Portagens nas SCUT
alexandre7ias Escreveu:Empresários da Galiza fazem queixa a Bruxelas por terem de comprar dispositivo
10h56m
A Confederação Empresarial de Pontevedra apresentou uma queixa em Bruxelas contra o processo de cobrança de portagens nas SCUT de Portugal, considerando ser "inadmissível" que o pagamento não possa ser feito em dinheiro.
"É inadmissível, talvez mesmo ilegal e contraria frontalmente o princípio da livre mobilidade em vigor na União Europeia", alegou, à Agência Lusa, o presidente da Confederação Empresarial de Pontevedra (CEP).
José Manuel Alvariño garantiu que a queixa já seguiu para Bruxelas há cerca de 15 dias, estando agora o assunto a ser estudado pelo comissário europeu dos Transportes.
"Tenho euros no bolso e não posso pagar um serviço em Portugal porquê? Sou obrigado a comprar um aparelho que, ainda por cima, ninguém encontra à venda em lado nenhum?", questionou.
Para José Manuel Alvariño, a introdução de portagens nas SCUT, nomeadamente na A28, constituem "grandes pedras" colocadas nas relações entre o Norte de Portugal e a Galiza. "É um ataque frontal à economia desta euro-região", referiu.
Os veículos estrangeiros que queiram circular nas autoestradas portuguesas que funcionavam em regime SCUT têm duas opções para pagar as portagens: ou aderem à Via Verde ou adquirem um dispositivo electrónico temporário.
VÉNIAS
- Registado: 24/7/2009 12:13
Empresários da Galiza fazem queixa a Bruxelas por terem de comprar dispositivo
10h56m
A Confederação Empresarial de Pontevedra apresentou uma queixa em Bruxelas contra o processo de cobrança de portagens nas SCUT de Portugal, considerando ser "inadmissível" que o pagamento não possa ser feito em dinheiro.
"É inadmissível, talvez mesmo ilegal e contraria frontalmente o princípio da livre mobilidade em vigor na União Europeia", alegou, à Agência Lusa, o presidente da Confederação Empresarial de Pontevedra (CEP).
José Manuel Alvariño garantiu que a queixa já seguiu para Bruxelas há cerca de 15 dias, estando agora o assunto a ser estudado pelo comissário europeu dos Transportes.
"Tenho euros no bolso e não posso pagar um serviço em Portugal porquê? Sou obrigado a comprar um aparelho que, ainda por cima, ninguém encontra à venda em lado nenhum?", questionou.
Para José Manuel Alvariño, a introdução de portagens nas SCUT, nomeadamente na A28, constituem "grandes pedras" colocadas nas relações entre o Norte de Portugal e a Galiza. "É um ataque frontal à economia desta euro-região", referiu.
Os veículos estrangeiros que queiram circular nas autoestradas portuguesas que funcionavam em regime SCUT têm duas opções para pagar as portagens: ou aderem à Via Verde ou adquirem um dispositivo electrónico temporário.
Agora é que vão ser elas!!!

PequenoInvest Escreveu:Não moramos todos no mesmo país? Porque razão, e numa área tão próxima, terão de haver tamanhas diferenças?
É engraçado colocares a questão dessa forma, porque no caso dos combustíveis acontece exactamente o contrário: as pessoas revoltam-se justamente por não haver diferenças de preço entre áreas muito próximas

- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:PequenoInvest Escreveu:Krupper Escreveu:Não... As portagens da A8 são mais caras.
São praticamente semelhantes.
De Lisboa a Leiria pela A8 -> 8,65 €
De Lisboa a Leiria pela A1 -> 8,30 €.
Diferença de 0,35 €.
Exacto, mas é preciso referir que o percurso pela A8 é mais longo (são cerca de 124 km desde Loures até Leiria, ao passo que na A1 são cerca de 115 km). Isso ajuda a explicar a diferença de preço.
