Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Cimpor - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por jota007 » 3/2/2011 17:01

Se fechar abaixo dos 4,90 penso que sim. :roll:

Cumprimentos

Registado: 25/5/2009 20:57

Uma pergunta....

por rasteiro » 3/2/2011 15:09

aos seguifores desta menina?
Não estará esta menina a preços razoáveis de uma entrada para curtos?

Abraços

Registado: 29/11/2007 12:24

por AlexTim » 31/1/2011 15:26

Obrigado pela tua explicação/opinião

Registado: 25/5/2009 18:11

por pdcarrico » 31/1/2011 14:28

AlexTim Escreveu:Falaste no Egito dando esse pais como um bom retorno pra cimpor, com esta incerteza toda por essas bandas não terá agora um efeito penalizador pra cimpor? estando a acção a rondar um suporte será uma boa oportunidade de entrada? Eu tenho andado á espera que caisse nos 4,8 / 4,88 pra entrar mas visto estes acontecimentos recentes fiquei com algumas duvidas, alguém pode dar uma opinião.

Uma coisa interessante na cimpor é que havendo dispersão geográfica de negócios, permite-se que alguns Países funcionem como o motor para o lucro operacional, enquanto outros estarão em fase mais recessiva. O cimento é uma matéria prima cujo custo impede viabilidade logística de exportação entre pontos distantes. Isto é, não faz muito sentido produzir num lugar para vender em outro lugar alguns milhares de Km depois.

Daí que haja unidades de produção locais e as unidades de trading sirvam apenas zonas próximas. Em alguns casos pode não ser assim, como por exemplo a exportação de cimento de Portugal para Cabo Verde, mas aí há uma posição de domínio que permite ter margem que dilui um custo de logística.

O caso do Egipto é um caso de grande rentabilidade nos últimos dois anos mas não significa grande volume de negócios. Essa rentabilidade decorre em parte de excassez de clínquer (matéria base que serve a produção do cimento), para o volume necessário decorrente de crescimento recente da construcção. A margem da cimpor no Egipto chegou a ser superior a 40% em 2009, quando em outros mercados onde a oferta é maior, a margem é menor. O valor médio do EBIDTA da empresa não chegará a 30%.

O EBIDTA do Egipto representaria em 2009 talvez entre 15-20% do total, sendo que o volume de negócios represente talvez uns 10%. Mas por exemplo na Turquia existe capacidade instalada da cimpor equivalente à que tem no Egipto, ou seja se o mercado aquecer lá e desaquecer no Egipto, a situação seria neutra para a cimpor. Agora qual será a consequência destes conflitos, é coisa que dificilmente se pode saber.

No momento o Brasil é o mercado mais interessante para a cimpor. O Egipto deve ser o 3º País contribuinte para o Ebidta (a seguir a Portugal e Brasil).
Pedro Carriço

Registado: 29/11/2007 11:42

por AlexTim » 31/1/2011 13:09

Falaste no Egito dando esse pais como um bom retorno pra cimpor, com esta incerteza toda por essas bandas não terá agora um efeito penalizador pra cimpor? estando a acção a rondar um suporte será uma boa oportunidade de entrada? Eu tenho andado á espera que caisse nos 4,8 / 4,88 pra entrar mas visto estes acontecimentos recentes fiquei com algumas duvidas, alguém pode dar uma opinião.

Registado: 25/5/2009 18:11

por pdcarrico » 28/1/2011 19:23

luka Escreveu:E ja agora a nivel fundamental, o facto de estar em paises de forte crescimento é um trunfo para a CIMPOR...

O administrador financeiro da Cimpor disse hoje que a cimenteira está optimista para 2011, graças à sua diversificação nos mercados emergentes.

As vendas da Cimpor no mercado ibérico têm sido penalizadas pela crise económica e financeira, mas a número um dos cimentos em Portugal tem registado aumentos significativos no seu volume de negócios em países como o Brasil e a Turquia.

"2011 para a Cimpor vai ser um ano de continuidade dos anos anteriores. Claro que estamos optimistas", disse hoje António Varela, CFO (Chief Financial Officer) da empresa, à Reuters, acrescentando que a cimenteira procura novas oportunidades de negócio na Índia, onde já tem uma fábrica.

"Na Índia temos uma fábrica e é uma área onde estamos á procura de oportunidades de investimento, dentro dos mercados emergentes. No ano passado, anunciámos novas unidades no Brasil, China e Moçambique", adiantou António Varela.

Continuo a acumular ...a aproveitar as quedas recentes
:wink:

Sem dúvida alguma que a diversificação permite anular riscos específicos de algumas zonas geográficas. Nesta altura, é do Brasil que vem a principal parte do Ebidta. Outro País com retornos interessantes tem sido o Egipto, onde inclusivamente foram impedidas, há pouco tempo, exportações para o golfo por falta de clínquer e cimento. Egipto é mais interessante que os outros Países Magrebinos onde a cimpor está também presente.

