Portagens nas SCUT
Além das explicações, Paulo Campos também deixou avisos. Em primeiro lugar para os utentes: “A fiscalização será reforçada, diariamente e ao longo de todos os percursos”.
Gostei desta frase...Continuo sem perceber como os não Portugueses mas "Europeus" vão pagar. Imaginando que um Espanhol entra por alguma dessas sem qualquer aviso de que é cobrado, não será legitimo apresentar uma queixa ou coisa parecida a UE?
"Factura pesada" para famílias e empresas
00h30m
A.P.F.
O presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo, Luís Ceia, considerou ontem que os valores a cobrar pelas novas portagens na A28 são “uma pesada factura” para o distrito, em termos de estratégia de desenvolvimento, e que isso trará consequências muito nefastas ao nível dos orçamentos das famílias e das empresas.
Luís Ceia admite que, de uma forma ou de outra, esta nova realidade relectir-se-á no preço final dos produtos que entram e saem da região.
“Esta associação empresarial vê com preocupação este cenário porque se vai reflectir directa e indirectamente no orçamento quer das famílias quer dos empresários, enquanto famílias e agentes económicos. É uma factura pesada que vamos pagar porque, no nosso entender, estratégicamente este distrito tinha uma janela de oportunidades na ligação entre o Porto e Vigo, duas áreas metropolitanas e industriais onde se poderia afirmar como uma região de transição, mas obviamente que para que isto funcionasse o conceito da mobilidade gratuita era extremamente importante. Se nos vem amputar a região desta mobilidade da maneira que o estão a fazer, isso fará com que haja um conjunto de investimentos e de estratégias que têm de ser reflectidas”, referiu aquele responsável.
O dirigente associativo admitiu que, face aos valores que vão ser cobrados com as portagens na A28, entre Viana do Castelo e o Porto, o custo de vida na região irá sofrer alterações: “Não podemos desde já esquecer que quer na distribuição do produto acabado ou no trasnporte tem um peso interessante, como também na recepção e na compra das matérias-primas, esta medida há-de ter reflexo em algum lado. Ou aquele que vende não marca o valor da portagem em cima ou aquele que compra terá que a pagar, mas a verdade é que somos simultaneamente vendedores e compradores, portanto, de uma forma ou de outras as empresas, os seus funcionários e a população em geral sofrerão claramente com esta taxação da A28”. E justifica: “O objectivo quando se cria uma empresa é que ela seja profícua no tempo e, para isso, tem que ser lucrativa. Alguém terá de pagar estes custos dos transportes”.
O JN procurou ouvir outras associações empresariais das zonas abrangidas pelas portagens nas SCUT, mas sem sucesso.
Governo alarga portagens a outras SCUT
00h30m
Ana Paula Correia
Ainda este ano, o pagamento de portagens poderá ser alargado a outras vias que não têm custos para o utilizador. Tudo depende dos resultados da avaliação que será feita no segundo semestre de 2010. O anúncio foi feito ontem, segunda-feira, pelo secretário de Estado.
Numa conferência de Imprensa, destinada a explicar o sistema que passará a vigorar a partir de de 1 de Julho para as três SCUT mais a Norte, o secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, admitiu, ao fim da tarde de ontem, que irão ser feitos estudos para avaliar das condições para a introdução de portagens em todas as vias actualmente isentas. São elas: a Via do Infante, que atravessa o Algarve; a A25, que liga Aveiro à Guarda; a A24, entre Viseu e Chaves; e a A23 de Torres Novas à Guarda.
“Se os critérios, que têm a ver com as condições socio-económicos das zonas em que estão as vias e com a existência de estradas alternativas, estiveram cumpridos, avançaremos com a aplicação do princípio do utilizador-pagador”, ou seja, a introdução de portagens. Destas palavras de Paulo Campos pode antever-se, mais cedo ou mais tarde, o fim de todas as SCUT. Foi, aliás, com base em estudos idênticos, datados de 2007, que surgiu a decisão de começar a cobrar portagens nas estradas Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata.
Ladeado por responsáveis das empresas concessionárias das SCUT, da Brisa e da Estradas de Portugal, o secretário de Estado tentou explicar “complexa teia” necessária para montar o pagamento automático das portagens.
