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Caldeirão da Bolsa

O Euro está "acabado"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: o curto prazo não é o longo prazo....

por mais_um » 27/6/2010 23:23

nandorm Escreveu:
amon_CALD Escreveu:É fácil pegar num mapa, e intuitivamente, e é fácil chegar a conclusão que no futuro, Lisboa vai ser um grande Porto! O investimento em industria naval, capital, só aparece quando é um negócio rentável. É evidente que brasil só agora é que se está iniciar na exploração de petróleo, com esta matéria prima mais escassa, é evidente que uma rota pelo atlântico, traria vantagens competitivas. Portugal sempre ganhou foi do comércio com as antigas colónias, e este modelo de criar um país idêntico aos europeus, foi e é um erro crasso! A Alemanha por exemplo está condicionada, pelos seus portos, eu até perguntaria porque razão os alemães dizem que têm medo da inflação, mas eu suponho que eles terão medo é da subida vertiginosa do petróleo, porque um euro inflacionado permitiria comprar esta matéria prima mais barata. Não é por acaso nas recentes galgadas do petróleo que quase chegou aos 160 dol que o euro inflacionou, e acompanhou a sua subida quase de uma forma paralela, condicionando os todos os países de pequena dimensão à perda de competitividade. A inflação poderá estar a espreitar a Europa, vinda do ouro negro, daí a urgência destes povos, diminuir urgentemente o rendimento dos seus cidadãos, de forma a travar o crescimento económico, e dar tempo para os povos se adaptarem às novas ameaças.... Portugal neste momento, está a fazer um jogo tal como fez na 2ª guerra, com um olho na Alemanha e outro nos States, de forma a ver de que lado deve optar na hora da escolha.


A meu ver não seria o porto de Lisboa o escolhido como entrada na europa mas sim sines uma vez que já tem as infraestruturas, é um dos poucos portos de aguas profundas, faltando neste momento a construção da linha de comboio para fazer a ligação à europa, isso sim era de valor.


Um dos propositos do complexo de Sines era abastecer de petroleo o norte da europa, na poca o canal do Suez estava fechado e por isso contruiram-se os super petroleiros, alguns com 1 milhão de toneladas, que chegariam a Sines e depois o petroleo era distribuido pela Europa em navios mais pequenos.

O molhe dos petroleiros foi destruido uma ou 2 vezes por tempestades, tendo sido abandonado a parte que permitia a acostagem de petroleiros de 1 milhão de toneladas, penso que nunca mais foi reconstruido
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Re: o curto prazo não é o longo prazo....

por nandorm » 27/6/2010 18:03

amon_CALD Escreveu:É fácil pegar num mapa, e intuitivamente, e é fácil chegar a conclusão que no futuro, Lisboa vai ser um grande Porto! O investimento em industria naval, capital, só aparece quando é um negócio rentável. É evidente que brasil só agora é que se está iniciar na exploração de petróleo, com esta matéria prima mais escassa, é evidente que uma rota pelo atlântico, traria vantagens competitivas. Portugal sempre ganhou foi do comércio com as antigas colónias, e este modelo de criar um país idêntico aos europeus, foi e é um erro crasso! A Alemanha por exemplo está condicionada, pelos seus portos, eu até perguntaria porque razão os alemães dizem que têm medo da inflação, mas eu suponho que eles terão medo é da subida vertiginosa do petróleo, porque um euro inflacionado permitiria comprar esta matéria prima mais barata. Não é por acaso nas recentes galgadas do petróleo que quase chegou aos 160 dol que o euro inflacionou, e acompanhou a sua subida quase de uma forma paralela, condicionando os todos os países de pequena dimensão à perda de competitividade. A inflação poderá estar a espreitar a Europa, vinda do ouro negro, daí a urgência destes povos, diminuir urgentemente o rendimento dos seus cidadãos, de forma a travar o crescimento económico, e dar tempo para os povos se adaptarem às novas ameaças.... Portugal neste momento, está a fazer um jogo tal como fez na 2ª guerra, com um olho na Alemanha e outro nos States, de forma a ver de que lado deve optar na hora da escolha.


A meu ver não seria o porto de Lisboa o escolhido como entrada na europa mas sim sines uma vez que já tem as infraestruturas, é um dos poucos portos de aguas profundas, faltando neste momento a construção da linha de comboio para fazer a ligação à europa, isso sim era de valor.
 
