OE 2011 - É mais fácil perceber o Orçamento na Mongólia
Elias Escreveu:Nyk Escreveu:Estou a pensar naqueles que só tem a quarta classe e outros nem sabem ler nem escrever, mas que produzem alguma coisa neste país, e ao fim do mês levam para casa 500 ou 600€.
Os que têm a quarta classe não fazem parte dos analfabetos. Podem ser iletrados (sofrem de iliteracia) mas não são analfabetos.
Quanto aos restantes, quando escreves "produzem alguma coisa" estás a referir-te a quê, exactamente?
Estou-me a referir a situações de pessoas que trabalham na agricultura, pesca, calçado, vestuário, construção civil e outras coisas possivelmente.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Nyk Escreveu:Estou a pensar naqueles que só tem a quarta classe e outros nem sabem ler nem escrever, mas que produzem alguma coisa neste país, e ao fim do mês levam para casa 500 ou 600€.
Os que têm a quarta classe não fazem parte dos analfabetos. Podem ser iletrados (sofrem de iliteracia) mas não são analfabetos.
Quanto aos restantes, quando escreves "produzem alguma coisa" estás a referir-te a quê, exactamente?
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:Nyk Escreveu:Se calhar produz mais um analfabeto para o país que o licenciado que está no gabinete a viver a conta do dinheiro do estado.
Em que analfabetos estás a pensar?
Estou a pensar naqueles que só tem a quarta classe e outros nem sabem ler nem escrever, mas que produzem alguma coisa neste país, e ao fim do mês levam para casa 500 ou 600€.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
Isso do ser ignorante ou analfabeto, tem muito que se lhe diga.
Se calhar produz mais um analfabeto para o país que o licenciado que está no gabinete a viver a conta do dinheiro do estado.
Se calhar produz mais um analfabeto para o país que o licenciado que está no gabinete a viver a conta do dinheiro do estado.
o que me custa ler nestas noticias nao é as demissoes mas sim as inbenisacoes que saem destas demicoes,
In der rühe liegt die kraft!!!
Estás cheio do sobe e desce?só já vez velas á tua frente?
Faz uma pausa,e vem trocar ideias,sobre os mercados e nao só!participa!!!Aqui.
Estás cheio do sobe e desce?só já vez velas á tua frente?
Faz uma pausa,e vem trocar ideias,sobre os mercados e nao só!participa!!!Aqui.
fafite Escreveu:Desculpa, quem chamou os portugueses de "analfabetos e ignotantes" foste TU nao eu.
Eu não disse que os portugueses eram analfabetos e ignorantes.
O que eu escrevi foi "Este país está cheio de ignorantes, analfabetos e info-excluídos". Está cheio significa, em sentido lato, que "há por aí muitos", não escrevi que eram todos, nem sequer que era a maioria.
fafite Escreveu:Eu depreendi que estarias a falar do portugues comum, visto que estávamos a falar sobre a percentagem de portugueses que voltaria a votar PS.
Depreendeste mal.
Eu em momento algum escrevi ou sugeri que os ignorantes ou analfabetos é que votam no PS ou algo género. Por isso quaisquer conclusões dessa natureza, nomeadamente sobre a existência de uma correlação entre o nível de informação / esclarecimento dos eleitores e o partido em que votam são tuas e não minhas (como aliás já referi acima numa resposta ao Canguru).
fafite Escreveu:100% por cento comum com todas as virtudes e defeitos que qualquer Portugues que se preza tem.
Muito bem, fafite, vou então elaborar um pouco mais sobre esta história dos analfabetos e ignorantes, para ver se explico a que me referia.
Analfabetos são aqueles que não sabem ler nem escrever. Os dados das organizações internacionais indicam que Portugal é o país da Europa com maior taxa de analfabetismo. Relativamente a esses, não estou à espera que estejam esclarecidos sobre coisa nenhuma, muito menos sobre o orçamento, e por isso quanto aos analfabetos, estamos conversados.
Ignorantes são aqueles que não sabem acerca de alguma coisa. Claro que a ignorância pode ser referida em abstracto, mas faz mais sentido aplicar o conceito relativamente ao assunto de que estamos a falar. Uma pessoa pode ser ignorante sobre um dado assunto e não o ser sobre outro. No caso em apreço estamos a falar do orçamento e da situação económica do país.
Neste ponto, convém lembrar que em Portugal o jornal que mais se vende é A Bola (120 mil) e que a seguir vem o Record (110 mil). Qualquer um deles tem vendas diárias que superam o Público e o Diário de Notícias JUNTOS (50 mil cada um). Dentro dos diários o primeiro é o Correio da Manhã (um jornal de cariz sensacionalista) seguido do Jornal de Notícias. Mais notável ainda, as tiragens dos jornais de informação geral caíram de 2008 para 2009, ao passo que as do Record aumentaram.