Estado paga só em 2010
Para já, ficou claro que, a partir do próximo dia 21, será possível aos utentes das vias pré-reservar os identificadores electrónicos para colocação nos veículos.
Esses dispositivos serão gratuitos nos primeiros seis meses, e estarão disponíveis nas lojas da Via Verde e nas estações do CTT, além de poderem ser accionados nos ‘sites’ destas duas empresas e da Estradas de Portugal. Para os veículos estrangeiros, haverá dispositivos à venda nas áreas de concessão das respectivas estradas.
“Bastará fazer essa pré-reserva para o utilizador poder circular nessas vias”, assegurou Paulo Campos. Admitiu, no entanto, que em 2011 os dispositivos passarão a ser pagos pelos utentes, num valor ainda desconhecido, mas que terá como referência os 19 euros que o Estado vai já pagar aos fornecedores do equipamento, cujos nomes não foram revelados. O secretário de Estado apenas disse que “são entidades habilitadas para o fazerem” e que os identificadores serão idênticos aos da Via Verde e que são fabricados no estrangeiro.
Acresce que os utentes da Via Verde não serão obrigados a usar outro dispositivo para circularem nas SCUT, embora ainda não seja claro se será necessário accionar alguma autorização especial.
Além das explicações, Paulo Campos também deixou avisos. Em primeiro lugar para os utentes: “A fiscalização será reforçada, diariamente e ao longo de todos os percursos”.
Avisou também os partidos da Oposição (que pretende revogar a lei), num recado especialmente dirigido à Direita, que viabilizou o PEC e o OE: “Esta medida está inscrita em Orçamento de Estado e no Plano de Estabilidade e Crescimento. Cada um tem de assumir as suas responsabilidades”.
Oposição apostada em travar "chips"
00h30m
Virgínia Alves
Os partidos da Oposição são unânimes quando dizem que a introdução de portagens nas SCUT na região Norte são injustas, embora as razões apontadas sejam diferentes. São igualmente unânimes ao falar de confusão de todo o processo, que acreditam será travado e definido um novo modelo a partir do dia 24 de Junho, com a revogação da legislação que permite a introdução de chips, através dos projecto-lei dos quatro partidos da Oposição que serão votados nesse dia no Parlamento.
De um lado estão o PSD e o CDS-PP, que concordam com o princípio do utilizador/pagador, “mas para todos, e não desta forma progressiva”, referiu ao JN Helder Amaral, deputado do CDS-PP, acrescentando que esta medida carece de explicação, “tanto mais que se sabe que mais de um milhar de empresas faliram na região Norte, que é uma das mais afectadas pela crise”.
O mesmo argumento é apresentado pelo PSD, e também une os dois partidos: a crítica à introdução dos chips de matrícula, que o PSD denomina de “big brother rodoviário”, como adiantou o deputado do PSD Jorge Costa.
Obrigatoriedade
“A questão da obrigatoriedade e a possibilidade de se aceder a dados pessoais” preocupam o PSD, lembrando que “quando o Governo PS, no anterior mandato, lançou a ideia do chip na matrícula negou sempre que era para pagamento de portagens, mas agora é para isso mesmo”, referiu Jorge Costa, mas sem apresentar qualquer alternativa, dizendo que “isso é um papel que cabe a quem está a governar”.
O Bloco de Esquerda lembra os pareceres da Comissão de Protecção de Dados desfavoráveis à introdução de chips, e refere que o Governo “está a aproveitar parte da legislação já aprovada sobre o tema para dar o seguinte passo, que é impor a obrigatoriedade e para servir como dispositivo de pagamento de portagens”, frisou Heitor Sousa.
Apreciação parlamentar
O Partido Comunista vai mais longe e, além da revogação dos chips, vai requerer a apreciação parlamentar do decreto-lei, que será publicado a definir a data em que entra em vigor o pagamento de portagens nas SCUT, salientando “que este não é um processo fechado, primeiro serão revogados os chips, e depois será discutida a introdução de portagens”, sublinhou Jorge Machado.
Elias Escreveu:Marco Martins Escreveu:O que revolta não é o facto de haver portagens... revolta é fazerem coisas e dizerem que não aceitem que os outros não aprovem...