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por pdcarrico » 27/6/2010 17:54

E o Brasil não está a iniciar a produção. Já é, antes do pré-sal, autosuficiente em petróleo. O pré-sal é que pode potenciar uma produção de dimensão para ser um exportador grande.
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Re: o curto prazo não é o longo prazo....

por pdcarrico » 27/6/2010 17:52

amon_CALD Escreveu:É fácil pegar num mapa, e intuitivamente, e é fácil chegar a conclusão que no futuro, Lisboa vai ser um grande Porto! O investimento em industria naval, capital, só aparece quando é um negócio rentável. É evidente que brasil só agora é que se está iniciar na exploração de petróleo, com esta matéria prima mais escassa, é evidente que uma rota pelo atlântico, traria vantagens competitivas. Portugal sempre ganhou foi do comércio com as antigas colónias, e este modelo de criar um país idêntico aos europeus, foi e é um erro crasso! A Alemanha por exemplo está condicionada, pelos seus portos, eu até perguntaria porque razão os alemães dizem que têm medo da inflação, mas eu suponho que eles terão medo é da subida vertiginosa do petróleo, porque um euro inflacionado permitiria comprar esta matéria prima mais barata. Não é por acaso nas recentes galgadas do petróleo que quase chegou aos 160 dol que o euro inflacionou, e acompanhou a sua subida quase de uma forma paralela, condicionando os todos os países de pequena dimensão à perda de competitividade. A inflação poderá estar a espreitar a Europa, vinda do ouro negro, daí a urgência destes povos, diminuir urgentemente o rendimento dos seus cidadãos, de forma a travar o crescimento económico, e dar tempo para os povos se adaptarem às novas ameaças.... Portugal neste momento, está a fazer um jogo tal como fez na 2ª guerra, com um olho na Alemanha e outro nos States, de forma a ver de que lado deve optar na hora da escolha.


Se bem entendi, a estratégia de desenvolvimento que pensa ser correcta, é a de Portugal se afirmar como entreposto de comércio, nomeadamente de petróleo, para o resto da Europa. Parece-me uma ideia com algumas fragilidades, em primeiro lugar porque supõe que não haja concorrência com outros portos igualmente acessíveis (não é o mesmo caso da Ucrânia, onde um desvio do canal de gás é muito mais dispendioso e difícil de implementar). Havendo movimentação por mar, a localização estratégica de Lisboa é tão interessante quanto Roterdão ou Hamburgo. Em segundo lugar supõe essa ideia, que a passagem pelo porto de Lisboa acrescente um valor à mercadoria. Sinceramente, o facto de ser um ponto de passagem não me parece que seja um factor que dê assim tanto valor a Lisboa.

Eu veria algum valor na questão do petróleo se eventualmente houverem interesses sérios e de dimensão Portugueses nas explorações. Mas isso parece-me difícil porque estamos em termos gerais descapitalizados e com dificuldade em entrar em manobras de investimento de grande porte.

Quanto ao preço do petróleo. Eu diria que associar o preço do petróleo ao do euro, é simplificar o problema. Como outras commodities, a cotação é global e dependente de uma procura e oferta agregadas. Ignorar o aumento do consumo na China e perceber que isso é um dos factores da escalada de preço é escapar à origem do problema.

Até porque o petróleo a 150USD (com eurusd a 1,6) é bem mais caro do que a 75USD (com eurusd a 1,2). Basta fazer as contas.
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o curto prazo não é o longo prazo....

