Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Investimentos por menores de idade

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Duvido

por pdcarrico » 2/6/2010 15:12

Telemaco Escreveu:
Iniciado Escreveu:Duvido que a questão do Telemacotenha a ver com fuga aos impostos , eu pelo menos não interpretei assim a questão.
Se um menor tiver uma conta aberta num banco/corretor
essa conta terá de ter sempre um co titular maior.
No meu exemplo pessoal a minha filha menor tem uma conta aberta com dinheiro que eu depositei em nome dela , sendo eu co titular dessa conta,
Quando chega o momento de declarar as mais valias em bolsa (ou não :roll: )....faço o irs em conjunto com ela.
Espero ter esclarecido alguma coisa

Obrigado pela resposta.Sim, não tenho a mínima intenção em prevaricar.Agora já fiquei mais esclarecido.A situação é simples de se fazer e fácil de declarar.Porque é que as Finanças têm funcionários tão ignorantes naquilo que deveriam dominar?!

Telemaco - eu não quis sugerir que estivesse a querer fugir aos impostos. Peço desculpa se dei essa impressão. Mas efectivamente se fosse possível fazer negócios sem tributação porque o sujeito passivo é menor, ter-se-ia descoberto uma forma interessante de evitar o pagamento de impostos.

Eu não sou fiscalista, e o último código do IRS que estudei já tem uns anos, até porque resido fora de Portugal, mas creio que o princípio jurídico aplicável é o da comunicação de perdas e ganhos dentro da mesma categoria e dentro do mesmo agregado. A categoria é a de rendimentos de capital e o agregado inclui-o a si e à sua filha.

O princípio é o mesmo por exemplo quando se usam despesas de saúde ou de educação de um dependente (filho ou cônjuge) na declaração de IRS do titular do rendimento.

Registado: 29/11/2007 11:42

Re: Duvido

por Telemaco » 2/6/2010 14:39

Iniciado Escreveu:Duvido que a questão do Telemacotenha a ver com fuga aos impostos , eu pelo menos não interpretei assim a questão.
No meu exemplo pessoal a minha filha menor tem uma conta aberta com dinheiro que eu depositei em nome dela , sendo eu co titular dessa conta,
Quando chega o momento de declarar as mais valias em bolsa (ou não :roll: )....faço o irs em conjunto com ela.

Obrigado pela resposta.Sim, não tenho a mínima intenção em prevaricar.Agora já fiquei mais esclarecido.A situação é simples de se fazer e fácil de declarar.Porque é que as Finanças têm funcionários tão ignorantes naquilo que deveriam dominar?!

Registado: 23/11/2007 16:17

Duvido

por Iniciado » 2/6/2010 14:17

Duvido que a questão do Telemacotenha a ver com fuga aos impostos , eu pelo menos não interpretei assim a questão.

Registado: 22/12/2005 15:42

Re: Investimentos por menores de idade

por Telemaco » 2/6/2010 14:11

pdcarrico Escreveu:
Telemaco Escreveu:Caros Srs.
A quem me saiba responder.Tenho uma filha de apenas 4 anos, que, claro está, tem uma conta na mesmo banco que eu,financiada por mim.A minha questão é se alguém sabe se posso (certamente poderei, mas devo?) fazer movimentos em bolsa com o dinheiro dela, em nome dela, e se sim que implicações isso terá nos impostos? Na declaraçãode IRS tenho de declarar tudo exactamente como um adulto? É igual?
Obrigado.

Se pudesse, vc teria descoberto a fórmula mágica de fugir aos impostos.

Concerteza deverá poder fazer negócios em bolsa com o dinheiro da conta dela, mas o rendimento deverá ser comunicado às restantes partes de outros membros do agregado familiar. Isto é, se no fim do ano, ela tiver mais valias de 5000 e vc menos valias de 2000, então deverá haver tributação sobre 3000.

Vc pode omitir o ganho dela, mas se o fisco verificar que ela tem um ganho não declarado, será provavelmente a si que lhe pedirão explicações.

Agradeço imenso a sua resposta.Em relação a declarar, isso foi sempre o meu propósito.Nunca omito nada às Finanças.Pelo menos de propósito.Suponho que na questão de fundos de investimento será igual, ou ainda mais fácil, pois o IRS é retido pelo banco, sem obrigação de declarar.Mais uma vez a agradeço a resposta, já que as Finanças dão-me respostas muito diferentes e evasivas.

Re: Investimentos por menores de idade

por pdcarrico » 2/6/2010 13:59

Telemaco Escreveu:Caros Srs.
A quem me saiba responder.Tenho uma filha de apenas 4 anos, que, claro está, tem uma conta na mesmo banco que eu,financiada por mim.A minha questão é se alguém sabe se posso (certamente poderei, mas devo?) fazer movimentos em bolsa com o dinheiro dela, em nome dela, e se sim que implicações isso terá nos impostos? Na declaraçãode IRS tenho de declarar tudo exactamente como um adulto? É igual?
Obrigado.

Se pudesse não declarar o rendimento dela, vc teria descoberto a fórmula mágica de fugir aos impostos.

Concerteza deverá poder fazer negócios em bolsa com o dinheiro da conta dela, mas o rendimento deverá ser comunicado às restantes partes de outros membros do agregado familiar. Isto é, se no fim do ano, ela tiver mais valias de 5000 e vc menos valias de 2000, então deverá haver tributação sobre 3000.

Vc pode omitir o ganho dela, mas se o fisco verificar que ela tem um ganho não declarado, será provavelmente a si que lhe pedirão explicações.

Registado: 29/11/2007 11:42

Investimentos por menores de idade

por Telemaco » 2/6/2010 13:15

Caros Srs.
Obrigado.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, cisne3, Google [Bot], icemetal, m-m, malakas, OCTAMA, trilhos2006 e 507 visitantes