Exacto. Mais ajuda a dizer que o custo por kms é mais semelhante às portagens cobradas na A1 e portanto não se pode dizer que andar na A8 é mais caro do que andar na A1.
PequenoInvest Escreveu:Krupper Escreveu:Não... As portagens da A8 são mais caras.
Diferença de 0,35 €.
Exacto, mas é preciso referir que o percurso pela A8 é mais longo (são cerca de 124 km desde Loures até Leiria, ao passo que na A1 são cerca de 115 km). Isso ajuda a explicar a diferença de preço.
SCUT: estrangeiros obrigados a carregar €100
É o fim da picada.
in http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -1730.html
Os veículos pesados de matrículas estrangeiras que optem pelo dispositivo temporário para circular nas antigas SCUT têm de pagar, pelo menos, 100 euros de três em três meses, já que eventuais saldos não transitam de um carregamento para o outro.
«Um pesado estrangeiro tem de carregar 100 euros de 90 em 90 dias. O carregamento é válido apenas para esse prazo. No final de cada carregamento, perde automaticamente direito ao dinheiro que entretanto não tiver gasto», explicou esta sexta-feira fonte dos CTT citada pela Lusa.
Esta «novidade» apanhou desprevenidos alguns automobilistas espanhóis, que estavam convencidos de que os saldos acumulariam.
«É, realmente, impressionante. É roubar o mais que podem. Obrigam-nos a comprar este aparelho e obrigam-nos a gastar pelo menos 100 euros de três em três meses. Mas onde é que já se viu uma coisa destas?», insurgia-se Carlos Padin, oriundo de Pontevedra, na Galiza.
Os carregamentos para os pesados estrangeiros que optem pelo dispositivo temporário são de 100 euros de três em três meses, baixando o valor para metade no caso dos ligeiros.
«É muito dinheiro, muito dinheiro», desabafava Rui Marques, português há oito anos radicado na Galiza.
Os dispositivos temporários para estrangeiros estavam hoje a ser vendidos num posto de atendimento dos Correios montado «de emergência» na estação de serviço da A28 em Neiva, Viana do Castelo.
Os estrangeiros podem ainda optar por um dispositivo da Via Verde, indicado para os utilizadores regulares.
«Não sabíamos de nada, vínhamos cheios de dúvidas. Há uma enorme confusão e uma grande falta de informação», queixou-se Carlos Padin.
É o fim da picada.
in http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -1730.html
Krupper Escreveu:PequenoInvest Escreveu:Krupper Escreveu:Não... As portagens da A8 são mais caras.
Diferença de 0,35 €.
Com a agravante que uma parte da A8 não se paga (supostamente...). Ou seja, o preço por Km pago na A8 é superior ao da A1, não achas?
O custo da parte supostamente de "borla" está incluido no restante, ou seja só é de borla para quem só usa esse troço, quem usa os restantes paga (quer utilize ou não utilize).
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Krupper Escreveu:PequenoInvest Escreveu:Krupper Escreveu:Não... As portagens da A8 são mais caras.
Diferença de 0,35 €.
Com a agravante que uma parte da A8 não se paga (supostamente...). Ou seja, o preço por Km pago na A8 é superior ao da A1, não achas?
Não pagas nuns percursos, acabas por pagar mais nos outros. Uma coisa compensa a outra.
PequenoInvest Escreveu:Krupper Escreveu:Não... As portagens da A8 são mais caras.
Diferença de 0,35 €.
- Registado: 30/9/2010 13:54
Uma pergunta de sim ou não: se eu pedir a "caixinha" da Via Verde (dispositivo que existe há anos) posso passar nas CCTU, certo?
Era para comprar a Via Verde no verão mas preferi aguardar. Sendo assim mais vale comprar a Via Verde do que aquele identificador que só dá para as CCTU, certo?
Era para comprar a Via Verde no verão mas preferi aguardar. Sendo assim mais vale comprar a Via Verde do que aquele identificador que só dá para as CCTU, certo?