por amon_CALD » 27/6/2010 16:50

É fácil pegar num mapa, e intuitivamente, e é fácil chegar a conclusão que no futuro, Lisboa vai ser um grande Porto! O investimento em industria naval, capital, só aparece quando é um negócio rentável. É evidente que brasil só agora é que se está iniciar na exploração de petróleo, com esta matéria prima mais escassa, é evidente que uma rota pelo atlântico, traria vantagens competitivas. Portugal sempre ganhou foi do comércio com as antigas colónias, e este modelo de criar um país idêntico aos europeus, foi e é um erro crasso! A Alemanha por exemplo está condicionada, pelos seus portos, eu até perguntaria porque razão os alemães dizem que têm medo da inflação, mas eu suponho que eles terão medo é da subida vertiginosa do petróleo, porque um euro inflacionado permitiria comprar esta matéria prima mais barata. Não é por acaso nas recentes galgadas do petróleo que quase chegou aos 160 dol que o euro inflacionou, e acompanhou a sua subida quase de uma forma paralela, condicionando os todos os países de pequena dimensão à perda de competitividade. A inflação poderá estar a espreitar a Europa, vinda do ouro negro, daí a urgência destes povos, diminuir urgentemente o rendimento dos seus cidadãos, de forma a travar o crescimento económico, e dar tempo para os povos se adaptarem às novas ameaças.... Portugal neste momento, está a fazer um jogo tal como fez na 2ª guerra, com um olho na Alemanha e outro nos States, de forma a ver de que lado deve optar na hora da escolha.
 
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Re: petróleo alto que bom para o país!

por pdcarrico » 27/6/2010 16:02

amon_CALD Escreveu:Posso estar enganado... mas no médio e longo prazo, Portugal vai ganhar com a valorização do petróleo! Não sei se repararam que Portugal está a tentar criar uma rota marítima, tringulada entre Venuzuela e Brasil, pelo atlântico. Há quem discuta a crise, pelos dificits, eu continuo achar, que a guerra económica é energética. Não é por acaso que desde 2002 nos açores se reuniu um grupo de líderes de alguns países (Portugal, Inglaterra, Espanha, States e Italia) este grupo foi chamado de aliança atlântica, mas que eu saiba a Nato é mais alargada. Curiosamente são estes os países que têm deficits elevados vá-se saber porquê! Vá-se saber porque a pressa de Portugal ter TGV.... Vá-se saber porque a Grecia também está em apuros, com o mar vermelho à espreita...
Mais pergunto, porque se quererá criar uma parceria com entre Sonangol, Galp, Petrobrás... O atlântico é futuro...e Lisboa é a sua Porta para a Europa... A Alemanha, não tem mar, e está dependente dos russos no fornecimento de petróleo, mas curiosamente os mesmos que os derrotaram na 2 guerra...
O petróleo se subir, há um mundo de américas para explorar e Portugal é um player importante dada a sua situação geográfica, para este petróleo ser rentável é preciso que suba, para surgir capital, e apostar nestas rotas...


O tempo falará...

No longo prazo, como dizia Keynes, estamos todos mortos. O pré-sal promete, mas ainda está longe, a Galp pode ter ganhos porque tem algumas concessões em parceria, e em Angola existem interesses de Portugal que beneficiam do crescimento local.

Mas no momento actual, o melhor é ter uma base energética própria e enquanto ela não vem, é melhor que o petróleo não volte rapidamente a preços muito altos. Se vamos falar de exemplos, podemos também pensar que a maior exportadora Portuguesa é a TAP cuja sustentatibilidade está presa por arames e com o petróleo a subir se torna mais difícil ainda.

O petróleo é uma commodity e os seus preços/ganhos não respeitam intermediários. É irrelevante que Portugal esteja na rota a menos que fosse forte em indústria naval. Aliás é nesse sector que se projectam algumas grandes empresas no Brasil - quer a partir da petrobrás, quer a partir do universo empresarial do Eike Batista que também está no petróleo.
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Re: petróleo alto que bom para o país!

por LTCM » 27/6/2010 14:45

amon_CALD Escreveu: A Alemanha, não tem mar, e


A Alemanha é um país localizado na Europa central. É limitado a norte pelo Mar do Norte , Dinamarca e pelo Mar Báltico, a leste pela Polônia e pela República Checa, a sul pela Áustria e pela Suíça e a oeste pela França, Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos.

O transporte fluvial e marítimo desempenham um papel importante na economia do país. Através dos portos de Hamburgo, Bremerhaven, Ludwigshafen, Lübeck e Rostock.

