo porque não gosto de andar contra umas probabilidades tão imposs... err baixas.
Mas a verdade é que não podemos considerar irracional, porque a alguém sai e se esses alguém pensassem da mesma forma que nós hoje não estavam ricos.

É verdade, mas não é por isso que deixa de ser irracional. Probabilisticamente falando, é claro.

É como a lotaria, o totoloto e outros jogos do mesmo teor.

helderjsm Escreveu:Por isso eu não jogo mas não critico quem joga pois as probabilidades de ganhar existem mesmo que sejam muito baixas.

Atenção que eu não critiquei ninguém por jogar. Eu apenas escrevi (e mantenho) que jogar este tipo de jogos é irracional, porque as probabilidades estão contra ti.

Podes ganhar muito, é certo, mas em média e no longo prazo perdes mais do que ganhas. Se jogares 2 euros todas as semanas durante 30 anos gastaste 3 mil euros e as probabilidades de não te sair o jackpot são muitíssimo maiores do que as de sair.São estas contas e que maioria das pessoas não faz, parece-me.

Mas claro que cada um faz o que quer com o seu dinheiro. A Santa Casa agradece e o Estado (que recebe uma boa maquia em impostos - não no caso do Euromilhões) também.

por The Mechanic » 5/7/2011 15:05

Valete
Ao seu almoço? Porco no espeto é coisa de infiéis.

Pra já, o almoço não é porco no espeto, mas favas , grão com mão de vaca e feijoada de choco . E só por causa disso, pra não estares a inventar pratos para o almoço dos outros , tambem não ficas no hotel e ficas em casa a dormir no tapete persa ou lá onde vocês das burcas dormem .

E nem mais uma palavra ou eu depois compro o Caldeirão à Cofina e acabou-se o teclado para ti e se quiseres escrever no Caldeirão tens de escrever uma carta com um martelo e escopro ou seja lá o que voces das burcas usam para escrever .

.
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por sargotrons » 5/7/2011 15:05

Epá esqueci-me de incluir a "miúda", falha grave neste tópico! 8-)
Anexos
scarlett-johansson-celebridades-fotos.jpg
scarlett-johansson-celebridades-fotos.jpg (61.95 KiB) Visualizado 2638 vezes
Não faz mal!...

por sargotrons » 5/7/2011 15:02

artista Escreveu:
Sargotronss Escreveu:...se formos pelo racional e olharmos para a probabilidade só os tontos jogam...

Eu jogo, em média, uma vez por ano! :)

Eu jogo acima dos 100M €, mas eles agora incluíram mais uma estrela por isso tenho que mudar o meu stop para jackpots maiores!
Não faz mal!...

por helderjsm » 5/7/2011 15:02

Elias Escreveu:
Sargotronss Escreveu:Os 2€ vale isto mesmo, o direito a sonhar com o que se podia fazer com o prémio! Porque se formos pelo racional e olharmos para a probabilidade só os tontos jogam.

Exacto. De onde se prova uma vez mais que este é um jogo totalmente irracional.

Prefiro a bolsa, onde além de poder sonhar tenho as probabilidades do meu lado 8-)

Eu por acaso não jogo porque não gosto de andar contra umas probabilidades tão imposs... err baixas.
Mas a verdade é que não podemos considerar irracional, porque a alguém sai e se esses alguém pensassem da mesma forma que nós hoje não estavam ricos.
Por isso eu não jogo mas não critico quem joga pois as probabilidades de ganhar existem mesmo que sejam muito baixas.

De qualquer forma neste país há mais probabilidades de assaltarmos um banco e sairmos ricos ao fim de 2 anos de cadeia :P
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães

Registado: 23/10/2009 8:52

por sargotrons » 5/7/2011 14:58

ninja1200 Escreveu:Se me sair o Euromilhões, vai direitinho para a dívida do estado.

Era de homem, não era? :)

Podias patrocinar a Assembleia da República por pouco mais de um ano!
Não faz mal!...

por Elias » 5/7/2011 14:58

ninja1200 Escreveu:Se me sair o Euromilhões, vai direitinho para a dívida do estado.

"Os ricos que paguem a crise" 8-)

por Zecatreca_1001 » 5/7/2011 14:57

:clap: :clap: :clap:

Era de homem sim senhor.

Eu aplaudia...mas não o fazia. :P

Registado: 29/11/2007 10:54

por sargotrons » 5/7/2011 14:55

zecatreca Escreveu:
AutoMech Escreveu:
zecatreca Escreveu:Já que não me vai ser sorteado o prémio...

ainda tás a tempo. 2 euritos até às 19 parece-me

Eu não jogo porque vos quero dar mais uma oportunidade. :mrgreen:

Euroverde

Se bem me lembro, não é assim que se calcula a probabilidade de ganharo eurominlões pah.
É uma combinação...mas também não me lembro como é. Talvez o Marco debite aqui matéria da boa.

Cumprimentos

O "l50565" já mostrou como é uns posts acima como é, é com factoriais. O "Euroverde" esqueceu-se de dividir pelas as bolas que vao saindo.
Editado pela última vez por Visitante em 5/7/2011 14:57, num total de 1 vez.
Não faz mal!...

por Elias » 5/7/2011 14:55

Sargotronss Escreveu:Os 2€ vale isto mesmo, o direito a sonhar com o que se podia fazer com o prémio! Porque se formos pelo racional e olharmos para a probabilidade só os tontos jogam.

Exacto. De onde se prova uma vez mais que este é um jogo totalmente irracional.

Prefiro a bolsa, onde além de poder sonhar tenho as probabilidades do meu lado 8-)

por ninja1200 » 5/7/2011 14:54

Se me sair o Euromilhões, vai direitinho para a dívida do estado.

Registado: 29/11/2007 11:03

por artista_ » 5/7/2011 14:53

Sargotronss Escreveu:...se formos pelo racional e olharmos para a probabilidade só os tontos jogam...

Eu jogo, em média, uma vez por ano! :)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por sargotrons » 5/7/2011 14:51

Os 2€ vale isto mesmo, o direito a sonhar com o que se podia fazer com o prémio! Porque se formos pelo racional e olharmos para a probabilidade só os tontos jogam. Que algum desse dinheiro vai para a solidariedade social também me faz jogar.
Não faz mal!...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot], macau5m, trilhos2006 e 234 visitantes