Será que o aumento de impostos também estava no orçamento? Quantas vezes o PM negou que aumentaria os impostos?!?!?
E desde quando é que os políticos cumprem o que prometem?
O Sócrates em 2005 falhou a promessa de não aumentar os impostos e contudo foi reeleito em 2009, por isso não me parece que o eleitorado tenha ficado assim tão revoltado com isso...
O Primeiro Ministro ainda pensa que cumpre as promessas. Afinal não é a culpa dele que o mundo muda de 15 em 15 dias.

Editado pela última vez por PJBM2 em 15/6/2010 22:39, num total de 1 vez.
Paulo Moreira
Rui Rio confiante no chumbo dos "chips" usados nas portagens das SCUT
16h17m
O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, manifestou-se hoje, terça-feira, confiante na reprovação pela Assembleia da República do diploma que institui o sistema electrónico de pagamento de portagens nas até agora autoestradas sem custos para o utilizador.
"No dia 24 de junho, dia de S. João, a AR vai fazer a apreciação do diploma dos 'chips'. E, segundo creio, segundo estou a perceber, vai haver bom senso da parte da maioria no parlamento", afirmou Rui Rio, à margem da reunião pública do executivo camarário.
Para o autarca do PSD, que preside também à Junta Metropolitana do Porto (JMP), o sistema dos "chips" está feito "de qualquer maneira" e "não faz sentido nenhum".
Rui Rio referiu que ainda segunda feira viu uma reportagem numa televisão em que pessoas da Galiza afirmavam que iam deixar de fazer compras em Portugal porque não estavam para comprar um "chip".
O autarca disse que não acredita que o Governo realmente tenha intenção de aplicar portagens nas outras SCUT do país, como afirmou segunda feira em conferência de imprensa o secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos.
"Não acredito. Para ser sincero, não acredito. Porque, se isso fosse verdade, já o ministro tinha respondido à Junta [Metropolitana do Porto - JMP] a dizer: 'não é nada disso que estão a dizer, num prazo muito curto de tempo vamos tratar todos por igual'".
Para Rui Rio, uma resposta formal -- que ainda não recebeu - do ministro às duas cartas enviadas pela JMP "alterava completamente a situação", mas, neste contexto, a afirmação de Paulo Campos "não vale nada".
"A percepção que tenho é que isso é uma declaração para acalmar as pessoas cá em cima. Para mim é claro que isto, com a colaboração de alguma comunicação social que gostará de fazer fretes ao Governo, é para acalmar a situação presente e daqui por dois ou três anos já ninguém se lembra disso", afirmou.
Introdução de portagens nas SCUT deverá impulsionar o tráfego da Brisa em 3,5%
Hugo Paula
hugopaula@negocios.pt
O BPI diz que o anúncio de que o governo vai estudar a introdução de portagens nas SCUT em quatro estradas em que ainda não são cobradas portagens é "neutral" para a Mota-Engil e Brisa. Já as portagens que irão ser cobradas nas SCUT Costa Prata, Grande Porto e Norte Litoral deverão impulsionar o tráfego da concessionária em 3,5%.
Os analistas do BPI Equity Research recomendam “comprar” as acções da Brisa e atribuem-lhes um preço-alvo de 8 euros, enquanto a recomendação para a Mota-Engil é de “acumular”, com preço-alvo de 3,55 euros. O Caixa BI recomenda “comprar” os títulos da Brisa, com preço-alvo de 9,10 euros.
“A introdução de portagens nas actuais sem portagem tem de obedecer a princípios de convergência social e económica entre regiões em Portugal bem como do poder de compra das populações”, diz a nota de investimento do BPI. “Como tal este não é um anúncio de que será tomada uma medida, mas antes a abertura” dessa possibilidade.
O Caixa BI recorda “que a partir de 1 de Julho irão passar a ser cobradas portagens nas SCUT Costa Prata, Grande Porto e Norte Litoral”, que terão um impacto “positivo” na Brisa, que poderá recuperar o transito perdido para as SCUT concorrentes, onde os utilizadores não pagam portagens. A introdução das portagens que já estão aprovadas, poderá ter, nestas estradas, uma impacto positivo de 3,5% no tráfego.