PequenoInvest Escreveu:Elias Escreveu:PequenoInvest Escreveu:Parece que estamos todos de acordo que os preços praticados pela Fertagus é superior aos preços praticados pela CP.
Conseguem-me explicar o porquê?
A Fertagus não tem subsídios?
Bem, vamos ver as coisas ao contrário: porque é que os preços da Fertagus haveriam de ser iguais aos da CP?
As portagens cobradas na A8 (auto-estradas do atlântico) e as portagens cobradas na A1 (brisa) não são semelhantes?
Não moramos todos no mesmo país? Porque razão, e numa área tão próxima, terão de haver tamanhas diferenças?
Não... As portagens da A8 são mais caras.
Edit: E as diferenças de preços entre Fertagus e CP não me parece que seja assim tão grande. Acho que os preços são um pouco superiores, mas não é uma diferença enorme como queres fazer passar a ideia.
Elias Escreveu:PequenoInvest Escreveu:Parece que estamos todos de acordo que os preços praticados pela Fertagus é superior aos preços praticados pela CP.
Bem, vamos ver as coisas ao contrário: porque é que os preços da Fertagus haveriam de ser iguais aos da CP?
As portagens cobradas na A8 (auto-estradas do atlântico) e as portagens cobradas na A1 (brisa) não são semelhantes?
Não moramos todos no mesmo país? Porque razão, e numa área tão próxima, terão de haver tamanhas diferenças?
Elias Escreveu:PequenoInvest Escreveu:Parece que estamos todos de acordo que os preços praticados pela Fertagus é superior aos preços praticados pela CP.
Exacto, ou isto não é economia livre de mercado? Pelo menos temos alguns casos
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
PequenoInvest Escreveu:Parece que estamos todos de acordo que os preços praticados pela Fertagus é superior aos preços praticados pela CP.
mfsr1980 Escreveu:Confesso que fiquei surpreendido com a resignação dos utentes das SCUT's.
Eu já estava à espera.
Nos primeiros dias é natural que alguns vão pela estrada nacional, mas daqui a pouco tempo volta tudo ao mesmo.
E digo isto porque vi bem o que se passou na CREL (A9).
Elias Escreveu:Sintra - Lisboa = 1,75
Fogueteiro - Lisboa = 2,7
Não sei bem a quilometragem.
De qualquer forma penso que a comparação de preço por km é redutora, há que comparar outros factores (tempo de viagem, preço dos passes, etc.)
Tenho a ideia que os preços dos comboios Fertagus são um pouco superiores aos comboios CP. No entanto é claro que em termos de tempo de viagem e custos, vir de comboio da margem sul para Lisboa é melhor do que trazer o carro.
Elias Escreveu:PequenoInvest Escreveu:Pena é o preço ser muito mais elevado. Posso estar a dizer alguma asneira, até porque não tenho dados concretos, mas acho que o preço/km é bem mais caro na Fertagus do que na CP e isso desmotiva quem mora na margem sul. Digo eu que nunca lá morei... Se estiver errado, apresento já as minhas desculpas
Do Pragal até Lisboa usando pré-comprados fica em 1,5 euros que é praticamente o preço da portagem. Do Fogueteiro até Lisboa fica em 2,4 euros (vindo de carro paga-se 1,4 de portagem mais uns 2 euros de gasolina ou seja 3,4 euros). Conclusão: de comboio é mais barato
Isso eu sei. O que eu estava a tentar comparar era os preços nas duas operadoras (Fertagus vs CP)

Barco ou comboio também seria a minha opção caso morasse no "deserto".
