Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BASF

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por paulop2009 » 3/3/2011 13:55

Não acham que o volume está um pouco baixo para quem tem que passar a resistência dos 61.8?

Neste momento, olhando no google-finance, estamos a meio da sessão e estão transaccionados aprox 1M de títulos. Mas a média dos ultimos 3 meses anda pelos 3M.

Eu, pelo sim pelo não saí aos 61.3 a ver como as modas param... Se passar a resistência então aí voltarei para a festa do chá...

P

Registado: 15/9/2010 15:02

por Elias » 3/3/2011 13:27

FilRib Escreveu:Antes de romper, quem quiser aproveite agora para tomar o seu chá.

lol, FilRib essa era a minha conversa no gráfico da Google. 8-)

Nota que já foi a 61,49 estando apenas a 0,5% do máximo de sempre.

Registado: 5/11/2002 12:21

por FilRib » 3/3/2011 13:18

Antes de romper, quem quiser aproveite agora para tomar o seu chá.

Registado: 4/8/2010 10:09

por Elias » 3/3/2011 10:20

O padrão continua a formar-se.

Em caso de ruptura da resistência, este título poderá ser um dos motores que ajudará o DAX a fazer novos máximos, devido ao peso elevado que tem no índice (mais de 9%)
Anexos
basf chavena.PNG
basf chavena.PNG (43.44 KiB) Visualizado 8235 vezes

por Elias » 2/3/2011 11:22

Até o mercado me dizer que estou errado, continuarei a acreditar que se está a formar uma chávena-e-asa.
Anexos
basf.PNG
basf.PNG (40.67 KiB) Visualizado 8279 vezes

por paulop2009 » 28/2/2011 16:51

Pois é, tens razão. Estava a fazer a conta como se a asa acabasse na altura da chávena, e não estava a adicionar...

quod erat erradum :oops:

por Elias » 28/2/2011 16:46

Paulo,

A base da chávena está nos 55.
O topo (linha de ruptura) está nos 62.
A altura da chávena é pois de 7.

Somando a altura da chávena à linha de ruptura temos: 62 + 7 = 69.

Quod erat demonstrandum :)

por paulop2009 » 28/2/2011 16:36

Elias, agora fiquei aqui um pouco baralhado. Deve ser o 69 que me baralha :)

Porque dizes que 69 é o target. A altura da chávena anda pelos 62. Neste padrão a asa costuma acabar na altura da chávena, certo? De onde vem os 69?

por Elias » 28/2/2011 13:18

FilRib Escreveu:
Elias Escreveu:aponta para os 69 (curioso número!)

Ah Mota Amaral! Malandreco!

pronto, descobriram-me a careca :oh:

por FilRib » 28/2/2011 13:16

Elias Escreveu:aponta para os 69 (curioso número!)

Ah Mota Amaral! Malandreco!

por Elias » 28/2/2011 12:19

No passado dia 18 de Fevereiro escrevi isto:

Elias Escreveu:Neste momento o título regressou à zona dos máximos históricos e está novamente acima dos 61,30 - ou seja a menos de 1% do máximo de sempre.

Neste ponto vejo 3 cenários possíveis:
- o anterior máximo é vencido e o título parte para novos máximos absolutos, mantendo a tendência ascendente;
- tem início uma nova correcção até aos 55, mantendo-se a BASF numa lateralização prolongada;
- forma-se um duplo topo (este cenário apenas se distingue do anterior se houver uma quebra dos 55), havendo lugar a uma inversão de longo prazo.

Ora o mercado é malandro e arranja sempre um cenário que a malta não tinha previsto :lol:

Com efeito, agora tenho a sensação de que está a acontecer um quarto cenário que eu não tinha considerado: a cotação parece estar a desenhar uma chávena-e-asa, sendo que a asa ainda vai a meio. A concretizar-se este padrão, a projecção do mesmo (calculada com base na altura da "taça") aponta para os 69 (curioso número!) ou 70 euros.

Como a probabilidade está do lado da tendência-mãe (ascendente), acredito na ruptura em alta dos 61,80.

Claro que para quem está fora, poderá ser preferível aguardar por uma ruptura da resistência antes de tomar posição.