Já quanto às quatro estradas onde o governo vai iniciar os estudos para a reintroduzição de portagens, o BPI diz que “não deverá haver um impacto relevante” para a Mota-Engil, assim como “não terá impacto material no tráfego do portefólio de concessões da Brisa”.
Hugo Paula
hugopaula@negocios.pt
O BPI diz que o anúncio de que o governo vai estudar a introdução de portagens nas SCUT em quatro estradas em que ainda não são cobradas portagens é "neutral" para a Mota-Engil e Brisa. Já as portagens que irão ser cobradas nas SCUT Costa Prata, Grande Porto e Norte Litoral deverão impulsionar o tráfego da concessionária em 3,5%.
Os analistas do BPI Equity Research recomendam “comprar” as acções da Brisa e atribuem-lhes um preço-alvo de 8 euros, enquanto a recomendação para a Mota-Engil é de “acumular”, com preço-alvo de 3,55 euros. O Caixa BI recomenda “comprar” os títulos da Brisa, com preço-alvo de 9,10 euros.
“A introdução de portagens nas actuais sem portagem tem de obedecer a princípios de convergência social e económica entre regiões em Portugal bem como do poder de compra das populações”, diz a nota de investimento do BPI. “Como tal este não é um anúncio de que será tomada uma medida, mas antes a abertura” dessa possibilidade.
O Caixa BI recorda “que a partir de 1 de Julho irão passar a ser cobradas portagens nas SCUT Costa Prata, Grande Porto e Norte Litoral”, que terão um impacto “positivo” na Brisa, que poderá recuperar o transito perdido para as SCUT concorrentes, onde os utilizadores não pagam portagens. A introdução das portagens que já estão aprovadas, poderá ter, nestas estradas, uma impacto positivo de 3,5% no tráfego.
Já quanto às quatro estradas onde o governo vai iniciar os estudos para a reintroduzição de portagens, o BPI diz que “não deverá haver um impacto relevante” para a Mota-Engil, assim como “não terá impacto material no tráfego do portefólio de concessões da Brisa”.
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«Vamos prometer o dobro dos outros partidos e cumprir o mesmo: nada!», declarou Gnarr durante a campanha.
O partido humorista ganhou as eleições nas Islandia a dizer a verdade...
Se bem que esta frase também podia ter sido dita pelo nosso PM, até se enquadra no seu tipo de governação...
O partido humorista ganhou as eleições nas Islandia a dizer a verdade...
Se bem que esta frase também podia ter sido dita pelo nosso PM, até se enquadra no seu tipo de governação...
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Elias Escreveu:Marco Martins Escreveu:O que revolta não é o facto de haver portagens... revolta é fazerem coisas e dizerem que não aceitem que os outros não aprovem...
Será que o aumento de impostos também estava no orçamento? Quantas vezes o PM negou que aumentaria os impostos?!?!?
E desde quando é que os políticos cumprem o que prometem?
O Sócrates em 2005 falhou a promessa de não aumentar os impostos e contudo foi reeleito em 2009, por isso não me parece que o eleitorado tenha ficado assim tão revoltado com isso...
Sim, é verdade para os dois pontos

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Marco Martins Escreveu:O que revolta não é o facto de haver portagens... revolta é fazerem coisas e dizerem que não aceitem que os outros não aprovem...
Será que o aumento de impostos também estava no orçamento? Quantas vezes o PM negou que aumentaria os impostos?!?!?
E desde quando é que os políticos cumprem o que prometem?
O Sócrates em 2005 falhou a promessa de não aumentar os impostos e contudo foi reeleito em 2009, por isso não me parece que o eleitorado tenha ficado assim tão revoltado com isso...
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Elias Escreveu:Governo avalia introdução de portagens nas restantes SCUT
14.06.2010 - 19:58 Por Ana Rita Faria
publico.pt
O Governo anunciou hoje que está a avaliar a introdução de portagens nas quatro SCUT que, este ano, não têm ainda custos para o utilizador.
Em conferência de imprensa, o secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, afirmou que o Governo vai iniciar estudos para avaliar a criação de portagens nas SCUT do Algarve (gerida pelos espanhóis da Ferrovial), da Beira Litoral e Alta (sob responsabilidade da Mota-Engil), da Beira Interior (a cargo da Soares da Costa) e Interior Norte (sob gestão da Effage e da Sonae).
