Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Como valorizar carteira durante a crise

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por FilipeTouro » 17/8/2010 1:38

Bull Bull Escreveu:Mas Filipe o facto de venderes agora com prejuízo não significa que mais tarde não terás lucro com elas.
Imagina que tens uma acção comprada a 10€ mas a determinada altura vendes a 5€, neste caso perdes metade do capital, mas após venderes a acções, elas ainda desceram mais até ao mínimo 2€ e depois voltaram a subir e tu comprarias a 2,50€ na nova subida, ora quando chegasse aos 5€ tu terias recuperado as perdas pelo menos. O facto de estares a perder em determinado momento e parares não significa que tenhas percas com as acções, estar fora é muitas das vezes útil. Agora se achas que a tendência vai voltar para cima então não vendes caso contrário vende, e acredita que será a melhor coisa que fazes. E lembra não és tu que estabeleces o preço e sim o mercado.

Não sei se foi no meu ultimo vídeo ou não mas referi nessa regra de ouro

Compreendo e concordo mas eu estou satisfeito com a escolha de acções que fiz, o problema é que tenho receio que a economia dos EUA/europa começe a piorar e por isso queria saber em que mercado devo investir para diversificar de forma a não estar dependente dos EUA/europa.

Registado: 16/8/2010 20:08

por FilipeTouro » 17/8/2010 1:32

Sr_SNiper Escreveu:Esta questão é de uma simplicidade tremenda...

Em tempo de crise é entrar curto...

Certo, mas tal como respondo ao ferreira10, preferia uma solução sem ter de "congelar" ganhos e perdas, visto que ainda não tenho uma forte convicção que o mercado vai cair bastante, apenas tenho receio que isso aconteça e por isso queria diversificar de forma a não estar dependente do crescimento economico dos EUA/Europa para conseguir uma valorização da minha carteira.

Além disso, creio que entrar curto tem mais riscos visto que o mercado tem mais tendencia (a medio/longo prazo) para subir do que para descer.

por Supermann » 17/8/2010 1:21

já aqui foi dada e é a unica solução dentro do que pretendes... diversificar para outras classes de activos... obrigações, commodities e real estate.

Tens inúmeros ETF's que fazem o tracking dessas mesmas classes.

Registado: 18/12/2009 18:54

por FilipeTouro » 17/8/2010 1:20

ferreira10 Escreveu:Filipe touro:Sem fazer apelo a instrumentos financeiros complexos e altamente especulativos tais como Warrens, se souberes trabalhar com CFDs, e se houver CFDs disponíveis dos títulos que deténs em carteira, podes "literalmente congelar" as posições que deténs neste momento.Vendes (abres uma posição curta) de igual número de CFDs.Número de CFDs igual ao número de acções de um determinado titulo que deténs na posição longa.Adicionalmente era suposto receberes um juro diário pela posição curta que deténs.Mas com os juros estão tão baixos, suponho que o spread acaba por "comer" essa rentabilidade residual.E empurra o preço de "manter essa posição curta" para um valor negativo.Algo a confirmar.Se tiveres que pagar alguma importância diária por manteres essa posição curta, essa importância direi que será quase desprezível.Se os títulos subirem, a tua posição longa valoriza em igual medida àquela que desvaloriza a tua posição curta.Ou seja nem ganhas nem perdes.Podes mais tarde descongelar a dita posição num momento técnico mais satisfatório.

Estou a iniciar-me nos CFDs e realmente já tinha pensado nessa opção de que falas. Em todo o caso so vou recorrer a essa opção numa altura em que tenha mais certezas que realmente o mercado vai cair bastante...neste momento são apenas duvidas e receios devido a alguns sinais negativos...por isso preferia outro metodo que não passasse por "congelar" eventuais ganhos e perdas.

Pretendo diversificar a carteira de forma a não ficar tão dependente da valorização das bolsas dos EUA/europa. Alguma outra sugestão?

por Sr_SNiper » 17/8/2010 1:11

Esta questão é de uma simplicidade tremenda...

Em tempo de crise é entrar curto...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

Re: Como valorizar carteira durante a crise

por Bull Bull » 17/8/2010 0:40

FilipeTouro Escreveu:
Elias Escreveu:
FilipeTouro Escreveu:Pelo que tenho visto, quando as bolsas caem nos EUA tambem caem na Europa e o contrario tambem costuma ser verdade.

