Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Brisa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por hmaavv » 17/2/2010 23:36

Boa troca de ideias. :clap: :clap:

Registado: 14/1/2008 0:05

por Champignon » 17/2/2010 20:01

Ficamos pelos 32% então. Considero face ao valor da dívida um valor ainda exagerado.

Mas não é por aí que se altera a minha perspectiva de longo prazo na Brisa se altera...

Cumprimentos e bons negócios
Editado pela última vez por Champignon em 17/2/2010 23:55, num total de 1 vez.

Registado: 2/4/2009 12:51

por kknd » 17/2/2010 19:17

Viva Champignon,

Mas esse valor é de 2008.
Verificar pag 16 do relatório do 9M09 onde refere precisamente a redução para 32% para ser exacto.
As classificações de rating não são nada famosas, não.

Registado: 14/8/2009 12:27

por Champignon » 17/2/2010 16:05

Carokknd

São cerca de 30% a taxa de juro variavel
Já não tenho muito a acrescentar, mas a questão do endividamento aplica-se a muito mais empresas... basta ver os balanços.
Quanto à expansão e drivers para subir ou descer, já faz parte da especulação e aí habitualmente tem interesse (mas eu nunca disse que ia subir ou descer, se eu soubesse... )

Bem agora apresento eu o meu "dossier intimidatório"

http://www.brisa.pt/PresentationLayer/c ... ?menuid=49

Aqui diz que são 42% a taxa variável. E diz também as classificações das famosas agências de rating...e que não são muito famosas por sinal.
E como sabe, maior risco...maior o prémio a pagar

por kknd » 17/2/2010 14:58

Imagina o caso da taxa de juro subir ( em que a Brisa tem cerca de metade da dívida em taxa variável) e sem possibilidades de crescimento, não achas que os lucros vão ser absorvidos por esses mesmos juros?

Quanto á expansão neste momento representa 1% dos seus lucros. Achas que isso vai mudar substancialmente?
Não vejo com se vão financiar para expandir consideravelmente...

São cerca de 30% a taxa de juro variavel :wink:
Já não tenho muito a acrescentar, mas a questão do endividamento aplica-se a muito mais empresas... basta ver os balanços.
Quanto à expansão e drivers para subir ou descer, já faz parte da especulação e aí habitualmente tem interesse (mas eu nunca disse que ia subir ou descer, se eu soubesse... :) )

por Champignon » 17/2/2010 14:41

Caro bemdisposto
Pois bem, se achas que o valor justo da Brisa ronda os 3,55 (se estiver sobreavaliada em 40%), então estás só contra o mercado. Nem nos mínimos de 2008 e 2009, com piores perspectivas e menos tráfego do que agora (é um dado adquirido que o segundo semestre de 2009 foi muito melhor que o anterior) ela não desceu dos 4,40.

E em 2006 e 2007 por exemplo quem diria que o BCP poderia chegar aos 50 centimos estando na casa dos 4 euros e no bear market anterior nunca tinha passado abaixo de 1 euro e tal?

Os meus horizontes são talvez um pouco mais largos que os teus. E neste caso estou a fazer uma análise de longo prazo (3 a 5 anos).
È óbvio que se o mercado no geral subir nunca irá parar aos valores que digo. Até admito que a Brisa possa subir, mas não de forma exponencial.
Mas se for um caso de descida geral não tenho a menor dúvida que irá acontecer isso. Não se irá passar com a Brisa o que aconteceu no anterior bear market que foi em contra ciclo com o mercado em geral.

No longo prazo as cotações tendem a ajustar ao seu valor fundamental. Amanhã até podem subir 10%, que para mim não tem relevância nenhuma neste contexto entendes?

Moral da estória: o mercado é quem manda, e o investidor, ou dança conforme a música, ou fica sentado a um canto. Não estou a criticar as tuas ideias, que tens as tuas razões, mas segundo os argumentos que apontas, o mercado (mesmo com as quedas que a BRI está a dar) não te dá razão.