Reagindo à onda de protestos conta a introdução de portagens nas SCUT Costa da Prata, Norte Litoral e Grande Porto, a partir de 1 de Julho, Paulo Campos disse que esta medida está “há muito anunciada e inscrita em Orçamento de Estado e no Plano de Estabilidade e Crescimento”, não aceitando que os partidos da oposição possam vir a “travar” esta medida em votação no Parlamento.
O que revolta não é o facto de haver portagens... revolta é fazerem coisas e dizerem que não aceitem que os outros não aprovem...
Será que o aumento de impostos também estava no orçamento? Quantas vezes o PM negou que aumentaria os impostos?!?!?
Curiosamente a SCUT do Algarve é gerida pela Ferrovial... onde já teremos ouvido esse nome? hummm... até pode ser coincidência... mas...
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Governo avalia introdução de portagens nas restantes SCUT
14.06.2010 - 19:58 Por Ana Rita Faria
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O Governo anunciou hoje que está a avaliar a introdução de portagens nas quatro SCUT que, este ano, não têm ainda custos para o utilizador.
Em conferência de imprensa, o secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, afirmou que o Governo vai iniciar estudos para avaliar a criação de portagens nas SCUT do Algarve (gerida pelos espanhóis da Ferrovial), da Beira Litoral e Alta (sob responsabilidade da Mota-Engil), da Beira Interior (a cargo da Soares da Costa) e Interior Norte (sob gestão da Effage e da Sonae).
Reagindo à onda de protestos conta a introdução de portagens nas SCUT Costa da Prata, Norte Litoral e Grande Porto, a partir de 1 de Julho, Paulo Campos disse que esta medida está “há muito anunciada e inscrita em Orçamento de Estado e no Plano de Estabilidade e Crescimento”, não aceitando que os partidos da oposição possam vir a “travar” esta medida em votação no Parlamento.
14.06.2010 - 19:58 Por Ana Rita Faria
publico.pt
O Governo anunciou hoje que está a avaliar a introdução de portagens nas quatro SCUT que, este ano, não têm ainda custos para o utilizador.
Em conferência de imprensa, o secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, afirmou que o Governo vai iniciar estudos para avaliar a criação de portagens nas SCUT do Algarve (gerida pelos espanhóis da Ferrovial), da Beira Litoral e Alta (sob responsabilidade da Mota-Engil), da Beira Interior (a cargo da Soares da Costa) e Interior Norte (sob gestão da Effage e da Sonae).
Reagindo à onda de protestos conta a introdução de portagens nas SCUT Costa da Prata, Norte Litoral e Grande Porto, a partir de 1 de Julho, Paulo Campos disse que esta medida está “há muito anunciada e inscrita em Orçamento de Estado e no Plano de Estabilidade e Crescimento”, não aceitando que os partidos da oposição possam vir a “travar” esta medida em votação no Parlamento.
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Elias Escreveu:Marco Martins Escreveu:Porém de Castelo de Paiva a Oliveira de Frades seria uma hipótese.
Agora vê bem quantas pessoas seriam servidas por essa opção por comparação com a existente...
É o que te disse, teria de haver um estudo...
... mas de qualquer forma, parece-te que duas auto-estradas com uma separação máxima de 1Km durante 30 km entre a zona de Ovar até Albergaria trazem mais benefícios do que usar esse dinheiro noutros locais?
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Elias Escreveu:Marco Martins Escreveu:O problema não é haver duas auto-estradas paralelas... o problema é que se fossem mais separadas certamente serviriam mais pessoas e regiões pelo mesmo custo, ou seja, os mesmo recursos seriam melhor aproveitados...
Bem, isso escrito assim genericamente é uma lapalissada.
Vamos lá a concretizar: que traçado é que propunhas?
Os traçados sugeridos serão sempre especulação, pois existem sempre custos associados que apenas fazendo um estudo no terreno se conseguirá ver se será viável ou não (tanto pelos custos como pelo retorno).
Há zonas em que a A1 e a A29 distam 500 metros...
Porém de Castelo de Paiva a Oliveira de Frades seria uma hipótese.