No curto prazo, as várias bolsas e as várias acções têm movimentos convergentes, contudo se olhares para gráficos referentes a períodos temporais mais alargados poderás constatar que no longo prazo (estou a falar de um ano ou mais) as acções divergem, isto é, ao longo de 12 meses há umas que sobem (por vezes mais de 10 ou 20%) e outras que descem (também neste caso com variações superiores a 10 ou 20% mas para baixo).

Assim, sugiro que tentes passar por cima dos movimentos de curto prazo, que acabam por constituir ruído quando olhamos para tendências mais alargadas.

Se por exemplo compararmos graficos de longo prazo do S&P500 e PSI20 vemos as semelhanças...é claro que as quedas ou subidas podem ser muito maiores num em comparação com outro...mas normalmente quando um desce o outro tambem desce...

Em relação as acções, como sabes, quando estamos em bull market a maioria das acções sobe e quando tamos em bear market a maioria das acções cai...as excepções são poucas creio eu...a diferença é que algumas acções valorizam ou desvalorizam mais que outras.

As vezes investo no curto prazo, mas normalmente prefiro investir numa optica de medio/longo prazo por isso, realmente, as pequenas oscilações ou correcções de curto prazo não me preocupam muito...mas o meu receio não é com um movimento descendente de curto prazo mas sim que os EUA/europa entrem em forte queda depois deste ressalto(?) que tivemos desde o inicio do ano.

Por isso é que eu pergunto qual a melhor forma para proteger uma carteira que esta muito dependente do progresso economico dos EUA/Europa...

Filipe, qual a melhor maneira de proteger o nosso capital quando deparamos que cada vez estamos mais a perder no médio/longo prazo?
É simples, para-se com aquilo que está a fazer descer o nosso capital no médio/longo prazo.

Registado: 21/12/2009 18:46

por FilipeTouro » 17/8/2010 0:34

Elias Escreveu:
FilipeTouro Escreveu:Pelo que tenho visto, quando as bolsas caem nos EUA tambem caem na Europa e o contrario tambem costuma ser verdade.

No curto prazo, as várias bolsas e as várias acções têm movimentos convergentes, contudo se olhares para gráficos referentes a períodos temporais mais alargados poderás constatar que no longo prazo (estou a falar de um ano ou mais) as acções divergem, isto é, ao longo de 12 meses há umas que sobem (por vezes mais de 10 ou 20%) e outras que descem (também neste caso com variações superiores a 10 ou 20% mas para baixo).

Assim, sugiro que tentes passar por cima dos movimentos de curto prazo, que acabam por constituir ruído quando olhamos para tendências mais alargadas.

Se por exemplo compararmos graficos de longo prazo do S&P500 e PSI20 vemos as semelhanças...é claro que as quedas ou subidas podem ser muito maiores num em comparação com outro...mas normalmente quando um desce o outro tambem desce...

Em relação as acções, como sabes, quando estamos em bull market a maioria das acções sobe e quando estamos em bear market a maioria das acções cai...as excepções são poucas creio eu...a diferença é que algumas acções valorizam ou desvalorizam mais que outras.

As vezes invisto no curto prazo, mas normalmente prefiro investir numa optica de medio/longo prazo por isso, realmente, as pequenas oscilações ou correções de curto prazo não me preocupam demasiado...mas o meu receio não é com um movimento descendente de curto prazo mas sim que os EUA/europa entrem em forte queda depois deste ressalto(?) que tivemos desde o inicio do ano.

Por isso é que eu pergunto qual a melhor forma para proteger uma carteira que está muito dependente do progresso economico dos EUA/Europa...

por Bull Bull » 17/8/2010 0:33

FilipeTouro Escreveu:
Bull Bull Escreveu:Na minha opinião é simples, é vender em determinadas alturas de um movimento amplo e voltar a comprar mais abaixo quando alguns sinais forem dados, de uma maneira geral agora por exemplo em acções é estar de fora por algumas sessões

Sim compreendo, mas se eu vendesse agora algumas das minhas acções teria um prejuizo relativamente elevado e são acções em que tenho forte convicção que irão valorizar bastante no medio prazo se a economia começar a recuperar... outro problema dessa estrategia é o facto de se gastar muito mais em comissões...

