Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Cavaco Silva apela ao investimento na Agricultura

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 1/7/2011 20:35

Ainda há menos de 3 semanas ouvimos o Cavaco a apelar ao regresso à terra e a desafiar jovens a apostar na agricultura.

Hoje o PR recebeu um conjunto de jovens no Palácio de Belém e a certa altura contou-lhes esta história (passou na SIC): "sabem que eu quando estudava chumbei um ano; e sabem o que é que o meu pai fez? mandou-me passar o verão na quinta do meu avô, a cavar milho e batatas."

Ao relatar este episódio o PR, talvez sem se dar conta, passou implicitamente a seguinte mensagem: "o campo, a agricultura é uma espécie de castigo para meninos burros, que não passam de ano".

Muito mau :oh:

Registado: 5/11/2002 12:21

por mcarvalho » 12/6/2011 22:01

tonitogomez Escreveu:
mcarvalho Escreveu:Portugal não passa de um canto onde todos os cobardes que fogem há milhares de anos das luta guerreiras nordicas... amocham porque não podem fugir mais ... ou morrer afogados no mar e que só um louco , mal criado e filho de uma vai com todos .. seria capaz de conceber.. batendo na própria mãe e faltando à palavra ( obrigando aquele que se pensa ser o pai a sacrificar a sua fanília legitima indo e obrigando a ir de corda ao pescoço ,todos .

Oh mcarvalho, bem sei q a vida ta dificil, e que o sistema de apoio portugues a agricultura é francamente mau, mas quando lancei este topico queria tentar obter SOLUÇOES alternativas e discutir areas que ainda geram interesse de investimento!

depois de tudo destruido.. o grande negócio é ganhar dinheiro com o lixo :wink:

(alguém tem de fazer o papel de advogado do diabo.. não me importo desde que isso desperte , algumas consciencias) :(

Registado: 17/2/2004 1:38

por _urbanista_ » 12/6/2011 21:54

EuroVerde Escreveu:Na minha opinião não é preciso o Cavaco apelar a nada. Não faz falta.
As pessoas é que no geral deviam cultivar a terra. Mas como é duro e custa, preferem andar de costas direitas e endividadas...

Mas se formos a falar em latifundios de monocultura, acho mesmo que os apoios tal como existem deviam acabar.

Cultiva-se 300 ha de trigo ou outro, e no final recebe-se o lucro e pronto. Assumindo o agricultor todo risco.

Para este tipo de manipulação de mercado que a Alemanha fez com a Espanha, acho que os espanhois e do sul deviam receber apoio, porque eram produtos prontos a ser consumidos e estavam em bom estado.

Isso que dizes é impossivel na europa.
Toda a agricultura europeia é subsidiada para poder existir, se assim não fosse não conseguia competir com o que vem de fora da europa. A não ser que em todo o espaço da união europeia as taxas para os produtos alimentares que entram fossem altissimos, mas isso ia criar um grande problema aos grandes como a Alemanha que quer exportar o que as suas industrias produzem...

Registado: 29/6/2009 12:38

por tonitogomez » 12/6/2011 21:26

mcarvalho Escreveu:Portugal não passa de um canto onde todos os cobardes que fogem há milhares de anos das luta guerreiras nordicas... amocham porque não podem fugir mais ... ou morrer afogados no mar e que só um louco , mal criado e filho de uma vai com todos .. seria capaz de conceber.. batendo na própria mãe e faltando à palavra ( obrigando aquele que se pensa ser o pai a sacrificar a sua fanília legitima indo e obrigando a ir de corda ao pescoço ,todos .

Oh mcarvalho, bem sei q a vida ta dificil, e que o sistema de apoio portugues a agricultura é francamente mau, mas quando lancei este topico queria tentar obter SOLUÇOES alternativas e discutir areas que ainda geram interesse de investimento!
All predictions are wrong. Some are useful.

Registado: 28/5/2009 16:32

Re: Cavaco Silva apela ao investimento na Agricultura

por ferradura » 11/6/2011 21:46

Eu já ponderei um investimento na área, Motivo:

1-A alimentação vai ser o negócio do SEC XXI.

O problema é a gigantesca discrep^^ancia entre o que ganha o agricultor e a distribuição.

Depois temos as questões climatéricas.Podemos ver tudo destruido em segundos.

Para acabar temos os custos de mão de obra e a sua disponibilidade.Não é fácil encontrar gente.

