Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Quanto custa exportação de energia?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mcarvalho » 28/4/2010 21:36

Exacto Ecotretas

:clap:

e havemos de chegar a um ponto , como já aqui referi,

que havemos de pagar .a quem fizer o favor de a aceitar... porque não sabemos onde a colocar... como um resíduo qualquer ... porque senão pusermos a funcionar o sistema ele detiora-se e aí não temos energia para o essencial.

Linguagem simples.. linguagem para todos

e mais dia menos dia ... o NUCLEAR é a solução

e aqueles que menos estragaram o seu país com idiotices .. tipo barragens , ventoinhas, marés , e mais uma série de palermices para que as emprezazecas dos amigos se safassem... serão os inteligentes..

Com tantas barragens .. qualquer dia Portugal está afundado e as pessoas têm de viver em habitações lacustres

Residuos nucleares???? Fantochada... Polui mais S.Bento que todas as Centrais..
Com tanta tecnologia... pega-se em meia dúzia de Kgs de resíduos e manda-se para um planeta qualquer...

menos para Trás os Montes

abraço

mcarvalho

Pagamos a energia mais cara da Europa e ainda têm a lata de dizer que está barata pois devia ser muito mais cara e só não o é porque vai sendo subsidiada..
Devemos 2000 milhões que vamos ter de pagar.. por causa dos custos de produção.. Pelo vistos quem fica mais caro , nesses custos de produção é o que Mexe em tudo..
Como é que uma empresa destas dá lucros?..

se têm sempre de aumentar ... por causa dos custos de produção que ainda por cima a geração futura vai ter de pagar?????

Lamento que nuitos velhinhos tenham morrido ao frio ou por intóxicação por monóxido de carbono por não terem possibilidades de se aquecer com a energia electrica.. porque não tinham possibilidades de a pagar... Parabéns .. por terem atingido e suplantado os vossos objectivos bem merecem os milhões de prémio..

Para o ano Qual é o objectivo?

Quantos velhos e crianças têm de morrer?
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por Eco Tretas » 28/4/2010 21:19

elbmurcs Escreveu:Exportação não pressupõe venda?

Por mais absurdo que pareça, quanto mais energia exportamos, mais perdemos!

Ecotretas
 
Mensagens: 511
Registado: 22/10/2008 22:08
Localização: 16

por elbmurcs » 27/4/2010 22:45

Exportação não pressupõe venda?
 
Mensagens: 147
Registado: 18/7/2008 9:00
Localização: 12

Quanto custa exportação de energia?

por Eco Tretas » 27/4/2010 22:31

Quanto é que custou a brincadeira de andar a exportar energia barata para os estrangeiros, no primeiro trimestre? Em primeira mão aqui!

Ecotretas
http://ecotretas.blogspot.com/2010/04/50-milhoes-de-euros.html


O debate sobre a exportação de energia a custos baixos, ou mesmo nulos, para o estrangeiro, é antiga no Ecotretas. No início do ano verificamos como estavamos a trabalhar para aquecer, tendo depois verificado que a má gestão era a característica dominante da importação/exportação de energia. Há pouco mais de duas semanas, na sequência do Manifesto por uma nova política energética em Portugal, voltamos à carga para evidenciar a validade das afirmações inscritas no Manifesto.

Entretanto, os defensores das energias renováveis, sentiram o toque. Como o que se verificou no blog Ambio, nos últimos dias, e que se tem intensificado. Ainda hoje, Henrique Pereira dos Santos teve um ataque saudosista, com insinuações de aldrabice à mistura, talvez motivado pelo comentário que fiz no post anterior, relativo aos dois terços do Alqueva que foram por água abaixo. Eu sei que eles têm dificuldades em fazer contas, por isso aqui vão mais umas verdades inconvenientes.

Neste primeiro artigo vamos calcular quanto dinheiro foi deitado fora na exportação de energia eléctrica. Todos os dados aqui utilizados foram retirados dos sites da OMEL e da REN. O dinheiro mais mal gasto é quando se está a exportar energia para Espanha, e se está a pagar dinheiro aos produtores fotovoltaicos. Acreditamos que este cenário não terá um impacto significativo, mas a ele voltaremos. No caso da eólica, o cenário é diferente, e será o analisado aqui

A energia eólica produzida em Portugal, como sabemos, tem tarifas feed-in. Ou seja, tudo o que eles produzirem tem que ser comprado pela EDP. Aliás, um dos argumentos bacocos dos ambientalistas é que a energia eólica não é exportada no contexto da OMEL. Pois claro! A EDP tem que comercializar aos Portugueses a energia mais cara, e vende a mais barata, que é a restante, aos estrangeiros.

Em 2009, a tarifa média para as eólicas foi de 93.74 €/MWh. Quase sempre a tarifa praticada foi inferior à das eólicas, e em apenas 6.895% dos períodos horários do primeiro trimestre se verificou uma produção eólica efectivamente inferior à exportada. Por isso, para cada período horário escolheu-se o menor dos valores, ou a energia eólica produzida nessa hora, ou a energia efectivamente exportada. Em qualquer um dos casos, seria sempre preferível não pagar aos produtores eólicos, do que pagar-lhes e receber uma quantidade inferior de dinheiro dos estrangeiros. Multiplando cada um desses valores de energia exportados, pelo diferencial entre o preço pago às eólicas e o preço de energia praticada no âmbito do OMEL, verificamos que se perdeu no primeiro trimestre a módica quantia de 50893224.12 €!

Estas contas continuarão a ser complementadas. Para que os Portugueses percebam a factura que estão a pagar... Para este peditório do primeiro trimestre, cada Português já entrou com 5 euros!
 
Mensagens: 511
Registado: 22/10/2008 22:08
Localização: 16


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, Akinfiev, Burbano, Carrancho_, castrojjf, dragom, Google [Bot], Goya777, Heldroo, latbal, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, paul_invest, PMP69, Rafael Abreu e 211 visitantes