Os fundamentais são dinâmicos, e esta minha avaliação está a ser feita com uma perspectiva de longo prazo. Diria que entre 3 a 5 anos a cotação andará nesses valores.
Aliás as empresas estão avaliadas segundo o seu desempenho futuro e não vivem do passado. Daí a Brisa ter passado ao lado do Bear Market de 2000 a 2003 e está a ser castigada desde 2007. Aí novas autoestradas iam sendo criadas o que levava a aumentos de tráfegos e receitas com números consideráveis. As perspectivas mudaram.

E, em minha opinião, vão ficar ainda piores. O mercado ainda não descontou isso porque ainda não o considera uma realidade completamente adquirida ,embora já veja os sinais de alerta, e isso está a reflectir-se na cotação desde 2007.
Caso não fosse assim tinha passado ao lado deste Bear Market também, não achas?
Em minha opinião o único factor que mantêm a cotação ainda nestes níves é o facto de não ter concorrência.

Caro kknd
Champignon,
O que eu não concordo e pretendia clarificar referi logo no 1º post.
Posso adiantar que também não concordo quando afirma que a Brisa tem maus fundamentais.
Tem um passivo grande (não tinha discordado disso logo no 1º post) mas também considero que está a exagerar. Por exemplo se reparamos na JMT (e que considero das acções mais interessantes pelo seu desempenho) que referiu o capital próprio é inferior ao da Brisa.
Claro que não vou discordar que está dependente do mercado interno e que o aumento de trafego será gradual.
Quanto à possibilidade de expansão já coloquei dois links...

Imagina o caso da taxa de juro subir ( em que a Brisa tem cerca de metade da dívida em taxa variável) e sem possibilidades de crescimento, não achas que os lucros vão ser absorvidos por esses mesmos juros?

Quanto á expansão neste momento representa 1% dos seus lucros. Achas que isso vai mudar substancialmente?
Não vejo com se vão financiar para expandir consideravelmente...

Caro jgovat
É uma acção que pode ser vista como uma «obrigação», pouco provável a falência e monopolista na maioria da receita. Talvez seja esse o facto pelo qual atribuem um dividendo claramente excessivo para uma empresa que fosse dinâmica.

Esta parte não concordo muito, porque ela está a transaccionar com múltiplos de uma empresa com potencial. Um PER de mais de 20 não pode ser visto como uma obrigação.
Embora não goste muito desse tipo de acções (estilo obrigação) sentiria-me mais seguro a investir numa REN por exemplo. Onde também tem o monopólio mas tem uns múltiplos condizentes com esse estatuto de uma acção estilo obrigação.

por jgovat » 17/2/2010 10:03

Caros,

Estive a fazer uma análise fundamental recente à BRISA pois considerei uma entrada de longo prazo (mínimo 2 anos).

Cheguei às conclusões que o Champignon aqui expos.

- Dívida excessiva - mesmo que apareçam boas oportunidades têm uma margem muito reduzida de financimento.
- Falta de drivers efectivos de crescimento.
- Estrutura accionista muito centrada nos Melo, dificulta uma OPA dum accionista com capital.

É uma acção que pode ser vista como uma «obrigação», pouco provável a falência e monopolista na maioria da receita. Talvez seja esse o facto pelo qual atribuem um dividendo claramente excessivo para uma empresa que fosse dinâmica.

Cumprimentos

Registado: 12/4/2003 22:40

por kknd » 17/2/2010 9:55

Champignon,
O que eu não concordo e pretendia clarificar referi logo no 1º post.
Posso adiantar que também não concordo quando afirma que a Brisa tem maus fundamentais.
Tem um passivo grande (não tinha discordado disso logo no 1º post) mas também considero que está a exagerar. Por exemplo se reparamos na JMT (e que considero das acções mais interessantes pelo seu desempenho) que referiu o capital próprio é inferior ao da Brisa.
Claro que não vou discordar que está dependente do mercado interno e que o aumento de trafego será gradual.
Quanto à possibilidade de expansão já coloquei dois links...

por bEMdISPOSTO » 17/2/2010 3:21

Boa noite, Cogumelo.
Vou comentar algumas coisas que disseste:

Champignon Escreveu:
O que eu gostava de lhe perguntar ( e aos restantes que queiram criticar esta análise) era quais os pontos em que concorda e discorda da minha análise.
Admito até poder estar a não ver algum catalisador que mantêm a cotação nestes valores.