A agricultura é um termo muito vasto, e não deve ser visto de uma maneira tão leviana.

Primeiro temos de saber se PODEMOS produzir um bem devido às cotas da UE (uma coisa é consumo pessoal , outra é a produção para venda).

Depois temos que analisar o que queremos produzir.Se frutas, se legumes ou vinho.

Depois temos que analisar os impostos que ai vêm sobre as propriedades.O estado aqui não incentiva rigorosamente nada.

Depois teremos que analisar a capacidade financeira, e avaliar se podemos estar uns tempos com azares.
tonitogomez Escreveu:Gostaria de saber o que acham
os caldeireiros acerca de potencial investimento para jovens na Agricultura em Portugal??
Como filho de pais agricultores, sei que os incentivos para jovens investirem na agricultura ja foram melhores... Quais as areas de producao que o pais se deve focar?

Gostaria de ouvir opinioes.

Registado: 5/4/2010 21:14

por Arte-Sacra » 11/6/2011 20:39

Imagem

Registado: 4/5/2008 16:15

e... quando as coisas começam a dar para o torto

por mcarvalho » 11/6/2011 16:44

se até o Cavaco.. grande economista.. 1º Ministro durante quasi 10 anos.. Presidente desta relespublica .. que acordou reformas que detruiram meos de produção nacional.. agora vem dizer que tudo mudou,,,, ..

comer é comer e sigifica viver

por mcarvalho » 11/6/2011 16:09

clevver Escreveu:interessante era alguem postar alguma informação acerca de que produtos Potugal tem falta e precisa de importar... podia ser que se fizesse luz em alguem, isso sim seria uma grande ajuda!

Portugal precisa de importar tudo!!

aqui nada funciona e o que funciona é com a ajuda de alguns paise que nos "enfiaram" tudo para se safarem e agora querem receber algum...

tu agora só tens de exportar.. e.. o quê?

se nem para comer tens!!!

que soluções te restam para sobreviveres?

fazeres o que ninguém " evoluído " já faz ..

pensa o que acontece nos países mais pobres e sub desenvolvidos..

prostituir os filhos , só para comer, vendê-los para a guerra dos outros , empenhares as jóias e terras da fam´lia só para viveres mais uma semana e.. tudo o que a tua inaginação te levar

DEIXO ESTA DEIXA..

De que serão capazes só para sobreviver???
ou .. julgas que não?

por mcarvalho » 11/6/2011 15:39

Se o Cavaco apela .. é porque é o Cavaco (com quem não simpatizo porque é um Robot)

Se o Sócrates destroi .. não foi bem assim .. a culpa foi dos outros..

FOI DOS OUTROS? .. sE FOI DOS OUTROS .. SAFARAM-SE TODOS E FICOU O SÓCRATES TIPO CORN- A LIXAR-NOS A TODOS E PRINCIPALMENTE AOS QUE O AMAVAM

....

Mas em relação à Agricultura.. defendi sempre que a satisfação das necessidades básicas é fundamental..

e sem a batata e o caga- não há bicho que sobreviva..

nem que seja o maior intelectual ..

Portanto a base da subsistencia é a alimentação e a água..

QUEM ESTÁ DISPOSTO A IR TRABALHAR PARA O CAMPO PARA SOBREVIVER?''

qUEM ESTÁ DISPOSTO A MORRER À FOME?

QUEM ESTÁ DISPOSTO A MENDIGAR?

........

que um fórum de bolsa e generalista como este . se pronuncie

Isso poderá dar uma ideia do espirito português em Portugal

NB no japão sacrificaram a vida ( na central nuclear)assumiram responsabilidades , demitiram-se e prescidiram dos vencimentos.. mas .. O JAPÂO É DOS JAPONESES e lá nascem e lá vivem e lá morrem (até quando?)

e Portugal???...

PORTUGAL é dos que ficam.. se ajoelham, se adaptam e que estão habituados a que sejam os de fora a mandar..

Portugal não passa de um canto onde todos os cobardes que fogem há milhares de anos das luta guerreiras nordicas... amocham porque não podem fugir mais ... ou morrer afogados no mar e que só um louco , mal criado e filho de uma vai com todos .. seria capaz de conceber.. batendo na própria mãe e faltando à palavra ( obrigando aquele que se pensa ser o pai a sacrificar a sua fanília legitima indo e obrigando a ir de corda ao pescoço ,todos .