Outra hipótese, seria não fazer a zona de Ovar até Albergaria, e fazer em vez disso uma transversal ou ramais de acesso que ligassem Ovar, S.João da Madeira, Oliveira de Azemeis, Vale de Cambra à A1.
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Marco Martins Escreveu:O problema não é haver duas auto-estradas paralelas... o problema é que se fossem mais separadas certamente serviriam mais pessoas e regiões pelo mesmo custo, ou seja, os mesmo recursos seriam melhor aproveitados...
Bem, isso escrito assim genericamente é uma lapalissada.
Vamos lá a concretizar: que traçado é que propunhas?
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Sr_SNiper Escreveu:Elias Escreveu:Marco Martins Escreveu:Por exemplo do Porto até Aveiro existe a A1 e a A29, uma auto-estrada e uma Scut, lado a lado durante 80 km (por curiosidade vão ao google maps)!!!
Como é que é possível isto acontecer?!?! É claro que alguém tem de pagar isto... mas é pena não prenderem quem autorizou a construção!!!
Marco qual é o problema de haver duas auto-estradas paralelas? Das vezes que lá passei já reparei que estão sempre cheias de tráfego!
Eu passo muitas vezes por lá porque faço muitas vezes Braga-Lisboa e Lisboa-Braga, naturalmente vou sempre pela A29 e não me parece que haja muito transito, geralmente e o mais curioso é apanhar mais trânsito na A1.
A A1 "aparentemente" tem mais trânsito pois está em obras e uma parte do percurso obriga a que o trânsito fique mais concentrado. Mas ambas as auto-estradas têm bastante trânsito.
O problema não é haver duas auto-estradas paralelas... o problema é que se fossem mais separadas certamente serviriam mais pessoas e regiões pelo mesmo custo, ou seja, os mesmo recursos seriam melhor aproveitados...
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Elias Escreveu:Marco Martins Escreveu:Por exemplo do Porto até Aveiro existe a A1 e a A29, uma auto-estrada e uma Scut, lado a lado durante 80 km (por curiosidade vão ao google maps)!!!
Como é que é possível isto acontecer?!?! É claro que alguém tem de pagar isto... mas é pena não prenderem quem autorizou a construção!!!
Marco qual é o problema de haver duas auto-estradas paralelas? Das vezes que lá passei já reparei que estão sempre cheias de tráfego!
Eu passo muitas vezes por lá porque faço muitas vezes Braga-Lisboa e Lisboa-Braga, naturalmente vou sempre pela A29 e não me parece que haja muito transito, geralmente e o mais curioso é apanhar mais trânsito na A1.
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Caro Marco Martins,
Foi por isso que eu disse que o Estado terá de se reformar.
Não é possível o cidadão comum continuar a pagar sem haver equídade de tratamento. Também não encontro explicação cabal para dar a empresas a exploração de negócios que acabam sempre por gerar lucros exorbitantes à custa do contribuinte.
No caso do chip automóvel o objectivo é beneficiar a Brisa e prejudicar portageiros.
Por favor, não deixem que isso aconteça!
Foi por isso que eu disse que o Estado terá de se reformar.
Não é possível o cidadão comum continuar a pagar sem haver equídade de tratamento. Também não encontro explicação cabal para dar a empresas a exploração de negócios que acabam sempre por gerar lucros exorbitantes à custa do contribuinte.
No caso do chip automóvel o objectivo é beneficiar a Brisa e prejudicar portageiros.
Por favor, não deixem que isso aconteça!
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Marco Martins Escreveu:Por exemplo do Porto até Aveiro existe a A1 e a A29, uma auto-estrada e uma Scut, lado a lado durante 80 km (por curiosidade vão ao google maps)!!!
Como é que é possível isto acontecer?!?! É claro que alguém tem de pagar isto... mas é pena não prenderem quem autorizou a construção!!!
Marco qual é o problema de haver duas auto-estradas paralelas? Das vezes que lá passei já reparei que estão sempre cheias de tráfego!