Mas isto não é nada. O que interessa para o caso é a comparação com os jornais económicos. E aqui os números não deixam dúvidas só o Record vende seis vezes mais que o Jornal de Negócios ou o Diário Económico (cerca de 20 mil cada). Com a BOLA acontece o mesmo. Também os jornais económicos diminuíram as tiragens de 2008 para 2009 ao passo que o Record aumentou. Até O JOGO, que tem menos expressão no mercado que os outros dois jornais desportivos, consegue ter uma tiragem maior que o Negócios e o Económico juntos!
Todos os dados quantitativos que referi são da Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação (APCT) e estão disponíveis em: http://www.apct.pt/analisesimples_00.aspx?indice=4.1
A partir destes dados, o que podemos interpretar?
Partindo do princípio que quem compra jornais não são os analfabetos

Com base nestes dados, parece-me legítimo afirmar que a ignorância sobre questões económicas é mais que muita...
Fiz-me entender?

Ah, só mais uma coisa (e para o caso de não teres reparado atrás): Eu em momento algum escrevi ou sugeri que os ignorantes ou analfabetos é que votam no PS ou algo género. Por isso quaisquer conclusões dessa natureza, nomeadamente sobre a existência de uma correlação entre o nível de informação / esclarecimento dos eleitores e o partido em que votam são tuas e não minhas.
Presidente da Metro Mondego demite-se na sequência da extinção e integração na REFER
O presidente da sociedade Metro Mondego, Álvaro Maia Seco, anunciou hoje que vai apresentar a demissão do cargo, na sequência da extinção e integração da sociedade na Refer, que consta do Orçamento de Estado para 2011.
O presidente da sociedade Metro Mondego, Álvaro Maia Seco, anunciou hoje que vai apresentar a demissão do cargo, na sequência da extinção e integração da sociedade na Refer, que consta do Orçamento de Estado para 2011.
Desculpa, quem chamou os portugueses de "analfabetos e ignotantes" foste TU nao eu. Eu depreendi que estarias a falar do portugues comum, visto que estávamos a falar sobre a percentagem de portugueses que voltaria a votar PS.Elias Escreveu:fafite Escreveu:Quando te dirigi a pergunta, queria que me respondesses como se tu fizesses parte do cidadao comum. O portugues corrente. Aquele a quem nun post anteriores chamaste de "analfabetos e ignorantes".
Então para ti o português corrente / comum é o ignorante analfabeto?
Já agora, nesse raciocínio, suponho que não te consideras uma portuguesa comum, ou consideras?
100% por cento comum com todas as virtudes e defeitos que qualquer Portugues que se preza tem.
- Registado: 2/5/2010 8:58
fafite Escreveu:Quando te dirigi a pergunta, queria que me respondesses como se tu fizesses parte do cidadao comum. O portugues corrente. Aquele a quem nun post anteriores chamaste de "analfabetos e ignorantes".
Então para ti o português corrente / comum é o ignorante analfabeto?
Já agora, nesse raciocínio, suponho que não te consideras uma portuguesa comum, ou consideras?
Bom, está bem, talvez nao me expressei suficientemente bem para perceberes o meu raciocinio.
Quando te dirigi a pergunta, queria que me respondesses como se tu fizesses parte do cidadao comum. O portugues corrente. Aquele a quem nun post anteriores chamaste de "analfabetos e ignorantes".
O facto de comparar o telemóvel com o livro justifica-se para te demonstrar qual a rentabilidade dos 20 euros.
Mas está bem, eu compreendo que é muito dificil para certas pessoas colocarem-se nos sapatos de outras.
Quando te dirigi a pergunta, queria que me respondesses como se tu fizesses parte do cidadao comum. O portugues corrente. Aquele a quem nun post anteriores chamaste de "analfabetos e ignorantes".
O facto de comparar o telemóvel com o livro justifica-se para te demonstrar qual a rentabilidade dos 20 euros.
Mas está bem, eu compreendo que é muito dificil para certas pessoas colocarem-se nos sapatos de outras.
Elias Escreveu:Se eu te disser que nunca comprei um telemóvel na vida e que não tenho mais espaço para arrumar os meus livros, isso responde à tua questão?
Engraçado que eu também nunca comprei um telemóvel, nem sequer tive nenhum de empresa, todos os que tive foram oferecidos por amigos, namorada e familiares... acho que começavam a ter vergonha de andar comigo quando os meus telemóveis já pareciam "tijolos"!

Abraços
artista
PS: Ah, também tenho um que foi oferecido numa promoção de cartão de crédito do CityBank!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
fafite Escreveu:Ainda o ano passado eu comprei um telemóvel desbloquado que me custou 20 euros que trabalha ainda ne perfeicao, ou seja por este preco ja utilizo o aparelho á cerca de um ano.