Pois bem, se achas que o valor justo da Brisa ronda os 3,55 (se estiver sobreavaliada em 40%), então estás só contra o mercado. Nem nos mínimos de 2008 e 2009, com piores perspectivas e menos tráfego do que agora (é um dado adquirido que o segundo semestre de 2009 foi muito melhor que o anterior) ela não desceu dos 4,40.

Champignon Escreveu:
Quanto aos dividendos atraírem investidores, não é coisa que concorde muito. O que os investidores querem é que a "sua" empresa cresça e apresenta o maior EPS possível.
Ao distribuir em forma de dividendos os seus lucros é sinal que não podem ser utilizados na própria empresa....

Isso é o que tu pensas. Isso e a explanação teórica que fizeste em seguida, é como tu achas que os investidors devem encarar as coisas.

Mas o que os investidores querem tanto é isso como o contrário (há investidores para todos os gostos) e por isso é que a política de dividendos de uma empresa é algo que deve ser definido com cuidado, para tentar agradar a gregos e a troianos. Será que nunca reparaste em ninguém a falar da PT dizendo "ah, e tal, pois, mas pelo menos dá um bom dividendo..."? Há MUITOS investidores que dizem isto, ou seja, para eles os dividendos são o que os faz ter fé na valorização do papel (até à data da distribuição, pelo menos, e após esta, começam a pensar na do próximo ano).

Moral da estória: o mercado é quem manda, e o investidor, ou dança conforme a música, ou fica sentado a um canto. Não estou a criticar as tuas ideias, que tens as tuas razões, mas segundo os argumentos que apontas, o mercado (mesmo com as quedas que a BRI está a dar) não te dá razão.

Abraço
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente

Registado: 20/7/2009 22:35

por Champignon » 17/2/2010 2:27

Claro kknd, temos opiniões diferentes e é por isso que aqui estamos no caldeirão para as discutir.

O que eu gostava de lhe perguntar ( e aos restantes que queiram criticar esta análise) era quais os pontos em que concorda e discorda da minha análise.
Admito até poder estar a não ver algum catalisador que mantêm a cotação nestes valores.

Pessoalmente não vejo potencial de crescimento significativo neste empresa. Acho que em Portugal há empresas com mais potencial.

Quanto aos dividendos atraírem investidores, não é coisa que concorde muito. O que os investidores querem é que a "sua" empresa cresça e apresenta o maior EPS possível.
Ao distribuir em forma de dividendos os seus lucros é sinal que não podem ser utilizados na própria empresa.

Imaginemos um caso hipotético em que uma empresa lucraria 100 Milhões de euros. Se fosse distribuir a totalidade dos seus dividendos iriam ser automaticamente perdidos 20 Milhões em impostos. Não seria bem melhor esse dinheiro ficar na empresa e ser reflectido na cotação da mesma?

Ainda para mais estamos a falar de uma empresa com um passivo gigante, em que julgo seria bem mais proveitoso utilizar os próprios lucros para amortizar dívida...

por kknd » 17/2/2010 2:06

30% a 50%, vamos fazer a média 40%, a cotação que considera justa ronda os 3,55...
Não me parece muito lógico mas isso já são opiniões (por exemplo penso que ter bons dividendos atrai mais investidores, ao invés de reter esse valor, mas não o referi pois são opções).
Só pretendi clarificar o que é concreto.

por Champignon » 16/2/2010 23:47

Caro Bolsa, já que são disparatados gostava que pelo menos fundamentasses o porquê desses disparates.
Ao colares esses links fazes-me lembrar aqueles políticos que levam aqueles dossiers intimidatórios para os debates televisivos como se isso fosse algum argumento de relevo.

KKND os teus já remetem a qualquer coisa mais objectiva. Vou no entanto fundamentar melhor o meu post anterior.