Disclaimer: continuo com uma posição longa em BASF
Anexos
basf1.PNG
basf1.PNG (45.71 KiB) Visualizado 8414 vezes
basf2.PNG
basf2.PNG (41.82 KiB) Visualizado 8396 vezes

por Elias » 18/2/2011 14:36

A BASF está num ponto interessante. Depois de quatro meses de subidas, culminou a 61,88 no dia 17 de Dezembro (máximo de sempre), após o que encetou uma correcção que a trouxe de volta aos 55, onde encontrou um suporte (já tinha havido aqui uma breve reacção em Novembro).

Neste momento o título regressou à zona dos máximos históricos e está novamente acima dos 61,30 - ou seja a menos de 1% do máximo de sempre.

Neste ponto vejo 3 cenários possíveis:
- o anterior máximo é vencido e o título parte para novos máximos absolutos, mantendo a tendência ascendente;
- tem início uma nova correcção até aos 55, mantendo-se a BASF numa lateralização prolongada;
- forma-se um duplo topo (este cenário apenas se distingue do anterior se houver uma quebra dos 55), havendo lugar a uma inversão de longo prazo.

Do ponto de vista técnico, a probabilidade está do lado da continuação da tendência vigente. Do ponto de vista fundamental (e embora eu não use AF na tomada de decisões), é de referir que os crescentes lucros da empresa, que atingiram recordes em 2010, também tornam mais credível o cenário de novas valorizações.

Por todas estas razões, acredito que o primeiro cenário se concretizará.

Dois gráficos em anexo.

Disclaimer: mantenho uma posição longa em BASF
Anexos
basf1.PNG
basf1.PNG (48.09 KiB) Visualizado 9333 vezes
basf2.PNG
basf2.PNG (45.03 KiB) Visualizado 9327 vezes

por Elias » 6/1/2011 10:42

Para quem não pesca nada de francês: o Crédit Suisse diz que a BASF está num bom ponto de entrada e "amanda" com um target de 78 aéreos...

BASF : excellent point d'entrée selon Crédit Suisse.

(CercleFinance.com) - Crédit Suisse réaffirme son opinion 'surperformance' et son objectif de cours de 78 euros sur BASF, considérant qu'après une baisse de 6% en deux jours, le titre se situe à un excellent point d'entrée pour les investisseurs.

L'analyste considère que le groupe allemand se dirige rapidement vers une position de leader dans la chimie de spécialité avec les acquisitions de Cognis et de Ciba.

'Le marché sous-estime encore le potentiel de croissance de BASF' juge Crédit Suisse, qui table sur un bénéfice par action supérieur de 14% au consensus pour 2011.

L'analyste s'attend à une période relativement calme jusqu'à la prochaine publication de résultats du groupe, le 24 février, mais il souligne que l'action a progressé en moyenne, sur les deux dernières années, de 7% dans le mois suivant l'annonce de résultats.

À 5,5 fois son EBITDA attendu pour 2011, Crédit Suisse estime que BASF se traite avec une décote de 21% par rapport à son secteur au sens large, ce qu'il juge injustifié compte tenu de la qualité du portefeuille du groupe.

por Elias » 4/1/2011 18:11

Sim tenho acompanhado. A BASF esta a corrigir das fortes subidas do trimestre anterior, depois de ter feito máximos de sempre em Dezembro.

por FilRib » 4/1/2011 18:09

Boa tarde.

Alguém tem acompanhado? Estou certo que Elias sim.
Assististe ao mergulho no final? Está a descer bastante....

por FilRib » 8/12/2010 15:16

Boas. Sim, ajudaste. Obrigado pela opinião. Além do mais a opinião de quem está dentro é sempre muito mais válida do que de qualquer outro que não está directamente envolvido.

Por isso, vou também ser fiel aos meus princípios e esperar por uma verdadeira oportunidade de entrada (às vezes é difícil dominar o desejo de entrar!).

por Elias » 8/12/2010 15:07

Olá FilRib,

Sim, tenho acompanhado, pois como referi no meu comentário de 3 de Novembro estou longo neste título.

O sinal de entrada foi dado na quebra em alta da resistência que havia nos 47,00-47,50 (pessoalmente até entrei um pouco abaixo desse valor, na expectativa de ver a resistência derrubada - um risco adicional que resolvi correr, pois na altura acreditei que isso iria suceder).