O porto de Hamburgo é a segunda maior cidade-porto da Europa e o nono maior do mundo.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
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petróleo alto que bom para o país!

por amon_CALD » 27/6/2010 14:24

Posso estar enganado... mas no médio e longo prazo, Portugal vai ganhar com a valorização do petróleo! Não sei se repararam que Portugal está a tentar criar uma rota marítima, tringulada entre Venuzuela e Brasil, pelo atlântico. Há quem discuta a crise, pelos dificits, eu continuo achar, que a guerra económica é energética. Não é por acaso que desde 2002 nos açores se reuniu um grupo de líderes de alguns países (Portugal, Inglaterra, Espanha, States e Italia) este grupo foi chamado de aliança atlântica, mas que eu saiba a Nato é mais alargada. Curiosamente são estes os países que têm deficits elevados vá-se saber porquê! Vá-se saber porque a pressa de Portugal ter TGV.... Vá-se saber porque a Grecia também está em apuros, com o mar vermelho à espreita...
Mais pergunto, porque se quererá criar uma parceria com entre Sonangol, Galp, Petrobrás... O atlântico é futuro...e Lisboa é a sua Porta para a Europa... A Alemanha, não tem mar, e está dependente dos russos no fornecimento de petróleo, mas curiosamente os mesmos que os derrotaram na 2 guerra...
O petróleo se subir, há um mundo de américas para explorar e Portugal é um player importante dada a sua situação geográfica, para este petróleo ser rentável é preciso que suba, para surgir capital, e apostar nestas rotas...


O tempo falará...
 
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por agany » 27/6/2010 13:28

Com esse penteado, só lhe falta um bigodinho à Hitler. :lol:
 
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Re: O Euro está "acabado"

por pdcarrico » 27/6/2010 12:44

LTCM Escreveu:He says George Soros has become nothing more than a socialist and implies that his sort of thinking has contributed to our current mess. Hendry is particularly worried about the Asian economies as the noose tightens.

Eu tentei perceber onde foste buscar esta ideia de que ele diz que contribuiu para a actual situação. Não me parece que ele diga isso em nenhuma altura.

O que me parece que ele diz, é que é bastante confortável para quem é multi-milionário ter um pensamento socialista. Talvez por isso, ele apesar de reconhecer o brilhantismo de Soros, gostasse de ver a sua reputação em baixa.

Esta ideia lembrou-me um livro de prosa do Fernando Pessoa - "O Banqueiro Anarquista". Basicamente a ideia é de que apenas podemos ser anarquistas e imunes aos capital quando temos tanto dinheiro que podemos viver sem nos preocuparmos com ele.
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por pdcarrico » 27/6/2010 12:33

Interessante o paralelo com o período de 95-97, quando ele fala que os exportadores asiáticos vão sofrer com a valorização do dólar (moeda a que o yuan está linkado). Mas há aqui outras considerações, nessa altura o dólar também se valorizou contra o iene deteriorando a competitividade do tigres asiáticos em relação a um parceiro importante - o Japão.

Mas ele fala também na questão dos custos com mão de obra estarem em expansão acelerada o que para um tecido exportador com margens reduzidas pode ser um problema, mas será que é ainda a balança comercial que determina o crescimento chinês? Faz sentido que o crescimento esteja a ser sustentado pela exportações quando a Europa está em crise, o Japão não está muito melhor e os EUA continuam com bastante desemprego? Parece-me meio difícil.

Eu acho que é o nível de procura interna que estando muito mais forte hoje na China do que há 15 anos em todos os tigres asiáticos, que faz com que hajam taxas de crescimento forte na China. Ou seja, provavelmente a balança comercial vai-se degradar na China, mas é provavelmente o facto de emergir um mercado consumidor forte que está a sustentar a economia local.

Acho que essa circunstância força ainda mais as autoridades Chinesas a verem com reservas a valorização do yuan. Provavelmente já estão à espera de um choque na balança comercial. Impedindo a valorização imediata da moeda, pelo menos o choque pode ser mais suave. E para nós, pode no entretanto haver um efeito positivo - enquanto o yuan estiver mais barato, o consumo de petróleo talvez não dispare por enquanto. No meio da crise e com dependência energética, tudo o que não precisamos é de 150 dólares por barril.
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O Euro está "acabado"

por LTCM » 26/6/2010 13:10

Hugh Hendry says the Euro is analogous to the gold standard (sounds familiar) and that it is finished. He says George Soros has become nothing more than a socialist and implies that his sort of thinking has contributed to our current mess. Hendry is particularly worried about the Asian economies as the noose tightens.

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Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
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