Se eu comprar um livro, como os que normalmente compro que podem rondar os 12, 18 e vinte euros, livros normais
Bem, então o telemóvel afinal sempre é mais caro que o livro, ao contrário do que referiste anteriormente.
fafite Escreveu:Nao. Porque mais uma vez eu verifico que nao estás a querer olhar á tua volta, a querer sair desse teu circulo e tentares compreender o portugues comum.
Bolas fafite, tu perguntaste-me o que é que eu achava mais apelativo, eu respondi-te. E olha que já tive fases de orçamento muito apertado e nunca deixei de comprar os livros todos que queria em vez de telemóveis (e por vezes livros que custavam mais de 100 euros). Agora tu não aceitas a minha resposta só porque não era aquela que tu esperavas. Queres que eu comece a elaborar sobre as motivações dos outros para escolherem telemóveis em vez de livros?
fafite Escreveu:Por acaso já pensaste que em portugal é mais barato comprar um telemóvel do que um bom livro?
Sao simplesmente meras escolhas nada tem a ver com pobreza ou riqueza.
Então se não têm a ver com pobreza ou riqueza, o preço interessa para quê? Porque é que fizeste o comparativo?
E se não têm a ver com pobreza ou riqueza, tem a ver com o quê, exactamente? Com pobreza de espírito?

Nao. Porque mais uma vez eu verifico que nao estás a querer olhar á tua volta, a querer sair desse teu circulo e tentares compreender o portugues comum.Elias Escreveu:fafite Escreveu:Agora poe-te na situacao: tens pouco dinheiro e tens de escolher entre o livro e o telemóvel. O que é que é mais apelativo?
Se eu te disser que nunca comprei um telemóvel na vida e que não tenho mais espaço para arrumar os meus livros, isso responde à tua questão?
Receita para enfrentar a crise? Vida "frugal e sóbria"
<embed src="http://rd3.videos.sapo.pt/play?file=http://rd3.videos.sapo.pt/VzcFrDhZM8zUGif3sMYd/mov/1" type="application/x-shockwave-flash" width="410" height="349" allowFullScreen="true"></embed>
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=449131
<embed src="http://rd3.videos.sapo.pt/play?file=http://rd3.videos.sapo.pt/VzcFrDhZM8zUGif3sMYd/mov/1" type="application/x-shockwave-flash" width="410" height="349" allowFullScreen="true"></embed>
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=449131
fafite Escreveu:Agora poe-te na situacao: tens pouco dinheiro e tens de escolher entre o livro e o telemóvel. O que é que é mais apelativo?
Se eu te disser que nunca comprei um telemóvel na vida e que não tenho mais espaço para arrumar os meus livros, isso responde à tua questão?
De telemoveis ora. Ainda o ano passado eu comprei um telemóvel desbloquado que me custou 20 euros que trabalha ainda ne perfeicao, ou seja por este preco ja utilizo o aparelho á cerca de um ano.Elias Escreveu:fafite Escreveu:Por acaso já pensaste que em portugal é mais barato comprar um telemóvel do que um bom livro?
Podes concretizar? De que telemóveis e de que livros estamos a falar?
E já agora em que medida consideras que a situação é diferente noutros países?
Se eu comprar um livro, como os que normalmente compro que podem rondar os 12, 18 e vinte euros, livros normais, posso demorar cerca de um mes a le-lo de depois vai para a prateleira.
Agora poe-te na situacao: tens pouco dinheiro e tens de escolher entre o livro e o telemóvel. O que é que é mais apelativo?
fafite Escreveu:Por acaso já pensaste que em portugal é mais barato comprar um telemóvel do que um bom livro?
Podes concretizar? De que telemóveis e de que livros estamos a falar?
E já agora em que medida consideras que a situação é diferente noutros países?
Por acaso já pensaste que em portugal é mais barato comprar um telemóvel do que um bom livro?Elias Escreveu:fafite Escreveu:Meus caros nem toda as pessoas teem computador, nem a internet é gratuita.
fafite, de facto nem todas as pessoas teem computador, nem a internet é gratuita.
Mas quando eu leio, cada vez com mais frequência, notícias como esta ou como esta começo a ter alguma dificuldade em acreditar que vivemos num país pobre em que as pessoas passam imensas dificuldades porque não tiveram "oportunidade para conhecer o outro lado", para usar a tua expressão.
Sao simplesmente meras escolhas nada tem a ver com pobreza ou riqueza. Nao é por aí, na minha modesta opiniao, que se mede o nivel de riqueza de um país.
Podemos estar no pódium em relacao a isso, mas estamos no fundo da tabela em relacao a muitas outras coisas.