Quanto ás possibilidades de expansão e analisando esses resultados específicos constato o seguinte:

- É óbvio que o grosso das receitas vem de portagens. (445M em 506M)
- Dessas mesmas receitas 99% vêm de autoestradas nacionais.
- O aumento de tráfego é reduzido e nos próximos anos não vejo a situação a se modificar...e vocês?

Leva-me então a acreditar que é altamente dependente do nosso mercado interno.
Qualquer diversificação ao sector principal da empresa é, neste momento, irrelevante nos seus resultados.Mesmo que alguma coisa derive do exterior estamos a falar de percentagens marginais.

Não estamos a falar de uma Jerónimo Martins ou de uma Cimpor, que grande parte dos seus lucros já vêm de mercados externos.

Uma expansão para o exterior, nomeadamente no leste, seria muito positiva...mas com esta dívida é impossível pedir maior financiamento para mais expansão. Pelo menos é a maneira como vejo este caso.

Quanto falei em decréscimo de resultados expressei-me mal. O queria dizer era que se tem visto uma estagnação nos últimos tempos, o que sendo assim não justifica um PER na casa dos 20 como está no momento. Se alguém colocasse aqui uma tabela com o EPS dos últimos anos era interessante (não tenho aqui de momento)

Um PER desta ordem justificaria pelo menos um aumento de receitas percentual na casa das dezenas, o que não se verifica e, em minha opinião, nunca mais se vai verificar porque a empresa não irá crescer mais, porque o mercado rodóviário (o core business) estará estagnado em portugal durante longos anos.

Esta acção tenda em conta o seu potencia de crescimento deveria andar com um PER de 10 a 14. O que me leva a creditar que está sobre avaliada em cerca de 30 a 50%...a longo prazo.

Finalmente, o gráfico reflecte essa queda geral sim senhor, mas há empresas que sofrem mais do que outras. Normalmente as mais fracas sofrem mais, e neste momento a Brisa não me parece das mais fortes. Já no anterior Bear Market (2000 a 2003) acabou por quase nunca ser penalizada como as outras...porque será?

De notar que não tenho nenhuma posição nesta acção, não estando a ser por isso minimamente influenciado por alguma razão para elaborar tal perspectiva.

por kknd » 16/2/2010 22:12

Não vejo onde os lucros da Brisa têm diminuido:

http://www.brisa.pt/ResourcesUser/Inves ... 9M09PT.pdf

Nem onde está saturado:

http://economico.sapo.pt/noticias/fundo ... 78782.html

http://www.brisa.pt/ResourcesUser/Inves ... s/AVPT.pdf

Muito endividada, sim está.

Em minha opinião o gráfico reflecte a correcção recente da qual poucas empresas conseguiram recuperar.

Re

por bolsa » 16/2/2010 21:53

Champignon Escreveu:Mac123, porque achas que a brisa é assim tão boa fundamentalmente?

Eu vejo uma empresa super endividada que gera lucros muito baixos para o seu elevado endividamento. Além disso em vez de aumentarem, têm tido tendência a diminuir.

O seu sector de negócio está completamente saturado, acho que neste campo não há dúvidas Não estou a ver,pelo menos á primeira vista, por onde pode a Brisa se possa expandir e melhorar os seus resultados.

E além disso distribui bons dividendos em vez de amortizar a sua dívida. É claramente uma empresa que vive acima das suas possibilidades.

E o gráfico reflecte isso mesmo...

Confesso que já há muito tempo não via tanto disparate em tão poucas linhas, se quiseres o porquê dá uma vista de olhos por aqui.....

http://www.brisa.pt/PresentationLayer/h ... exmenuid=0

Cump.s e B.N.

Registado: 7/2/2005 18:06

por Champignon » 16/2/2010 17:10

Mac123, porque achas que a brisa é assim tão boa fundamentalmente?

Eu vejo uma empresa super endividada que gera lucros muito baixos para o seu elevado endividamento. Além disso em vez de aumentarem, têm tido tendência a diminuir.