Os sinais que temos dos EUA e de alguns paises da europa deixam-me muito preocupado...daí eu perguntar qual a melhor forma de proteger um investimento que está dependente da melhoria economica dos EUA/Europa...

Mas Filipe o facto de venderes agora com prejuízo não significa que mais tarde não terás lucro com elas.
Imagina que tens uma acção comprada a 10€ mas a determinada altura vendes a 5€, neste caso perdes metade do capital, mas após venderes a acções, elas ainda desceram mais até ao mínimo 2€ e depois voltaram a subir e tu comprarias a 2,50€ na nova subida, ora quando chegasse aos 5€ tu terias recuperado as perdas pelo menos. O facto de estares a perder em determinado momento e parares não significa que tenhas percas com as acções, estar fora é muitas das vezes útil. Agora se achas que a tendência vai voltar para cima então não vendes caso contrário vende, e acredita que será a melhor coisa que fazes. E lembra não és tu que estabeleces o preço e sim o mercado.

Não sei se foi no meu ultimo vídeo ou não mas referi nessa regra de ouro
Editado pela última vez por Bull Bull em 17/8/2010 0:35, num total de 1 vez.

por ferreira10 » 17/8/2010 0:22

FilipeTouro Escreveu:
Bull Bull Escreveu:Na minha opinião é simples, é vender em determinadas alturas de um movimento amplo e voltar a comprar mais abaixo quando alguns sinais forem dados, de uma maneira geral agora por exemplo em acções é estar de fora por algumas sessões

Sim compreendo, mas se eu vendesse agora algumas das minhas acções teria um prejuizo relativamente elevado e são acções em que tenho forte convicção que irão valorizar bastante no medio prazo se a economia começar a recuperar... outro problema dessa estrategia é o facto de se gastar muito mais em comissões...

Os sinais que temos dos EUA e de alguns paises da europa deixam-me muito preocupado...daí eu perguntar qual a melhor forma de proteger um investimento que está dependente da melhoria economica dos EUA/Europa...

Filipe touro:Sem fazer apelo a instrumentos financeiros complexos e altamente especulativos tais como Warrens, se souberes trabalhar com CFDs, e se houver CFDs disponíveis dos títulos que deténs em carteira, podes "literalmente congelar" as posições que deténs neste momento.Vendes (abres uma posição curta) de igual número de CFDs.Número de CFDs igual ao número de acções de um determinado titulo que deténs na posição longa.Adicionalmente era suposto receberes um juro diário pela posição curta que deténs.Mas com os juros estão tão baixos, suponho que o spread acaba por "comer" essa rentabilidade residual.E empurra o preço de "manter essa posição curta" para um valor negativo.Algo a confirmar.Se tiveres que pagar alguma importância diária por manteres essa posição curta, essa importância direi que será quase desprezível.Se os títulos subirem, a tua posição longa valoriza em igual medida àquela que desvaloriza a tua posição curta.Ou seja nem ganhas nem perdes.Podes mais tarde descongelar a dita posição num momento técnico mais satisfatório.

Nota, que isto é uma resposta directa à pergunta que por aqui deixaste.Em boa verdade as perdas são para ser assumidas.Quer se queira quer não.Encontrarás por aqui alguém que te dirá que estás a perder muito, mas se não tomares uma decisão muito mais podes perder.Ou seja, nunca é tarde para se fechar uma posição. Além do mais, poderás abrir uma nova posição mais tarde a um preço bem mais favorável.Mas se não queres sentir na pele essa derrota pré anunciada, para além daquela opção que te coloquei tens uma panóplia de outras opções para proteger a tua carteira.Mas todas elas envolvem risco e tens que ter bastante traquejo no modo como as manipulas,Por isso mesmo, se queres «anular o risco» a melhor opção é a primeira que te falei.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por FilipeTouro » 16/8/2010 23:51

por Elias » 16/8/2010 23:18

Registado: 5/11/2002 12:21

por Bull Bull » 16/8/2010 23:15

FilipeTouro Escreveu:
Supermann Escreveu:A diversificação nao é so feita a nivel geográfico e de sectores de acções.

Também deve ser feito em diferentes classes de activos, como obrigações, commodities, imobiliário, etc.

Certo, eu sei disso mas neste momento não estou interessado em imobiliario, e as obrigações tem um potencial de rendimento relativamente baixo por isso prefiro acções... Em relação as commodities...em quais devo de investir para o objectivo que pretendo?