A MACD deu ontem novo sinal de compra, o Money Flow de Chaikin continua muito positivo e o RSI - pasme-se - não está sobrecomprado (como aliás referiste), o que sugere que esta subida tem sido feita de forma consistente e sem grandes euforias. Pessoalmente ainda não encontro qualquer razão para me desfazer do título e tenho resistido à tentação de embolsar (ao abrigo da RULE 31: As long as a market is acting right, don´t rush to take profits).

No entanto, neste momento o título está bastante "esticado", apesar de estar em máximos de sempre, pelo que o risco de uma entrada neste ponto é superior (refiro-me ao risco de uma correcção maior, naturalmente, mas a verdade é que ainda não houve qualquer sinal de venda). Por outro lado, o rectângulo de consolidação que houve no primeiro semestre deste ano pode ser visto como uma paragem numa subida cuja projecção seriam os 70-80 euros - será que lá vai?

Não sei se vai haver alguma correcção mais forte pelo caminho, a história recente deste título tem sido feita de correcções pequenas, da ordem dos 5%, que se têm invariavelmente revelado excelentes oportunidades de compra. Se eu estivesse de fora e quisesse entrar, provavelmente aproveitaria uma dessas correcções para o fazer (mas é claro que a coisa poderia correr bem ou mal...).

Espero ter ajudado. :wink:

(o gráfico corresponde ao fecho de ontem)
Anexos
basf.PNG
basf.PNG (39.79 KiB) Visualizado 9498 vezes

por FilRib » 8/12/2010 14:46

Boa tarde Elias, tens acompanhado os movimentos mais recentes desta cotada?
As duas correcções recentes pareciam sinais de perca de força, mas após esta subida mais recente mostrou que apenas estava a aliviar os sinais de sobrecompra. Hoje pensei que fosse corrigir mais, contudo corrigiu no inicio da sessão e agora está novamente a subir.
Tens opinião se será bom momento para entrar ou já agora esperar por uma eventual correcção mais forte (neste momento não está em sobrecompra, mas caminha para lá)
Obrigado.

por Elias » 3/11/2010 11:23

A BASF foi a acção mais votada na promoção de ontem, por isso aqui fica um comentário alargado.

O título tem vindo a protagonizar uma subida impressionante desde Março do ano passado, tendo já ganho 170% desde então. Esta subida tem sido feita de forma bastante consistente, sendo contudo de assinalar um período de seis meses de lateralização que aconteceu de Março a Setembro de 2010 (durante esta fase o título consolidou entre 41 e 47). Finalmente, no início de Outubro a cotação rompeu a zona de consolidação pelo lado de cima, abrindo caminho para novas subidas. Rapidamente quebrou o anterior máximo do ano (48,83 feito em Abril de 2010) e o seu máximo absoluto (52,87 feito em Janeiro de 2008). A BASF encontra-se agora em níveis nunca anteriormente visitados - o fecho de ontem a 54,23 foi o mais alto de sempre.

Numa situação destas, é sempre muito difícil, para não dizer impossível, traçar resistências, pois não existe qualquer histórico que nos ajude a identificar em que níveis estão concentrados os vendedores. Normalmente, e enquanto a tendência se mantiver, a máximos seguem-se novos máximos, ou seja, nunca se sabendo quando pára uma subida. Só o tempo permitirá estabelecer esses novos níveis de referência. Quanto a suportes, o mais importante encontra-se na zona dos 47-48,5, onde se situava a anterior resistência, sendo este o nível a ter debaixo de olho em caso de uma eventual correcção.

Pessoalmente, e considerando que a tendência é positiva em todos os horizontes temporais, acredito na continuação das subidas na BASF, sendo esta minha convicção reforçada pelo facto de os indicadores estarem bastante positivos.

Dois gráficos em anexo (actualizados com o fecho de ontem).

Disclaimer: tenho uma posição longa em BASF
Anexos
basf1.PNG
basf1.PNG (75.64 KiB) Visualizado 9551 vezes
basf2.PNG
basf2.PNG (40.08 KiB) Visualizado 9561 vezes

por Elias » 20/10/2010 15:29

BASF Raises Outlook

Data: OCTOBER 20, 2010, 10:16 A.M. ET
Fonte: online.wsj.com

FRANKFURT—BASF SE, the world's biggest chemicals company, surprised investors Wednesday by releasing partial third-quarter results early. The company also raised its full-year guidance.

