Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fitch insiste que bancos portugueses têm maior risco

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por nunofaustino » 27/7/2010 11:25

AC Investor Blog Escreveu:
Elias Escreveu:Ó Pata, mas do meu ponto de vista a questão essencial é esta: independentemente de gostarmos ou não daquilo que elas dizem, estas agências são credíveis ou não?

Desde a falência da Lehman Brothers e da Islândia, a credibilidade que dou ás agências de rating independentemente sejam americanas ou não , é "0".

Nessa altura as agências foram acusadas de estarem a dormir e de não acompanharem as alterações do mercado. Hoje já não é tanto assim. Apesar disso, considero que a opinião destas agências é muito política e enviesada, uma vez que o UK e os EUA também deveriam estar com outlook negativo devido ao constante endividamento e perspectivas futuras.

Há uns dias saíram os rating de agência chinesa que me pareceram mais fiáveis do que os ocidentais... um pouco enviesado para o lado chinês, mas permitia obter uma melhor ideia dos países ocidentais (na mho).

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por AC Investor Blog » 26/7/2010 20:55

Pata-Hari Escreveu:AC, tu não tens restrições de investimento como tem um gestor profissional, não tens estatutáriamente ou por regra definida e imposta de gestão classes de risco nas quais não possas investir.

Pois, aí está a grande diferença....
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por Pata-Hari » 26/7/2010 20:51

AC, tu não tens restrições de investimento como tem um gestor profissional, não tens estatutáriamente ou por regra definida e imposta de gestão classes de risco nas quais não possas investir.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por AC Investor Blog » 26/7/2010 20:47

Pata-Hari Escreveu:Elias, tal e qual como reage a qualquer má noticia quando o mercado já tem uma tendência negativa. E se a questão é essa, é óbvio que o mercado ainda lhes atribui MUITA credibilidade. Basta notar que o rating (acumulado ou directo) continua a ser o critério de utilização de dados tipos de dívida em carteiras. Ou seja, o simples facto do rating ser alterado, determina a utilização ou a hipotese de detenção da dívida em causa.

Perfeitamente de acordo. Mas eu pessoalmente não tomo decisões com base nas agências.
AC Investor Blog
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

por Pata-Hari » 26/7/2010 20:32

Elias, tal e qual como reage a qualquer má noticia quando o mercado já tem uma tendência negativa. E se a questão é essa, é óbvio que o mercado ainda lhes atribui MUITA credibilidade. Basta notar que o rating (acumulado ou directo) continua a ser o critério de utilização de dados tipos de dívida em carteiras. Ou seja, o simples facto do rating ser alterado, determina a utilização ou a hipotese de detenção da dívida em causa.
Administrador Fórum

por Elias » 26/7/2010 20:27

AC e Pata,

A partir do momento em que o mercado reage aos comunicados das agências, penso que isso significa que o mercado lhes atribui credibilidade.

Ou não? :roll:

Registado: 5/11/2002 12:21

por Pata-Hari » 26/7/2010 20:25

Elias, as agencias são um pedaço como os price targets, actuam mais por reacção do que pro-activamente. Normalmente vês estas alterações de rating acontecerem quando o mal já é conhecido. Se são crediveis.... remeto-te para as análises de analistas supostamente isentos e sem conflitos de interesses. São crediveis?
Administrador Fórum

por AC Investor Blog » 26/7/2010 20:23

Elias Escreveu:Ó Pata, mas do meu ponto de vista a questão essencial é esta: independentemente de gostarmos ou não daquilo que elas dizem, estas agências são credíveis ou não?

Desde a falência da Lehman Brothers e da Islândia, a credibilidade que dou ás agências de rating independentemente sejam americanas ou não , é "0".
AC Investor Blog

por Elias » 26/7/2010 20:21

Ó Pata, mas do meu ponto de vista a questão essencial é esta: independentemente de gostarmos ou não daquilo que elas dizem, estas agências são credíveis ou não?

por Pata-Hari » 26/7/2010 20:18

O que tem piada é que ao descerem os ratings, eles são os principais causadores do que consideram ser o risco: o mercado interbancário ! ""A principal preocupação da Fitch continua a incidir no acesso a dívida e ao mercado interbancário por parte de certos bancos em Espanha, Portugal, Irlanda e Grécia", afirma o relatório da Fitch."
Administrador Fórum

Fitch insiste que bancos portugueses têm maior risco

por Elias » 26/7/2010 20:16

Fitch insiste que bancos portugueses têm maior risco de corte de "rating"
26 Julho 2010 | 19:48
Nuno Carregueiro - nc@negocios.pt

A agência de notação financeira cortou o "rating" de cinco bancos portugueses dias antes de serem publicados os resultados dos testes de "stress". Agora continua a destacar as instituições portuguesas pela negativa.

O facto de os quatro bancos portugueses terem tido um resultado positivo nos resultados dos testes de "stress" publicados na sexta-feira não foi suficiente para a Fitch alterar a opinião negativa que tem para os bancos portugueses.

A agência de notação financeira tinha cortado o "rating" de cinco bancos portugueses dias antes de serem publicados os resultados dos testes de stress, o que gerou criticas do Governo português e também da banca, nomeadamente do presidente do BES.

Hoje, num relatório onde analisa os resultados dos testes de stress a 91 bancos europeus, a Fitch diz que a sua publicação não requer uma alteração imediata dos "ratings" que tem para os bancos analisados.

"A principal preocupação da Fitch continua a incidir no acesso a dívida e ao mercado interbancário por parte de certos bancos em Espanha, Portugal, Irlanda e Grécia", afirma o relatório da Fitch.

Se os bancos gregos e irlandeses tem já os seus "ratings" a reflectir esta situação, há bancos "em Espanha (excepto o Santander e o BBVA) e em Portugal que apresentam o maior risco de verem os seus ratings [IDR] revistos em baixa", acrescenta a mesma fonte, acrescentando que os receios só acalmarão, se "o acesso ao mercado interbancário melhorar rapidamente".

Quanto aos bancos europeus que apresentaram um Tier 1 apenas ligeiramente acima dos 6%, a Fitch estima que terão que realizar aumentos de capital ou apresentar planos de desalavancagem. Quanto aos 17 bancos que passaram os testes mas apresentaram um Tier 1 abaixo de 7%, bem como os que falharam os testes, a Fitch estima que terão que aumentar capital em 12 mil milhões de euros.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Daniel Pinheiro, IX Hispana, marketisnotefficient, Ze nabo e 166 visitantes