PequenoInvest Escreveu:Pena é o preço ser muito mais elevado. Posso estar a dizer alguma asneira, até porque não tenho dados concretos, mas acho que o preço/km é bem mais caro na Fertagus do que na CP e isso desmotiva quem mora na margem sul. Digo eu que nunca lá morei... Se estiver errado, apresento já as minhas desculpas
Do Pragal até Lisboa usando pré-comprados fica em 1,5 euros que é praticamente o preço da portagem. Do Fogueteiro até Lisboa fica em 2,4 euros (vindo de carro paga-se 1,4 de portagem mais uns 2 euros de gasolina ou seja 3,4 euros). Conclusão: de comboio é mais barato

alexandre7ias Escreveu:Utentes não vão baixar os braços
00h16m
Ana Trocado Marques
Apesar do início da cobrança de portagens, o Movimento de Contestação à Introdução de Portagens nas SCUT promete não baixar os braços. A providência cautelar interposta pelos municípios do Vale do Sousa e da Maia a que o Tribunal Central Administrativo do Norte deu provimento veio, agora, dar novo fôlego à contestação.
"Amanhã [hoje] será para respondermos às solicitações da comunicação social, aguardarmos o que vai dar a providência cautelar e vermos a reacção dos utentes, mas, em breve, voltaremos a reunir", afirmou José Rui Ferreira, não escondendo alguma desilusão pelo chumbo dos projectos de lei de revogação da introdução de portagens, ontem, na Assembleia da República, com votos contra do PS e a abstenção do PSD e CDS-PP,
O porta-voz do Movimento, que tem já dimensão nacional, não esconde, no entanto, que a decisão do Tribunal Administrativo de dar provimento à providência cautelar interposta, na terça-feira, pelos municípios do Vale do Sousa e da Maia para impedir as portagens na SCUT do Grande Porto (A41/A42), veio dar um novo alento à luta, demonstrando, uma vez mais, que há ainda armas para continuar a contestar uma decisão "altamente prejudicial para a região".
Em cima da mesa estão, por exemplo, a interposição de novas providências cautelares e a (i)legalidade das últimas portarias publicadas, face à ausência de parecer da Comissão Nacional de Protecção de Dados.
Mas alguma vez os utentes levantaram os braços?
Fizeram como por ex: na Islandia e na Grécia manifestações agressivas frente ao parlamento? atiraram ovos ao Ministro? Cortaram estradas? Incendiaram pneus?
Não, deram uma buzinadelas que nem se ouviram em Lisboa.
Isto é como no Amor: olhos não veem , coração não sente.
Destas manifestações é que o Governo gosta. Ou será por o Governo ser de esquerda?
E que no tempo dum tal Cavaco Silva , por causa dumas portagens numa ponte aconteceram coisas inacreditaveis. Hoje por coisas muito piores fica tudo a carregar na buzina.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Elias Escreveu:De acordo, mas nota que tens uma alternativa mais rápida e mais barata: o comboio./quote]
Totalmente de acordo. Por isso é que desde 2002, ano em que comecei a trabalhar, nem uma vez vim para Lisboa de carro. De segunda a sexta apenas e só de comboio. Nem mesmo quando o túnel do Rossio estava encerrado para obras. Demora mais tempo? Era mais aborrecido porque tinha que apanhar o metro? Foi uma fase, mas ficou-me muito mais barato e continua a ser mais mais barato e mais cómodo. Tão bom dormir encostado à janelaElias Escreveu:Aliás o mesmo se aplica à ponte 25 de Abril, sendo esta, para mim, a única justificação para a existência de portagens naquela ponte.
Pena é o preço ser muito mais elevado. Posso estar a dizer alguma asneira, até porque não tenho dados concretos, mas acho que o preço/km é bem mais caro na Fertagus do que na CP e isso desmotiva quem mora na margem sul. Digo eu que nunca lá morei... Se estiver errado, apresento já as minhas desculpas

Elias Escreveu:PequenoInvest Escreveu:SCUT => CCUT
Toca a pagar!
Para mim é mais SCNUT = Sem Custos para o Não UTilizador.
Finalmente vou deixar de pagar por não utilizar as Scut
Elias, gostava de saber quanto é vai baixar a tua carga fiscal a partir de hoje por causa das portagens...!
- Registado: 4/8/2010 10:09
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], niceboy, OCTAMA, paulosantinhoamado, PMP69 e 137 visitantes