Em que mercado devo investir (eu ou outra pessoa) para me proteger de uma eventual queda generalizada nas bolsas europeias e dos EUA, de forma a que mesmo que isso aconteça possa conseguir uma valorização da carteira?

Estou a pensar investir no principal indice da China e da India... será neste momento boa opção? Se as bolsas dos EUA e europa começarem a cair fortemente, não cairão tambem os mercados da China e India por exemplo?

Na minha opinião é simples, é vender em determinadas alturas de um movimento amplo e voltar a comprar mais abaixo quando alguns sinais forem dados, de uma maneira geral agora por exemplo em acções é estar de fora por algumas sessões

por FilipeTouro » 16/8/2010 23:04

Supermann Escreveu:A diversificação nao é so feita a nivel geográfico e de sectores de acções.

Também deve ser feito em diferentes classes de activos, como obrigações, commodities, imobiliário, etc.

Certo, eu sei disso mas neste momento não estou interessado em imobiliario, e as obrigações tem um potencial de rendimento relativamente baixo por isso prefiro acções... Em relação as commodities...em quais devo de investir para o objectivo que pretendo?

Em que mercado devo investir (eu ou outra pessoa) para me proteger de uma eventual queda generalizada nas bolsas europeias e dos EUA, de forma a que mesmo que isso aconteça possa conseguir uma valorização da carteira?

Estou a pensar investir no principal indice da China e da India... será neste momento boa opção? Se as bolsas dos EUA e europa começarem a cair fortemente, não cairão tambem os mercados da China e India por exemplo?

por Supermann » 16/8/2010 22:32

A diversificação nao é so feita a nivel geográfico e de sectores de acções.

Registado: 18/12/2009 18:54

Como valorizar carteira durante a crise

por FilipeTouro » 16/8/2010 22:04

Actualização

Problema:

Carteira com forte dependencia da evolução positiva das bolsas dos EUA e Europa, para que consiga valorização.

Como conseguir diversificar carteira, de forma a que esta não esteja totalmente dependente do crescimento economico dos EUA/Europa? Que activos valorizam mesmo com a economia dos EUA/Europa a cair?

Soluções apresentadas:

- Sair do mercado

Esta não é uma solução para mim (neste momento) porque ainda não tenho uma forte convicção que o mercado vai cair.

- Abrir posições curtas sobre indices e/ou ações

Não é solução para mim, pelo mesmo motivo que sair do mercado também não o é, neste momento. O que pretendo é diversificar!

- Investimentos em imobiliario, obrigações, commodities, ETFs, CFDs sobre indices de mercados emergentes etc...

Sim, parece-me ser a solução, mas então...quais os activos, em especifico, que poderão valorizar mesmo que a economia dos EUA e Europa comece a cair novamente?

Esta é a minha primeira participação neste excelente forum que já acompanho ha algum tempo...

Como sou ainda algo verdinho nestes assuntos, venho aqui expor uma situação para que possa obter conselhos que certamente serão uteis não só a mim mas também a outras pessoas com situações parecidas.

A minha carteira de investimentos é composta principalmente por acções do psi20, alguns fundos de investimento (Brasil, EUA, Africa...) e uma posição longa no DAX.

Ora, apesar de ter acções do psi20 e fundos de investimento de diferentes zonas geograficas, noto que, normalmente, quando um activo desvaloriza, os outros tambem desvalorizam e vice-versa. Ou seja, a diversificação não está a funcionar como se pretende. Talvez eu não a esteja a fazer de forma correcta...

Pelo que tenho visto, quando as bolsas caem nos EUA tambem caem na Europa e o contrario tambem costuma ser verdade.

Juntando os sinais negativos dos EUA com a situação de alguns paises na europa, fico apreensivo...gostaria de saber qual o melhor mercado para investir de forma a diversificar melhor a minha carteira. O objectivo é conseguir uma valorização da carteira (ou pelo menos impedir uma desvalorização) no caso dos piores cenarios em relação aos EUA e europa se confirmarem...

Desde já agradeço a vossa ajuda...
Editado pela última vez por FilipeTouro em 17/8/2010 20:05, num total de 1 vez.

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bpcolaco, Google [Bot], junas, Masterchief e 202 visitantes