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mfsr1980 Escreveu:Estou convencido que o Estado terá de se reformar mais cedo ou mais tarde. Sei que estas portagens são apenas uma gota de água no conjunto de aumentos que terão de se efectuar para equilibrio das nossas contas públicas. Fico a pensar como poderá crescer um País que asfixia o crescimento da economia? Quem quiser prosperar terá forçosamente de fugir deste ambiente depressivo. Esta nova onda migratória é a nossa salvação. Se não deixarmos perder a confiança no sector bancário, veremos novamente crescer as remessas de emigrantes.
Não sou contra a colocação de portagens, nem de impostos... pois só quando as pessoas pagam é que começam a ter mais consciência daquilo que exigem!
Sou é contra alguns não pagarem como sejam os membros do governo...
Sou contra os descontos até 13% para alguns (isto é claro que é apenas para calar os camionistas)... quer dizer que nas outras auto-estradas também vão dar descontos a todos os utilizadores regulares?
Sou contra estas medidas aleatórias para pagar a desorientação política de governantes incompetentes sem uma visão alargada e uma ideia clara de como cada obra se terá de pagar no futuro!!!
Por exemplo do Porto até Aveiro existe a A1 e a A29, uma auto-estrada e uma Scut, lado a lado durante 80 km (por curiosidade vão ao google maps)!!!
Como é que é possível isto acontecer?!?! É claro que alguém tem de pagar isto... mas é pena não prenderem quem autorizou a construção!!!
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Estou convencido que o Estado terá de se reformar mais cedo ou mais tarde. Sei que estas portagens são apenas uma gota de água no conjunto de aumentos que terão de se efectuar para equilibrio das nossas contas públicas. Fico a pensar como poderá crescer um País que asfixia o crescimento da economia? Quem quiser prosperar terá forçosamente de fugir deste ambiente depressivo. Esta nova onda migratória é a nossa salvação. Se não deixarmos perder a confiança no sector bancário, veremos novamente crescer as remessas de emigrantes.
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Veículos do Governo não pagam portagens nas SCUT Escreveu:
Os veículos afectos aos membros do Governo, aos presidentes da República e da Assembleia da República e ao procurador-geral da República não vão pagar portagens nas até agora auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT).
De acordo com o decreto-lei 44-B/2010, de 05 de Maio, as isenções, à semelhança do que sucede nas restantes auto-estradas do país, abrangem também os veículos afectos aos presidentes dos tribunais Constitucional e de Contas e dos supremos tribunais de Justiça e Administrativo.
Estas isenções abrangem ainda os veículos de protecção civil, bombeiros e ambulâncias, afectos aos comandos da GNR e PSP, de fiscalização de trânsito, e militares e das forças de segurança "quando em coluna".
Também estão isentos os veículos da concessionária, Estradas de Portugal, Instituto de Infra-Estruturas Rodoviárias e Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária.
O mesmo decreto-lei prevê "eventuais isenções de pagamento a tráfegos locais", a definir pelo Governo em novo decreto-lei, mas que não podem ser concedidas pela concessionária.
No decreto-lei 60/2010, de 08 de Junho, "é admitida a aplicação de descontos a utilizadores frequentes, no limite máximo de 13 por cento do montante da portagem em vigor", bem como a "determinadas categorias de veículos", designadamente os pesados de mercadorias.
O Governo fixou em oito cêntimos por quilómetro o valor de referência a cobrar nas auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT) do Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata, preço igual às auto-estradas já com portagem.
De acordo com resoluções do Conselho de Ministros publicadas dia 08 em Diário da República, o valor de referência, para a classe 1, a aplicar nas três concessões será de 0,06671 euros por quilómetro, a que acresce 21% de IVA (somando pouco mais de oito cêntimos).
Em decreto-lei a publicar ainda hoje, o Governo fixou entre 10 cêntimos e 1,20 euros os preços a pagar em cada sublanço, definindo também os troços que ficarão isentos, disse à agência Lusa fonte do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=429995
Pelo menos tudo o que seja do Estado não vai pagar portagens... senão o endividamento do estado ainda aumentava mais

GATUNOS!!!!

Todos nós no exercício das nossas deslocações temos de pagar impostos, portagens, combustíveis, etc... estes animais do governo nada pagam, e tudo lhes pagam!!!
Não me digam que estão a fazer um serviço público, pois não estão!!!