O seu sector de negócio está completamente saturado, acho que neste campo não há dúvidas Não estou a ver,pelo menos á primeira vista, por onde pode a Brisa se possa expandir e melhorar os seus resultados.

E além disso distribui bons dividendos em vez de amortizar a sua dívida. É claramente uma empresa que vive acima das suas possibilidades.

E o gráfico reflecte isso mesmo...

por 1_Mac_3 » 16/2/2010 16:50

Boa tarde
Alguém consegue explicar o que se passa com a BRISA?
Porque é que está a ser tão castigada nesta última grande correção. Vejo Cotadas que, fundamentalmente, não são tão boas como esta e ainda sim com melhor desempenho bolsista. Técnicamente agradecia um comentário acompanhado de um gráfico para tentar preceber se algo se passa diferente relativamente ao nosso PSI.

Um abraço e BN.

Registado: 28/7/2009 14:54

por rsacramento » 12/2/2010 14:18

aqui ficam os meus gráficos:
Anexos
brisa semanal.png
brisa semanal.png (9.58 KiB) Visualizado 8910 vezes
brisa2009.png
brisa2009.png (11.47 KiB) Visualizado 8913 vezes
brisa 11022010.png
brisa 11022010.png (9.79 KiB) Visualizado 8906 vezes
menos é mais

Registado: 29/11/2007 12:50

por Shevet » 12/2/2010 13:05

Bom dia,

Seria possivel alguem fazer uma actualização gráfica/técnica da Brisa??

Não confio muito nestes suportes dados pelo prorealtime.................mas parece estar bastante vendida!!

Obrigado
Shevet
Anexos
Brisa 12-02-2010.jpg
Brisa 12-02-2010.jpg (195.69 KiB) Visualizado 7140 vezes
Estás a sentir????
O 50 Cent, looooooool

Registado: 14/2/2006 15:32

por Nyk » 9/2/2010 14:25

Fundos reforçam aposta na Brisa e cortam na Mota-Engil
Os fundos de investimento nacionais reforçaram a "aposta" nas acções da Brisa, ao mesmo tempo que diminuíram a exposição à Mota-Engil, segundo dados da CMVM. O BES continuou, no entanto, a ser a cotada da bolsa de Lisboa que capta a maior "fatia" dos montantes aplicados pelos fundos nacionais em Janeiro.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@negocios.pt

Os fundos de investimento nacionais reforçaram a “aposta” nas acções da Brisa, ao mesmo tempo que diminuíram a exposição à Mota-Engil, segundo dados da CMVM. O BES continuou, no entanto, a ser a cotada da bolsa de Lisboa que capta a maior “fatia” dos montantes aplicados pelos fundos nacionais em Janeiro.

“No mercado accionista nacional, os títulos do Banco Espírito Santo (BES) foram os que captaram a maior proporção do valor sob gestão, 23,3% do total aplicação em acções portuguesas. Seguiram-se a Semapa (7,2%), a Galp Energia (6,4%) e a Zon Multimédia (5,9%)”, lê-se no comunicado da CMVM.

Nas bolsas estrangeiras, o “Banco Bradesco continua ser a principal escolha (33,0% das aplicações fora da União Europeia), seguidos pelas acções do Banco Santander, da Total e da Telefónica (2,9%, 2,9% e 2,7% das aplicações nos mercados da União Europeia, respectivamente)”.

Entre as sociedades gestoras, e em Janeiro, a Caixagest apresentou a maior quota de mercado, com 23,8%, seguida do Santander Asset Management (19%) e da ESAF (18,2%), sendo o BPI Liquidez o fundo de investimento com maior dimensão, com 850,9 milhões de euros sob gestão.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

Ao que isto chegou........

por bolsa » 28/1/2010 17:45

A BRISA, uma das maiores empresas nacionais que desde que foi privatizada sempre apresentou lucros fabulosos e sempre a crescer, paga sempre bons dividendos, aguentou-se sem mossas na crise, não pára de descer e hoje depois de ter astado a ganhar 2.5% fecha a cair quase 3%, enfim, cada vez entendo menos disto.

Cump.s e B.N.