Elias Escreveu:Elias Escreveu:Eu penso que há outras razões que contribuem para esses resultados. É preciso ver que uma grande parte do eleitorado não tem o nível de conhecimento e esclarecimento daqueles que andam pelo caldeirão. Este país está cheio de ignorantes, analfabetos e info-excluídos e sinceramente não estou à espera que esses eleitores (que também têm direito de voto) estejam todos bem esclarecidos acerca das questões orçamentais.
Ou seja, para que fique bem claro: eu em momento algum escrevi ou sugeri que os ignorantes é que votam no PS ou algo género. Por isso quaisquer conclusões dessa natureza, nomeadamente sobre a existência de uma correlação entre o nível de informação / esclarecimento dos eleitores e o partido em que votam são tuas e não minhas.
Concordo! Este problemas da pessoas serem ignorantes (com todo o respeito, pois não quero com isto fazer críticas pessoais) é transversal a todas as crenças políticas.
As pessoas tendem a avaliar os políticos e as opiniões apenas pela cor política e não deveria ser assim. As pessoas deveriam avaliar as boas opiniões e defender as atitudes sérias e sensatas, pois só assim conseguiremos ter um país mais justo.
- Registado: 7/4/2007 17:13
canguru Escreveu:Mas acabámos por fugir do cerne da questão. E a questão que aqui se levantou é que se o PS está empatado nas sondagens é porque o país é composto por iletrados, e malta que só vê novelas e futebol (os tais “ignorantes, analfabetos e info-excluídos").
(...)
Por isso é que ontem disse para “saírem da toca” (mas sairem mesmo) e deixarem-se de argumentação medíocre ao alegar que o PS, mesmo com estas medidas, estar em empate técnico com os neoliberais está ligado ao facto de "Este país está cheio de ignorantes, analfabetos e info-excluídos".
Bravo. Conseguiste distorcer completamente aquilo que aqui escrevi.
Eu não escrevi nem aleguei que o PS estava empatado com o PSD (ou com os neoliberais, para usar a tua expressão) porque o país está cheio de ignorantes, analfabetos e info-excluídos.
O que eu escrevi foi isto:
Elias Escreveu:Eu penso que há outras razões que contribuem para esses resultados. É preciso ver que uma grande parte do eleitorado não tem o nível de conhecimento e esclarecimento daqueles que andam pelo caldeirão. Este país está cheio de ignorantes, analfabetos e info-excluídos e sinceramente não estou à espera que esses eleitores (que também têm direito de voto) estejam todos bem esclarecidos acerca das questões orçamentais.
Ou seja, para que fique bem claro: eu em momento algum escrevi ou sugeri que os ignorantes é que votam no PS ou algo género. Por isso quaisquer conclusões dessa natureza, nomeadamente sobre a existência de uma correlação entre o nível de informação / esclarecimento dos eleitores e o partido em que votam são tuas e não minhas.
MarcoAntonio Escreveu:Bom, na sua essência acontece porque o forum é basicamente um meio de informação (de partilha e obtenção de informação) e desde logo um mecanismo de selecção. Praticamente só vem aqui e só fica por aqui quem, de uma forma ou de outra, pretende estar informado (e não estou a falar de "informação" sobre que vestido utilizou não sei quem na gala não sei quantos como é óbvio)!
"mecanismo de selecção?"

Marco, isto é fórum de mercado de capitais…
Mas acabámos por fugir do cerne da questão. E a questão que aqui se levantou é que se o PS está empatado nas sondagens é porque o país é composto por iletrados, e malta que só vê novelas e futebol (os tais “ignorantes, analfabetos e info-excluídos").
É inquestionável que num fórum de mercado de capitais, a maioria se reveja mais no PSD ou PP.
Se frequentares um fórum de investigação científica ou de cultura também ficas com a certeza que o PS ou o BE dominam por completo as intenções de voto.
Por isso é que ontem disse para “saírem da toca” (mas sairem mesmo) e deixarem-se de argumentação medíocre ao alegar que o PS, mesmo com estas medidas, estar em empate técnico com os neoliberais está ligado ao facto de "Este país está cheio de ignorantes, analfabetos e info-excluídos".
presunção e água benta....
Pergunto aos meus estimados colegas do forum, especialmente aos mais inteligentes e esclarecidos, em que partido devem votar os cidadãos menos inteligentes e esclarecidos deste país......
fafite Escreveu:Meus caros nem toda as pessoas teem computador, nem a internet é gratuita.
fafite, de facto nem todas as pessoas teem computador, nem a internet é gratuita.
Mas quando eu leio, cada vez com mais frequência, notícias como esta ou como esta começo a ter alguma dificuldade em acreditar que vivemos num país pobre em que as pessoas passam imensas dificuldades porque não tiveram "oportunidade para conhecer o outro lado", para usar a tua expressão.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], IX Hispana, macau5m, navaldoc, PacoNasssa e 145 visitantes