Serviço público e voluntário fazem aqueles que recebem o ordenado mínimo!!! Trabalham milhares para pagar a poucos destes xupistas!!!
Alguém consegue encontrar uma justificação válida para viaturas estatais não pagarem SCUT's??!?!?
É só para não terem o trabalho de justificar as contas com as passagens pelas portagens (e muitas delas em passeio)?!?!?
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Automobilistas podem reservar identificadores de matrícula a partir de dia 21
21h36m
A partir de dia 21 os automobilistas podem reservar nas lojas dos CTT ou da Via Verde os dispositivos identificativos de matrícula que lhes permitirão circular nas três SCUT que vão passar a ter portagem paga no próximo mês.
"O Governo está a trabalhar para assegurar que as novas portagens entrem em vigor a 1 de Julho", disse, em conferência de Imprensa, o secretário de Estado Adjunto do ministro das Obras Públicas, Transportes e comunicações.
Paulo Campos explicou que o prazo de dia 21 foi estabelecido tendo em conta que só nessa data existirão condições para "a operação decorrer com normalidade".
"Mas haverá tempo suficiente para quem queira fazer o seu pedido de reserva", garantiu o governante, salientando que quem tem Via Verde já está habilitado para circular nas três SCUT e fazer o pagamento das respectivas portagens por via eletrónica.
Marques Batista, administrador dos CTT, explicou, na mesma conferência de Imprensa, que o pedido de pré-registo nos balcões ou no site dos CTT dá, desde logo, a possibilidade de circulação nas três auto-estradas e, depois, os requerente receberão em casa o identificador eletrónico, com um carregamento inicial, do qual serão descontadas as portagens.
O identificador é recarregável e será gratuito nos seis primeiros meses.
As SCUT (auto-estradas, até agora, sem custos para o utilizador) que vão começar a ser pagas a partir de 1 de Julho - Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata - vão ter portagens entres os 50 cêntimos e os 4,05 euros.
A cobrança destas portagens está, no entanto, dependente da votação de um projecto de lei, no Parlamento, no dia 24, que visa impedir a entrada em funcionamento do novo sistema de cobranças através de chips nas matrículas.
O secretário de Estado Adjunto salientou, a propósito, que a legislação sobre o dispositivo de identificação de matrícula está em vigor desde 2009 e que cabe ao Governo executar as medidas para a pôr em prática.
"Esta é uma medida absolutamente fundamental, é uma questão de justiça", disse Paulo Campos, lembrando a importância das receitas que vão ser obtidas nos próximos anos com a cobrança das novas portagens.
Não estou a entender como se pode reservar algo a partir do dia 21, se no dia 24 se vai decidir algo tambem.
alexandre7ias Escreveu: E ainda falta pagar a Vasco da Gama!! A não ser que tenha sido alterado, já passei por lá e só paguei para entrar em Lisboa...Nunca entendi se a ponte é a mesma, porque só pago para entrar em Lisboa?
É para evitar parar duas vezes. Pagas só num sentido, mas a dobrar (a portagem é de 1,18 mas só pagas no sentido S-N 2,35)
Quando eu era puto a P 25 de Abril tinha portagens nos dois sentidos.
Um belo dia (década de 1980?) resolveram retirar as cabinas no sentido sul-norte e duplicar as portagens no sentido norte-sul. Alguns anos depois, com o aumento do número de viaturas começou a haver longas filas de carros sobre a ponte, o que se tornava incómodo e instável (penso que a ponte não estava preparada para cargas muito grandes, nomeadamente centenas de veículos parados). Então resolveram mudar as cabinas do sentido norte-sul para o sentido-sul-norte.
Ainda me lembro do cartoon que então saiu no jornal, dizia mais ou menos isto:
"as portagens na ponte 25 de Abril passam a ser pagas no sentido sul-norte... assim a fila forma-se à entrada da ponte e não sobre ela... para além de que os pagantes já entram mais leves"

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Num momento tão delicado da nossa economia e tendo nós desemprego em niveis assustadores, para não falar em funcionários públicos em excesso. Por favor, ponham portagens nessas vias pois sempre são uns postos de trabalho que se criam e acabem com via verde/chip's nos automóveis. Usem os funcionários públicos para alguma coisa de útil!
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