PORTUGAL é isto .. bem me custa .. sou PORTUGUÊS

não emigro, não desisto, não chafurdo, mas vou tentado

PS tido este meu pensamento está aqui no Caldeirão e no fórum de bols a da SIC..mas sobretudo está no que sinto... há já uns anos

..............

O Japão continuará enquanto houver japoneses

Portugal desaparecerá porque não há portugueses.. há . isso sim , uma amálgama de oportunistas sem escrupulos

por clevver » 11/6/2011 1:12

interessante era alguem postar alguma informação acerca de que produtos Potugal tem falta e precisa de importar... podia ser que se fizesse luz em alguem, isso sim seria uma grande ajuda!
Ai ai ai

Registado: 29/11/2007 2:40

por nelsonfilipe » 11/6/2011 0:00

tonitogomez Escreveu:
nelsonfilipe Escreveu:
Não é 34000€. São 30000€ em caso do sócio maioritário ser só um (jovem agricultor) ou no caso de haver mais de 51% de capital social distribuido por 2 sócios ( jovens agricultores ) o prémio é de 40000€.

Oh Nelson, posto neste tom financeiro, até parece que estamos a falar de um negócio do sector terciario! :mrgreen:

É tens razão. Lol mas qq das formas é uma das poucas coisas empreendedoras que temos de incentivo à criação de riqueza no nosso país. :|

Registado: 10/9/2009 15:41

por tonitogomez » 10/6/2011 23:33

nelsonfilipe Escreveu:
Não é 34000€. São 30000€ em caso do sócio maioritário ser só um (jovem agricultor) ou no caso de haver mais de 51% de capital social distribuido por 2 sócios ( jovens agricultores ) o prémio é de 40000€.

Oh Nelson, posto neste tom financeiro, até parece que estamos a falar de um negócio do sector terciario! :mrgreen:

por nelsonfilipe » 10/6/2011 18:58

balta Escreveu:Tens de apresentar um projecto, e para o prémio à 1ª instalação (actualmente 34000€), tens de preencher determinadas caracteristicas (idade, ter uma licenciatura na área ou um curso de jovem agricultor, entre outros), mas poder ver isso tudo no site do PRODER.

por tonitogomez » 10/6/2011 18:58

balta Escreveu:Tens de apresentar um projecto, e para o prémio à 1ª instalação (actualmente 34000€), tens de preencher determinadas caracteristicas (idade, ter uma licenciatura na área ou um curso de jovem agricultor, entre outros), mas poder ver isso tudo no site do PRODER.

Existe quase sempre uma associacao de agricultores ou 'cooperativa agricola' em cada concelho, e eles dao toda a informacao.

por balta » 10/6/2011 18:33

Tens de apresentar um projecto, e para o prémio à 1ª instalação (actualmente 34000€), tens de preencher determinadas caracteristicas (idade, ter uma licenciatura na área ou um curso de jovem agricultor, entre outros), mas poder ver isso tudo no site do PRODER.

Registado: 6/4/2005 10:39

por nelsonfilipe » 10/6/2011 18:14

caracinha Escreveu:ok onde posso requerer

Qualquer empresa de consultoria está dentro do assunto e pode fazer te o projecto pra jovem agricultor. Depois tens as associações de agricultores, tens empresas destinadas só a projectos de investimento como por exemplo uma empresa em Beja chamada O Trevo. Noutras cidades não conheço nenhuma assim de momento...

por caracinha » 10/6/2011 17:19

ok onde posso requerer

Registado: 23/6/2009 21:43

por nelsonfilipe » 10/6/2011 17:10

caracinha Escreveu:onde posso pedir esse subsidio ,os 30 mil sao por hectare ?e que tenho 5 hectares meus e so tenho oliveiras e uma hortita e tou a pensar ir para la trabalhar tou farto do litoral :mrgreen:

30000€ de prémio unico pra ajuda da instalação. 30 mil por hectare? lol era bom sim

por caracinha » 10/6/2011 17:07

onde posso pedir esse subsidio ,os 30 mil sao por hectare ?e que tenho 5 hectares meus e so tenho oliveiras e uma hortita e tou a pensar ir para la trabalhar tou farto do litoral :mrgreen:

