Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Momentos negros

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por StockGalaxy » 27/6/2011 17:17

Para quem não tem muito capital é muito fácil deixares-te levar pela experiência que tens do passado e decidires alavancar sempre cada vez mais.

As coisas vão correndo bem, alavancas mais, correm mesmo muito bem e com os lucros de um trade de 2 semanas compras uma mota de sonho 8-), alavancas ainda mais e com o trade de 1 mês compras um BMW Z4 :shock:, começas a pensar que dominas quase tudo e que até dá para controlar eventuais perdas e alavancas ainda mais com objectivo de comprar um casa e depois, num dia de extrema volatilidade, corre mal e levas com um rombo na conta... :?

é fácil ficar embriagado e acreditem que sei, e sabia na altura bem que uma das regras de ouro é não alavancar demasiado.

os acidentes têm maior probabilidade de ocorrer quando já estamos confortáveis e confiantes demais.
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

por 0investidor » 27/6/2011 15:45

Celsius Escreveu:Acho ainda que é incrivel a facilidade com que certos bancos põem à disposição dos clientes as contas-margem sem qq tipo de estudo prévio a propósito do cliente a quem propõem tais serviços.

Isto é um pouco off-topic, mas tenho de refutar essa ideia. Com mais ou menos facilidade ainda se tolera, mas daí até ser sem qualquer tipo de estudo prévio, vai uma diferença muito grande...

Quando os clientes se dirigem ao balcão para qualquer operação que envolva crédito, vão simplesmente solicitar ao banco a atribuição desse crédito /conta à margem/ cartão de crédito (etc.)

Antes que seja aprovada uma conta à margem o é examinado o perfil do cliente em termos de disponibilidades, saldos médios, poupanças, cartões, responsabilidades BDP e restante relação com o banco.

Já para não falar que tem de ter o "ordenado", "pensão", ou outro tipo de rendimentos mensalmente a debitar na conta DO... Se faltar uma vez, fica com registos no BDP...
Não sei assinar! :D

Registado: 10/2/2011 19:42

por Celsius-reloaded » 27/6/2011 14:29

Pata-Hari Escreveu:O stock galaxy levanta aqui um excelente tema de que deveriamos falar mais e mais vezes: o excesso de alavancagem e a pouca diversificação que inevitavelmente mata as carteiras por sufocação.

Por alguma razão nunca sequer equacionei a possibilidade de andar nos mercados dessa forma.

Acho ainda que é incrivel a facilidade com que certos bancos põem à disposição dos clientes as contas-margem sem qq tipo de estudo prévio a propósito do cliente a quem propõem tais serviços.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por canguru » 27/6/2011 14:23

AutoMech Escreveu:
canguru Escreveu:"1%? ríduculo")

Nada ridículo Canguru. Dependendo do tamanho da carteira até pode ser agressivo. :wink:
Eu oscilo entre 0.5% e 1%. Por vezes 2% em determinadas condições, mas é raro. Nunca mais que isso.

A carteira até é relativamente pequena ;)

Aprendi muito com os Market Wizards (e.g., Larry Hite) a ter muito respeito pelo risco. Caso contrário ficas fora de jogo (i.e., sem dinheiro) precisamente quando começas a saber lidar com o mercado.

Registado: 6/4/2008 22:41

Re: Momentos negros

por 0investidor » 27/6/2011 14:22

Ulisses Pereira Escreveu:Foi hoje publicado o meu novo artigo "Momentos negros":

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=492593

Um abraço,
Ulisses

Grande artigo, era mesmo isto que eu estava a precisar de ouvir/ler. Depois de ler a primeira vez ganhei vontade de ler uma segunda, de forma mais pausada, para gravar e nunca mais esquecer! :)

estes últimos dias têm sido frenéticos!
Não sei assinar! :D

Registado: 10/2/2011 19:42

por Pata-Hari » 27/6/2011 14:19

O stock galaxy levanta aqui um excelente tema de que deveriamos falar mais e mais vezes: o excesso de alavancagem e a pouca diversificação que inevitavelmente mata as carteiras por sufocação.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Automech » 27/6/2011 14:14

canguru Escreveu:"1%? ríduculo")

Nada ridículo Canguru. Dependendo do tamanho da carteira até pode ser agressivo. :wink:
Eu oscilo entre 0.5% e 1%. Por vezes 2% em determinadas condições, mas é raro. Nunca mais que isso.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por canguru » 27/6/2011 14:09

Bom artigo.

Fica aqui exposta a importância do MM quando estamos nesses "momentos negros". O objectivo deve ser sempre preservar o capital e todos sabemos que é mais dificil quando andamos de falhanço em falhanço. No meu caso, arrisco 1% da minha conta em cada trade (sim, já sei que muitos dos caldeiros dirão "1%? ríduculo") e à medida que as perdas se sucedem vou diminuindo a % da carteira que arrisco, por mais sedutor, por mais apelativo, por mais "seguro" que o trade me pareça.

Registado: 6/4/2008 22:41

por StockGalaxy » 27/6/2011 13:06

A minha vez chegou ao fim de 6 anos.

Causas:
Excesso de confiança ganhos com muita experiência prática e teórica nesses 6 anos e bons resultados obtidos.
Excesso de alavancagem baseada no excesso de confiança. Em paralelo com um aumento substancial da minha outra actividade de rendimento principal resultaram em perdas avultadas.
Cheguei a cometer o erro que recuperar com urgência o que perdi (de certo modo para não me sentir mal comigo) e voltei a perder mais.

Estou fora dos mercados há um ano.
Engraçado como as análises são quase sempre certas quando não tenho posições e não estou a tentar recupar seja o que for.

Valeu a pena. O que aprendi continua cá e tem um valor inestimável.

E é isto que gosto de fazer, dá-me um prazer imenso. Pena que a minha carreira seja tenha seguido outro caminho. Quem sabe um dia atiro tudo ao ar e vou trabalhar para uma corretora.
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

Momentos negros

por Ulisses Pereira » 27/6/2011 12:00

Foi hoje publicado o meu novo artigo "Momentos negros":

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=492593

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO, peterteam2 e 189 visitantes