A Turquia não está tão forte, mas acho que o investimento lá aproveita a proximidade à Rússia. E pode ser uma opção estratégica interessante para o futuro.

Na China e na Índia, a presença é ainda incipiente, e o volume da capacidade instalada global Chinês é tão alto que não permite lucratividade. Mas é sempre bom estar presente no país de maior produção e mercado mundiais.

Outro País com alguma expressão para a cimpor é a África do Sul. Portugal e Espanha são mercados meio letárgicos mas juntos já não representaram nem 1/3 das vendas da empresa.
Pedro Carriço

Registado: 29/11/2007 11:42

por paulop2009 » 28/1/2011 12:53

Luka, boa dica. Obrigado.

Registado: 15/9/2010 15:02

por Luka! » 27/1/2011 9:11

E ja agora a nivel fundamental, o facto de estar em paises de forte crescimento é um trunfo para a CIMPOR...

O administrador financeiro da Cimpor disse hoje que a cimenteira está optimista para 2011, graças à sua diversificação nos mercados emergentes.

As vendas da Cimpor no mercado ibérico têm sido penalizadas pela crise económica e financeira, mas a número um dos cimentos em Portugal tem registado aumentos significativos no seu volume de negócios em países como o Brasil e a Turquia.

"2011 para a Cimpor vai ser um ano de continuidade dos anos anteriores. Claro que estamos optimistas", disse hoje António Varela, CFO (Chief Financial Officer) da empresa, à Reuters, acrescentando que a cimenteira procura novas oportunidades de negócio na Índia, onde já tem uma fábrica.

"Na Índia temos uma fábrica e é uma área onde estamos á procura de oportunidades de investimento, dentro dos mercados emergentes. No ano passado, anunciámos novas unidades no Brasil, China e Moçambique", adiantou António Varela.

Continuo a acumular ...a aproveitar as quedas recentes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

por Luka! » 26/1/2011 23:15

camaleo Escreveu:Caros colegas de forum

venho pedir um gráfico com uma opinião técnica actualizada da Cimpor...

Julgo que a pequena resistencia de 5,15€ foi ultrapassada e tem servido de suporte...

Obrigado :)

Aqui fica o grafico actualisado:
A tendencia de médio prazo é ascendente, e esta a agora num ponto de entrada :
-Linha de tendencia ascendente (base do tunel Ascendente )
-E suporte/pivot dos 4.90€

mas o grafico diz , mais que as minhas palavras ...

Anexos
CPR 2.bmp
CPR BUY POINT
CPR 2.bmp (241.25 KiB) Visualizado 8560 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

por camaleo » 23/12/2010 15:49

Caros colegas de forum

venho pedir um gráfico com uma opinião técnica actualizada da Cimpor...

Julgo que a pequena resistencia de 5,15€ foi ultrapassada e tem servido de suporte...

Obrigado :)

Registado: 25/3/2010 21:12

por T1ag0 » 7/12/2010 1:16

Continuam as dificuldades da cimpor para ultrapassar a resistência de curto prazo. À terceira não foi de vez.

Cumprimentos

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Registado: 29/3/2010 17:06

por Seaman » 3/12/2010 1:46

rsacramento Escreveu:
Seaman Escreveu:Técnicamente foi um gap porque no 2º dia a cotação negociou sempre (durante o dia) abaixo do valor do minimo do dia anterior. Esta é a definição de GAP. O máximo do segundo dia é menor que o minimo do dia anterior.

Interpretação: no leilão de abertura do 2º dia chegou-se a um equilibrio oferta/procura que se reflectiu um valor de abertura logo baixo do minimo do dia anterior, isto é abriu logo com um Gap. Poderia ter fechado o Gap nesse mesmo dia mas aconteceu que o valor da abertura e os valor que lhe seguiram nunca chegaram ao mínimo do dia anterior.

mas não houve qualquer gap!

houve sim um, mas no dia 23/11

Olá Rui,

tás desatento pá! :)

Vê lá o texto do 1º post (do zequinha em 2Dez ás 18h56m)em que foi questionada a presença do Gap.
:oh:

Óbviamente que nestes dias não houve Gap nenhum... Já lês os posts na diagonal pá ?:mrgreen:

.

Registado: 4/4/2009 0:57

por Elias » 3/12/2010 1:19

ilusion Escreveu:Mas alguém arranja alguma justificação "plausivel" para uma subida destas?

"interesse comprador", serve? :wink:

Registado: 5/11/2002 12:21

por ilusion » 3/12/2010 1:13

Razao_Pura Escreveu:A Cimpor tem um free float reduzido e não é normal esta volatilidade. Mas realmente olhando para o gráfico vê-se que a descida das ultimas sessões também foi vertiginosa logo percebe-se esta recuperação.