Registado: 23/6/2009 21:43

por tonitogomez » 10/6/2011 17:01

nelsonfilipe Escreveu:
Sem dúvida, e também conheço alguns que receberam o prémio de instalação ( 30000€ ) e moram em lisboa num apartamento e não têm terra nenhuma.. :shock:

Pois, 'a portuguesa.. por uns pagam os outros...

por nelsonfilipe » 10/6/2011 16:42

balta Escreveu:Eu penso que na Agricultura, não há muito a inventar, é fazer o que historicamente já se fazia naquelas terras, melhorado com os planos de regadio (ex Cova da Beira e Alqueva)o que permite diversificar. O que se deve fazer é tentar colocar lá fora esses produtos e substituir importações, e para isso é claro que apoios à instalação de jovens agricultores, com projectos bem concebidos, e fundamentalmente postos em prática por jovens dessa área de interesse e estudo, têm grandes possibilidades de singrar. Engane-se aquele que pensa cair de para quedas na Agricultura para aproveitar subsidios. Só vai arranjar dividas, eu pessoalmente conheço alguns exemplos de jovens agricultores com sucesso, mas também o invesrso, em que estão cheios de dívidas e com as terras no penhor.

Sem dúvida, e também conheço alguns que receberam o prémio de instalação ( 30000€ ) e moram em lisboa num apartamento e não têm terra nenhuma.. :shock:

por balta » 10/6/2011 16:37

Eu penso que na Agricultura, não há muito a inventar, é fazer o que historicamente já se fazia naquelas terras, melhorado com os planos de regadio (ex Cova da Beira e Alqueva)o que permite diversificar. O que se deve fazer é tentar colocar lá fora esses produtos e substituir importações, e para isso é claro que apoios à instalação de jovens agricultores, com projectos bem concebidos, e fundamentalmente postos em prática por jovens dessa área de interesse e estudo, têm grandes possibilidades de singrar. Engane-se aquele que pensa cair de para quedas na Agricultura para aproveitar subsidios. Só vai arranjar dividas, eu pessoalmente conheço alguns exemplos de jovens agricultores com sucesso, mas também o invesrso, em que estão cheios de dívidas e com as terras no penhor.

Registado: 6/4/2005 10:39

por nelsonfilipe » 10/6/2011 16:15

tonitogomez Escreveu:
nelsonfilipe Escreveu: Mas claro, primeiro tens que gastar com fundos próprios ou com ajuda do banco e só depois com a prova de facturas e com um estudo de viabilidade económica é que eles te vão pagar os correspondentes 50% ou 60%.

SIm tive conhecimento deste projecto.
O problema e' que de momento, o retalhista tem demasiado poder, e por isso a margem de lucro do agricultor e' minuscula, e por isso obriga o agricultor a ter uma dimensao muito grande, que nao esta ao alcance de todos, especialmente em zonas mais desniveladas como e o caso do interior de portugal.

Como é óbvio quem se mete na agricultura tem que fazer uma coisa de certa dimensão ou então nem vale a pena. Quem se quer iniciar na agricultura, tem que começar com pouco e só ao fim de alguns anos de experiência é que se pode meter em coisas maiores com projectos apoiados a fundo perdido. Os retalhistas só têm certo poder sobre o preço quando falamos de sonae´s ou de jeronimo martins. Mas por exemplo, quando o agricultor tem um produto de excelência, eles pagam bem e caro sem dúvida.

por tonitogomez » 10/6/2011 15:51

nelsonfilipe Escreveu: Mas claro, primeiro tens que gastar com fundos próprios ou com ajuda do banco e só depois com a prova de facturas e com um estudo de viabilidade económica é que eles te vão pagar os correspondentes 50% ou 60%.

SIm tive conhecimento deste projecto.
O problema e' que de momento, o retalhista tem demasiado poder, e por isso a margem de lucro do agricultor e' minuscula, e por isso obriga o agricultor a ter uma dimensao muito grande, que nao esta ao alcance de todos, especialmente em zonas mais desniveladas como e o caso do interior de portugal.

por tonitogomez » 10/6/2011 15:47

EuroVerde Escreveu:As pessoas é que no geral deviam cultivar a terra. Mas como é duro e custa, preferem andar de costas direitas e endividadas...

yeah :x

EuroVerde Escreveu:Mas se formos a falar em latifundios de monocultura, acho mesmo que os apoios tal como existem deviam acabar.

Concordo, temos q compreender que apoios funcionam melhor em grande escala!

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO e 81 visitantes