Registado: 7/2/2005 18:06

Governo em negociações com a brisa para novas concessões

por Gizela » 27/1/2010 13:16

Governo vai estudar a possibilidade e as condições de introduzir novas portagens em auto-estradas que estão hoje em regime de SCUT (sem portagens aos utilizadores), lê-se na versão preliminar da proposta do Orçamento do Estado para 2010.

A introdução de portagens nestas auto-estradas implica alterar as bases de concessões e os respectivos contratos e são essas negociações que têm estado a decorrer.

Sem especificar quais as auto-estradas que irão passar a ter portagens, o Governo fala, no entanto, nas negociações que estão a decorrer com concessionárias de quatro SCUT – Grande Porto, Costa da Prata, Beira Litoral e Alta e Norte Litoral.

Até agora, o Governo só tinha avançado a intenção de introduzir portagens no Grande Porto, Costa da Prata e Norte Litoral. Agora, e se as negociações referidas forem na sequência da introdução de portagens nas auto-estradas, incluirá, também, a SCUT da Beira Litoral e Alta. De fora, continuam a do Algarve (via do Infante), Interior Norte e Beira Interior, que se manterão, ao que tudo indica, sem portagens aos utilizadores.

Como refere o Governo, “na sequência da decisão de introdução de portagens em concessões sem custos para o utilizador (SCUT) e da adequação dos contratos de concessões rodoviárias ao novo Modelo de Gestão e Financiamento do sector, tem vindo a decorrer negociações com os diferentes concessionários”, tendo sido alterado o contrato com a Brisa e continuam em negociações relativas “à concessão SCUT Costa da Prata, SCUT Grande Porto, SCUT Beira Litoral e Alta, concessão Norte, concessão Grande Lisboa e à SCUT Norte Litoral”.

O Governo confirma, ainda, a pretensão de lançar no primeiro semestre deste ano cinco novas concessões rodoviárias, avança-se na proposta de Orçamento do Estado para 2010.

Rota Oeste, Ribatejo, Vouga, Serra da Estrela e Tejo Internacional são as cinco concessões em que, segundo diz o Governo, “cerca de 60% dos investimentos serão de requalificação e modernização de vias rodoviárias existentes de ligação entre capitais de distrito do interior do País, sem perfil de auto-estrada”.

Em fase de concurso encontra-se A Auto-Estrada do Centro.

Registado: 29/11/2007 2:36

por hmaavv » 26/1/2010 1:32

Sr_SNiper Escreveu:
hmaavv Escreveu:Amanhã pode ser o dia de inversão na Brisa ,
um belo martelo invertido para terminar esta descida ,
hoje decidi tentar perceber porque é uma figura bullish,
encontrei uma justificação aqui

http://web.streetauthority.com/terms/i/ ... hammer.asp

Repara que se a sombra fosse ao contrário fazia um Hammer, e era também um sinal BULL...
É necessário confirmação no dia seguinte...

Sim ,o hammer é uma figura mais intuitiva que é um sinal bull,
mas não sei porque razão tinha ideia que um martelo invertido seria um sinal bear, por estar enganado é que postei aqui não vá haver mais pessoal a pensar errado.

por Sr_SNiper » 26/1/2010 1:18

hmaavv Escreveu:Amanhã pode ser o dia de inversão na Brisa ,

Repara que se a sombra fosse ao contrário fazia um Hammer, e era também um sinal BULL...
É necessário confirmação no dia seguinte...

Registado: 27/6/2009 22:08

por hmaavv » 26/1/2010 0:57

Amanhã pode ser o dia de inversão na Brisa ,

Anexos
brisa.jpg
brisa.jpg (101.08 KiB) Visualizado 7741 vezes

Está dificil....

por rasteiro » 19/1/2010 16:40

esta menina sair do vermelho.
Foi uma das mais castigadas durante o dia de hoje.
Bem talvez ninguém estivesse á aespera desta reviravolta, e só amanhã o nosso PSI20 acorde VERDINHO.

Era bom para todos....

Registado: 29/11/2007 12:24

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: almica, Bing [Bot], Google [Bot], Kooc e 147 visitantes