The German group said a 23% rise in third quarter revenue resulted from continued recovery in its markets and the lack of a traditional summer sales slump.

Investors had been expecting BASF to formally lift its full-year guidance after BASF Chief Executive Juergen Hambrecht at the end of September said the usual downturn in summer business had not occurred this year.

For the whole of 2010, BASF Wednesday said it expects sales to be around €63 billion (about $87 billion), after sales for the first nine months jumped 27% to €47.5 billion.

It now expects adjusted earnings before interest and tax of over €8 billion this year after adjusted EBIT soared 77% in the third quarter, to €2.2 billion, exceeding analyst expectations of €1.97 billion.

If BASF meets its new guidance, the results would exceed previous records for sales and operating profit.

In 2009, BASF posted sales of €50.7 billion and income before special items of about €4.9 billion.

Still, BASF warned that the positive developments in the recent months may not continue at the same pace next year, and voiced concerns about volatile raw material costs and foreign currency markets, production overcapacity, protectionism trade barriers and the world's fragile economic recovery.

BASF declined to say which business units did particularly well in the third quarter, noting that the group will publish full third-quarter earnings on Oct. 28. A spokesman would only say that "all business units performed positively, some more so than others."

The company released third-quarter details and updated the full-year outlook early due to a German legal requirement obliging stock-listed companies to immediately publish any information that's likely to influence its stock price, or which significantly differs from market expectations, the spokesman said.

Bernstein Research said unexpectedly high margins in niche plastic and chemicals products drove the improved performance, along with faster-than-expected commodity chemicals growth. The brokerage said there is a positive read-across for Bayer AG's MaterialScience division, which has many similar niche commodities to BASF, and will also report earnings on Oct. 28.

Commerzbank said in a research note that strength in BASF's chemicals and plastics division is a sign of ongoing demand and pricing power, which is allowing the group to pass on higher raw material prices to customers.

When presenting second quarter figures, BASF said it expected its sale growth to exceed global chemical production, which the company then estimated would grow by between 7% to 8% in the current financial year.

por Fenicio » 12/10/2010 22:31

BASF - 12/10/2010

A BASF continua a confirmar a sua força bullish de curto prazo, reforçada após a quebra em alta da sua Linha de Tendência Descendente (LTd) no passado dia 24 de Setembro.

Neste momento a cotação segue a testar a sua resistência dos € 48,80, uma barreira que, na eventualidade de ser quebrada em alta, poderá disparar um bom sinal de entrada para os investidores mais atrasados.

Aos bears recomendo muita atenção pois se esta quebra em alta não se verificar, provavelmente assistiremos a uma correcção no futuro a curto prazo.

Imagem

Imagem
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por Fenicio » 8/10/2010 0:09

Elias Escreveu:Pois, ultimamente tem-se falado muito nessa questão do volume.

Eu tenho uma opinião algo diferente da maioria sobre esse assunto, considero que o volume é importante mas não essencial, já vi muitas rupturas sem volume e que depois têm continuidade. O mais importante é o movimento dos preços e o resto é paisagem... (quero dizer, a presença de volume reforça o sinal, mas a ausência de volume não o invalida)

De fscto, muitos dizem que "antigamente" dava-se muito mais ênfase ao volume e que hoje, por conta dos sistemas automáticos de trading, já não tem a mesma importância.

Os autores mais antigos, anos 50 / 60, sempre destacaram o volume como o principal factor a considerar na validação de uma formação.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

por Elias » 8/10/2010 0:03

Pois, ultimamente tem-se falado muito nessa questão do volume.

Eu tenho uma opinião algo diferente da maioria sobre esse assunto, considero que o volume é importante mas não essencial, já vi muitas rupturas sem volume e que depois têm continuidade. O mais importante é o movimento dos preços e o resto é paisagem... (quero dizer, a presença de volume reforça o sinal, mas a ausência de volume não o invalida)

por Fenicio » 7/10/2010 23:38

Elias Escreveu:Olha que o volume não foi nada mau, foi um dos três dias com mais volume desde o início de Julho...

Não sei, se calhar estou a ser exigente demais, mas esperava por um volume maior, é verdade.

por Elias » 7/10/2010 23:35

Olha que o volume não foi nada mau, foi um dos três dias com mais volume desde o início de Julho...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, bpcolaco, danielme1962, Google [Bot], Sinedrio e 148 visitantes