R.P.

Mas alguém arranja alguma justificação "plausivel" para uma subida destas?

Registado: 27/8/2009 23:00

por rsacramento » 2/12/2010 23:47

Seaman Escreveu:Técnicamente foi um gap porque no 2º dia a cotação negociou sempre (durante o dia) abaixo do valor do minimo do dia anterior. Esta é a definição de GAP. O máximo do segundo dia é menor que o minimo do dia anterior.

Interpretação: no leilão de abertura do 2º dia chegou-se a um equilibrio oferta/procura que se reflectiu um valor de abertura logo baixo do minimo do dia anterior, isto é abriu logo com um Gap. Poderia ter fechado o Gap nesse mesmo dia mas aconteceu que o valor da abertura e os valor que lhe seguiram nunca chegaram ao mínimo do dia anterior.

mas não houve qualquer gap!

houve sim um, mas no dia 23/11
Anexos
cimpor.png
cimpor.png (6.93 KiB) Visualizado 9275 vezes
menos é mais

Registado: 29/11/2007 12:50

por Seaman » 2/12/2010 23:21

Viva!

a ver se posso ajudar com alguns esclarecimentos.

Metallising Escreveu:Penso que significa que houve um gap, ou seja, as acções foram vendidas sem haver um comprador. Estou correcto?

Não! Está incorrecto.

Técnicamente foi um gap porque no 2º dia a cotação negociou sempre (durante o dia) abaixo do valor do minimo do dia anterior. Esta é a definição de GAP. O máximo do segundo dia é menor que o minimo do dia anterior.

Metallising Escreveu:Tendo em conta a recuperação, pode dizer-se que a linha ascendente se mantêm válida?

Penso que não porque foi uma quebra muito acentuada. Eu mantenho-a lá só por uma questão de orientação.

por zekinha1 » 2/12/2010 20:49

Era isso mesmo que eu pensava.
Os gaps tem em conta as cotações intradiarias (máximos e mínimos) certo?

Registado: 19/10/2010 13:30

por Seaman » 2/12/2010 20:36

zekinha1 Escreveu:
Seaman Escreveu:Bom, só posso dizer que foi um belo dia para a minha posição longa na Cimpor.

Uma vela assim não se vê todos os dias...

:lol:

espero que nenhum dos colegas caldeireiros tivesse uma posição short sobre a Cimpor... :mrgreen:

Confirma-me só o que quer dizer aquela bolinha que fizeste no gráfico?

É um Gap. Como diz o Ulisses não dês importância aos Gaps...

por rsacramento » 2/12/2010 20:33

Metallising Escreveu:(...) ou seja, as acções foram vendidas sem haver um comprador (...)

:roll:

Registado: 29/11/2007 12:50

por Metallising_ » 2/12/2010 20:23

Penso que significa que houve um gap, ou seja, as acções foram vendidas sem haver um comprador. Estou correcto?

Tendo em conta a recuperação, pode dizer-se que a linha ascendente se mantêm válida?

Registado: 21/7/2010 12:52

por zekinha1 » 2/12/2010 19:56

Seaman Escreveu:Bom, só posso dizer que foi um belo dia para a minha posição longa na Cimpor.

espero que nenhum dos colegas caldeireiros tivesse uma posição short sobre a Cimpor... :mrgreen:

Confirma-me só o que quer dizer aquela bolinha que fizeste no gráfico?

Registado: 19/10/2010 13:30

por Razao_Pura » 2/12/2010 19:38

A Cimpor tem um free float reduzido e não é normal esta volatilidade. Mas realmente olhando para o gráfico vê-se que a descida das ultimas sessões também foi vertiginosa logo percebe-se esta recuperação.

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por fnabais.ferro » 2/12/2010 18:00

Razao_Pura Escreveu:Estranho esta subida de 10% no intraday e parece que vai fechar nos máximos da sessão.
A unica noticia que encontrei é sobre a expansão no Brasil e já tem uma semana.
Aguardam-se desenvolvimentos.

R.P.

2 senhoras velas chegaram para quase anular a descida de 7 sessões!!! :shock: :shock: :shock:
Anexos
img_12913090218007.gif
img_12913090218007.gif (35.42 KiB) Visualizado 6792 vezes
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

por Seaman » 2/12/2010 17:59

Bom, só posso dizer que foi um belo dia para a minha posição longa na Cimpor.

Anexos
CPR 2122010.PNG
CPR 2122010.PNG (32.06 KiB) Visualizado 6791 vezes

por Razao_Pura » 2/12/2010 17:26

Estranho esta subida de 10% no intraday e parece que vai fechar nos máximos da sessão.
A unica noticia que encontrei é sobre a expansão no Brasil e já tem uma semana.
Aguardam-se desenvolvimentos.

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 106 visitantes